Simulado Assistente Administrativo – Questões Objetivas

O Assistente Administrativo é o profissional que presta assistência na área administrativa de uma empresa, auxiliando o administrador em suas atividades rotineiras e no controle de gestão financeira, administração, entre outras. Confira e responda ao simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Na Administração Pública, a correspondência oficial conta com o memorando, que é a modalidade de comunicação que se caracteriza

Questão 2

Durante um atendimento ao público, um cliente apresenta uma reclamação sobre um serviço que recebeu. Assinale a alternativa que demonstra uma abordagem eficaz para lidar com a reclamação desse cliente.

Questão 3

Um dos principais obstáculos à comunicação interpessoal eficaz é o ruído de comunicação.

Assinale a alternativa que exemplifica um ruído de comunicação de forma CORRETA.

Questão 4

Cidades
Quinta-Feira, 30 de março de 2017.

Mais de 75% dos municípios mato-grossenses já aderiram ao Pró-família

Da Redação
A coordenação do programa Pró-família, lançado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) no dia 16 de março, informa que 111 dos 141 municípios mato-grossenses já assinaram o termo de adesão ao programa, o que representa 75% dos municípios. O prazo para adesão se encerra no próximo dia 10 de abril.
Para chegar até a população que mais precisa é necessário que os municípios firmem parceria por meio de um Termo de Cooperação com a Setas. Os municípios são considerados parceiros da iniciativa do Governo do Estado ao assinar o Termo de Cooperação. A contrapartida da Prefeitura é a cessão dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para atuar em campo.
O cronograma estabelece que o Pró-Família inicie o atendimento as famílias no mês de junho. Serão beneficiadas 35 mil famílias pobres, extremamente pobres, em risco ou vulnerabilidade social em Mato Grosso. [...]
O titular da Setas, Max Russi, destacou o papel dos chefes de Executivo Municipal no desenvolvimento do Programa Pró-Família. “Os prefeitos serão os grandes responsáveis em criar estratégias dentro de suas cidades. Como verificar o perfil de qualificação necessária para as pessoas assistidas pelo programa”, avaliou o titular da Setas. [...]
(Disponível em http://www.folhamax.com.br. Acesso em 02/04/2017.)

A partir da leitura da notícia, infere-se a necessidade de criação de estratégias para a implantação do programa. Sobre estratégia e sua implantação em uma instituição, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A estratégia é um conjunto de objetivos e de políticas principais capazes de guiar e orientar o
comportamento da instituição a longo prazo.
( ) A estratégia deve ser discutida, formulada, definida e decidida no nível operacional da instituição.
( ) A execução da estratégia requer esforço isolado a fim de proporcionar efeito sistêmico.
( ) A análise dos recursos disponíveis e as condições gerais internas e externas são imprescindíveis para
estabelecer os planos de ação da estratégia.

Assinale a sequência correta.

Questão 5

No desenvolvimento das atividades administrativas, os documentos exercem relevantes funções seja para auxiliar nas tomadas de decisões ou para realizar comprovações legais. Sobre o instrumento de trabalho Código de classificação de documentos de arquivo, assinale a afirmativa correta.

Questão 6

No atendimento ao público, a comunicação eficaz desempenha um papel fundamental. Assinale a alternativa que melhor descreve a comunicação eficaz ao lidar com um cliente.

Questão 7

O Decreto nº 9.094/2017 dispõe sobre a simplificação do atendimento prestado aos usuários dos serviços públicos, ratifica a dispensa do reconhecimento de firma e da autenticação em documentos produzidos no País e institui a Carta de Serviços ao Usuário. Dentre os princípios ali apontados sobre a relação entre os órgãos e os usuários do serviço público, pode-se descrever:

I. presunção de boa-fé;
II. compartilhamento de informações, nos termos da lei;
III. atuação integrada e sistêmica na expedição de atestados, certidões e documentos comprobatórios de regularidade;
IV. racionalização de métodos e procedimentos de controle;
V. eliminação de formalidades e exigências cujo custo econômico ou social seja superior ao risco envolvido.

Dos itens, verifica-se que estão corretos

Questão 8

Qual das alternativas a seguir, não representa um dos objetivos do planejamento estratégico?

Questão 9

São atividades que compõem uma rotina administrativa, exceto:

Questão 10

Dadas as afirmativas sobre a temporalidade de documentos,

I. O documento referente a um convênio entre um município e o governo federal deve permanecer na fase corrente enquanto vigorar e, na fase intermediária, por 9 anos.
II. O documento referente a plano de trabalho da gestão municipal deve permanecer na fase corrente por 5 anos e, na fase intermediária, por 9 anos.
III. Boletins administrativos, de pessoal e de serviços, devem permanecer na fase corrente por 10 anos e, na fase intermediária, por 10 anos.

Verifica-se que está(ão) correta(s)

Tempo de simulado:

4 comentários

  1. Parabéns pelo conteúdo...muito obg.
  2. #QT-6716 parente em cargo comissionado principio da moralidade e legalidade
  3. parabéns! ótimo conteúdo, me ajudou bastante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *