Simulado Agente Censitário Administrativo – Questões Teóricas

O Agente Censitário Administrativo tem como principais funções pesquisar, conferir, apurar e registrar dados administrativos do IBGE. Atributos necessários: Assiduidade, cumprimento de prazos e produtividade. Responda as questões abaixo e prepare-se para Concursos.

Questão 1

Um auxiliar administrativo recebeu a incumbência de organizar o arquivo com os dossiês dos funcionários da empresa em que trabalha.
Os dossiês estão numerados como descrito abaixo.

001.298 Pedrinho Abelha
033.298 Mariazinha Camacho
305.118 Joaninha Pereira
785.654 Joãozinho Cardoso

O assistente deve ordenar os dossiês pelo método dígito terminal, obedecendo suas numerações.
A ordenação correta será:

Questão 2

Uma ONG atendeu, em 2015, 100 refugiados, com um dispêndio total de 100.000 reais. Em 2016, a ONG atendeu 120 refugiados, com um dispêndio total de 120.000 reais.
Pode-se dizer que, de 2015 para 2016, a ONG foi:

Questão 3

Uma gerente enviou uma mensagem pelo e-mail da empresa informando os membros de sua equipe sobre a data e o horário de uma reunião para discussão das novas metas da equipe.
Esse tipo de comunicação pode ser caracterizada como:

Questão 4

Os membros de uma determinada equipe de trabalho evitam informar o chefe sobre os problemas do dia a dia. Alegando que o chefe é autoritário, afirmam que “preferimos não levar más notícias a ele e escolhemos mostrar sempre o lado melhor da realidade”.
A situação ilustra um tipo de barreira à comunicação conhecida como:

Questão 5

As equipes de trabalho são amplamente utilizadas nas organizações contemporâneas. No entanto, as equipes nem sempre são mais adequadas que o trabalho individual.
Entre as desvantagens das equipes de trabalho em relação ao trabalho individual está:

Questão 6

Numa reunião de planejamento para determinado projeto, o diretor da organização fez uma explanação geral, clara e objetiva do resultado a ser alcançado, esclarecendo as dúvidas que surgiram por parte dos participantes da reunião. Esse diretor se preocupou em garantir um(a) adequado(a)

Questão 7

Ao assumir uma função de gerência, um funcionário deve saber as razões que justificam a delegação de poderes dentro de uma organização, que se traduzem em vantagens produtivas. Uma vantagem no ato de delegar é a

Questão 8

Em uma pesquisa sobre motivação no trabalho, realizada na empresa Beta, uma funcionária declarou: “gosto de estar com as pessoas do meu grupo; o que mais valorizo e me motiva no meu trabalho é pertencer à minha equipe e ser amiga de todos”.
De acordo com as teorias de motivação, a funcionária apresenta, como necessidade predominante:

Questão 9

O arquivamento de documentos tem que seguir uma ordenação, como a disposição dos documentos dentro das pastas, e destas, dentro do arquivo. A escolha da forma de ordenação depende da natureza dos documentos. Algumas organizações produzem documentos referentes a diferentes regiões do país, outras, conforme a data ou, simplesmente, por assunto. De acordo com as normas técnicas, são três importantes ordenações de arquivos de documentos:

Questão 10

Um gerente responsável por uma equipe de dez pessoas é constantemente consultado por seus subordinados sobre os procedimentos para reembolso de pequenas despesas de deslocamento e lanches. Ele gostaria de comunicar aos seus subordinados, de uma maneira eficiente, as regras de reembolso.
Nessa situação, o canal de comunicação mais adequado seria:

Tempo de simulado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *