Simulado Agente Censitário Administrativo – Questões Teóricas

O Agente Censitário Administrativo tem como principais funções pesquisar, conferir, apurar e registrar dados administrativos do IBGE. Atributos necessários: Assiduidade, cumprimento de prazos e produtividade. Responda as questões abaixo e prepare-se para Concursos.

Questão 1

Segundo Maslow, a motivação de trabalhadores em uma organização está baseada na satisfação de suas necessidades. Nessa perspectiva, NÃO corresponde a uma necessidade a ser satisfeita para que o trabalhador seja motivado, a(o)

Questão 2

Em todas as áreas funcionais de uma organização, os administradores exercem as funções administrativas.
Um exemplo de atividade gerencial relativa à função de planejamento desempenhada na área de finanças é:

Questão 3

Uma das mais importantes razões para a utilização de comissões de trabalho em equipe é a(o)

Questão 4

A receptividade da população em relação a trabalhos de pesquisa que visam a obter informações socioeconômicas é bastante variável. Por isso, é fundamental para qualquer agente de pesquisa um preparo prévio para lidar com o público. Qual das estratégias abaixo constitui um recurso que amplia efetivamente a confiança do público na organização e no projeto de pesquisa?

Questão 5

Em uma pesquisa sobre motivação no trabalho, realizada na empresa Beta, uma funcionária declarou: “gosto de estar com as pessoas do meu grupo; o que mais valorizo e me motiva no meu trabalho é pertencer à minha equipe e ser amiga de todos”.
De acordo com as teorias de motivação, a funcionária apresenta, como necessidade predominante:

Questão 6

Na organização Alfa, o chefe Z transferiu o subordinado X para outra área da organização, contra a vontade deste.
O poder exercido por Z sobre X foi do tipo:

Questão 7

Uma gerente enviou uma mensagem pelo e-mail da empresa informando os membros de sua equipe sobre a data e o horário de uma reunião para discussão das novas metas da equipe.
Esse tipo de comunicação pode ser caracterizada como:

Questão 8

O atendimento de qualidade ao cliente envolve um grande investimento no treinamento de pessoal. Hoje, não basta atender aos clientes com cortesia e educação. É preciso oferecer vantagens, pois esse é o diferencial entre os concorrentes para tornar a clientela fiel. Em uma instituição pública de pesquisa, em função da natureza de sua atividade, o que representa o compromisso com a qualidade de seus serviços?

Questão 9

Um funcionário foi promovido e assumiu a gerência de uma equipe de oito pessoas. O novo gerente tem um estilo de liderança democrático e tomou a iniciativa de delegar aos membros da equipe a responsabilidade pelo controle dos próprios horários.
Para ser bem sucedida, essa iniciativa depende diretamente:

Questão 10

Um gerente responsável por uma equipe de dez pessoas é constantemente consultado por seus subordinados sobre os procedimentos para reembolso de pequenas despesas de deslocamento e lanches. Ele gostaria de comunicar aos seus subordinados, de uma maneira eficiente, as regras de reembolso.
Nessa situação, o canal de comunicação mais adequado seria:

Tempo de simulado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *