Página Inicial » Ensino Médio » Simulado Escriturário – Questões Teóricas

Simulado Escriturário – Questões Teóricas

Faz a comercialização de produtos e serviços do banco, atendimento ao público, atuação no caixa (quando necessário), contatos com clientes, prestação de informações aos clientes e usuários; redação de correspondências em geral, entre outras.
Responda as questões e verifique sua pontuação.

Questão 1

Julgue os próximos itens, relativos ao mercado de ações.

Havendo lucro, o recebimento de dividendos é direito dos acionistas e caracteriza-se pela distribuição de parte de tais lucros da companhia a esses acionistas.




Questão 2

A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) é o órgão responsável pelo controle e fiscalização do mercado de seguros, previdência privada aberta e capitalização. Em relação a esse órgão, considere as atribuições abaixo.

I – Cumprir e fazer cumprir as deliberações do Conselho Nacional de Seguros Privados.

II – Zelar pela defesa dos interesses dos consumidores do mercado de seguros, previdência privada aberta e capitalização.
III – Regular e fiscalizar as operações de compra e venda de ações e títulos públicos realizadas no mercado balcão.
IV – Prover recursos financeiros para as sociedades do mercado de seguros, previdência privada aberta e capitalização por meio de aporte de capital, quando necessário.

V – Disciplinar e acompanhar os investimentos das entidades do mercado de seguros, previdência privada aberta e capitalização, em especial os efetuados em bens garantidores de provisões técnicas.

São atribuições da SUSEP APENAS




Questão 3

Julgue os itens a seguir, acerca de planos de aposentadoria e pensão privados e títulos de capitalização.

Um produto de previdência do tipo VGBL ou PGBL, por lei, pode resultar apenas em valorização positiva, ainda que esse plano seja considerado agressivo e aplique parte dos recursos em renda variável.




Questão 4

Com relação ao Fundo Garantidor de Crédito (FGC), julgue os itens subsequentes.

O FGC foi criado para garantir os recursos mantidos, principalmente, em contas de depósito à vista, de poupança e de depósito a prazo.




Questão 5

O SELIC – Sistema Especial de Liquidação e Custódia – foi desenvolvido em 1979 pelo Banco Central do Brasil e pela ANDIMA (Associação Nacional das Instituições do Mercado Aberto) com a finalidade de




Questão 6

Julgue os próximos itens, relativos ao mercado de ações.

Todas as ações têm data de vencimento e podem ser resgatadas nessa data com a devida remuneração de juros e correção monetária.




Questão 7

A operação de antecipação de um recebimento, ou seja, venda de uma duplicata (crédito a receber) para uma sociedade de fomento mercantil, mediante o pagamento de uma taxa percentual atrelada ao valor de face da duplicata, constitui o




Questão 8

O Sistema Financeiro Nacional (SFN) é constituído por todas as instituições financeiras públicas ou privadas existentes no país e seu órgão normativo máximo é o(a)




Questão 9

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é uma autarquia ligada ao Poder Executivo que atua sob a direção do Conselho Monetário Nacional e tem por finalidade básica




Questão 10

Julgue os itens a seguir, acerca de planos de aposentadoria e pensão privados e títulos de capitalização.

O prazo de pagamento de um título de capitalização não necessariamente coincide com o seu prazo de vigência, que é o período no qual o título está em vigor, dando direito aos sorteios existentes.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado