Simulado Bombeiro – Questões Teóricas

O Bombeiro é o profissional responsável pelo combate a incêndios, pela preservação do patrimônio ameaçado de destruição, pelo resgate de vítimas de incêndios, afogamentos, acidentes ou catástrofes. Um Bombeiro também é responsável pela conscientização da população sobre medidas de segurança contra incêndios. Responda as questões específicas do cargo, que caíram em provas objetivas aplicadas em Concursos Públicos.

Questão 1

(CBMPE-CFO 2017 / CONUPE) Qual é o tempo necessário para uma torneira com vazão de 60 litros/minuto encher totalmente uma cisterna com a forma de um paralelepípedo retângulo de dimensões internas de comprimento 6m x 3m x 3m?

Questão 2

(CBMPE-CFO 2017 / CONUPE) Leia o texto abaixo:

“Turista é atacado por tubarão em Noronha. Vítima teve ferimentos leves e escapou, dando socos no animal.

Às vésperas do réveillon, um novo ataque de tubarão foi confirmado em Fernando de Noronha. Um turista de São Paulo estava se banhando na Praia do Leão, quando houve o ataque. Ao ICM Bio, a vítima contou que percebeu que tinha um animal mordendo sua perna, reagiu com socos, e o tubarão fugiu. A região onde ocorreu o incidente é muito frequentada pelos tubarões da espécie limão. "Eu acredito que foi um caso clássico de erro de identificação, quando o tubarão confunde o humano com uma presa natural, o que geralmente ocorre na região turva da arrebentação, quando o animal não tem condições de identificar visualmente a pessoa, disse Leo Veras. O Instituto recomenda que não se entre desacompanhado no mar, evitar estar na água com objetos brilhantes, não tentar tocar, perseguir e levar iscas para atrair espécies da vida marinha; evitar estar dentro do mar nas zonas de arrebentação das onda do mar e evitar o banho de mar na madrugada, início da manhã e no entardecer. Adaptado de: (www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2016/12/30/interna_vidaurbana,682352/turista-eatacado-por-tubarao-em-noronha.shtml)

Sobre o tubarão e seu comportamento, analise as afirmativas a seguir:
I. O tubarão limão, espécie citada no acidente, habita os mares do Nordeste do país. É um peixe cartilaginoso ou Condrictes, do grupo dos Elasmobranchii, ou seja, com fendas branquiais não protegidas pelo opérculo e corpo recoberto por escamas denominadas placoides.
II. Os tubarões têm olfato pouco desenvolvido e percebem os odores por meio de células quimiorreceptoras localizadas em suas narinas, que são estruturas em fundo cego.
III. Os tubarões podem detectar a corrente elétrica gerada pela atividade muscular da presa por meio de eletrorreceptores, denominados de ampolas de Lorenzini, poros e tubos cheios de muco, que comunicam as células sensoriais com a água. IV. A percepção de vibrações na água ocorre por meio de mecanorreceptores, localizados ao longo da linha lateral, que percorre longitudinalmente os dois lados do corpo do animal. Essa linha é constituída por poros e tubos superficiais, que se comunicam com a água e percebem as vibrações na água, transmitindo-as para as células nervosas. V. Suas escamas se assemelham às escamas dos peixes ósseos, são de origem dérmica, com uma estrutura semelhante a um dente. Cada escama é formada por um espinho voltado para a região posterior do corpo e uma placa basal situada na derme. A forma e a disposição das escamas auxiliam no aumento da turbulência da água ao redor do animal e na eficiência do seu nado.

Está CORRETO, apenas, o que se afirma em

Questão 3

(CBMPE-CFO 2017 / CONUPE) Leia o texto a seguir:

A possibilidade mais nociva da automedicação é o uso de doses muito pequenas, de modo que, no lugar de eliminar a infecção, os micróbios são educados para resistirem à penicilina. Assim, um conjunto de organismos resistentes é cultivado, podendo ser passado para outros indivíduos e talvez daí para a frente, até chegarem a alguém que pegue uma septicemia ou uma pneumonia, e a penicilina não pode salvá-lo...Eu espero que esse mal possa ser evitado.

Sir Alexander Fleming, 1928.
Fonte: Zimmer, C. O livro de ouro da evolução. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003.

Sobre a resistência aos antibióticos, é CORRETO afirmar que

Questão 4

(CBMPE-CFO 2017 / CONUPE) O grupo para análise de inquéritos administrativos de uma corporação é formado por 3 tenentes e 5 sargentos. Quantas comissões de inquérito, constituídas por 5 pessoas, podem ser formadas, contendo, no mínimo, 1 tenente?

Questão 5

19- (CBMMG-CFO 2016 / FUNDEP) Apenas no final do século XVIII, com a Revolução Industrial, a capacidade produtiva humana tornou-se suficiente para transformar extensa e profundamente a superfície terrestre.

Nesse contexto, é INCORRETO afirmar que a era industrial:

Questão 6

(CBMPE-CFO 2017 / CONUPE) A Mecânica é um campo da Física, que descreve o movimento dos corpos, sendo dividida em três áreas: Cinemática, Dinâmica e Estática. Na Cinemática, estuda-se o movimento dos corpos, sem se considerarem suas causas. Na Dinâmica, estuda-se o movimento e suas causas com base nos conceitos de força e suas leis. Na estática, estuda-se o equilíbrio e a invariância dinâmica de sistemas físicos. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo e assinale a CORRETA.

Questão 7

(CBMPE-CFO 2017 / CONUPE) Quando uma diferença de potencial é aplicada entre dois pontos de um condutor qualquer, um campo elétrico é
estabelecido em seu interior, fazendo com que as cargas elétricas livres no condutor entrem em movimento.

Esse fluxo de carga por unidade e tempo é denominado de

Questão 8

(CBMPE-CFO 2017 / CONUPE) Leia a tirinha que narra um diálogo sobre as amebas entre dois seres vivos.

A seguir, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 9

(CBMMG-CFO 2016 / FUNDEP) A geógrafa Bertha Becker, no Atlas Nacional do Brasil Milton Santos, publicado pelo IBGE, assinala que no país se destacaram, do ponto de vista geográfico, dois processos fundamentais no encerramento da primeira década deste milênio: a melhoria de condições de parte considerável da população brasileira e a valorização
da potencialidade do território nacional.

Considerando este último processo, nele NÃO se inclui:

Questão 10

(CBMPE-CFO 2017 / CONUPE) Devido à violência crescente e, consequentemente, ao aumento do número de casos de balas perdidas, um fabricante de vidros, preocupado com a segurança, projetou e fabricou um tipo de vidro que, no caso de um projétil atravessá- lo, diminui em 99% a energia de movimento do projétil. Supondo que uma “bala” de fuzil, de massa 20 g atinja o vidro com velocidade de 400 m/s, é CORRETO afirmar que a velocidade, em m/s, ao atravessá-lo, é

Tempo de simulado: