Simulado Fonoaudiólogo – Questões Objetivas

É o profissional da área da saúde que trabalha com os diferentes aspectos da comunicação humana: linguagem oral e escrita, fala, voz, audição e funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação. A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo as funções neurovegetativas (mastigação, deglutição e aspectos funcionais da respiração) e a comunicação humana neurológica. Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

A audiologia é a ciência que estuda a audição humana em todos os seus processos. Ao avaliar um indivíduo que apresente perda auditiva utilizando os exames básicos de uma avaliação audiológica, o objetivo é caracterizar

Questão 2

Assinale a alternativa CORRETA em relação aos objetivos propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais:

Questão 3

Apesar de não haver um teste padrão-ouro para identificação do Distúrbio do Processamento Auditivo Central (PAC), devem ser avaliadas as diferentes categorias que compõem o processamento auditivo. São categorias a serem avaliadas, EXCETO:

Questão 4

Um paciente foi encaminhado para avaliação audiológica após quadro de paralisia facial periférica do lado esquerdo. Na avaliação audiológica por meio da audiometria tonal limiar foram obtidos limiares auditivos normais bilateralmente e respostas de logoaudiometria normais e compatíveis com a audiometria tonal. Na realização da imitanciometria, foram encontradas curvas timpanométricas do tipo “A” bilateralmente. Com base no caso descrito, é correto afirmar que, quanto ao resultado dos reflexo acústico do músculo estapédio,

Questão 5

Os procedimentos da avaliação audiológica básica são: audiometria tonal limiar, logoaudiometria e imitanciometria. A correlação clínica entre os resultados desses exames básicos confirmam ou refutam os resultados obtidos pela demonstração de uma coerência clínica entre os achados. Com base na correlação clínica entre os exames da avaliação audiológica básica, é possível encontrar

Questão 6

Assinale a alternativa INCORRETA quanto às ações desenvolvidas pelo Fonoaudiólogo Educacional:

Questão 7

Os transtornos de aprendizagem não devem ser confundidos com dificuldades de aprendizagem. Assinale a alternativa CORRETA quanto às diferenças entre os mesmo:

Questão 8

De acordo com o CID–10, o termo usado para se referir a um padrão de dificuldades de aprendizagem caracterizado por problemas com a precisão ou fluência para reconhecer palavras e pobreza nas habilidades de decodificação e soletração é:

Questão 9

Paciente 38 anos, sexo feminino, professora, compareceu no ambulatório de fonoaudiologia com os seguintes sintomas: secura na boca; cansaço para mastigar alimentos sólidos e para falar; ruídos articulares; dor irradiada para cabeça, ouvido e nuca; zumbido; sensação de pressão nos ouvidos e otalgia.
Diante desses sintomas, o provável diagnóstico é

Questão 10

A fluência da fala é o “aspecto da produção de fala que se refere à continuidade, suavidade, velocidade e esforço com os quais as unidades fonológicas, lexicais, morfológicas e/ou sintáticas da linguagem são expressas.” (ASHA, 1994). A esse respeito, analise as afirmativas abaixo:

I. Na avaliação fonoaudiológica da fluência são consideradas 3 dimensões: continuidade (conexões suaves inter e intra palavras), velocidade (palavras e sílabas produzidas por minuto) e estratégias de correção (esforço com o qual a fala é produzida).
II. Questionários acerca da fluência preenchidos por pais e/ou próprios pacientes não devem ser totalmente considerados, por fornecerem detalhes muitas vezes não observados pelo profissional na avaliação.
III. A velocidade da fala nos fornece dados da taxa de elocução, entretanto as rupturas normais (outras disfluências) não interferem nessa taxa, visto que não comprometem a velocidade.
IV. O esforço produzido pode ser mental ou físico, e este é referente à tensão muscular durante as disfluências.
V. Quanto maior o número de rupturas na fala, menor a sua continuidade.

Assinale a alternativa CORRETA.

Tempo de simulado:

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