>

Simulado Fonoaudiólogo – Questões Objetivas

É o profissional da área da saúde que trabalha com os diferentes aspectos da comunicação humana: linguagem oral e escrita, fala, voz, audição e funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação. A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo as funções neurovegetativas (mastigação, deglutição e aspectos funcionais da respiração) e a comunicação humana neurológica. Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

A respeito do gerenciamento em disfagia orofaríngea, analise as assertivas abaixo:

I. Para a manobra de Masako, orienta-se o paciente a respirar fundo, prender a respiração, engolir forte e tossir logo após a deglutição.

II. A videoendoscopia da deglutição é um exame objetivo que permite a visualização da dinâmica entre todas as fases da deglutição em todo o tempo.

III. FOIS é uma das escalas utilizadas para avaliação funcional da disfagia que gradua em níveis específicos a quantidade de ingestão por via oral.

Quais estão corretas?

Questão 2

A afasia é um distúrbio de linguagem adquirido, decorrente de lesão no sistema nervoso central. O processo de avaliação das afasias inclui a coleta de dados, a organização dos achados e hipóteses sobre os déficits de linguagem. Em relação à conduta fonoaudiológica nas afasias, analise as afirmativas abaixo:

I. Favorecer o uso funcional da comunicação além de adequar os aspectos receptivos e expressivos da linguagem devem ser os objetivos do fonoaudiólogo ao propor uma intervenção fonoaudiológica.
II. A realização de atividades de leitura é preservada nas afasias, visto que as paralexias são manifestações específicas de distúrbio específico de leitura e não dos distúrbios adquiridos.
III. A inclusão social do sujeito com afasia não precisa ser considerada, visto que o impacto das mudanças causadas pela dificuldade de comunicação nem sempre são suficientes para afastar o sujeito do convívio social.
IV. A obtenção dos dados acerca dos aspectos preservados e comprometidos da linguagem do sujeito com lesão deve ser realizada por meio de observações diretas de situações de comunicação, possibilitando a precisão diagnóstica. Dados coletados de maneira indireta são considerados subjetivos e pouco contribuem para o processo terapêutico, visto que a confiabilidade dessas informações indiretas é questionável.

Assinale a alternativa CORRETA.

Questão 3

Uma das condutas terapêuticas para o atendimento em pacientes disfônicos é a terapia de grupos. O trabalho em grupo facilita a atuação fonoaudiológica dentro da perspectiva social da voz, visto que permite ao paciente perceber sua voz na interação com outras pessoas.
O fonoaudiólogo, num trabalho de grupo com pacientes disfônicos, deve

Questão 4

Apesar de não haver um teste padrão-ouro para identificação do Distúrbio do Processamento Auditivo Central (PAC), devem ser avaliadas as diferentes categorias que compõem o processamento auditivo. São categorias a serem avaliadas, EXCETO:

Questão 5

Segundo Lopes Filho (2013), são características específicas das deficiências auditivas sensório-neurais, EXCETO:

Questão 6

A partir da avaliação audiológica básica, é possível observar dados que direcionam a conduta quanto a encaminhamento para exames complementares à avaliação audiológica. Nesse contexto o fonoaudiólogo deve encaminhar para realização de avaliação complementar

Questão 7

A gagueira é um distúrbio multifatorial resultante de vários fatores de risco. O fato de ter início, na maioria das vezes, na idade pré-escolar sugere que fatores múltiplos relevantes são causados no processo desenvolvimental. Pode-se afirmar que entre estes fatores estão

Questão 8

De acordo com o Manual de Motricidade Orofacial (2014), alguns requisitos devem ser respeitados para que a função mastigatória possa ser abordada em terapia. Esses requisitos são, EXCETO:

Questão 9

O Fonoaudiólogo e o Professor precisam trabalhar juntos em uma relação de troca, já que cada um tem o papel definido e experiência dentro do imenso universo de ações que é a educação. A experiência da atuação do fonoaudiólogo associada à do professor, com base na integração de conhecimentos só têm a contribuir para o desenvolvimento dos alunos. Assinale a alternativa cORRETA quanto à orientação do professor pelo fonoaudiólogo.

Questão 10

Os quadros clínicos audiológicos estão associados à fisiopatologia das perdas auditivas, de acordo com cada etiologia. A otosclerose é um quadro clínico audiológico encontrado principalmente em mulheres e pode ser associado a alterações hormonais. Na avaliação audiológica de um paciente com quadro clínico audiológico de otosclerose, observam-se

Tempo de simulado: