Simulado Médico Veterinário – Questões Teóricas

O médico veterinário dá assistência clínica e cirúrgica a animais domésticos e silvestres. Ele cuida da saúde, alimentação e reprodução de rebanhos, e inspeciona a produção de alimentos de origem animal e etc.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

A Brucelose é considerada uma zoonose, e de acordo com o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal, regulamentado pela Instrução Normativa N. 06, de 08 de janeiro de 2004, será realizado o teste de diagnóstico indireto de rotina:

Questão 2

O regulamento da ANVISA, que dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde, tem como objetivo estabelecer os requisitos de boas práticas para o funcionamento dos serviços, que realizam o processamento de produtos para a saúde, visando à segurança do paciente e dos profissionais envolvidos.
Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 3

Definem-se animais sinantrópicos aqueles que se adaptaram a viver junto com o homem. Destacamos, dentre esses animais, aqueles que podem transmitir doenças ou causar agravos à saúde do homem ou outros animais e que estão presentes nas cidades.
Como doenças transmitidas por esses tipos de animais, assinale a alternativa INCORRETA entre transmissor e doença transmitida.

Questão 4

A emissão de GTA para movimentação de bovinos e bubalinos oriundos de Unidade da Federação ou região onde a vacinação contra a febre aftosa é obrigatória deve considerar alguns requisitos, sem prejuízo das demais normas em vigor, respeitando o cumprimento de prazos, contados a partir da última vacinação contra a febre aftosa, conforme descrito na Instrução Normativa N. 44, 02 de outubro de 2007, sendo INCORRETA:

Questão 5

A Paraplexia Enzoótica dos Ovinos (scrapie) é uma doença de notificação compulsória e sua suspeita ou ocorrência devem ser imediatamente informadas às autoridades de defesa sanitária animal. Desta forma, conforme a Instrução Normativa MAPA n° 15, de 2 de abril de 2008, que aprova os procedimentos para a atuação em caso de suspeita ou ocorrência de Paraplexia Enzoótica dos Ovinos, é CORRETO afirmar que:

Questão 6

Considerando-se a Constituição Federal, analisar a sentença abaixo:

A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social (1ª parte). Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base na universalidade da cobertura e do atendimento (2ª parte).

A sentença está:

Questão 7

Em relação aos critérios e procedimentos para a produção, acondicionamento, conservação, transporte, seleção e recepção do leite cru em estabelecimentos registrados no serviço de inspeção oficial, descrito na Instrução Normativa Nº 77, de 26 de novembro de 2018, é CORRETO afirmar que:

Questão 8

A Instrução Normativa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) nº 141, de 19 de Dezembro de 2006, regulamenta o controle e o manejo ambiental da fauna sinantrópica nociva. Sobre os conceitos de alguns tipos de fauna presentes no Art. 2º dessa normativa:

“A fauna _____ constitui-se de animais introduzidos a um ecossistema do qual não fazem parte originalmente, mas onde se adaptam e passam a exercer dominância, prejudicando processos naturais e espécies nativas, além de causar prejuízos de ordem econômica e social. Enquanto que a fauna _____ integra populações animais de espécies silvestres nativas ou exóticas, que utilizam recursos de áreas antrópicas, de forma transitória em seu deslocamento, como via de passagem ou local de descanso; ou permanente, utilizando-as como área de vida. E por fim, a fauna _____ compõe-se da fauna _____ que interage de forma negativa com a população humana, causando-lhe transtornos significativos de ordem econômica ou ambiental, ou que represente riscos à saúde pública.”

Após analisar o excerto de texto anterior, assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

Questão 9

Alguns processos degenerativos nas células resultam de acúmulos intracelulares por reabsorção de proteínas pelo epitélio tubular renal, produção excessiva de proteínas normais e por defeitos no dobramento das proteínas. Infecções virais apresentam corpúsculos de inclusão, que são patognomônicos para certas doenças , como a cinomose e a raiva.
A condição patológica que condiz com tais características é a degeneração

Questão 10

A febre tifoide é uma doença bacteriana aguda cosmopolita, relacionada a baixos níveis socioeconômicos, sobretudo com precárias condições de saneamento e de higiene pessoal.
Sobre as características dessa doença e do agente causal, assinale a alternativa CORRETA.

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *