Simulado Médico Veterinário – Questões Teóricas

O médico veterinário dá assistência clínica e cirúrgica a animais domésticos e silvestres. Ele cuida da saúde, alimentação e reprodução de rebanhos, e inspeciona a produção de alimentos de origem animal e etc.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

A febre aftosa é uma doença viral aguda, altamente contagiosa que acomete animais de casco fendidos, caracterizada por lesões vesiculares, erosões e úlceras na cavidade bucal, nas áreas interdigitais, focinho e tetas. O vírus da febre aftosa e um picornavírus do gênero Apthovirus. Pelo menos sete cepas imunologicamente distintas do vírus da febre aftosa são conhecidas, dentre elas:

Questão 2

A emissão de GTA para movimentação de bovinos e bubalinos oriundos de Unidade da Federação ou região onde a vacinação contra a febre aftosa é obrigatória deve considerar alguns requisitos, sem prejuízo das demais normas em vigor, respeitando o cumprimento de prazos, contados a partir da última vacinação contra a febre aftosa, conforme descrito na Instrução Normativa N. 44, 02 de outubro de 2007, sendo INCORRETA:

Questão 3

Em relação à Doença de NewCastle, é CORRETO afirmar que:

Questão 4

Mormo é uma doença contagiosa e geralmente fatal, causada pela bactéria Burkholderia mallei, de curso agudo ou crônico, que acomete principalmente os equídeos, podendo ou não vir acompanhada por sintomas clínicos, e para qual não há tratamento eficaz para a eliminação do agente nos animais portadores. Desta forma, de acordo com a Instrução Normativa N. 06, 16 de janeiro de 2018, marque a alternativa INCORRETA:

Questão 5

A Anemia Infecciosa equina (AIE) é uma doença viral limitada a equinos, asininos e muares, sendo caracterizada por episódios periódicos de febre, anemia hemolítica, icterícia, depressão, edema e perda de peso crônica. A Instrução Normativa Nº 45, de 15 de junho de 2004, aprova as normas para a prevenção e o controle da Anemia Infecciosa Equina, a qual descreve para o diagnóstico desta patologia:

Questão 6

A patologia clínica veterinária dispõe ao médico veterinário percentagens de eritrócitos no sangue chamado hematócrito ou volume globular. Os métodos de centrifugação dão um volume de células sedimentadas que corresponde a uma mensuração muito exata. É um dos exames mais úteis no estudo da série vermelha e do plasma e com ele é possível obter inúmeras informações. Sobre o tema é correto afirmar que

Questão 7

As infecções virais que acometem os animais podem ser importantes agentes zoonóticos e epidemiologicamente controladas para se evitar a raiva nos animais humanos e não humanos. Sobre informações relativas ao vírus rábico e do ponto de vista do seu achado patológico necroscópico é correto afirmar o seguinte:

Questão 8

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%.
Sobre ela, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 9

O Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (PNSE), instituído pela Instrução Normativa MAPA Nº 17, de 08 de maio de 2008, busca por meio de ações de vigilância e defesa sanitária animal:

Questão 10

Os morcegos hematófagos (Desmodus rotundus) são indicados como os principais agentes transmissores da raiva na população de herbívoros, desta forma, a Instrução Normativa MAPA N. 05, de 1° de março de 2002, a qual aprova as normas técnicas para o controle da raiva dos herbívoros domésticos, descreve como método para o controle de morcegos hematófagos:

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *