Simulado Médico Veterinário – Questões Teóricas

O médico veterinário dá assistência clínica e cirúrgica a animais domésticos e silvestres. Ele cuida da saúde, alimentação e reprodução de rebanhos, e inspeciona a produção de alimentos de origem animal e etc.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%.
Sobre ela, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 2

A principal doença que acomete os suínos, os quais fazem parte de notificação obrigatória, é a(o)




Questão 3

O diabete melito é uma síndrome que acomete comumente o canino, determinada por grupo heterogêneo de alterações metabólicas que caracterizam as seguintes respostas orgânicas:




Questão 4

A leptospirose é uma doença infecciosa, causada por uma bactéria chamada Leptospira, presente na urina principalmente de ratos e outros mamíferos, transmitida ao homem. Essa doença apresenta elevada incidência em determinadas áreas, alto custo hospitalar e perdas de dias de trabalho, além do risco de letalidade.
Como forma de prevenção da doença, é CORRETO afirmar que




Questão 5

Desde 2004, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, por meio da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, instituiu o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação.
A fim de garantir as condições higiênico-sanitárias do produto, é CORRETO afirmar que




Questão 6

A prevenção das toxinfecções alimentares deve estar contida nos programas de controle da saúde pública. A toxinfecção, como qualquer outro problema, não pode ser prevenida sem o conhecimento de suas origens e das condições de ambiente que favorecem o seu aparecimento, portanto, é correto afirmar o seguinte:




Questão 7

O diagnóstico diferencial da Febre Aftosa é de suma importância, resumindo-se a algumas enfermidades que devem ser consideradas dentro dos países do MERCOSUL. Esse diagnóstico diferencial se reveste de maior importância naqueles casos em que as populações afetadas estão vacinadas contra febre aftosa. Sobre as doenças confundíveis com a febre aftosa, analise os itens abaixo:

I. Febre Catarral Maligna
II. Pasteurelose
III. Língua Azul
IV. Diarreia Viral Bovina
V. Doença de Lyme

Está(ão) CORRETO(S)




Questão 8

Na inspeção sanitária do abate de suínos, a condenação das carcaças suínas com infecção por Cysticercus celullosae deve seguir a seguinte orientação:




Questão 9

As infecções virais que acometem os animais podem ser importantes agentes zoonóticos e epidemiologicamente controladas para se evitar a raiva nos animais humanos e não humanos. Sobre informações relativas ao vírus rábico e do ponto de vista do seu achado patológico necroscópico é correto afirmar o seguinte:




Questão 10

A Defesa Sanitária Animal tem como finalidade evitar o contágio direto ou indireto dos animais por meio do emprego de medidas isolamento, sacrifício e desinfecção, além da imunização pela vacinação. Ao vacinarmos os animais contra determinada doença, estamos induzindo ao seguinte tipo de imunização:




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta