Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Médico Veterinário – Questões Teóricas

Simulado Médico Veterinário – Questões Teóricas

O médico veterinário dá assistência clínica e cirúrgica a animais domésticos e silvestres. Ele cuida da saúde, alimentação e reprodução de rebanhos, e inspeciona a produção de alimentos de origem animal e etc.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

Alguns processos degenerativos nas células resultam de acúmulos intracelulares por reabsorção de proteínas pelo epitélio tubular renal, produção excessiva de proteínas normais e por defeitos no dobramento das proteínas. Infecções virais apresentam corpúsculos de inclusão, que são patognomônicos para certas doenças , como a cinomose e a raiva.
A condição patológica que condiz com tais características é a degeneração




Questão 2

O diagnóstico diferencial da Febre Aftosa é de suma importância, resumindo-se a algumas enfermidades que devem ser consideradas dentro dos países do MERCOSUL. Esse diagnóstico diferencial se reveste de maior importância naqueles casos em que as populações afetadas estão vacinadas contra febre aftosa. Sobre as doenças confundíveis com a febre aftosa, analise os itens abaixo:

I. Febre Catarral Maligna
II. Pasteurelose
III. Língua Azul
IV. Diarreia Viral Bovina
V. Doença de Lyme

Está(ão) CORRETO(S)




Questão 3

O regulamento da ANVISA, que dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde, tem como objetivo estabelecer os requisitos de boas práticas para o funcionamento dos serviços, que realizam o processamento de produtos para a saúde, visando à segurança do paciente e dos profissionais envolvidos.
Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 4

A biologia molecular é a área da biologia, que busca estudar os organismos do ponto de vista molecular, focando, principalmente, na base para todos os organismos, os ácidos nucleicos, que formam RNA e DNAs, dando posteriormente origem às proteínas.
Dentre os métodos utilizados, assinale a alternativa que indica os testes de biologia molecular.




Questão 5

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%.
Sobre ela, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 6

Denominam-se testes diagnósticos aqueles exames realizados em laboratório. A avaliação de um teste diagnóstico sempre utiliza outro teste teoricamente melhor que o primeiro, denominado “padrão-ouro””, o qual deveria possuir 100% de sensibilidade e 100% de especificidade. Assim, conceitue:

I. SENSIBILIDADE
II. ESPECIFICIDADE
III. VALOR PREDITIVO POSITIVO
IV. VALOR PREDITIVO NEGATIVO

1. Proporção de verdadeiros positivos entre os doentes
2. Proporção de verdadeiros negativos entre todos os sadios
3. Proporção de verdadeiros positivos entre todos os indivíduos com teste positivo
4. Proporção de verdadeiros negativos entre todos os indivíduos com teste negativo

Assinale a alternativa CORRETA.




Questão 7

A Defesa Sanitária Animal tem como finalidade evitar o contágio direto ou indireto dos animais por meio do emprego de medidas isolamento, sacrifício e desinfecção, além da imunização pela vacinação. Ao vacinarmos os animais contra determinada doença, estamos induzindo ao seguinte tipo de imunização:




Questão 8

O médico veterinário bem treinado é capaz de determinar o tempo aproximado da gestação de bovinos. Se, durante a palpação retal em uma vaca, o profissional determinar aumento e deslocamento dorsal do corno grávido devido aos líquidos fetais, sensação elástica à pressão digital, “beliscamento” positivo ou palpação do alantocório, com a vesícula amniótica anterior ao ligamento intercornual, admite-se que esta fêmea encontra-se




Questão 9

A principal doença que acomete os suínos, os quais fazem parte de notificação obrigatória, é a(o)




Questão 10

A Brucelose é uma doença infectocontagiosa, provocada por bactérias do gênero Brucella. Na pecuária leiteira, é causadora de abortos, repetições de cio, nascimentos prematuros e queda na produção de leite, gerando prejuízos econômicos significativos na pecuária leiteira.
Como medida de prevenção da brucelose bovina, assinale a alternativa CORRETA.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado