Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Médico Veterinário – Questões Teóricas

Simulado Médico Veterinário – Questões Teóricas

O médico veterinário dá assistência clínica e cirúrgica a animais domésticos e silvestres. Ele cuida da saúde, alimentação e reprodução de rebanhos, e inspeciona a produção de alimentos de origem animal e etc.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

O médico veterinário bem treinado é capaz de determinar o tempo aproximado da gestação de bovinos. Se, durante a palpação retal em uma vaca, o profissional determinar aumento e deslocamento dorsal do corno grávido devido aos líquidos fetais, sensação elástica à pressão digital, “beliscamento” positivo ou palpação do alantocório, com a vesícula amniótica anterior ao ligamento intercornual, admite-se que esta fêmea encontra-se




Questão 2

A cisticercose é uma parasitose causada pela ingestão de água ou de alimentos, como legumes, frutas ou carnes contaminados com ovos deTaenia solium. Os sintomas dessa doença podem ocorrer meses ou, até mesmo, anos depois de se ter consumido tais alimentos.
Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 3

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%.
Sobre ela, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 4

A principal doença que acomete os suínos, os quais fazem parte de notificação obrigatória, é a(o)




Questão 5

Na inspeção sanitária do abate de suínos, a condenação das carcaças suínas com infecção por Cysticercus celullosae deve seguir a seguinte orientação:




Questão 6

Considerando a cadeia epidemiológica de transmissão das doenças e as relações entre os diferentes elementos que levam ao seu aparecimento, identifique, nas construções abaixo, a INCORRETA.




Questão 7

A prevenção das toxinfecções alimentares deve estar contida nos programas de controle da saúde pública. A toxinfecção, como qualquer outro problema, não pode ser prevenida sem o conhecimento de suas origens e das condições de ambiente que favorecem o seu aparecimento, portanto, é correto afirmar o seguinte:




Questão 8

A leptospirose é uma doença infecciosa, causada por uma bactéria chamada Leptospira, presente na urina principalmente de ratos e outros mamíferos, transmitida ao homem. Essa doença apresenta elevada incidência em determinadas áreas, alto custo hospitalar e perdas de dias de trabalho, além do risco de letalidade.
Como forma de prevenção da doença, é CORRETO afirmar que




Questão 9

Com relação à Epidemiologia, analise as afirmativas abaixo:

I. As pesquisas realizadas de prevalência destacam características pessoais (idade, sexo e grupo étnico) e/ou demográficas, em relação a doenças e hábitos relativos à saúde.
II. Um clássico exemplo de um estudo de caso-controle foi a descoberta da relação entre o uso abusivo de tabagismo e câncer do lábio, cavidade oral, faringe, esôfago e pulmão.
III. As considerações éticas são irrelevantes em estudos epidemiológicos.
IV. Os estudos de coorte são também chamados longitudinais ou de incidência.

Estão CORRETAS




Questão 10

O diagnóstico diferencial da Febre Aftosa é de suma importância, resumindo-se a algumas enfermidades que devem ser consideradas dentro dos países do MERCOSUL. Esse diagnóstico diferencial se reveste de maior importância naqueles casos em que as populações afetadas estão vacinadas contra febre aftosa. Sobre as doenças confundíveis com a febre aftosa, analise os itens abaixo:

I. Febre Catarral Maligna
II. Pasteurelose
III. Língua Azul
IV. Diarreia Viral Bovina
V. Doença de Lyme

Está(ão) CORRETO(S)




Tempo de simulado:

Comentar Simulado