Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Médico Veterinário – Questões Teóricas

Simulado Médico Veterinário – Questões Teóricas

O médico veterinário dá assistência clínica e cirúrgica a animais domésticos e silvestres. Ele cuida da saúde, alimentação e reprodução de rebanhos, e inspeciona a produção de alimentos de origem animal e etc.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

A febre tifoide é uma doença bacteriana aguda cosmopolita, relacionada a baixos níveis socioeconômicos, sobretudo com precárias condições de saneamento e de higiene pessoal.
Sobre as características dessa doença e do agente causal, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 2

A Defesa Sanitária Animal tem como finalidade evitar o contágio direto ou indireto dos animais por meio do emprego de medidas isolamento, sacrifício e desinfecção, além da imunização pela vacinação. Ao vacinarmos os animais contra determinada doença, estamos induzindo ao seguinte tipo de imunização:




Questão 3

O regulamento da ANVISA, que dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde, tem como objetivo estabelecer os requisitos de boas práticas para o funcionamento dos serviços, que realizam o processamento de produtos para a saúde, visando à segurança do paciente e dos profissionais envolvidos.
Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 4

A hiperplasia endometrial cística (HEC) é um distúrbio que acomete cadelas na fase de diestro mediada por hormônio. Os achados clínicos desta condição patológica são diversos. Sobre o tema é correto afirmar o seguinte:




Questão 5

O médico veterinário bem treinado é capaz de determinar o tempo aproximado da gestação de bovinos. Se, durante a palpação retal em uma vaca, o profissional determinar aumento e deslocamento dorsal do corno grávido devido aos líquidos fetais, sensação elástica à pressão digital, “beliscamento” positivo ou palpação do alantocório, com a vesícula amniótica anterior ao ligamento intercornual, admite-se que esta fêmea encontra-se




Questão 6

Doença infectocontagiosa, zoonótica de caráter crônico em geral, causada por bactéria e presente em todo o território nacional, que acomete a maioria dos mamíferos domésticos, diminuindo, principalmente, a produção leiteira por afetar, de predileção, o sistema reprodutivo e podendo ser transmitida ao homem por meio de contaminação de produtos lácteos e seus derivados.
Estamos falando da




Questão 7

A leptospirose é uma doença infecciosa, causada por uma bactéria chamada Leptospira, presente na urina principalmente de ratos e outros mamíferos, transmitida ao homem. Essa doença apresenta elevada incidência em determinadas áreas, alto custo hospitalar e perdas de dias de trabalho, além do risco de letalidade.
Como forma de prevenção da doença, é CORRETO afirmar que




Questão 8

Alguns processos degenerativos nas células resultam de acúmulos intracelulares por reabsorção de proteínas pelo epitélio tubular renal, produção excessiva de proteínas normais e por defeitos no dobramento das proteínas. Infecções virais apresentam corpúsculos de inclusão, que são patognomônicos para certas doenças , como a cinomose e a raiva.
A condição patológica que condiz com tais características é a degeneração




Questão 9

O diabete melito é uma síndrome que acomete comumente o canino, determinada por grupo heterogêneo de alterações metabólicas que caracterizam as seguintes respostas orgânicas:




Questão 10

A biologia molecular é a área da biologia, que busca estudar os organismos do ponto de vista molecular, focando, principalmente, na base para todos os organismos, os ácidos nucleicos, que formam RNA e DNAs, dando posteriormente origem às proteínas.
Dentre os métodos utilizados, assinale a alternativa que indica os testes de biologia molecular.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado