Simulado Médico Veterinário – Questões Teóricas

O médico veterinário dá assistência clínica e cirúrgica a animais domésticos e silvestres. Ele cuida da saúde, alimentação e reprodução de rebanhos, e inspeciona a produção de alimentos de origem animal e etc. Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

As infecções virais que acometem os animais podem ser importantes agentes zoonóticos e epidemiologicamente controladas para se evitar a raiva nos animais humanos e não humanos. Sobre informações relativas ao vírus rábico e do ponto de vista do seu achado patológico necroscópico é correto afirmar o seguinte:

Questão 2

Ao realizar uma necropsia, a presença de áreas amareladas ou esverdeadas no músculo esquelético, muitas vezes mostrando trajeto linear cercado por tecido muscular normal, são indicativas de:

Questão 3

A epidemiologia tem contribuído, de forma consistente, para a obtenção de respostas às indagações relacionadas a problemas de saúde. Quantificar ou medir a frequência com que os problemas de saúde ocorrem em populações humanas ou animal é um dos objetivos da epidemiologia. As medidas de frequência são definidas, então, por conceitos epidemiológicos. Assim, correlacione tais conceitos:

I. INCIDÊNCIA
II. PREVALÊNCIA
III. MORTALIDADE
IV. CHANCE ou ODDS

1. Frequência de casos novos de uma determinada doença em um certo período de tempo, sob risco de adoecimento no início da observação.
2. Frequência de casos existentes de uma determinada doença, em uma certa população e em um dado momento.
3. Caso de incidência quando o evento de interesse é o óbito e não, o adoecimento.
4. Incidência acumulada, proporção de incidência e sobrevida.

Assinale a alternativa que indica a correlação CORRETA.

Questão 4

O Brasil possui normas para a Erradicação da Peste Suína Clássica (PSC) a serem observadas em todo o Território Nacional, as quais são descritas e regulamentadas na Instrução Normativa N. 06 de 9 de março de 2004. No caso de um foco da doença (PSC) serão aplicadas, pelo médico veterinário oficial, as seguintes medidas, sendo INCORRETA:

Questão 5

A Instrução Normativa MAPA Nº 47, de 18 de junho de 2004, aprova o regulamento técnico do Programa Nacional de Sanidade Suídea – PNSS, a qual preconiza a Certificação de Granjas de Reprodutores Suídeos, para a comercialização e distribuição, no Território Nacional, de suídeos destinados à reprodução, assim como a sua participação em exposições, feiras e leilões, somente serão permitidas àqueles procedentes de Granjas de Reprodutores Suídeos Certificadas (GRSC). Em relação aos níveis sanitários, as granjas para obterem suas certificação deverão ser livres de:

Questão 6

Sobre a Tuberculose em Bovinos é CORRETO afirmar que:

Questão 7

Equivale a efeito, probabilidade de ocorrência de patologia em uma dada população, expresso pelo indicador paradigmático de incidência.

Este é o conceito epidemiológico de:

Questão 8

Um grupo de detergente que é utilizado em estabelecimentos produtores de alimentos de origem animal para remover os resíduos gordurosos e proteícos das superfícies, além de ter propriedades germicidas é o:

Questão 9

A prevenção das toxinfecções alimentares deve estar contida nos programas de controle da saúde pública. A toxinfecção, como qualquer outro problema, não pode ser prevenida sem o conhecimento de suas origens e das condições de ambiente que favorecem o seu aparecimento, portanto, é correto afirmar o seguinte:

Questão 10

Em relação as medidas zoossanitárias direcionadas ao combate e controle da Anemia Infecciosa Equina – AIE, de acordo com o Decreto Nº 8.178 de 27 de junho de 2003, são obrigatórias. Detectado o foco da doença, quais medidas poderão ser adotadas?

Tempo de simulado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *