Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Médico Veterinário – Questões Teóricas

Simulado Médico Veterinário – Questões Teóricas

O médico veterinário dá assistência clínica e cirúrgica a animais domésticos e silvestres. Ele cuida da saúde, alimentação e reprodução de rebanhos, e inspeciona a produção de alimentos de origem animal e etc.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

Na inspeção sanitária do abate de suínos, a condenação das carcaças suínas com infecção por Cysticercus celullosae deve seguir a seguinte orientação:




Questão 2

A hiperplasia endometrial cística (HEC) é um distúrbio que acomete cadelas na fase de diestro mediada por hormônio. Os achados clínicos desta condição patológica são diversos. Sobre o tema é correto afirmar o seguinte:




Questão 3

A patologia clínica veterinária dispõe ao médico veterinário percentagens de eritrócitos no sangue chamado hematócrito ou volume globular. Os métodos de centrifugação dão um volume de células sedimentadas que corresponde a uma mensuração muito exata. É um dos exames mais úteis no estudo da série vermelha e do plasma e com ele é possível obter inúmeras informações. Sobre o tema é correto afirmar que




Questão 4

O médico veterinário bem treinado é capaz de determinar o tempo aproximado da gestação de bovinos. Se, durante a palpação retal em uma vaca, o profissional determinar aumento e deslocamento dorsal do corno grávido devido aos líquidos fetais, sensação elástica à pressão digital, “beliscamento” positivo ou palpação do alantocório, com a vesícula amniótica anterior ao ligamento intercornual, admite-se que esta fêmea encontra-se




Questão 5

O diabete melito é uma síndrome que acomete comumente o canino, determinada por grupo heterogêneo de alterações metabólicas que caracterizam as seguintes respostas orgânicas:




Questão 6

As infecções virais que acometem os animais podem ser importantes agentes zoonóticos e epidemiologicamente controladas para se evitar a raiva nos animais humanos e não humanos. Sobre informações relativas ao vírus rábico e do ponto de vista do seu achado patológico necroscópico é correto afirmar o seguinte:




Questão 7

Na preparação anestésica para equinos, levando-se em consideração o jejum alimentar e hídrico, é correto




Questão 8

Alguns processos degenerativos nas células resultam de acúmulos intracelulares por reabsorção de proteínas pelo epitélio tubular renal, produção excessiva de proteínas normais e por defeitos no dobramento das proteínas. Infecções virais apresentam corpúsculos de inclusão, que são patognomônicos para certas doenças , como a cinomose e a raiva.
A condição patológica que condiz com tais características é a degeneração




Questão 9

A prevenção das toxinfecções alimentares deve estar contida nos programas de controle da saúde pública. A toxinfecção, como qualquer outro problema, não pode ser prevenida sem o conhecimento de suas origens e das condições de ambiente que favorecem o seu aparecimento, portanto, é correto afirmar o seguinte:




Questão 10

Os distúrbios do estômago de potros e equinos adultos estão sendo diagnosticados com maior frequência no exame antemortem nos hospitais veterinários. Tais distúrbios podem ser consequência de




Tempo de simulado:

Comentar Simulado