Simulado Médico Veterinário – Questões Teóricas

O médico veterinário dá assistência clínica e cirúrgica a animais domésticos e silvestres. Ele cuida da saúde, alimentação e reprodução de rebanhos, e inspeciona a produção de alimentos de origem animal e etc.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

Mormo é uma doença contagiosa e geralmente fatal, causada pela bactéria Burkholderia mallei, de curso agudo ou crônico, que acomete principalmente os equídeos, podendo ou não vir acompanhada por sintomas clínicos, e para qual não há tratamento eficaz para a eliminação do agente nos animais portadores. Desta forma, de acordo com a Instrução Normativa N. 06, 16 de janeiro de 2018, marque a alternativa INCORRETA:

Questão 2

O diabete melito é uma síndrome que acomete comumente o canino, determinada por grupo heterogêneo de alterações metabólicas que caracterizam as seguintes respostas orgânicas:

Questão 3

Considerando-se a Constituição Federal, analisar a sentença abaixo:

A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social (1ª parte). Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base na universalidade da cobertura e do atendimento (2ª parte).

A sentença está:

Questão 4

A Instrução Normativa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) nº 141, de 19 de Dezembro de 2006, regulamenta o controle e o manejo ambiental da fauna sinantrópica nociva. Sobre os conceitos de alguns tipos de fauna presentes no Art. 2º dessa normativa:

“A fauna _____ constitui-se de animais introduzidos a um ecossistema do qual não fazem parte originalmente, mas onde se adaptam e passam a exercer dominância, prejudicando processos naturais e espécies nativas, além de causar prejuízos de ordem econômica e social. Enquanto que a fauna _____ integra populações animais de espécies silvestres nativas ou exóticas, que utilizam recursos de áreas antrópicas, de forma transitória em seu deslocamento, como via de passagem ou local de descanso; ou permanente, utilizando-as como área de vida. E por fim, a fauna _____ compõe-se da fauna _____ que interage de forma negativa com a população humana, causando-lhe transtornos significativos de ordem econômica ou ambiental, ou que represente riscos à saúde pública.”

Após analisar o excerto de texto anterior, assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

Questão 5

Considerando-se a Constituição Federal, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:

A República Federativa do Brasil buscará a ___________ econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.

Questão 6

Doença infectocontagiosa, zoonótica de caráter crônico em geral, causada por bactéria e presente em todo o território nacional, que acomete a maioria dos mamíferos domésticos, diminuindo, principalmente, a produção leiteira por afetar, de predileção, o sistema reprodutivo e podendo ser transmitida ao homem por meio de contaminação de produtos lácteos e seus derivados.
Estamos falando da

Questão 7

Os morcegos hematófagos (Desmodus rotundus) são indicados como os principais agentes transmissores da raiva na população de herbívoros, desta forma, a Instrução Normativa MAPA N. 05, de 1° de março de 2002, a qual aprova as normas técnicas para o controle da raiva dos herbívoros domésticos, descreve como método para o controle de morcegos hematófagos:

Questão 8

A leptospirose é uma doença infecciosa, causada por uma bactéria chamada Leptospira, presente na urina principalmente de ratos e outros mamíferos, transmitida ao homem. Essa doença apresenta elevada incidência em determinadas áreas, alto custo hospitalar e perdas de dias de trabalho, além do risco de letalidade.
Como forma de prevenção da doença, é CORRETO afirmar que

Questão 9

A Portaria nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011 dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. De acordo com essa legislação e as orientações técnicas para a coleta, o acondicionamento e o transporte de amostras de água para consumo humano (Ministério da Saúde, 2013), é INCORRETO afirmar que

Questão 10

Na inspeção sanitária do abate de suínos, a condenação das carcaças suínas com infecção por Cysticercus celullosae deve seguir a seguinte orientação:

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *