Simulado Médico Veterinário – Questões Teóricas

O médico veterinário dá assistência clínica e cirúrgica a animais domésticos e silvestres. Ele cuida da saúde, alimentação e reprodução de rebanhos, e inspeciona a produção de alimentos de origem animal e etc.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

Com relação à Epidemiologia, analise as afirmativas abaixo:

I. As pesquisas realizadas de prevalência destacam características pessoais (idade, sexo e grupo étnico) e/ou demográficas, em relação a doenças e hábitos relativos à saúde.
II. Um clássico exemplo de um estudo de caso-controle foi a descoberta da relação entre o uso abusivo de tabagismo e câncer do lábio, cavidade oral, faringe, esôfago e pulmão.
III. As considerações éticas são irrelevantes em estudos epidemiológicos.
IV. Os estudos de coorte são também chamados longitudinais ou de incidência.

Estão CORRETAS




Questão 2

O médico veterinário bem treinado é capaz de determinar o tempo aproximado da gestação de bovinos. Se, durante a palpação retal em uma vaca, o profissional determinar aumento e deslocamento dorsal do corno grávido devido aos líquidos fetais, sensação elástica à pressão digital, “beliscamento” positivo ou palpação do alantocório, com a vesícula amniótica anterior ao ligamento intercornual, admite-se que esta fêmea encontra-se




Questão 3

O diagnóstico diferencial da Febre Aftosa é de suma importância, resumindo-se a algumas enfermidades que devem ser consideradas dentro dos países do MERCOSUL. Esse diagnóstico diferencial se reveste de maior importância naqueles casos em que as populações afetadas estão vacinadas contra febre aftosa. Sobre as doenças confundíveis com a febre aftosa, analise os itens abaixo:

I. Febre Catarral Maligna
II. Pasteurelose
III. Língua Azul
IV. Diarreia Viral Bovina
V. Doença de Lyme

Está(ão) CORRETO(S)




Questão 4

A patologia clínica veterinária dispõe ao médico veterinário percentagens de eritrócitos no sangue chamado hematócrito ou volume globular. Os métodos de centrifugação dão um volume de células sedimentadas que corresponde a uma mensuração muito exata. É um dos exames mais úteis no estudo da série vermelha e do plasma e com ele é possível obter inúmeras informações. Sobre o tema é correto afirmar que




Questão 5

febre amarela é uma doença infecciosa causada por um vírus e transmitida por mosquitos. A infecção pode ser categorizada de duas formas: febre amarela urbana, quando é transmitida pelo Aedes aegypti ou febre amarela silvestre, quando transmitida pelos mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes.
Sobre essa febre, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 6

A epidemiologia tem contribuído, de forma consistente, para a obtenção de respostas às indagações relacionadas a problemas de saúde. Quantificar ou medir a frequência com que os problemas de saúde ocorrem em populações humanas ou animal é um dos objetivos da epidemiologia. As medidas de frequência são definidas, então, por conceitos epidemiológicos. Assim, correlacione tais conceitos:

I. INCIDÊNCIA
II. PREVALÊNCIA
III. MORTALIDADE
IV. CHANCE ou ODDS

1. Frequência de casos novos de uma determinada doença em um certo período de tempo, sob risco de adoecimento no início da observação.
2. Frequência de casos existentes de uma determinada doença, em uma certa população e em um dado momento.
3. Caso de incidência quando o evento de interesse é o óbito e não, o adoecimento.
4. Incidência acumulada, proporção de incidência e sobrevida.

Assinale a alternativa que indica a correlação CORRETA.




Questão 7

A Brucelose é uma doença infectocontagiosa, provocada por bactérias do gênero Brucella. Na pecuária leiteira, é causadora de abortos, repetições de cio, nascimentos prematuros e queda na produção de leite, gerando prejuízos econômicos significativos na pecuária leiteira.
Como medida de prevenção da brucelose bovina, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 8

Denominam-se testes diagnósticos aqueles exames realizados em laboratório. A avaliação de um teste diagnóstico sempre utiliza outro teste teoricamente melhor que o primeiro, denominado “padrão-ouro””, o qual deveria possuir 100% de sensibilidade e 100% de especificidade. Assim, conceitue:

I. SENSIBILIDADE
II. ESPECIFICIDADE
III. VALOR PREDITIVO POSITIVO
IV. VALOR PREDITIVO NEGATIVO

1. Proporção de verdadeiros positivos entre os doentes
2. Proporção de verdadeiros negativos entre todos os sadios
3. Proporção de verdadeiros positivos entre todos os indivíduos com teste positivo
4. Proporção de verdadeiros negativos entre todos os indivíduos com teste negativo

Assinale a alternativa CORRETA.




Questão 9

Doença infectocontagiosa, zoonótica de caráter crônico em geral, causada por bactéria e presente em todo o território nacional, que acomete a maioria dos mamíferos domésticos, diminuindo, principalmente, a produção leiteira por afetar, de predileção, o sistema reprodutivo e podendo ser transmitida ao homem por meio de contaminação de produtos lácteos e seus derivados.
Estamos falando da




Questão 10

A leptospirose é uma doença infecciosa, causada por uma bactéria chamada Leptospira, presente na urina principalmente de ratos e outros mamíferos, transmitida ao homem. Essa doença apresenta elevada incidência em determinadas áreas, alto custo hospitalar e perdas de dias de trabalho, além do risco de letalidade.
Como forma de prevenção da doença, é CORRETO afirmar que




Tempo de simulado:

Comentar Simulado