Simulado Médico Veterinário – Questões Teóricas

O médico veterinário dá assistência clínica e cirúrgica a animais domésticos e silvestres. Ele cuida da saúde, alimentação e reprodução de rebanhos, e inspeciona a produção de alimentos de origem animal e etc. Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

As infecções virais que acometem os animais podem ser importantes agentes zoonóticos e epidemiologicamente controladas para se evitar a raiva nos animais humanos e não humanos. Sobre informações relativas ao vírus rábico e do ponto de vista do seu achado patológico necroscópico é correto afirmar o seguinte:

Questão 2

A ocorrência de enterite hemorrágica causada por uma bactéria do gênero Clostridium em bezerros, potros, leitões e cordeiros neonatos é mundial. Em outras espécies, inclusive em humanos e raramente em aves, o microrganismo também pode causar enterite necrótica. Trata-se do:

Questão 3

A Brucelose é considerada uma zoonose, e de acordo com o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal, regulamentado pela Instrução Normativa N. 06, de 08 de janeiro de 2004, será realizado o teste de diagnóstico indireto de rotina:

Questão 4

Em um caso suspeito de intoxicação, ao encontrar o animal já morto, devem ser coletadas as seguintes amostras, EXCETO:

Questão 5

Em relação ao feno, assinale a afirmativa incorreta.

Questão 6

Sobre a terminação de bovinos de corte é CORRETO afirmar que:

Questão 7

Em relação às doenças de notificação obrigatória, assinale a afirmativa incorreta.

Questão 8

Na inspeção sanitária do abate de suínos, a condenação das carcaças suínas com infecção por Cysticercus celullosae deve seguir a seguinte orientação:

Questão 9

Os acidentes causados por escorpiões podem trazer sérios problemas para o paciente.

Pensando na prevenção deste sinantrópico, assinale a alternativa CORRETA quanto às medidas preventivas para evitar a proliferação de escorpiões:

Questão 10

A Anemia Infecciosa equina (AIE) é uma doença viral limitada a equinos, asininos e muares, sendo caracterizada por episódios periódicos de febre, anemia hemolítica, icterícia, depressão, edema e perda de peso crônica. A Instrução Normativa Nº 45, de 15 de junho de 2004, aprova as normas para a prevenção e o controle da Anemia Infecciosa Equina, a qual descreve para o diagnóstico desta patologia:

Tempo de simulado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *