Simulado Médico Veterinário – Questões Teóricas

O médico veterinário dá assistência clínica e cirúrgica a animais domésticos e silvestres. Ele cuida da saúde, alimentação e reprodução de rebanhos, e inspeciona a produção de alimentos de origem animal e etc.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

A Brucelose é uma doença infectocontagiosa, provocada por bactérias do gênero Brucella. Na pecuária leiteira, é causadora de abortos, repetições de cio, nascimentos prematuros e queda na produção de leite, gerando prejuízos econômicos significativos na pecuária leiteira.
Como medida de prevenção da brucelose bovina, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 2

Em relação à Doença de NewCastle, é CORRETO afirmar que:

Questão 3

A Paraplexia Enzoótica dos Ovinos (scrapie) é uma doença de notificação compulsória e sua suspeita ou ocorrência devem ser imediatamente informadas às autoridades de defesa sanitária animal. Desta forma, conforme a Instrução Normativa MAPA n° 15, de 2 de abril de 2008, que aprova os procedimentos para a atuação em caso de suspeita ou ocorrência de Paraplexia Enzoótica dos Ovinos, é CORRETO afirmar que:

Questão 4

De acordo com as exigências adotadas pela Instrução Normativa Nº 76, de 26 de novembro de 2018, a qual regulamenta e fixa a identidade e as características de qualidade que devem apresentar o leite cru refrigerado, o leite pasteurizado e o leite pasteurizado tipo A, é CORRETO afirmar:

Questão 5

A Anemia Infecciosa equina (AIE) é uma doença viral limitada a equinos, asininos e muares, sendo caracterizada por episódios periódicos de febre, anemia hemolítica, icterícia, depressão, edema e perda de peso crônica. A Instrução Normativa Nº 45, de 15 de junho de 2004, aprova as normas para a prevenção e o controle da Anemia Infecciosa Equina, a qual descreve para o diagnóstico desta patologia:

Questão 6

O diagnóstico diferencial da Febre Aftosa é de suma importância, resumindo-se a algumas enfermidades que devem ser consideradas dentro dos países do MERCOSUL. Esse diagnóstico diferencial se reveste de maior importância naqueles casos em que as populações afetadas estão vacinadas contra febre aftosa. Sobre as doenças confundíveis com a febre aftosa, analise os itens abaixo:

I. Febre Catarral Maligna
II. Pasteurelose
III. Língua Azul
IV. Diarreia Viral Bovina
V. Doença de Lyme

Está(ão) CORRETO(S)

Questão 7

Verificada a ocorrência de doença de notificação obrigatória, o IDAF/AC adotará as medidas zoossanitárias indicadas para o seu efetivo controle e erradicação, de acordo com o Decreto N. 8.178 de 27 de junho de 2003. Desta forma, o proprietário de animais susceptíveis ou qualquer pessoa física ou jurídica que tenha conhecimento das doenças descritas no regulamento, fica obrigado a comunicar ao IDAF/AC a suspeita de ocorrência, no prazo de:

Questão 8

Na inspeção sanitária do abate de suínos, a condenação das carcaças suínas com infecção por Cysticercus celullosae deve seguir a seguinte orientação:

Questão 9

Mormo é uma doença contagiosa e geralmente fatal, causada pela bactéria Burkholderia mallei, de curso agudo ou crônico, que acomete principalmente os equídeos, podendo ou não vir acompanhada por sintomas clínicos, e para qual não há tratamento eficaz para a eliminação do agente nos animais portadores. Desta forma, de acordo com a Instrução Normativa N. 06, 16 de janeiro de 2018, marque a alternativa INCORRETA:

Questão 10

Definem-se animais sinantrópicos aqueles que se adaptaram a viver junto com o homem. Destacamos, dentre esses animais, aqueles que podem transmitir doenças ou causar agravos à saúde do homem ou outros animais e que estão presentes nas cidades.
Como doenças transmitidas por esses tipos de animais, assinale a alternativa INCORRETA entre transmissor e doença transmitida.

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *