>

Simulado Médico Oftalmologista – Questões Objetivas

A oftalmologia é uma especialidade que estuda e trata as doenças relacionadas ao olho, à refração e seus anexos. O médico oftalmologista realiza cirurgias, prescreve tratamentos e correções para os distúrbios de visão. Faça este simulado para testar seus conhecimentos na área.

Questão 1

Assinale a alternativa CORRETA

I- O sistema visual da criança amadurece durante a primeira década de vida, sendo o período mais crítico os primeiros 18 meses.
II- A detecção precoce do retinoblastoma, que embora não seja uma causa de cegueira importante, é primordial, uma vez que tem grande impacto na sobrevida do paciente.
III- A Cegueira: deve ser usado somente para perda total da visão e/ou quando o indivíduo necessita de auxílios especiais para substituir as suas habilidades visual.
IV- Incapacidade Visual: deve ser usada quando a condição de perda visual seja caracterizada por perda das funções visuais (perda da acuidade visual, do campo visual.
V- A cada ano, aproximadamente 500 mil crianças ficam cegas e em torno de 60% morrem na infância. Cerca de 80% das causas de cegueira infantil são preveníveis ou tratáveis.

Questão 2

São causas mais prováveis de quadro unilateral de microaneurismas, micro-hemorragias, exsudatos algodonosos e neovascularização de disco óptico e retina:

Questão 3

Os nervos da córnea são

Questão 4

Leia o caso a seguir.

Paciente apresenta olho direito (OD) com disco óptico normal e olho esquerdo (OE) com atrofia ótica.

A partir do caso apresentado, no exame de fotomotricidade pupilar

Questão 5

O parecer que define critérios para a classificação de urgências e emergências em Oftalmologia estabelece que, embora semanticamente os dois conceitos sejam praticamente idênticos, na Medicina apresentam diferenças significativas. Na classificação das urgências, o parecer é mais detalhado e enumera, entre outras. Assinale o que NÃO e considerada como emergências em oftalmologia.

Questão 6

Relacione as colunas a seguir :

1) Síndrome de Von Hippel-Lindau.
2) Anemia Falciforme.
3) Neurofibromatose.
4) Tireoidopatias.

( ) Doença autossômica dominante com penetrância e expressividade variadas. Caracteristicamente, os pacientes com essa doença apresentam nódulos de Lisch em íris. Podem apresentar fibromas de pálpebras, neurofibromas plexiformes e hemiatrofia facial. O glaucoma congênito que pode surgir é unilateral, associado a neurofibroma ou hemiatrofia facial no mesmo lado. Esse glaucoma é de difícil controle e traz graves conseqüências à visão. Doença também associada ao glioma de nervo óptico. No fundo de olho, pode haver nevo de coróide ou astrocitomas de retina.
( ) Embora mais comumente o paciente com orbitopatia distireodiana nem sempre é a regra. Muitos casos apresentam a doença oftalmológica sem evidências clínicas ou laboratoriais da doença endócrina. é a causa mais comum de proptose, uni e bilateral. O paciente tem queixas de lacrimejamento, fotofobia, sensação de corpo estranho, diplopia e dor à movimentação ocular. Há dois estágios da doença orbitária: inflamatório agudo e quiescente. Na fase aguda, o olho apresenta-se congesto, com edema palpebral e periorbital, com hiperemia conjuntival (mais pronunciada na região da carúncula) e quemose. A resistência orbitária está aumentada, conferindo aumento da pressão intra-ocular. Há infiltração celular de tecidos intersticiais e hipertrofia dos músculos extrínsecos.
( ) O paciente com essa doença deve consultar o oftalmologista periodicamente a fim de evitar as complicações relacionadas com a neovascularização da retina (glaucoma neovascular, hemorragia vítrea), isquemia retiniana, oclusão de artérias ou veias.
( ) Doença autossômica dominante, por mutação no gene da fibrilina, no cromossomo 15. O paciente tem alta estatura, membros longos, aracnodactilia, alterações de coluna vertebral e peito escavado. Morte precoce devido às alterações cardiovasculares, geralmente por dissecção da aorta. A grande maioria dos pacientes apresenta subluxação do cristalino, mas mantém a acomodação. Também apresenta alterações de ângulo, o que pode predispor ao glaucoma. Alta incidência de miopia axial, predispondo ao desenvolvimento de descolamento de retina.

Questão 7

Assinale a alternativas INCORRETA.

Questão 8

Na tuberculose ocular

Questão 9

Qual é o princípio de aquisição de imagens dos aparelhos de Tomografia Corneana, como por exemplo: Orbscan, Pentacam e Galilei?

Questão 10

Leia o caso a seguir.

Um paciente emetrope de 45 anos, utilizando uma adição de +1,00 DE consegue ler a 50cm.

A partir do caso apresentado, quantas dioptrias o paciente consegue acomodar e qual é o ponto próximo de acomodação sem óculos, respectivamente?

Tempo de simulado: