Simulado Pediatra – Questões Teóricas

Entre as funções de um pediatra estão a manutenção da saúde preventiva para crianças saudáveis, a assistência médica para as crianças que estão agudamente ou cronicamente doentes e a Gestão do bem-estar físico, mental e emocional da criança, em cada estágio do seu desenvolvimento, quer na saúde, quer na doença. Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

Assinale a alternativa CORRETA, com relação a saúde bucal na infância:

Questão 2

Leia o caso a seguir.

Adolescente masculino, 14 anos, comparece à consulta ambulatorial relatando dor leve e sensação de peso em testículo esquerdo com início há cinco meses. Nega trauma na região. Nega início de relações sexuais. Durante o exame físico, o pediatra observou aumento do volume da bolsa escrotal percebido durante a manobra de Valsalva e apresentou transiluminação negativa. US com Doppler: testículo esquerdo medindo 30% menos que o testículo direito.

A conduta indicada neste caso é

Questão 3

No manejo da bronquiolite aguda em lactentes, qual dos seguintes tratamentos é considerado eficaz na redução da duração da hospitalização e na melhoria dos sintomas respiratórios?

Questão 4

Assinale a alternativa CORRETA, com relação ao diagnóstico da sífilis congênita.

Questão 5

Assinale verdadeiro (V) ou falso (F):

( ) O raquitismo é caracterizado pela deficiência de vitamina D, que gera um balanço negativo de cálcio e fósforo.
( ) A pelagra é decorrente da falta de vitamina B1( Tiamina)
( ) O Beribéri ocorre pela falta de vitamina B2 ( riboflavina).

Assinale a alternativa CORRETA.

Questão 6

Assinale a alternativa CORRETA:

Questão 7

Gastroenterite aguda é o quadro clínico resultante da inflamação aguda das mucosas do estômago e intestino, que se resulta em diarreia e vômito e, em alguns casos, acompanhados de dor abdominal e febre. Sobre esta patologia em crianças, é CORRETO afirmar:

Questão 8

O Broncoespasmo é o estreitamento do lume brônquico, como consequência da contração da musculatura dos brônquios, levando a dispneia, dor torácica ou tosse. Considere as seguintes causas e em seguida, assinale a alternativa que apresenta causas possíveis para o broncoespasmo:

I - Inflamação dos brônquios.
II – Asma.
III – Hemorragias.
IV – Asma.
V - Corpo estranho.

Questão 9

No manejo de pacientes pediátricos com imunodeficiências primárias, qual das seguintes estratégias é essencial para prevenir infecções graves e melhorar a qualidade de vida?

Questão 10

Pneumonia é a infecção que acomete o trato respiratório inferior (alvéolo), em resposta à invasão de um microrganismo. Sobre o assunto, analise as proposições a seguir:

I. Taquipneia é o sinal isolado com mais sensibilidade para o diagnóstico de pneumonia.

II. O vírus sincicial respiratório é o agente etiológico mais comum na faixa etária de 1 mês até 5 anos.

III. Na maioria das vezes, a pneumonia lobar afeta os brônquios e mais de um lobo, enquanto a broncopneumonia é mais restrita.

É correto o que se afirma em:

Tempo de simulado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *