Simulado Pediatra – Questões Teóricas

Entre as funções de um pediatra estão a manutenção da saúde preventiva para crianças saudáveis, a assistência médica para as crianças que estão agudamente ou cronicamente doentes e a Gestão do bem-estar físico, mental e emocional da criança, em cada estágio do seu desenvolvimento, quer na saúde, quer na doença.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

Assinale a alternativa CORRETA:




Questão 2

Assinale a alternativa CORRETA , com relação a doença de chagas:




Questão 3

Assinale verdadeiro (V) ou falso (F):

( ) O raquitismo é caracterizado pela deficiência de vitamina D, que gera um balanço negativo de cálcio e fósforo.
( ) A pelagra é decorrente da falta de vitamina B1( Tiamina)
( ) O Beribéri ocorre pela falta de vitamina B2 ( riboflavina).

Assinale a alternativa CORRETA.




Questão 4

A anemia pode ser definida como a redução do número de eritrócitos ou ainda, a diminuição dos valores da hemoglobina e do hematócrito no sangue. Quanto à esta patologia, em termos pediátricos, é CORRETO afirmar que:




Questão 5

Intoxicação aguda (IA) e intoxicação exógena aguda (IEA) são designações de uma condição patológica consequente à exposição aguda de um ser vivo a qualquer substância externa. Sobre esta patologia em crianças, considere as seguintes afirmações e assinale, ao final, a alternativa CORRETA:

I - Em geral, a gravidade da intoxicação decorre da ingestão quantidades de substâncias com baixo valor de dose letal 50 (DL50), mas passíveis de acarretar lesões.
II - O uso de acetaminofeno ou paracetamol, bastante utilizado na ação antitérmica e analgésica, em doses maiores que 140 mg/kg em crianças podem causar disfunção hepática.
III - Os princípios terapêuticos gerais para tratamento da IA devem seguir 3 objetivos: manter os sinais vitais, prevenir a absorção de tóxico e utilizar a terapia especifica contra o tóxico e seus efeitos.




Questão 6

Assinale a alternativa CORRETA sobre a filariose:




Questão 7

A otite média aguda (OMA) é uma das patologias infecciosas mais ocorrentes na pediatria. Os fatores de risco da OMA podem depender da própria criança ou ser determinados por fatores ambientais. Com relação a esta patologia, é CORRETO afirmar que:




Questão 8

Assinale verdadeiro (V) ou falso (F), com relação as hemoglobinopatias:

( ) A HbF (hemoglobina fetal) é composta por duas cadeias de globina alfae duas cadeias delta.
( ) A talassemia é caracterizada por ser uma doença hereditária em que ocorre deficiência seletiva de cadeias de globina.
( ) A talassemia é uma doença autossômica recessiva.

Assinale a alternativa CORRETA.




Questão 9

Sobre icterícia neonatal assinale a alternativa CORRETA.




Questão 10

As queimaduras em crianças representam um dos acidentes domésticos mais frequentes. Além de ser importante causa de morbidade, com internamentos hospitalares prolongados, podem deixar sequelas permanentes num número significativo de crianças. Sobre este tema, é CORRETO afirmar que:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado