Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Pediatra – Questões Teóricas

Simulado Pediatra – Questões Teóricas

Entre as funções de um pediatra estão a manutenção da saúde preventiva para crianças saudáveis, a assistência médica para as crianças que estão agudamente ou cronicamente doentes e a Gestão do bem-estar físico, mental e emocional da criança, em cada estágio do seu desenvolvimento, quer na saúde, quer na doença.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

Gastroenterite aguda é o quadro clínico resultante da inflamação aguda das mucosas do estômago e intestino, que se resulta em diarreia e vômito e, em alguns casos, acompanhados de dor abdominal e febre. Sobre esta patologia em crianças, é CORRETO afirmar:




Questão 2

Assinale verdadeiro (V) ou falso (f):

( ) A sífilis pode ser transmitida por via placentária e pelo leite materno.
( ) O Treponema pallidum quando passado via placentário pode gerar no recém- nato lesões viscerais e atingir o sistema nervoso central.
( ) A sífilis congênita precoce pode gerar a pseudoparalisia de Parrot.

Assinale a alternativa CORRETA.




Questão 3

Assinale a alternativa CORRETA , com relação a doença de chagas:




Questão 4

A anemia pode ser definida como a redução do número de eritrócitos ou ainda, a diminuição dos valores da hemoglobina e do hematócrito no sangue. Quanto à esta patologia, em termos pediátricos, é CORRETO afirmar que:




Questão 5

Assinale a alternativa CORRETA:




Questão 6

Assinale verdadeiro (V) ou falso (F), com relação a avaliação morfológica do eritrograma nas anemias:

( )Microcitose associada com hipocrômia pode estar relacionado a síndromes talassêmicas.
( ) A policromasia esta presente em anemias hemolíticas.
( ) Anemias hemolíticas autoimunes podem apresentar esferócitos (eritrócitos pequenos, esféricos e hipocromático).

Assinale a alternativa CORRETA.




Questão 7

Assinale verdadeiro (V) ou falso (F), sobre problemas ortopédicos na infância:

( ) Na sinovite transitória do quadril ocorre uma condição inflamatória, ela aomete com maior freqüência meninos e afeta mais o lado direito.
( ) Na doença de legg- calvé- Perthus há uma necrose avascular do núcleo secundário de ossificação da epífise proximal do fêmur.
( ) A cocilizão tarsal é uma falha congênita em que há separação entre dois ossos do tarso.

Assinale a alternativa CORRETA.




Questão 8

Com relação aos recém – natos assinale a alternativa CORRETA:




Questão 9

O Broncoespasmo é o estreitamento do lume brônquico, como consequência da contração da musculatura dos brônquios, levando a dispneia, dor torácica ou tosse. Considere as seguintes causas e em seguida, assinale a alternativa que apresenta causas possíveis para o broncoespasmo:

I - Inflamação dos brônquios.
II – Asma.
III – Hemorragias.
IV – Asma.
V - Corpo estranho.




Questão 10

Intoxicação aguda (IA) e intoxicação exógena aguda (IEA) são designações de uma condição patológica consequente à exposição aguda de um ser vivo a qualquer substância externa. Sobre esta patologia em crianças, considere as seguintes afirmações e assinale, ao final, a alternativa CORRETA:

I - Em geral, a gravidade da intoxicação decorre da ingestão quantidades de substâncias com baixo valor de dose letal 50 (DL50), mas passíveis de acarretar lesões.
II - O uso de acetaminofeno ou paracetamol, bastante utilizado na ação antitérmica e analgésica, em doses maiores que 140 mg/kg em crianças podem causar disfunção hepática.
III - Os princípios terapêuticos gerais para tratamento da IA devem seguir 3 objetivos: manter os sinais vitais, prevenir a absorção de tóxico e utilizar a terapia especifica contra o tóxico e seus efeitos.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado