Simulado Pediatra – Questões Teóricas

Entre as funções de um pediatra estão a manutenção da saúde preventiva para crianças saudáveis, a assistência médica para as crianças que estão agudamente ou cronicamente doentes e a Gestão do bem-estar físico, mental e emocional da criança, em cada estágio do seu desenvolvimento, quer na saúde, quer na doença.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

As queimaduras em crianças representam um dos acidentes domésticos mais frequentes. Além de ser importante causa de morbidade, com internamentos hospitalares prolongados, podem deixar sequelas permanentes num número significativo de crianças. Sobre este tema, é CORRETO afirmar que:




Questão 2

Assinale a alternativa CORRETA:




Questão 3

A hipertensão arterial apresenta alta prevalência na população brasileira, influenciando na gênese de doenças cerebrovasculares e coronarianas, insuficiência cardíaca e doenças vasculares. Sobre a hipertensão arterial infantil, é CORRETO afirmar:




Questão 4

Assinale verdadeiro (V) ou falso (F), com relação as hemoglobinopatias:

( ) A HbF (hemoglobina fetal) é composta por duas cadeias de globina alfae duas cadeias delta.
( ) A talassemia é caracterizada por ser uma doença hereditária em que ocorre deficiência seletiva de cadeias de globina.
( ) A talassemia é uma doença autossômica recessiva.

Assinale a alternativa CORRETA.




Questão 5

A infecção do trato urinário (ITU) consiste na multiplicação de bactérias no aparelho urinário. Com relação à esta patologia pediátrica, é CORRETO afirmar que:




Questão 6

Os traumatismos representam uma das principais causas, evitáveis, de morbidade e mortalidade pediátricas. Com relação a esta temática, em termos pediátricos, é CORRETO afirmar que:




Questão 7

Assinale a alternativa CORRETA , com relação a doença de chagas:




Questão 8

Assinale verdadeiro (V) ou falso (F), com relação a infecções congênitas.

( ) A síndrome da rubéola congênita, pode gerar catarata no recém-nato.
( ) Na infecção congênita pelo herpes simples vírus, 60-70% dos recém-nato que apresentam lesão cutânea possuem envolvimento do sistema nervoso central.
( ) As drogas utilizadas no tratamento do recém-nato para toxoplasmose são efetivas contra os cistos, mas não atinge os trofozoitos.

Assinale a alternativa CORRETA.




Questão 9

Sobre a talassemia é CORRETO afirmar que:




Questão 10

Assinale a alternativa CORRETA, com relação ao diagnóstico da sífilis congênita.




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta