Simulado Pediatra – Questões Teóricas

Entre as funções de um pediatra estão a manutenção da saúde preventiva para crianças saudáveis, a assistência médica para as crianças que estão agudamente ou cronicamente doentes e a Gestão do bem-estar físico, mental e emocional da criança, em cada estágio do seu desenvolvimento, quer na saúde, quer na doença.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

Assinale a alternativa CORRETA , com relação a doença de chagas:




Questão 2

A hipertensão arterial apresenta alta prevalência na população brasileira, influenciando na gênese de doenças cerebrovasculares e coronarianas, insuficiência cardíaca e doenças vasculares. Sobre a hipertensão arterial infantil, é CORRETO afirmar:




Questão 3

Assinale verdadeiro (V) ou falso (F):

( ) O raquitismo é caracterizado pela deficiência de vitamina D, que gera um balanço negativo de cálcio e fósforo.
( ) A pelagra é decorrente da falta de vitamina B1( Tiamina)
( ) O Beribéri ocorre pela falta de vitamina B2 ( riboflavina).

Assinale a alternativa CORRETA.




Questão 4

Sobre a talassemia é CORRETO afirmar que:




Questão 5

Sobre síndromes neurocutâneas assinale verdadeiro (V) ou falso (F):

( ) Uma característica comum na síndrome neurocutânea é a presença de blastomatose que tem origem de células embrionárias.
( ) A neurofibromatose é uma herança recessiva e origina-se via mutação espontânea.
( ) A incontinência pigmentar é de herança dominante ligada ao cromossomo Y.

Assinale a alternativa CORRETA.




Questão 6

Gastroenterite aguda é o quadro clínico resultante da inflamação aguda das mucosas do estômago e intestino, que se resulta em diarreia e vômito e, em alguns casos, acompanhados de dor abdominal e febre. Sobre esta patologia em crianças, é CORRETO afirmar:




Questão 7

Assinale verdadeiro (V) ou falso (f):

( ) A sífilis pode ser transmitida por via placentária e pelo leite materno.
( ) O Treponema pallidum quando passado via placentário pode gerar no recém- nato lesões viscerais e atingir o sistema nervoso central.
( ) A sífilis congênita precoce pode gerar a pseudoparalisia de Parrot.

Assinale a alternativa CORRETA.




Questão 8

O Broncoespasmo é o estreitamento do lume brônquico, como consequência da contração da musculatura dos brônquios, levando a dispneia, dor torácica ou tosse. Considere as seguintes causas e em seguida, assinale a alternativa que apresenta causas possíveis para o broncoespasmo:

I - Inflamação dos brônquios.
II – Asma.
III – Hemorragias.
IV – Asma.
V - Corpo estranho.




Questão 9

A otite média aguda (OMA) é uma das patologias infecciosas mais ocorrentes na pediatria. Os fatores de risco da OMA podem depender da própria criança ou ser determinados por fatores ambientais. Com relação a esta patologia, é CORRETO afirmar que:




Questão 10

Os traumatismos representam uma das principais causas, evitáveis, de morbidade e mortalidade pediátricas. Com relação a esta temática, em termos pediátricos, é CORRETO afirmar que:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado