Simulado Pediatra – Questões Teóricas

Entre as funções de um pediatra estão a manutenção da saúde preventiva para crianças saudáveis, a assistência médica para as crianças que estão agudamente ou cronicamente doentes e a Gestão do bem-estar físico, mental e emocional da criança, em cada estágio do seu desenvolvimento, quer na saúde, quer na doença. Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

Leia o caso a seguir.

Criança de dois anos é levada ao ambulatório de pediatria, devido a quadro de pneumonia de repetição. Nos últimos 12 meses, apresentou 4 episódios de pneumonia. As radiografias torácicas dos quatro episódios, mostram infiltrados na mesma topografia pulmonar.

A principal hipótese diagnóstica deste caso é

Questão 2

Na avaliação inicial de uma criança com suspeita de síndrome nefrótica, qual dos seguintes achados laboratoriais é considerado critério diagnóstico principal para esta condição?

Questão 3

Leia o caso a seguir.

Adolescente, 13 anos, portador de anemia falciforme, é levado pelos pais para atendimento em uma unidade de pronto socorro. O paciente vem apresentando sintomas gripais e febre elevada há 48h. Durante o período em que permanece em observação apresenta queda na saturação de hemoglobina (90%) e dor torácica. O pediatra realiza exame físico e constata durante exame, ausculta pulmonar: diminuída de forma discreta à esquerda e frequência cardíaca: normal.

A hipótese diagnóstica e a conduta mais provável para esse quadro são, respectivamente:

Questão 4

Assinale verdadeiro (V) ou falso (F):

( ) A utilização das metilxantinas é um dos tratamentos mais utilizados na apneia do prematuro.
( ) O aleitamento materno induz a liberação intestinal de hormônios tróficos
( ) Os recém – natos pré –termo podem ser classificados pelo seu peso ao nascer, sendo que ao nascer com <1.500g é considerado de extremo baixo peso.

Assinale a alternativa CORRETA.

Questão 5

No manejo de infecções congênitas em neonatos, qual dos seguintes agentes infecciosos é mais comumente associado ao desenvolvimento de sequelas neurológicas a longo prazo?

Questão 6

A icterícia é um dos problemas mais comuns nos recém-nascidos, sendo caracterizada pela coloração amarelada da pele, olhos e mucosa. Nesse contexto, analise as proposições a seguir:

I. Incompatibilidade Rh e ABO são uma das principais causas de hiperbilirrubinemia indireta em neonatos.

II. A maior parte da bilirrubina é produzida da quebra da molécula da hemoglobina, formando a bilirrubina conjugada.

III. Icterícia nuclear é a forma menos grave de neurotoxidade.

É correto o que se afirma em:

Questão 7

Analise as seguintes afirmativas relacionadas à neurologia pediátrica e indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) O estado de mal epiléptico é uma emergência neurológica que requer tratamento imediato para prevenir danos cerebrais permanentes.

( ) A encefalopatia aguda é sempre secundária a infecções do sistema nervoso central e não pode ser causada por distúrbios metabólicos.

( ) As doenças desmielinizantes do SNC, como a esclerose múltipla, são extremamente raras em crianças e adolescentes.

( ) O diagnóstico precoce e o tratamento de meningite bacteriana em crianças podem significativamente reduzir o risco de sequelas neurológicas.

( ) A tomografia computadorizada (TC) é o exame de escolha para a avaliação inicial de transtornos do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em crianças.

A sequência correta é:

Questão 8

A regurgitação e o refluxo são muito prevalentes em lactentes, geram muita ansiedade aos pais e cuidadores, fazendo parte da rotina do pediatra. Sobre isso, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

( ) O termo regurgitação é utilizado quando o conteúdo gástrico não pode ser visualizado.

( ) A frequência do refluxo diminui com a idade do lactente sendo incomum em crianças acima dos 18 meses.

( ) O Refluxo Gastroesofágico é consequência da acelerada maturação funcional do aparelho digestivo no primeiro ano de vida. Seu início ocorre próximo à 20ª semana de vida, sendo raro seu surgimento antes da primeira semana e após os 6 meses de vida.

Assinale a alternativa com a sequência correta:

Questão 9

Diarreia em recém-nascidos e lactentes jovens pode ser normal, especialmente em amamentados. Considerando a doença diarreica aguda (DDA) na infância, assinale a opção correta:

Questão 10

No tratamento da doença falciforme em pediatria, qual dos seguintes medicamentos tem mostrado eficácia na redução da frequência de crises vaso-oclusivas e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes?

Tempo de simulado: