Simulado Psiquiatra – Conhecimentos Específicos

A psiquiatria é uma especialidade da medicina que tem como finalidade o diagnóstico, tratamento, prevenção e reabilitação dos mais variados distúrbios mentais, sejam eles de origem orgânica ou funcional. Confira e responda ao simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Um homem de 33 anos, com histórico de abuso de substâncias, alcançou a sobriedade e se casou. Antes, tinha preferência por masturbação em locais públicos.

Agora, sem o uso de substâncias, desenvolveu incapacidade sexual com a esposa e passou a utilizar linhas de sexo por telefone. Ele também menciona sentimentos de inadequação desde a infância, relacionados à desaprovação percebida de sua mãe.

Dada essa informação, assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico mais provável para o paciente no momento:

Questão 2

Em relação à Epidemiologia nos transtornos de personalidade, eles ocorrem em:

Fonte: Compêndio de Psiquiatria − Kaplan. Capítulo 22: Transtornos da personalidade.

Questão 3

Assinale a alternativa CORRETA:O retardo mental é classificado nos seguintes graus:

Questão 4

Assinale a alternativa INCORRETA sobre os Transtornos Ansiosos.

Questão 5

Delirium é um transtorno comum, sendo a maior parte da incidência e dos índices de prevalência relatada em idosos. Nesse contexto, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

( ) É um sinal de prognóstico desfavorável, independentemente da condição associada.

( ) O subtipo mais comum de Delirium é o hiperativo, com agitação psicomotora e aumento da fala, com alucinações.

( ) O tratamento se fundamenta principalmente em tratar a causa ou doença de base, que levou ao quadro de Delirium.

Assinale a alternativa com a sequência correta:

Questão 6

Emergências psiquiátricas podem acontecer em hospitais especializados ou não, sendo necessário ao médico o manejo desses pacientes. Dito isso, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

( ) Pacientes devem ser estratificados conforme o risco suicida, sendo que aqueles que apresentarem alto risco devem ser encaminhados imediatamente à hospitalização.

( ) A síndrome neuroléptica maligna é rara, aguda e grave, apresentando prevalência de 0,02-2,44%, sendo muito associada ao uso de antipsicóticos típicos.

( ) A síndrome extrapiramidal induzida por antipsicótico só é resolvida com utilização de Naloxona 5mg/ml 1 ampola.

Assinale a alternativa com a sequência correta:

Questão 7

Leia o texto a seguir.

A agorafobia é caracterizada pelo medo ou ansiedade em múltiplas situações públicas, sejam elas entre multidões ou simplesmente estando sozinhas. Mais especificamente, pacientes com agorafobia temem esses ambientes porque sentem que, se desenvolvessem uma condição assustadora ou humilhante, seriam incapazes de obter ajuda ou escapar rapidamente do ambiente. O medo ou ansiedade é, de acordo com o DSM-5, “fora de proporção” com relação à ameaça real. Os pacientes também podem ter outros sintomas psicossomáticos, muitas vezes gastrointestinais ou autônomos, associados ao medo ou à ansiedade. Essa combinação de medo e sintomas psicossomáticos leva a uma grande disfunção em vários aspectos da vida.

Dessa forma, a característica primordial do paciente com agorafobia é/são

Questão 8

A sexualidade humana vai muito além da relação sexual em si, embora faça parte. Ela engloba inúmeros fatores que variam de acordo com as vivências e experiências de cada pessoa. Passa pela influência social, cultural, religiosa e da educação. Também está associada a fatores biológicos que podem ser anatômicos e fisiológicos, específicos do homem, da mulher e ainda individuais. Os transtornos da sexualidade são divididos em 3 grandes grupos: Disfunções Sexuais, Disforia de Gênero, Transtornos Parafínicos.
Assinale a alternativa INCORRETA, sobre a disforia de Gênero:

Questão 9

Leia o caso a seguir.

Paciente A.M.M, 32 anos, sexo feminino, chega ao prontosocorro, levada pela família, com história de alteração de comportamento de evolução insidiosa, recusando alimentação há mais de 20 dias, perdendo 10 kg em 15 dias. Há 1 dia tentou tirar a própria vida com enforcamento, sendo salva pela filha. Durante a entrevista, fala de modo lento, com dificuldade. Ao ser questionada pelo psiquiatra sobre seu quadro, responde:

– “Há dias não como. Também, pra quê comer? O que eu ganho com isso? O fim se aproxima cada vez mais, e eu sei que tudo isso é minha culpa. Tudo... O mundo se desmorona. E é minha culpa... Comer pra quê? O pouco que sinto, sinto como se meus órgãos estivessem ocos... Vazios... Colados... Retorcidos... Ocos como minha alma, como minha vida. Já nem choro mais, pois não há sentido em chorar, quando não há esperança. Sinto que... Que... Que... às vezes meu pensamento está tão lento, que... Acho que ele vai parar... Mas na verdade tudo vai parar, não é mesmo? Eu... Já morri há anos...”

Com base no quadro apresentado, o exame psíquico correspondente ao plano afetivo, intelectivo e volitivo são, respectivamente,

Questão 10

A taxa de suicídio em pacientes esquizofrênicos é 4,5 vezes maior que a população geral, diante de uma tentativa de suicídio em paciente psicótico devemos prescrever: Autarquia Educacional do Vale do São Francisco – AEVSF Faculdade de Petrolina – FACAPE Prefeitura Municipal de Sobradinho – Estado da Bahia 9

Tempo de simulado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *