Simulado Psiquiatra – Conhecimentos Específicos

A psiquiatria é uma especialidade da medicina que tem como finalidade o diagnóstico, tratamento, prevenção e reabilitação dos mais variados distúrbios mentais, sejam eles de origem orgânica ou funcional.
Confira e responda ao simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

De acordo com o código de ética médica, Capítulo I PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
Assinale a alternativa INCORRETA:

Questão 2

Assinale a alternativa INCORRETA referente à reforma psiquiátrica e ao modelo assistencial de saúde mental no Brasil.

Questão 3

Um dos medicamentos mais usados para o tratamento de transtorno de ansiedade generalizada são:

Questão 4

Assinale a alternativa que corresponde a um sinal ou sintoma mais sugestivo de depressão unipolar que bipolar.

Questão 5

A “Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde” traz informações para que você conheça seus direitos na hora de procurar atendimento de saúde. Ela reúne os seis princípios básicos de cidadania que asseguram ao brasileiro o ingresso digno nos sistemas de saúde, seja ele público ou privado. Assinale a alternativa INCORRETA, sobre algumas das informações contidas na Carta dos direitos dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS):

Questão 6

Sobre o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 7

Assinale a alternativa INCORRETA sobre os transtornos relacionados com o uso do Álcool.

Questão 8

Assinale a alternativa que corresponde ao efeito adverso mais frequente na Estimulação Magnética Transcraniana de Repetição (EMTr).

Questão 9

Qual das alternativas abaixo corresponde à função psíquica relacionada à resolução de problemas e à adaptação ao ambiente, envolvendo a avaliação de novas situações e a elaboração adequada de planos para se alcançar determinado objetivo?

Questão 10

Os adolescentes estão continuamente expostos a comportamentos de risco, dentre eles o uso de substâncias psicoativas. O que seria esses comportamentos:

I. São diversos os meios de contínua exposição a esses fatores, por exemplo, campanhas publicitárias de álcool pelos meios de comunicação, internet, redes sociais, publicidade do tabaco, influência dos amigos e celebridades, dentre outros.
II. As causas que levam o adolescente a se envolver com o tabaco, álcool e outras drogas são extremamente complexas, e estudos têm apontado que estes riscos são reduzidos na presença de famílias que exercem seu papel de proteção, monitorando e apoiando os adolescentes.
III. A família agrega um conjunto de valores, crenças, conhecimentos e práticas que podem influenciar práticas que promovem a saúde de seus membros, ou, ao contrário, aumentam a vulnerabilidade dos mesmos para doenças.
IV. Os amigos são uma grande influência para que aconteça esses comportamentos.
V. A prevenção de condutas de risco se faz na medida em que os pais ou responsáveis se envolvem no monitoramento das atividades dos adolescentes e estabelecem laços de afeto, ambiência de diálogo e acolhimento das demandas dos jovens.

Assinale a alternativa CORRETA.

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *