Simulado Psiquiatra – Conhecimentos Específicos

A psiquiatria é uma especialidade da medicina que tem como finalidade o diagnóstico, tratamento, prevenção e reabilitação dos mais variados distúrbios mentais, sejam eles de origem orgânica ou funcional.
Confira e responda ao simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Um dos medicamentos mais usados para o tratamento de transtorno de ansiedade generalizada são:




Questão 2

TDAH (transtorno do déficit de atenção/hiperatividade) é um distúrbio neurobiológico crônico que se caracteriza por desatenção, desassossego e impulsividade. Esses sinais devem obrigatoriamente manifestar-se na infância, mas podem perdurar por toda a vida, se não forem devidamente reconhecidos e tratados. O distúrbio afeta de 3% a 5% das crianças em idade escolar e sua prevalência é maior entre os meninos. Assinale a alternativa INCORRETA, sobre os sinais do Distúrbio TDAH:




Questão 3

Assinale a alternativa INCORRETA sobre o emprego da psicofarmacologia na infância e adolescência.




Questão 4

De acordo com a 2.LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990 – Lei Orgânica da Saúde 080, de 19 de setembro de 1990, Capítulo I - Dos Objetivos e Atribuições.
Art. 6º. Estão incluídas ainda no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS):

I- a participação na formulação da política e na execução de ações de saneamento básico;
II- a ordenação da formação de recursos humanos na área de saúde;
III- a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde;
IV- a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.

Assinale a alternativa CORRETA:




Questão 5

Os adolescentes estão continuamente expostos a comportamentos de risco, dentre eles o uso de substâncias psicoativas. O que seria esses comportamentos:

I. São diversos os meios de contínua exposição a esses fatores, por exemplo, campanhas publicitárias de álcool pelos meios de comunicação, internet, redes sociais, publicidade do tabaco, influência dos amigos e celebridades, dentre outros.
II. As causas que levam o adolescente a se envolver com o tabaco, álcool e outras drogas são extremamente complexas, e estudos têm apontado que estes riscos são reduzidos na presença de famílias que exercem seu papel de proteção, monitorando e apoiando os adolescentes.
III. A família agrega um conjunto de valores, crenças, conhecimentos e práticas que podem influenciar práticas que promovem a saúde de seus membros, ou, ao contrário, aumentam a vulnerabilidade dos mesmos para doenças.
IV. Os amigos são uma grande influência para que aconteça esses comportamentos.
V. A prevenção de condutas de risco se faz na medida em que os pais ou responsáveis se envolvem no monitoramento das atividades dos adolescentes e estabelecem laços de afeto, ambiência de diálogo e acolhimento das demandas dos jovens.

Assinale a alternativa CORRETA.




Questão 6

Assinale a alternativa INCORRETA sobre os Transtornos Ansiosos.




Questão 7

Assinale a alternativa INCORRETA, sobre alguns tipos de esquizofrenia:




Questão 8

Assinale a alternativa abaixo que NÃO corresponde a uma alteração qualitativa da memória.




Questão 9

Assinale a alternativa abaixo que corresponde a um medicamento que pode aumentar os níveis da clozapina, com risco de toxicidade, quando administrado concomitantemente com ela.




Questão 10

De acordo com a 2.LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990 – Lei Orgânica da Saúde 080, de 19 de setembro de 1990, Capítulo II - Dos Princípios e Diretrizes. Art. 7º.As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios:

I- universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência;
II- integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
III- definição das instâncias e mecanismos de controle, avaliação e de fiscalização das ações e serviços de saúde;
IV- acompanhamento, avaliação e divulgação do nível de saúde da população e das condições ambientais;

Assinale a alternativa CORRETA:




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta