Simulado Psiquiatra – Conhecimentos Específicos

A psiquiatria é uma especialidade da medicina que tem como finalidade o diagnóstico, tratamento, prevenção e reabilitação dos mais variados distúrbios mentais, sejam eles de origem orgânica ou funcional. Confira e responda ao simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Qual o tratamento primário para o TAG (transtorno de ansiedade generalizada) induzido pelo uso de substância psicoativa?

Questão 2

Leia o texto a seguir.

A agorafobia é caracterizada pelo medo ou ansiedade em múltiplas situações públicas, sejam elas entre multidões ou simplesmente estando sozinhas. Mais especificamente, pacientes com agorafobia temem esses ambientes porque sentem que, se desenvolvessem uma condição assustadora ou humilhante, seriam incapazes de obter ajuda ou escapar rapidamente do ambiente. O medo ou ansiedade é, de acordo com o DSM-5, “fora de proporção” com relação à ameaça real. Os pacientes também podem ter outros sintomas psicossomáticos, muitas vezes gastrointestinais ou autônomos, associados ao medo ou à ansiedade. Essa combinação de medo e sintomas psicossomáticos leva a uma grande disfunção em vários aspectos da vida.

Dessa forma, a característica primordial do paciente com agorafobia é/são

Questão 3

Sobre o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 4

A taxa de suicídio em pacientes esquizofrênicos é 4,5 vezes maior que a população geral, diante de uma tentativa de suicídio em paciente psicótico devemos prescrever: Autarquia Educacional do Vale do São Francisco – AEVSF Faculdade de Petrolina – FACAPE Prefeitura Municipal de Sobradinho – Estado da Bahia 9

Questão 5

Leia o caso a seguir.

Paciente A., 15 anos, iniciou tratamento em unidade de saúde mental, com queixas de muita “ansiedade” na escola. A mãe relata que ele sempre teve muita dificuldade de fazer amizade, tanto na escola, quanto com familiares. É sempre muito literal nas suas colocações e parece ser muito inocente para a idade. A mãe refere que A. demorou muito para começar a falar (dois anos de idade) e que parecia sempre desligado das pessoas. Gostava sempre de coisas que ninguém gostava, como colecionar tampinhas de garrafa, ou estudar tudo sobre dinossauros. Sempre tinha dificuldade com barulhos altos, que o deixavam irritado. Só gostava de comer arroz com feijão. Quando as coisas saíam da rotina, ficava mais ansioso e irritado. Sempre teve bom desempenho acadêmico, mas há cerca de 3 anos, após mudar para outra escola, A. começou a se queixar de aperto no peito, angústia, parestesia em membros e desrealização. Refere que isso acontecia toda vez que tinha que falar na frente dos colegas e que já não conseguia nem lanchar com eles. Em casa, começou a se isolar mais, evitando sair para lojas ou shoppings. O psiquiatra então iniciou o uso de 25 mg/dia de Paroxetina. Cerca de dez dias depois do início da medicação, a mãe reparou que A. estava mais alegre, falante, “radiante”, cheio de planos e relatava que queria se candidatar a representante da sala. Cheio de energia, não dormia direito à noite. Quinze dias após o início da Paroxetina, a família retornou ao psiquiatra, que suspendeu a medicação. Dois dias depois, A. voltou a se queixar dos mesmos sintomas de antes, retornando ao comportamento evitativo.

Baseado na história clínica, a suspeita diagnóstica para o caso é de transtorno

Questão 6

Paciente em uso de 30 mg de haloperidol e 60 mg de fluoxetina apresenta quadro com hiperatividade neuromuscular, elevação do humor e da atividade mental, hipertermia e clônus, o diagnóstico é:

Questão 7

Assinale a alternativa INCORRETA referente à reforma psiquiátrica e ao modelo assistencial de saúde mental no Brasil.

Questão 8

Leia o caso a seguir.

Paciente de 53 anos de idade, sexo masculino, dá entrada no pronto-socorro geral com quadro de agitação psicomotora intensa, labilidade emocional, comportamento desorganizado, com discurso incoerente. Havia sido encontrado na rua, perambulando a esmo, com nítida ataxia de marcha. Não apresentava sinais de embriaguez. Dizia que era poderoso e que as pessoas queriam matá-lo, mas não sabia por quê. Ao exame físico, apresenta-se gravemente emagrecido, com desidratação evidente, além de hipertermia. Ao exame psíquico, além da intensa agitação, apresentava desorientação tempo-espacial, intenção, com pensamento confusional.

A conduta adequada para esse caso, em ambiente hospitalar, é

Questão 9

Assinale abaixo a alternativa que NÃO corresponde a um fator que aumenta o risco de intoxicação por lítio.

Questão 10

Sobre os psicoestimulantes, assinale a alternativa INCORRETA.

Tempo de simulado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *