Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Psiquiatra – Conhecimentos Específicos

Simulado Psiquiatra – Conhecimentos Específicos

A psiquiatria é uma especialidade da medicina que tem como finalidade o diagnóstico, tratamento, prevenção e reabilitação dos mais variados distúrbios mentais, sejam eles de origem orgânica ou funcional.
Confira e responda ao simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Assinale os principais fatores cognitivos que indicam risco para uma primeira tentativa ou recorrência do comportamento suicido nesta população (Kuczynsky, 2003):




Questão 2

Os transtornos psicóticos agudos e transitórios têm como características básicas: Analise as afirmativas

I- Início agudo, com mais de 2 semanas, com a transição de um estado sem sintomas psicóticos para um estado francamente psicótico.
II- Presença de síndromes características, incluindose: (a) estados polimórficos (sintomas variáveis que se modificam rapidamente) característicos de psicoses agudas descritas em diversos países e (b) sintomas característicos da esquizofrenia.
III- Presença ou ausência de estresse agudo durante as 2 semanas que antecedem o início dos sintomas psicóticos.
IV- Recuperação completa após 1 a 3 semanas de evolução.

Assinale a alternativa CORRETA:




Questão 3

Assinale a alternativa INCORRETA, sobre alguns tipos de esquizofrenia:




Questão 4

Os adolescentes estão continuamente expostos a comportamentos de risco, dentre eles o uso de substâncias psicoativas. O que seria esses comportamentos:

I. São diversos os meios de contínua exposição a esses fatores, por exemplo, campanhas publicitárias de álcool pelos meios de comunicação, internet, redes sociais, publicidade do tabaco, influência dos amigos e celebridades, dentre outros.
II. As causas que levam o adolescente a se envolver com o tabaco, álcool e outras drogas são extremamente complexas, e estudos têm apontado que estes riscos são reduzidos na presença de famílias que exercem seu papel de proteção, monitorando e apoiando os adolescentes.
III. A família agrega um conjunto de valores, crenças, conhecimentos e práticas que podem influenciar práticas que promovem a saúde de seus membros, ou, ao contrário, aumentam a vulnerabilidade dos mesmos para doenças.
IV. Os amigos são uma grande influência para que aconteça esses comportamentos.
V. A prevenção de condutas de risco se faz na medida em que os pais ou responsáveis se envolvem no monitoramento das atividades dos adolescentes e estabelecem laços de afeto, ambiência de diálogo e acolhimento das demandas dos jovens.

Assinale a alternativa CORRETA.




Questão 5

Os transtornos de personalidade podem ser classificados em 8 tipos: Paranóide, Esquizóide, Antissocial, Emocionalmente instável (Impulsivo, Borderline), Histriônico, Obsessivo-Compulsivo, Evitativo e Dependente.
Assinale a alternativa Correta sobre o Transtorno da Personalidade Histriônico:




Questão 6

De acordo com o código de ética médica, Capítulo VII
RELAÇÃO ENTRE MÉDICOS. É vedado ao médico: Assinale a alternativa INCORRETA:




Questão 7

De acordo com o código de ética médica, Capítulo I PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
Assinale a alternativa INCORRETA:




Questão 8

Assinale a alternativa CORRETA:O retardo mental é classificado nos seguintes graus:




Questão 9

A esquizofrenia é um transtorno psiquiátrico complexo caracterizado por uma alteração cerebral que dificulta o correto julgamento sobre a realidade, a produção de pensamentos simbólicos e abstratos e a elaboração de respostas emocionais complexas. Assinale a alternativa CORRETA sobre esquizofrenia:




Questão 10

Os transtornos da seção "Transtornos Amnésticos" caracterizam-se por uma perturbação da memória devido aos efeitos fisiológicos diretos de uma condição médica geral ou devido a efeitos persistentes de uma substância (isto é, droga de abuso, medicamento ou exposição a toxinas). Os transtornos desta seção compartilham a apresentação sintomática comum de comprometimento da memória, mas são diferenciados com base em sua etiologia. As características diagnósticas relacionadas adiante envolvem o seguinte:

I- Os indivíduos com um transtorno amnéstico não apresentam comprometimento em sua capacidade de aprender novas informações ou seja capazes de recordar informações aprendidas anteriormente ou eventos passados.
II- A perturbação da memória deve ser suficientemente severa para causar prejuízo acentuado no funcionamento social ou ocupacional e deve representar um declínio significativo a partir de um nível anterior de funcionamento.
III- A perturbação da memória deve ocorrer exclusivamente durante o curso de um delirium ou de uma demência.
IV- Dependendo da área cerebral específica afetada, os déficits podem estar relacionados, predominantemente, a estímulos verbais ou visuais.

Assinale a alternativa CORRETA, sobre as características diagnosticas:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado