Simulado Psiquiatra – Conhecimentos Específicos

A psiquiatria é uma especialidade da medicina que tem como finalidade o diagnóstico, tratamento, prevenção e reabilitação dos mais variados distúrbios mentais, sejam eles de origem orgânica ou funcional.
Confira e responda ao simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Assinale a alternativa INCORRETA sobre a avaliação clínica de um paciente com diagnóstico de depressão e a respectiva conduta a ser adotada pelo psiquiatra.




Questão 2

Qual das alternativas abaixo corresponde à função psíquica relacionada à resolução de problemas e à adaptação ao ambiente, envolvendo a avaliação de novas situações e a elaboração adequada de planos para se alcançar determinado objetivo?




Questão 3

De acordo com a 2.LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990 – Lei Orgânica da Saúde 080, de 19 de setembro de 1990, Capítulo II - Dos Princípios e Diretrizes. Art. 7º.As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios:

I- universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência;
II- integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
III- definição das instâncias e mecanismos de controle, avaliação e de fiscalização das ações e serviços de saúde;
IV- acompanhamento, avaliação e divulgação do nível de saúde da população e das condições ambientais;

Assinale a alternativa CORRETA:




Questão 4

A esquizofrenia é um transtorno psiquiátrico complexo caracterizado por uma alteração cerebral que dificulta o correto julgamento sobre a realidade, a produção de pensamentos simbólicos e abstratos e a elaboração de respostas emocionais complexas. Assinale a alternativa CORRETA sobre esquizofrenia:




Questão 5

Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma indicação de exames de neuroimagem na psiquiatria.




Questão 6

A sexualidade humana vai muito além da relação sexual em si, embora faça parte. Ela engloba inúmeros fatores que variam de acordo com as vivências e experiências de cada pessoa. Passa pela influência social, cultural, religiosa e da educação. Também está associada a fatores biológicos que podem ser anatômicos e fisiológicos, específicos do homem, da mulher e ainda individuais. Os transtornos da sexualidade são divididos em 3 grandes grupos: Disfunções Sexuais, Disforia de Gênero, Transtornos Parafínicos.
Assinale a alternativa INCORRETA, sobre a disforia de Gênero:




Questão 7

Assinale a alternativa que corresponde a uma variante temporal da Demência Frontotemporal.




Questão 8

Assinale a alternativa abaixo que NÃO corresponde a uma alteração qualitativa da memória.




Questão 9

Assinale a alternativa abaixo que NÃO corresponde a um sinal, ao exame físico, de intoxicação aguda de maconha.




Questão 10

De acordo com o código de ética médica, Capítulo VII
RELAÇÃO ENTRE MÉDICOS. É vedado ao médico: Assinale a alternativa INCORRETA:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado