Simulado Médico Oftalmologista – Questões Objetivas

A oftalmologia é uma especialidade que estuda e trata as doenças relacionadas ao olho, à refração e seus anexos. O médico oftalmologista realiza cirurgias, prescreve tratamentos e correções para os distúrbios de visão. Faça este simulado para testar seus conhecimentos na área.

Questão 1

A equipe de saúde da família pode ter um impacto significativo na saúde ocular de seus pacientes Com base nessa informação analise as afirmativas abaixo:

I) Controle rigoroso de fatores de risco para perda visual; manutenção da fidelidade e continuidade do tratamento oftalmológico e referência periódica de populações específicas para exames oftalmológicos com especialistas. Identificação e tratamento corretos em tempo adequado permitem reduzir substancialmente a incidência e a prevalência de deficiência visual na população.
II) Eles não asseguram que seus pacientes sejam referenciados para testes de glaucoma e não garantem que pacientes com deficiência visual possam ser avaliados e tratados por um especialista.
III) Atualmente, na grande maioria das vezes, este primeiro contato de atendimento oftalmológico acontece no seio do nível secundário de atenção, ou seja, nos ambulatórios de clínicas especializadas em oftalmologia, pelo próprio oftalmologista.
IV) O profissional da saúde da família deve se inteirar das principais causas de cegueira e deficiência visual do seu meio, assim como os principais fatores de risco para seu desenvolvimento ou agravamento.
V) O Médico da família não atende esses pacientes

Questão 2

Qual é a complicação mais provável após um retrocesso amplo de 15 mm do músculo reto superior para correção de um quadro de DVD sem a liberação adequada das conexões entre a bainha do músculo reto superior e do músculo levantador da pálpebra superior?

Questão 3

São causas mais prováveis de quadro unilateral de microaneurismas, micro-hemorragias, exsudatos algodonosos e neovascularização de disco óptico e retina:

Questão 4

Assinale a alternativa CORRETA

Questão 5

Complete a lacuna:
As infecções oportunistas e as manifestações neoplásicas como o sarcoma de Kaposi representam o estágio final da doença, ocorrendo em pacientes com grave defeito imune. Apesar das diferenças regionais, as infecções oportunistas de maior prevalência em todos os continentes são a pneumonia causada pelo- ______________ a retinite por citomegalovírus e a encefalite por Toxoplasma gondii.

Questão 6

Com qual finalidade foi o “Mutirão de catarata“ Assinale a alternativas CORRETA

Questão 7

Qual é o princípio de aquisição de imagens dos aparelhos de Tomografia Corneana, como por exemplo: Orbscan, Pentacam e Galilei?

Questão 8

A visão produz-se em nível molecular graças a substâncias fotossensíveis, os fotopigmentos, que sofrem transformações químicas sob a ação da luz, o que essas transformações produz, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 9

Sempre que as imagens se formam corretamente na mancha amarela, a visão é nítida, e o olho é considerado emetrope ou normal. Quando isso não ocorre, dizemos que há defeito de visão. Dentre esses defeitos quais os outros que se destacam:

I- Miopia, hipermetropia
II- Estigmatismo, estrabismo
III-Presbiopia, hemorragias subconjutivais
IV- hordéolo, corpos estranhos intraorbitários
V- lacerantes, endoftalmite

Questão 10

Os principais problemas visuais são os distúrbios de refração: Quando existem problemas no cristalino ou na córnea, acontecem os distúrbios de refração (ametropias). Os principais problemas de refração são:

I- Miopia - É como denomina-se o erro de refração em que a imagem focaliza antes de chegar na retina. As pessoas com miopia preferem usar a visão para perto. Têm dificuldade para enxergar à distância e comumente aproximam-se dos objetos para vê-los melhor. Franzir a testa e apertar os olhos também são sinais comuns em pacientes míopes não corrigidos.
II- Hipermetropia – a pessoa com hipermetropia vê bem de longe mas faz um esforço visual maior para poder enxergar bem de perto, o que faz com que ele tenha resistência às atividades que exijam visão para perto (leitura, artesanato, costura...) mesmo em crianças e jovens.
III- Presbiopia - popularmente conhecida como “vista cansada”, a presbiopia é universal, acometendo todas as pessoas com mais de 40 anos de idade. Ocorre pela perda progressiva da capacidade de acomodação do cristalino do olho, fazendo parte do processo natural de envelhecimento do ser humano. O sintoma, como já dito, é a perda progressiva da visão para perto, mesmo que a pessoa já enxergue bem (ou não) para longe. Necessita ser corrigida com óculos.
IV- Astigmatismo – O astigmatismo é caracterizado por uma córnea de formato irregular, que faz com que a pessoa que é diagnosticada com essa doença além de dores nos olhos, luminosas sejam focalizadas em dois pontos separados na retina criando uma imagem distorcida. É um defeito existente na curvatura do cristalino, resultando em dificuldade para enxergar uma reta em determinada posição e não em outra. É corrigido com lentes de óculos chamadas "cilíndricas".

Assinale a alternativa CORRETA.

Tempo de simulado: