Simulado Médico Oftalmologista – Questões Objetivas

A oftalmologia é uma especialidade que estuda e trata as doenças relacionadas ao olho, à refração e seus anexos. O médico oftalmologista realiza cirurgias, prescreve tratamentos e correções para os distúrbios de visão. Faça este simulado para testar seus conhecimentos na área.

Questão 1

Analise os contextos abaixo

[1] A deficiência visual traz profundas desvantagens para o indivíduo, sua família e sociedade. O impacto dos custos globais da cegueira é muito elevado. Alguns autores estimaram em 42 bilhões de dólares para o ano 2000 o custo econômico global da cegueira.

[2] Atualmente, alguns municípios trabalham bem com este sistema de referência e contrareferência; no entanto, de um modo geral, o nível secundário (oftalmologista) é sobrecarregado pela falta de profissionais, gerando filas e esperas prolongadas, prejudicando o sistema como um todo.

Assinale a alternativa CORRETA.

Questão 2

Relacione as colunas a seguir :

1) Síndrome de Von Hippel-Lindau.
2) Anemia Falciforme.
3) Neurofibromatose.
4) Tireoidopatias.

( ) Doença autossômica dominante com penetrância e expressividade variadas. Caracteristicamente, os pacientes com essa doença apresentam nódulos de Lisch em íris. Podem apresentar fibromas de pálpebras, neurofibromas plexiformes e hemiatrofia facial. O glaucoma congênito que pode surgir é unilateral, associado a neurofibroma ou hemiatrofia facial no mesmo lado. Esse glaucoma é de difícil controle e traz graves conseqüências à visão. Doença também associada ao glioma de nervo óptico. No fundo de olho, pode haver nevo de coróide ou astrocitomas de retina.
( ) Embora mais comumente o paciente com orbitopatia distireodiana nem sempre é a regra. Muitos casos apresentam a doença oftalmológica sem evidências clínicas ou laboratoriais da doença endócrina. é a causa mais comum de proptose, uni e bilateral. O paciente tem queixas de lacrimejamento, fotofobia, sensação de corpo estranho, diplopia e dor à movimentação ocular. Há dois estágios da doença orbitária: inflamatório agudo e quiescente. Na fase aguda, o olho apresenta-se congesto, com edema palpebral e periorbital, com hiperemia conjuntival (mais pronunciada na região da carúncula) e quemose. A resistência orbitária está aumentada, conferindo aumento da pressão intra-ocular. Há infiltração celular de tecidos intersticiais e hipertrofia dos músculos extrínsecos.
( ) O paciente com essa doença deve consultar o oftalmologista periodicamente a fim de evitar as complicações relacionadas com a neovascularização da retina (glaucoma neovascular, hemorragia vítrea), isquemia retiniana, oclusão de artérias ou veias.
( ) Doença autossômica dominante, por mutação no gene da fibrilina, no cromossomo 15. O paciente tem alta estatura, membros longos, aracnodactilia, alterações de coluna vertebral e peito escavado. Morte precoce devido às alterações cardiovasculares, geralmente por dissecção da aorta. A grande maioria dos pacientes apresenta subluxação do cristalino, mas mantém a acomodação. Também apresenta alterações de ângulo, o que pode predispor ao glaucoma. Alta incidência de miopia axial, predispondo ao desenvolvimento de descolamento de retina.

Questão 3

O teste do reflexo vermelho é uma ferramenta de rastreamento de alterações que possam comprometer a transparência dos meios oculares, tais como catarata (alteração da transparência do cristalino), glaucoma (alteração da transparência da córnea), toxoplasmose (alteração da transparência do vítreo pela inflamação), retinoblastoma (alteração da transparência do vítreo pelo tumor intraocular), descolamentos de retina tardios. Vale lembrar que o TRV não é a forma adequada de identificação precoce dos descolamentos de retina. Assinale a alternativa que enfatiza de que modo o TRV deve ser realizado.

Questão 4

Assinale a alternativa CORRETA

Questão 5

Qual o conceito de Neoplasia:

Questão 6

Qual é a complicação mais provável após um retrocesso amplo de 15 mm do músculo reto superior para correção de um quadro de DVD sem a liberação adequada das conexões entre a bainha do músculo reto superior e do músculo levantador da pálpebra superior?

Questão 7

Com qual finalidade foi o “Mutirão de catarata“ Assinale a alternativas CORRETA

Questão 8

Na artrite reumatoide juvenil

Questão 9

Os principais problemas visuais são os distúrbios de refração: Quando existem problemas no cristalino ou na córnea, acontecem os distúrbios de refração (ametropias). Os principais problemas de refração são:

I- Miopia - É como denomina-se o erro de refração em que a imagem focaliza antes de chegar na retina. As pessoas com miopia preferem usar a visão para perto. Têm dificuldade para enxergar à distância e comumente aproximam-se dos objetos para vê-los melhor. Franzir a testa e apertar os olhos também são sinais comuns em pacientes míopes não corrigidos.
II- Hipermetropia – a pessoa com hipermetropia vê bem de longe mas faz um esforço visual maior para poder enxergar bem de perto, o que faz com que ele tenha resistência às atividades que exijam visão para perto (leitura, artesanato, costura...) mesmo em crianças e jovens.
III- Presbiopia - popularmente conhecida como “vista cansada”, a presbiopia é universal, acometendo todas as pessoas com mais de 40 anos de idade. Ocorre pela perda progressiva da capacidade de acomodação do cristalino do olho, fazendo parte do processo natural de envelhecimento do ser humano. O sintoma, como já dito, é a perda progressiva da visão para perto, mesmo que a pessoa já enxergue bem (ou não) para longe. Necessita ser corrigida com óculos.
IV- Astigmatismo – O astigmatismo é caracterizado por uma córnea de formato irregular, que faz com que a pessoa que é diagnosticada com essa doença além de dores nos olhos, luminosas sejam focalizadas em dois pontos separados na retina criando uma imagem distorcida. É um defeito existente na curvatura do cristalino, resultando em dificuldade para enxergar uma reta em determinada posição e não em outra. É corrigido com lentes de óculos chamadas "cilíndricas".

Assinale a alternativa CORRETA.

Questão 10

O parecer que define critérios para a classificação de urgências e emergências em Oftalmologia estabelece que, embora semanticamente os dois conceitos sejam praticamente idênticos, na Medicina apresentam diferenças significativas. Na classificação das urgências, o parecer é mais detalhado e enumera, entre outras. Assinale o que NÃO e considerada como emergências em oftalmologia.

Tempo de simulado: