Simulado Médico Oftalmologista – Questões Objetivas

A oftalmologia é uma especialidade que estuda e trata as doenças relacionadas ao olho, à refração e seus anexos. O médico oftalmologista realiza cirurgias, prescreve tratamentos e correções para os distúrbios de visão. Faça este simulado para testar seus conhecimentos na área.

Questão 1

Qual o objetivo do projeto Olhar Brasil? Assinale a alternativa CORRETA.

Questão 2

O teste do reflexo vermelho é uma ferramenta de rastreamento de alterações que possam comprometer a transparência dos meios oculares, tais como catarata (alteração da transparência do cristalino), glaucoma (alteração da transparência da córnea), toxoplasmose (alteração da transparência do vítreo pela inflamação), retinoblastoma (alteração da transparência do vítreo pelo tumor intraocular), descolamentos de retina tardios. Vale lembrar que o TRV não é a forma adequada de identificação precoce dos descolamentos de retina. Assinale a alternativa que enfatiza de que modo o TRV deve ser realizado.

Questão 3

Leia o caso a seguir.

Um paciente emetrope de 45 anos, utilizando uma adição de +1,00 DE consegue ler a 50cm.

A partir do caso apresentado, quantas dioptrias o paciente consegue acomodar e qual é o ponto próximo de acomodação sem óculos, respectivamente?

Questão 4

Leia o caso a seguir.

Paciente apresenta olho direito (OD) com disco óptico normal e olho esquerdo (OE) com atrofia ótica.

A partir do caso apresentado, no exame de fotomotricidade pupilar

Questão 5

Analise os contextos abaixo :

[1] A degeneração macular relacionada à idade é uma doença multifatorial, cujos principais fatores de risco são história familiar e exposição excessiva à radiação ultravioleta. Sua prevenção pode ser feita com exames periódicos (para detecção precoce), dieta rica em alimentos com vitaminas A, E, zinco e luteína, e óculos escuros com filtro para radiação ultravioleta.
[

2] A proporção de deficientes visuais por retinopatia diabética no Brasil é acima da proporção mundial. As prováveis causas deste achado são a desinformação e o difícil acesso da população a serviços de saúde, que juntos podem levar a um controle inadequado de doenças sistêmicas como a diabetes, favorecendo o aparecimento de complicações como a Revista retinopatia. Outro problema pode ser ainda a identificação inadequada dos outros agravos oculares, o que causaria o aumento proporcional da retinopatia diabética.

Questão 6

A visão produz-se em nível molecular graças a substâncias fotossensíveis, os fotopigmentos, que sofrem transformações químicas sob a ação da luz, o que essas transformações produz, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 7

Analise os contextos abaixo

[1] A deficiência visual traz profundas desvantagens para o indivíduo, sua família e sociedade. O impacto dos custos globais da cegueira é muito elevado. Alguns autores estimaram em 42 bilhões de dólares para o ano 2000 o custo econômico global da cegueira.

[2] Atualmente, alguns municípios trabalham bem com este sistema de referência e contrareferência; no entanto, de um modo geral, o nível secundário (oftalmologista) é sobrecarregado pela falta de profissionais, gerando filas e esperas prolongadas, prejudicando o sistema como um todo.

Assinale a alternativa CORRETA.

Questão 8

Assinale verdadeiro ou falso:

( ) Conjuntivite aguda bacteriana: é reconhecida pela vermelhidão, secreção aquosa, mucosa ou Toxoplasmose.
( ) Tracoma: é uma conjuntivite crônica, reconhecida por vermelhidão ocular, que pode levar à cegueira. Deve ser tratada por oftalmologista;
( ) Glaucoma: é o aumento da pressão intra-ocular. Deve ser diagnosticada e tratada assim que for descoberta
( ) Doenças como hipertensão e diabetes podem provocar o aparecimento de sintomas oculares e requerem acompanhamento constante
( ) Catarata: é a opacificação do olho (cristalino). É reconhecida pela alteração de cor da pupila, que pode variar entre o cinza e o branco. Não acarreta a perca da visão gradativa da acuidade visual.

Questão 9

Qual antibiótico tem como mecanismo de ação a inibição da DNA girase afetando a síntese do DNA bacteriano?

Questão 10

Relacione as colunas a seguir :

1) Síndrome de Von Hippel-Lindau.
2) Anemia Falciforme.
3) Neurofibromatose.
4) Tireoidopatias.

( ) Doença autossômica dominante com penetrância e expressividade variadas. Caracteristicamente, os pacientes com essa doença apresentam nódulos de Lisch em íris. Podem apresentar fibromas de pálpebras, neurofibromas plexiformes e hemiatrofia facial. O glaucoma congênito que pode surgir é unilateral, associado a neurofibroma ou hemiatrofia facial no mesmo lado. Esse glaucoma é de difícil controle e traz graves conseqüências à visão. Doença também associada ao glioma de nervo óptico. No fundo de olho, pode haver nevo de coróide ou astrocitomas de retina.
( ) Embora mais comumente o paciente com orbitopatia distireodiana nem sempre é a regra. Muitos casos apresentam a doença oftalmológica sem evidências clínicas ou laboratoriais da doença endócrina. é a causa mais comum de proptose, uni e bilateral. O paciente tem queixas de lacrimejamento, fotofobia, sensação de corpo estranho, diplopia e dor à movimentação ocular. Há dois estágios da doença orbitária: inflamatório agudo e quiescente. Na fase aguda, o olho apresenta-se congesto, com edema palpebral e periorbital, com hiperemia conjuntival (mais pronunciada na região da carúncula) e quemose. A resistência orbitária está aumentada, conferindo aumento da pressão intra-ocular. Há infiltração celular de tecidos intersticiais e hipertrofia dos músculos extrínsecos.
( ) O paciente com essa doença deve consultar o oftalmologista periodicamente a fim de evitar as complicações relacionadas com a neovascularização da retina (glaucoma neovascular, hemorragia vítrea), isquemia retiniana, oclusão de artérias ou veias.
( ) Doença autossômica dominante, por mutação no gene da fibrilina, no cromossomo 15. O paciente tem alta estatura, membros longos, aracnodactilia, alterações de coluna vertebral e peito escavado. Morte precoce devido às alterações cardiovasculares, geralmente por dissecção da aorta. A grande maioria dos pacientes apresenta subluxação do cristalino, mas mantém a acomodação. Também apresenta alterações de ângulo, o que pode predispor ao glaucoma. Alta incidência de miopia axial, predispondo ao desenvolvimento de descolamento de retina.

Tempo de simulado: