Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Médico Oftalmologista – Questões Objetivas

Simulado Médico Oftalmologista – Questões Objetivas

A oftalmologia é uma especialidade que estuda e trata as doenças relacionadas ao olho, à refração e seus anexos. O médico oftalmologista realiza cirurgias, prescreve tratamentos e correções para os distúrbios de visão.
Faça este simulado para testar seus conhecimentos na área.

Questão 1

Analise os contextos abaixo :

[1] A degeneração macular relacionada à idade é uma doença multifatorial, cujos principais fatores de risco são história familiar e exposição excessiva à radiação ultravioleta. Sua prevenção pode ser feita com exames periódicos (para detecção precoce), dieta rica em alimentos com vitaminas A, E, zinco e luteína, e óculos escuros com filtro para radiação ultravioleta.
[

2] A proporção de deficientes visuais por retinopatia diabética no Brasil é acima da proporção mundial. As prováveis causas deste achado são a desinformação e o difícil acesso da população a serviços de saúde, que juntos podem levar a um controle inadequado de doenças sistêmicas como a diabetes, favorecendo o aparecimento de complicações como a Revista retinopatia. Outro problema pode ser ainda a identificação inadequada dos outros agravos oculares, o que causaria o aumento proporcional da retinopatia diabética.




Questão 2

Assinale a alternativas INCORRETA.




Questão 3

A equipe de saúde da família pode ter um impacto significativo na saúde ocular de seus pacientes Com base nessa informação analise as afirmativas abaixo:

I) Controle rigoroso de fatores de risco para perda visual; manutenção da fidelidade e continuidade do tratamento oftalmológico e referência periódica de populações específicas para exames oftalmológicos com especialistas. Identificação e tratamento corretos em tempo adequado permitem reduzir substancialmente a incidência e a prevalência de deficiência visual na população.
II) Eles não asseguram que seus pacientes sejam referenciados para testes de glaucoma e não garantem que pacientes com deficiência visual possam ser avaliados e tratados por um especialista.
III) Atualmente, na grande maioria das vezes, este primeiro contato de atendimento oftalmológico acontece no seio do nível secundário de atenção, ou seja, nos ambulatórios de clínicas especializadas em oftalmologia, pelo próprio oftalmologista.
IV) O profissional da saúde da família deve se inteirar das principais causas de cegueira e deficiência visual do seu meio, assim como os principais fatores de risco para seu desenvolvimento ou agravamento.
V) O Médico da família não atende esses pacientes




Questão 4

O parecer que define critérios para a classificação de urgências e emergências em Oftalmologia estabelece que, embora semanticamente os dois conceitos sejam praticamente idênticos, na Medicina apresentam diferenças significativas. Na classificação das urgências, o parecer é mais detalhado e enumera, entre outras. Assinale o que NÃO e considerada como emergências em oftalmologia.




Questão 5

Analise os contextos abaixo

[1] A deficiência visual traz profundas desvantagens para o indivíduo, sua família e sociedade. O impacto dos custos globais da cegueira é muito elevado. Alguns autores estimaram em 42 bilhões de dólares para o ano 2000 o custo econômico global da cegueira.

[2] Atualmente, alguns municípios trabalham bem com este sistema de referência e contrareferência; no entanto, de um modo geral, o nível secundário (oftalmologista) é sobrecarregado pela falta de profissionais, gerando filas e esperas prolongadas, prejudicando o sistema como um todo.

Assinale a alternativa CORRETA.




Questão 6

Assinale verdadeiro ou falso:

( ) Conjuntivite aguda bacteriana: é reconhecida pela vermelhidão, secreção aquosa, mucosa ou Toxoplasmose.
( ) Tracoma: é uma conjuntivite crônica, reconhecida por vermelhidão ocular, que pode levar à cegueira. Deve ser tratada por oftalmologista;
( ) Glaucoma: é o aumento da pressão intra-ocular. Deve ser diagnosticada e tratada assim que for descoberta
( ) Doenças como hipertensão e diabetes podem provocar o aparecimento de sintomas oculares e requerem acompanhamento constante
( ) Catarata: é a opacificação do olho (cristalino). É reconhecida pela alteração de cor da pupila, que pode variar entre o cinza e o branco. Não acarreta a perca da visão gradativa da acuidade visual.




Questão 7

O Ministério da Saúde do Brasil reconhece que, embora passíveis de correção por medida aparentemente simples com óculos, os erros de refração ainda têm difícil resolução no Sistema Único de Saúde. Quais as dificuldades que aparecem para o Sistema de saúde resolver diante deste problema? Analise as afirmativas abaixo

I) Estudos na população brasileira mostraram que dificuldade de transporte, falta de orientação e perda de dia de trabalho são causas do não comparecimento ao exame.
II) Mesmo em sociedades economicamente desenvolvidas onde há disponibilidade de rastreamento, de exames de rotina e óculos gratuitos ou baixo custo, observa-se que a adesão também se mostra baixa e com altos níveis de abstenção.
III) O acesso aos exames são limitados.
IV) O rastreamento ou “triagem visual” tem como objetivo a detecção de casos suspeitos de ERNC e de outras patologias oculares e ser encaminhamento para diagnóstico e tratamento.
V) A demanda por consulta oftalmológica ser maior do que a oferta.

Assinale a alternativa CORRETA.




Questão 8

Os principais problemas visuais são os distúrbios de refração: Quando existem problemas no cristalino ou na córnea, acontecem os distúrbios de refração (ametropias). Os principais problemas de refração são:

I- Miopia - É como denomina-se o erro de refração em que a imagem focaliza antes de chegar na retina. As pessoas com miopia preferem usar a visão para perto. Têm dificuldade para enxergar à distância e comumente aproximam-se dos objetos para vê-los melhor. Franzir a testa e apertar os olhos também são sinais comuns em pacientes míopes não corrigidos.
II- Hipermetropia – a pessoa com hipermetropia vê bem de longe mas faz um esforço visual maior para poder enxergar bem de perto, o que faz com que ele tenha resistência às atividades que exijam visão para perto (leitura, artesanato, costura...) mesmo em crianças e jovens.
III- Presbiopia - popularmente conhecida como “vista cansada”, a presbiopia é universal, acometendo todas as pessoas com mais de 40 anos de idade. Ocorre pela perda progressiva da capacidade de acomodação do cristalino do olho, fazendo parte do processo natural de envelhecimento do ser humano. O sintoma, como já dito, é a perda progressiva da visão para perto, mesmo que a pessoa já enxergue bem (ou não) para longe. Necessita ser corrigida com óculos.
IV- Astigmatismo – O astigmatismo é caracterizado por uma córnea de formato irregular, que faz com que a pessoa que é diagnosticada com essa doença além de dores nos olhos, luminosas sejam focalizadas em dois pontos separados na retina criando uma imagem distorcida. É um defeito existente na curvatura do cristalino, resultando em dificuldade para enxergar uma reta em determinada posição e não em outra. É corrigido com lentes de óculos chamadas "cilíndricas".

Assinale a alternativa CORRETA.




Questão 9

Assinale a alternativa CORRETA

I- O sistema visual da criança amadurece durante a primeira década de vida, sendo o período mais crítico os primeiros 18 meses.
II- A detecção precoce do retinoblastoma, que embora não seja uma causa de cegueira importante, é primordial, uma vez que tem grande impacto na sobrevida do paciente.
III- A Cegueira: deve ser usado somente para perda total da visão e/ou quando o indivíduo necessita de auxílios especiais para substituir as suas habilidades visual.
IV- Incapacidade Visual: deve ser usada quando a condição de perda visual seja caracterizada por perda das funções visuais (perda da acuidade visual, do campo visual.
V- A cada ano, aproximadamente 500 mil crianças ficam cegas e em torno de 60% morrem na infância. Cerca de 80% das causas de cegueira infantil são preveníveis ou tratáveis.




Questão 10

Qual o objetivo do projeto Olhar Brasil? Assinale a alternativa CORRETA.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado