Simulado Médico Oftalmologista – Questões Objetivas

A oftalmologia é uma especialidade que estuda e trata as doenças relacionadas ao olho, à refração e seus anexos. O médico oftalmologista realiza cirurgias, prescreve tratamentos e correções para os distúrbios de visão.
Faça este simulado para testar seus conhecimentos na área.

Questão 1

Sempre que as imagens se formam corretamente na mancha amarela, a visão é nítida, e o olho é considerado emetrope ou normal. Quando isso não ocorre, dizemos que há defeito de visão. Dentre esses defeitos quais os outros que se destacam:

I- Miopia, hipermetropia
II- Estigmatismo, estrabismo
III-Presbiopia, hemorragias subconjutivais
IV- hordéolo, corpos estranhos intraorbitários
V- lacerantes, endoftalmite

Questão 2

O parecer que define critérios para a classificação de urgências e emergências em Oftalmologia estabelece que, embora semanticamente os dois conceitos sejam praticamente idênticos, na Medicina apresentam diferenças significativas. Na classificação das urgências, o parecer é mais detalhado e enumera, entre outras. Assinale o que NÃO e considerada como emergências em oftalmologia.

Questão 3

Assinale a alternativa CORRETA

Questão 4

Qual a função do Iris? Assinale a alternativa CORRETA

Questão 5

A Oftalmologia destaca-se por ter sido a primeira especialidade na Medicina a utilizar o lasercom objetivo terapêutico, bem como pelo seu acelerado e constante desenvolvimento. De fato, o termo laser apresenta uma conotação de tecnologia avançada e futurística. Mas devemos entender que, assim como os computadores, os lasers estão em constante e rápida evolução, o que possibilita aplicações diagnósticas e terapêuticas cada vez mais precisas e eficazes. Quais os benefícios que o lasercom traz para o sistema de Oftalmologia. Assinale a alternativa CORRETA que especifica esse benefício.

Questão 6

Complete a lacuna:
As infecções oportunistas e as manifestações neoplásicas como o sarcoma de Kaposi representam o estágio final da doença, ocorrendo em pacientes com grave defeito imune. Apesar das diferenças regionais, as infecções oportunistas de maior prevalência em todos os continentes são a pneumonia causada pelo- ______________ a retinite por citomegalovírus e a encefalite por Toxoplasma gondii.

Questão 7

Analise os contextos abaixo :

[1] A degeneração macular relacionada à idade é uma doença multifatorial, cujos principais fatores de risco são história familiar e exposição excessiva à radiação ultravioleta. Sua prevenção pode ser feita com exames periódicos (para detecção precoce), dieta rica em alimentos com vitaminas A, E, zinco e luteína, e óculos escuros com filtro para radiação ultravioleta.
[

2] A proporção de deficientes visuais por retinopatia diabética no Brasil é acima da proporção mundial. As prováveis causas deste achado são a desinformação e o difícil acesso da população a serviços de saúde, que juntos podem levar a um controle inadequado de doenças sistêmicas como a diabetes, favorecendo o aparecimento de complicações como a Revista retinopatia. Outro problema pode ser ainda a identificação inadequada dos outros agravos oculares, o que causaria o aumento proporcional da retinopatia diabética.

Questão 8

Assinale a alternativa CORRETA

I- O sistema visual da criança amadurece durante a primeira década de vida, sendo o período mais crítico os primeiros 18 meses.
II- A detecção precoce do retinoblastoma, que embora não seja uma causa de cegueira importante, é primordial, uma vez que tem grande impacto na sobrevida do paciente.
III- A Cegueira: deve ser usado somente para perda total da visão e/ou quando o indivíduo necessita de auxílios especiais para substituir as suas habilidades visual.
IV- Incapacidade Visual: deve ser usada quando a condição de perda visual seja caracterizada por perda das funções visuais (perda da acuidade visual, do campo visual.
V- A cada ano, aproximadamente 500 mil crianças ficam cegas e em torno de 60% morrem na infância. Cerca de 80% das causas de cegueira infantil são preveníveis ou tratáveis.

Questão 9

O teste do reflexo vermelho é uma ferramenta de rastreamento de alterações que possam comprometer a transparência dos meios oculares, tais como catarata (alteração da transparência do cristalino), glaucoma (alteração da transparência da córnea), toxoplasmose (alteração da transparência do vítreo pela inflamação), retinoblastoma (alteração da transparência do vítreo pelo tumor intraocular), descolamentos de retina tardios. Vale lembrar que o TRV não é a forma adequada de identificação precoce dos descolamentos de retina. Assinale a alternativa que enfatiza de que modo o TRV deve ser realizado.

Questão 10

O Ministério da Saúde do Brasil reconhece que, embora passíveis de correção por medida aparentemente simples com óculos, os erros de refração ainda têm difícil resolução no Sistema Único de Saúde. Quais as dificuldades que aparecem para o Sistema de saúde resolver diante deste problema? Analise as afirmativas abaixo

I) Estudos na população brasileira mostraram que dificuldade de transporte, falta de orientação e perda de dia de trabalho são causas do não comparecimento ao exame.
II) Mesmo em sociedades economicamente desenvolvidas onde há disponibilidade de rastreamento, de exames de rotina e óculos gratuitos ou baixo custo, observa-se que a adesão também se mostra baixa e com altos níveis de abstenção.
III) O acesso aos exames são limitados.
IV) O rastreamento ou “triagem visual” tem como objetivo a detecção de casos suspeitos de ERNC e de outras patologias oculares e ser encaminhamento para diagnóstico e tratamento.
V) A demanda por consulta oftalmológica ser maior do que a oferta.

Assinale a alternativa CORRETA.

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *