Simulado Psiquiatra – Conhecimentos Específicos

A psiquiatria é uma especialidade da medicina que tem como finalidade o diagnóstico, tratamento, prevenção e reabilitação dos mais variados distúrbios mentais, sejam eles de origem orgânica ou funcional. Confira e responda ao simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

O delirium, também chamado de Delirium Tremens, é um estado de confusão mental que surge abruptamente, e causa alterações da consciência, atenção, comportamento, memória, pensamento, orientação ou outra área da cognição, provocando um comportamento que costuma alternar entre sonolência excessiva e agitação.
Assinale a alternativa CORRETA, sobre Delirium:

Questão 2

Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um exame laboratorial indicado para a avaliação de indivíduos com comprometimento cognitivo leve ou demência.

Questão 3

Julia, de 22 anos, passou por questões relacionadas a abuso sexual na infância. Atualmente, começou a se relacionar com um rapaz e apresenta choros e tremores frequentes quando a relação se torna mais íntima. O quadro vem acontecendo há mais de 6 meses e a paciente revela que passou a evitar sair de casa e encontrar o namorado. Sobre o caso, assinale a alterantiva que apresenta o diagnóstico mais provável para essa paciente:

Fonte: Compêndio de Psiquiatria − Kaplan. Capítulo 11.1: Transtorno de estresse pós-traumático e transtorno de estresse agudo

.

Questão 4

São aspectos clínicos preditivos de transtorno bipolar, EXCETO:

Questão 5

Sobre a humanização do cuidado no Sistema Único de Saúde (SUS), analise as afirmações a seguir:

I- A Política Nacional de Humanização (PNH) afirma que a inclusão dos trabalhadores na gestão é fundamental para que eles, no dia a dia, reinventem seus processos de trabalho e sejam agentes ativos das mudanças no serviço de saúde.

II- Um SUS humanizado reconhece cada pessoa como legítima cidadã de direitos e valoriza e incentiva sua atuação na produção de saúde.

III- Para a humanização do cuidado, é importante dar visibilidade à experiência dos trabalhadores, mas nunca os incluir na tomada de decisão nos processos de trabalho.

É correto o que se afirma em:

Questão 6

A sexualidade humana vai muito além da relação sexual em si, embora faça parte. Ela engloba inúmeros fatores que variam de acordo com as vivências e experiências de cada pessoa. Passa pela influência social, cultural, religiosa e da educação. Também está associada a fatores biológicos que podem ser anatômicos e fisiológicos, específicos do homem, da mulher e ainda individuais. Os transtornos da sexualidade são divididos em 3 grandes grupos: Disfunções Sexuais, Disforia de Gênero, Transtornos Parafínicos.
Assinale a alternativa INCORRETA, sobre a disforia de Gênero:

Questão 7

Paciente em uso de 30 mg de haloperidol e 60 mg de fluoxetina apresenta quadro com hiperatividade neuromuscular, elevação do humor e da atividade mental, hipertermia e clônus, o diagnóstico é:

Questão 8

Leia o caso a seguir.

Paciente A., 15 anos, iniciou tratamento em unidade de saúde mental, com queixas de muita “ansiedade” na escola. A mãe relata que ele sempre teve muita dificuldade de fazer amizade, tanto na escola, quanto com familiares. É sempre muito literal nas suas colocações e parece ser muito inocente para a idade. A mãe refere que A. demorou muito para começar a falar (dois anos de idade) e que parecia sempre desligado das pessoas. Gostava sempre de coisas que ninguém gostava, como colecionar tampinhas de garrafa, ou estudar tudo sobre dinossauros. Sempre tinha dificuldade com barulhos altos, que o deixavam irritado. Só gostava de comer arroz com feijão. Quando as coisas saíam da rotina, ficava mais ansioso e irritado. Sempre teve bom desempenho acadêmico, mas há cerca de 3 anos, após mudar para outra escola, A. começou a se queixar de aperto no peito, angústia, parestesia em membros e desrealização. Refere que isso acontecia toda vez que tinha que falar na frente dos colegas e que já não conseguia nem lanchar com eles. Em casa, começou a se isolar mais, evitando sair para lojas ou shoppings. O psiquiatra então iniciou o uso de 25 mg/dia de Paroxetina. Cerca de dez dias depois do início da medicação, a mãe reparou que A. estava mais alegre, falante, “radiante”, cheio de planos e relatava que queria se candidatar a representante da sala. Cheio de energia, não dormia direito à noite. Quinze dias após o início da Paroxetina, a família retornou ao psiquiatra, que suspendeu a medicação. Dois dias depois, A. voltou a se queixar dos mesmos sintomas de antes, retornando ao comportamento evitativo.

Baseado na história clínica, a suspeita diagnóstica para o caso é de transtorno

Questão 9

Os transtornos de personalidade podem ser classificados em 8 tipos: Paranóide, Esquizóide, Antissocial, Emocionalmente instável (Impulsivo, Borderline), Histriônico, Obsessivo-Compulsivo, Evitativo e Dependente.
Assinale a alternativa Correta sobre o Transtorno da Personalidade Histriônico:

Questão 10

Transtornos de despersonalização e desrealização são conhecidos como transtornos dissociativos, nos quais há um sentimento de desapego ou estranhamento do próprio eu. Nesse contexto, analise as proposições a seguir:

I- Despersonalização é definida como sensação de irrealidade, de distanciamento ou de ser um expectador da própria identidade.

II- Desrealização é uma experiência de irrealidade ou distanciamento em relação ao ambiente.

III- A etiologia dos transtornos dissociativos é associada à psicodinâmica e ao estresse traumático.

É correto o que se afirma em:

Tempo de simulado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *