Simulado Médico Infectologista – Questões Objetivas

O Infectologista se ocupa do estudo das doenças causadas por diversos patógenos como príons, vírus, bactérias, protozoários, fungos e animais. O Infectologista atua basicamente em 4 grandes áreas clínicas: Diagnóstico e tratamento das doenças infecciosas e parasitárias. Imunizações (Vacinação). Aconselhamento na Prescrição de Antimicrobianos (Uso correto de antibióticos). Controle de Infecção Hospitalar. Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Leia o caso a seguir.

V., 12 anos, é contactante de M., 62 anos, que teve diagnóstico de tuberculose há um mês. Seu PPD foi 6 mm.

A conduta indicada para este caso é

Questão 2

São Infecções comumente causadas por microrganismos anaeróbicos todas abaixo citadas, EXCETO:

Questão 3

Sobre a Portaria de Consolidação nº 2/2017 do Ministério da Saúde, assinale a alternativa INCORRETA referente ao Art. 2º (São políticas gerais de promoção, proteção e recuperação da Saúde).

Questão 4

Um empresário de 32 anos, previamente hígido procura um serviço médico especializado 2 horas após ter tido atividade sexual com uma profissional do sexo na qual houve ruptura do preservativo. Nega exposição prévia dessa natureza e refere que seus exames sorológicos para HIV, sífilis e hepatites virais estavam negativos na última rotina laboratorial há 6 meses.
Diante desse caso, qual a recomendação a ser feita?

Questão 5

Sobre a vacina BCG, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(---) Protege contra formas graves de tuberculose.
(---) Pode ser aplicada em gestantes e pessoas imunodeprimidas, sem contraindicação.
(---) A criança exposta ao HIV, que chega ao serviço ainda não vacinada, poderá receber a vacina se assintomática e sem sinais de imunodepressão.
(---) A partir dos 5 anos de idade, pessoas portadoras de HIV não devem receber a vacina.

Questão 6

Paciente de 34 anos de idade, sexo masculino, proveniente de Minas Gerais, assintomático, vem ao consultório com primodiagnóstico de HIV feito em exames de triagem e confirmado conforme protocolo diagnóstico de HIV pelo Ministério da saúde. Na sua história, refere que já fez tratamento para Leishmaniose Visceral (LV) há um ano, com melhora do quadro. Nos resultados dos exames laboratoriais, Contagem de Linfócito T‑CD4+ de 110/mm³.

Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta uma profilaxia que deve ser realizada para esse paciente.

Questão 7

Em relação ao Anexo A – Política Nacional de Atenção Básica – Disposições Gerais dos Princípios e Diretrizes Gerais da Atenção Básica, assinale a alternativa correta.

Questão 8

Em relação às infecções neonatais, assinalar a alternativa CORRETA:

Questão 9

Sobre o Código de Ética Médica, analisar os itens abaixo:

I. É vedado ao Médico deixar de assumir responsabilidade sobre procedimento médico que indicou ou do qual participou, com exceção de quando vários médicos tenham assistido o paciente.
II. É vedado ao Médico delegar a outros profissionais atos ou atribuições exclusivos da profissão médica.
III. É permitido ao Médico assinar em branco as folhas de receituários, os atestados, os laudos ou quaisquer outros documentos médicos.

Está(ão) CORRETO(S):

Questão 10

Em relação às doenças de notificação compulsória, assinale a doença que passou a ser de notificação obrigatória a partir da Portaria nº 264/2020.

Tempo de simulado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *