>

Simulado Biomédico – Conhecimentos Específicos

O biomédico é o profissional que destrincha doenças, ao identificar e estudar microorganismos. É ele quem prepara o terreno para o tratamento de enfermidades ao abastecer médicos com informações sobre bactérias e fungos que causam patologias. É uma área que atua no campo de interface entre biologia e medicina, voltada para a pesquisa das doenças humanas, seus fatores ambientais e ecoepidemiológicos, com o objetivo de compreender as causas, efeitos, mecanismos e desenvolver e/ou aprimorar diagnósticos e tratamentos. Confira e responda ao simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

A caracterização de anormalidades cromossômicas recorrentes, permanece como método padrão para identificar alterações citogenéticas nas células leucêmicas.

A técnica referida no texto, utilizada para a caracterização citogenética das leucemias, é

Questão 2

De acordo com a Lei nº 12.288/2010 — Estatuto da Igualdade Racial, no que diz respeito ao direito à liberdade de conhecimento e de crença e ao livre exercício dos cultos religiosos e do acesso à terra e à moradia adequada, assinalar a alternativa CORRETA:

Questão 3

Segundo a RDC nº 222/2018, resíduos com a possível presença de agentes biológicos que, por suas características, podem apresentar risco de infecção são classificados como resíduos do grupo A. Com relação aos resíduos do grupo A, é CORRETO afirmar que:

Questão 4

Uma avaliação cautelosa da medula óssea é fundamental para o diagnóstico e o manejo de diversas doenças hematológicas.

Geralmente, após realizado o aspirado de medula óssea, o material é entregue a um assistente técnico, que prepara as lâminas de esfregaço e avalia a qualidade da amostra.

Baseando-se nas boas práticas para a conservação de um aspirado de medula óssea, avalie as afirmativas a seguir.

I. Os esfregaços do material devem ser preparados rapidamente, logo após a coleta do aspirado, para evitar a coagulação, utilizando-se lamínulas ou lâminas para espalhar a medula.

II. A medula óssea, caso não seja possível o preparo imediato da lâmina do esfregaço, pode ser aspirada para um tubo contendo anticoagulante.

III. Havendo a necessidade de exames adicionais como citogenética ou citometria de fluxo, devem ser realizados novos aspirados, retirando e reposicionando a agulha em um novo sítio e aspirando a medula para tubos novos sem a necessidade de adicionar anticoagulante.

Está correto o que se afirma em

Questão 5

Existem quatro níveis de biossegurança: NB-1, NB-2, NB3 e NB-4, crescentes no maior grau de contenção e complexidade do nível de proteção, que consistem de combinações de práticas e técnicas de laboratório e barreiras primárias e secundárias de um laboratório. Sobre o assunto, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) O NB-1 é adequado ao trabalho que envolva agente com menor grau de risco (Classe de Risco I) para profissionais do laboratório e para o meio ambiente.

( ) No NB-2 é exigido cabine de Segurança Biológica Classe I ou II e centrífuga com caçapa protegida sempre que houver manipulação de materiais em que possa existir a formação de aerossóis.

( ) A Classe de Risco 3 enquadra agentes biológicos com elevado risco individual e comunitário. Os agentes patogênicos representam grande ameaça para as pessoas e animais, com fácil propagação de um indivíduo a outro, direta e indiretamente, não existindo profilaxia nem tratamento.

Questão 6

No Word 2016, qual opção da guia Revisão é utilizada para adicionar uma anotação acerca de determinada parte do texto?

Questão 7

É CORRETO afirmar sobre as enzimas de importância clínica:

Questão 8

A citologia da vulva não é tão popular quanto a de outras áreas do trato feminino. A razão principal é a dificuldade em fazer os esfregaços que serão, na maioria das vezes, de população celular muito pequena. Entretanto, quando os esfregaços são feitos com boa técnica, fornecerão excelentes informações ao biomédico.
Em um tipo de lâmina de células da vulva, foram encontrados presença de grânulos no citoplasma das células e também fora delas, de cores marrom-escuro, ou clara, em abundância. Neste caso o possível diagnóstico será:

Questão 9

Um tipo de porfiria muito raro é resultado de um defeito genético em homozigose, no qual, demonstra uma falta de atividade da uroporfirinogênio descarboxilase (URO-D). Há uma semelhança com outro tipo de porfiria, diferenciado pelo grau de fotossensibilidade grave, que geralmente, começa na primeira infância.
De acordo com o texto, qual é o tipo de porfiria mencionada?

Questão 10

Na década de 1960, os pesquisadores Nowell e Hungerford descreveram a primeira aberração cromossômica específica a um tipo de câncer. Essa anormalidade, associada à leucemia mieloide crônica, foi chamada de cromossomo Philadelphia, por ter sido descrita na cidade homônima. Alguns anos mais tarde, Rowley e colaboradores descobriram que o cromossomo Philadelphia na realidade era uma translocação balanceada.

Assinale a opção que apresenta a translocação cromossômica referida no texto.

Tempo de simulado: