Página Inicial » Simulado de Concurso » Simulado concurso BRB – Banco de Brasília

Simulado concurso BRB – Banco de Brasília

O BRB – Banco de Brasília S.A. começa a receber em junho as inscrições para o concurso público Nº 01/2019, destinado ao provimento de 100 vagas no cargo de Escriturário, de nível médio. As provas estão marcadas para o dia 18 de agosto de 2019.

Para os interessados irem se preparando para a prova objetiva, elaboramos esse simulado, com questões de provas anteriores do Instituto Americano de Desenvolvimento – IADES.

Texto para responder às questões de 1 a 3.

Quais são os serviços e procedimentos que o farmacêutico está autorizado a realizar na farmácia? Nas farmácias, já há bastante tempo, os farmacêuticos estão autorizados a prestar serviços como acompanhamento do tratamento e educação em saúde. Eles também podem realizar procedimentos como aplicação de injetáveis, testes para dosagem de glicemia capilar, verificação de temperatura e de pressão arterial. A novidade é que, com a publicação da Lei no 13.021/2014, que mudou o conceito de farmácia no País, classificando esse estabelecimento como uma unidade de assistência à saúde, esses serviços e procedimentos ganharam maior importância. Agora, a assistência farmacêutica está definida como um conjunto de ações e serviços voltados a uma assistência terapêutica integral e à promoção, proteção e recuperação da saúde, além do acesso aos medicamentos e do seu uso racional. Lembre-se: farmácia não é mais apenas comércio! É também um lugar para cuidar da saúde e onde a autoridade técnica é o farmacêutico!

Disponível em: . Acesso em: 19 dez. 2018, com adaptações.

Questão 1LÍNGUA PORTUGUESA - Com base na leitura compreensiva do texto, assinale a alternativa correta.

Questão 2Considerando as relações responsáveis pela construção do sentido do texto, assinale a alternativa correta.

Questão 3De acordo com a norma-padrão, a respeito da relação entre os verbos e os nomes empregados no texto e os seus respectivos complementos, assinale a alternativa correta.

Questão 4Segundo as regras de pontuação vigentes, o uso da vírgula

Questão 5Leia o texto:

A abordagem social constitui-se em um processo de trabalho planejado de aproximação, escuta qualificada e construção de vínculo de confiança com pessoas e famílias em situação de risco pessoal e social nos espaços públicos para atender, acompanhar e mediar acesso à rede de proteção social.

Em relação à classe e ao emprego de palavras no texto, na oração “A abordagem social constitui-se em um processo de trabalho planejado de aproximação”, os vocábulos sublinhados classificam-se, respectivamente, em

Questão 6De acordo com as regras de acentuação gráfica, assinale a alternativa correta

Questão 7RACIOCÍNIO LÓGICO E MATEMÁTICA - Assinale a alternativa que corresponde à negação lógica da proposição: “Pedro não é farmacêutico e João não é analista de sistemas”

Questão 8Suponha que, sobre a mesa de Astolfo, assistente administrativo do Conselho Federal de Farmácia, existam 7 processos. Sabe-se que pelo menos um processo é a respeito de farmácia magistral e, se ele escolhe dois processos quaisquer, pelo menos um é acerca de farmácia comunitária. Quantos processos referentes à farmácia comunitária estão sobre a mesa de Astolfo?

Questão 9Considere hipoteticamente que Pedro e João são assistentes administrativos no Conselho Federal de Farmácia. Sabe-se que Pedro consegue autuar 6 processos em 4 horas, enquanto João consegue autuar 6 processos em 3 horas. Trabalhando juntos, quantos processos eles conseguirão autuar durante uma jornada de 8 horas de trabalho, mantendo-se constante seu ritmo de trabalho?

Questão 10Geraldo tem 4 porta-arquivos de mesa de cores diferentes (azul, verde, amarelo e vermelho) para organizar os processos administrativos da própria repartição. Ele pretende colocar os porta-arquivos lado a lado sobre uma escrivaninha. De quantas maneiras diferentes ele pode organizar esses porta-arquivos?

Questão 11Maria toma o remédio para a pressão a cada 8 horas, e o da diabetes a cada 6 horas. Se ela ingerir ambos às 12 h de hoje, quantas horas depois ela tomará os dois remédios juntos novamente?

Questão 12Considere as premissas a seguir.

1) Se o instrumento está afinado, eu toco bem.
2) Se o público aplaude, eu fico feliz.
3) Se eu toco bem, consigo dinheiro.
4) Se eu consigo dinheiro, me caso ou compro uma bicicleta.

Sabendo-se que eu não me casei e não fiquei feliz, assinale a alternativa correta.

Questão 13Um lojista aumentou o preço dos próprios produtos em 20% e, em seguida, anunciou um desconto de 10%. Esse procedimento é equivalente a

Comentar Simulado