Simulado Vestibular UEG

Preparamos esse simulado com questões de provas aplicadas anteriormente em vestibulares da UEG - Universidade Estadual de Goiás.

Questão 1

A sociedade moderna é perpassada por conflitos sociais. Os pensadores clássicos da Sociologia desenvolveram um conjunto de ideias que contribuem para a interpretação desses conflitos. Em relação à interpretação dos sociólogos clássicos a respeito dos conflitos sociais, nota-se que

Questão 2

Leia a tirinha a seguir.
has

A conversa estabelecida pelas personagens nos quadrinhos

Questão 3

Leia a frase a seguir.

“Olho por olho e o mundo acabará cego”

A frase icônica é coerente com os conceitos éticos do

Questão 4

Uma das grandes discussões da evolução dos seres vivos é sobre a origem da espécie humana, uma vez que a ciência demonstra que os humanos apresentam parentesco próximo com chimpanzés, gorilas e orangotangos. As investigações mais recentes sobre a evolução humana analisaram fragmentos de ossos de animais e de rochas para concluir que esses nossos ancestrais já se encontravam no norte da África há milhares de anos. A denominação da classificação da família à qual pertencem essas espécies é

Questão 5

Um bom exemplo de como a indústria estimulou a urbanização pode ser verificado na própria Inglaterra do século XIX. Em 1800, apenas 25% da população desse país era urbana. Um século depois, com o crescimento da industrialização, 75% dos ingleses já moravam nas cidades. Esse processo se reproduziu mundialmente; em alguns países de forma imediata, e em outros tardiamente.

ALBUQUERQUE, Maria Adailza Martins. Geografia sociedade e cotidiano: fundamentos, volume I, 3.
ed. São Paulo: Escala Educacional, 2013, p. 256.

Sobre essa relação entre industrialização e urbanização, tem se que:

Questão 6

Leia o texto a seguir.

Multiculturalismo na América Latina

1 A relação entre educação e cultura(s) nos coloca diante das questões apresentadas hoje pelo
2 multiculturalismo no âmbito planetário e diante de cada uma das realidades nacionais e locais em que
3 vivemos.
4 Na América Latina e, particularmente, no Brasil, a questão multicultural apresenta uma
5 configuração própria. Nosso continente é um continente construído com uma base multicultural muito
6 forte, onde as relações interétnicas têm sido uma constante, uma história dolorosa e trágica
7 principalmente no que diz respeito aos grupos indígenas e afrodescendentes.
8 A nossa formação histórica está marcada pela eliminação física do “outro” ou por sua
9 escravização, que também é uma forma violenta de negação de sua alteridade. Os processos de negação
10 do “outro” também se dão no plano das representações e no imaginário social. Neste sentido, o debate
11 multicultural na América Latina nos coloca diante da nossa própria formação histórica, da pergunta sobre
12 como nos construímos socioculturalmente, o que negamos e silenciamos, o que afirmamos, valorizamos e
13 integramos na cultura hegemônica. A problemática multicultural nos mostra os sujeitos históricos que
14 foram massacrados, que souberam resistir e continuam hoje afirmando suas identidades e lutando por
15 seus direitos de cidadania plena na nossa sociedade, enfrentando relações de poder assimétricas, de
16 subordinação e exclusão.

CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica.
In: MOREIRA, Antonio Flávio; CANDAU, Vera Maria (Org.).
Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 17. (Adaptado).

Defende-se no texto a seguinte tese:

Questão 7

Em um livro com diagramação antiga era apresentado o esquema a seguir, da troca de calor entre dois corpos A e B.
sada
Nesse esquema o autor explica que “o calor espontaneamente não pode ir de um corpo para outro de temperatura mais alta". Essa afirmação está de acordo com a

Questão 8

Leia o texto a seguir.

Tomai o caminho do Santo Sepulcro; arrebatai aquela terra à raça perversa e submetei-a a vós mesmos. Essa terra em que, como diz a Escritura: “jorra leite e mel” foi dada por Deus aos filhos de Israel. Jerusalém é o umbigo do mundo, a terra mais que todas frutífera, como um novo paraíso dos deleites.

Papa Urbano II. In: HUBERMAN, Leo. História da Riqueza do Homem. São Paulo: Zahar, 1979. p. 28.

O texto citado é um trecho do discurso do papa Urbano II no Concílio de Clemont, em 1095, no qual o pontífice defende a necessidade de os europeus partirem em uma Cruzada rumo ao oriente. Essa expedição militar ficou conhecida como

Questão 9

Observe a imagem a seguir.
saa
O famoso quadro A morte de Marat, de Jacques-Louis David, produzido no contexto da Revolução Francesa, é um documento da

Questão 10

Leia o texto a seguir.

Em 1949, os Estados Unidos lideraram uma organização que reuniria os países europeus do sistema capitalista em um pacto de auxílio militar mútuo. No dia 4 de abril daquele ano foi criada em Washington a Organização do Atlântico Norte (OTAN). Ficava estabelecido que os países envolvidos se comprometiam na colaboração militar mútua em caso de ataques oriundos dos países referentes ao bloco socialista.

Disponível em: <www.infoescola.com/geografia/otan>. Acesso em: 15 mar. 2019.

No contexto geopolítico após o fim da Guerra Fria, a OTAN

Tempo de simulado: