Simulado Administrador Escolar – Questões Teóricas

O administrador escolar é uma especialidade do pedagogo, que atua junto ao corpo docente e discente das instituições de ensino. Suas atribuições são de coordenar as práticas pedagógicas, acompanhar e analisar o desenvolvimento do currículo. É o responsável legal e administrativo do estabelecimento. Coordenar e articular a elaboração de dados da comunidade escolar como suporte necessário ao dinamismo Político Pedagógico e também o processo de elaboração, atualização do Regimento Escolar, juntamente com o diretor escolar. Realize o simulado e se prepare para Concursos.

Questão 1

Espera-se que o administrador escolar seja capaz de organizar dados que permitam de forma coletiva melhorar a gestão escolar. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.

l- Reunir os professores, analisar os resultados dos alunos e, à luz da análise, tomar algumas medidas coletivas de redirecionamento do processo ensino aprendizagem.
ll- Afixar no pátio da escola as notas dos estudantes com baixo rendimento e organizar atividades de ensino que recuperem suas notas baixas.
lll- Fazer gráficos do rendimento dos alunos e expor na sala dos professores, nomeando os profissionais que ensinam mal.
lV- Incentivar os esforços dos professores, chamando os pais para dividir as preocupações e orientar a melhor forma para eles acompanharem as tarefas de casa de seus filhos.

Questão 2

“Autonomia não se concede, se conquista!” Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

Questão 3

O Conselho Escolar somente exercerá seu papel de instância máxima de deliberação democrática se a comunidade escolar tiver claro que, exceto:

Questão 4

“Deve-se considerar que mesmo que a escola proponha instituir o Conselho Escolar em moldes democráticos, usando de sua autonomia relativa e tendo em vista a participação de todos os usuários nas discussões e deliberações, como coletivo, ainda assim são necessárias precauções.” Nesse sentido, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

Questão 5

No documento - Progestão: como promover, articular e envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar? - há uma preocupação com a participação e qualificação desse processo. São pontos de tensão que o administrador escolar deve ter presente, exceto:

Questão 6

“Estudiosos da era da informação, como Manuel Castells, têm observado que a globalização marginaliza povos e países que têm sido excluídos das redes de informação”. Na perspectiva de uma escola democratizadora novas ações são exigidas. Dentre elas cita-se, exceto:

Questão 7

“Ignorando-se mutuamente, tanto a escola como as famílias perdem com a falta desse convívio. O afastamento não faz bem a nenhuma das partes. Coisas simples, que poderiam ser resolvidas com diálogo, acabam por se transformar em problemas. A falta de comunicação afasta a escola do cumprimento de sua função social.” Considere as possíveis ações que o administrador pode fazer para aproximar a escola e as famílias, e assinale a alternativa correta.

l- Produzir dados quantitativos e qualitativos, transformar em informações simples e explicar para as famílias em reuniões da escola.
ll- Acolher, respeitar e valorizar a diversidade.
lll- Promover escuta qualificada, compreendendo que a cultura explicitada pode ser diversa da desenvolvida na escola e que nem por isso é menos importante.
lV- Buscar resolver tudo que for de sua competência e fazer o encaminhamento junto a outras instituições quando se fizer necessário.
V- Fazer material com os principais pontos do Projeto Político Pedagógico e entregar aos pais no ato da matrícula ou na primeira reunião escolar para que os pais compreendam os objetivos da escola.

Questão 8

“É claro que todo processo que necessita da participação coletiva leva a uma carga de trabalho a mais, pois é necessário prever o tempo para a preparação das atividades.” Identifique as atividades nas quais o administrador escolar deve estar envolvido e assinale a alternativa correta.

l- Levantamento de dados ou preparo de relatórios.
ll- Diagnósticos para a utilização na atividade coletiva.
lll- Leitura de textos diversos.
lV- Planejamento da atividade (participativa) e a sua realização, bem como os encaminhamentos dali extraídos.

Questão 9

“A democracia deve ser afirmada como um valor e como um processo”. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

Questão 10

Vitor Paro, ao escrever sobre educação e democracia, diz que: “A importância de considerar a dimensão política da educação e as potencialidades de sua realização como prática democrática na escola está associada, assim, à própria importância da relação pedagógica na convivência social.”
Nesse sentido, analise as afirmações seguir e assinale a alternativa correta.

l- A promoção de processos eleitorais no ambiente escolar, por si só, garantem o essencial da democracia, ou seja, o exercício da aceitação mútua, presente na relação pedagógica.
ll- A colaboração entre grupos e pessoas é essencial à convivência pacífica e ao desenvolvimento histórico da sociedade. Não é a luta o modo fundamental de relação humana, mas a colaboração.
lll- Pela educação como prática democrática se constrói o político e se concorre para uma sociedade mais cooperativa, mais compartilhada e mais digna de ser compartilhada.

Tempo de simulado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *