>

Simulado Engenheiro Agrônomo – Questões Teóricas

Engenheiro agrônomo é um profissional cujo o campo de atuação abrange áreas como fitotecnia, zootecnia, solos, engenharia rural, mecanização, economia, agroindústria, e outras. Suas atribuições vão de identificar e resolver problemas, realizar análises científicas, ate a de tomar decisões com a finalidade de operar, modificar e criar sistemas agropecuários, entre outras. Preparamos este simulado abaixo com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos.

Questão 1

Sobre o sensoriamento remoto, analise as afirmativas a seguir.

I. A história do sensoriamento remoto pode ser dividida em dois períodos: um, de 1860 a 1960, baseado no uso de fotografias e imagens; e outro, de 1960 aos dias de hoje, caracterizado por uma variedade de tipos de fotografias e imagens.
II. A energia utilizada em sensoriamento remoto é a radiação eletromagnética que se propaga em forma de ondas eletromagnéticas com a velocidade da luz. Ela é medida em frequência e comprimento de onda.
III. Os sensores remotos são equipamentos que captam e registram a energia refletida ou emitida pelos elementos da superfície terrestre. Dependendo de suas características, eles podem ser instalados em plataformas terrestres, aéreas e orbitais.
IV. Como exemplo de sensores, temos as câmaras fotográficas, as câmaras de vídeo, os radiômetros, os sistemas de varreduras (scanners) e os radares.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

Questão 2

Um dos eventos climáticos de maior importância para os sistemas agrícolas é o ENOS (El Niño Oscilação Sul), fenômeno acoplado que possui um componente atmosférico e outro oceânico. Em função das temperaturas do oceano pacífico equatorial, o ENOS pode assumir as denominações El Niño ou La Niña, caso as águas oceânicas estejam, respectivamente, anomalamente acima ou abaixo de médias climatológicas. Em relação aos eventos ENOS, assinale a alternativa correta.

Questão 3

A aração é um preparo muito importante para tornar o solo favorável ao desenvolvimento vegetal. Assinale a alternativa CORRETA que demonstra o objetivo principal da aração.

Questão 4

O uso de defensivos agrícolas na agropecuária tem sido crucial no controle de pragas e doenças em plantas e, juntamente a genética e fertilidade, tem elevado os patamares produtivo das principais culturas. Referente aos defensivos agrícolas, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1

1. Alvo Biológico.
2. Alvo Químico.
3. Surfactante.
4. Emulsionantes.
5. Estabilizantes.

Coluna 2

( ) Facilita a mistura com a água e permite uma boa adesividade e absorção do ingrediente ativo pelos tecidos vegetais.
( ) Entidade eleita para ser atingida, direta ou indiretamente, pelo processo de aplicação.
( ) Evita que o ingrediente ativo se decomponha, mantendo as características de uma formulação por um longo período de armazenamento sob a ação do calor, luz e umidade.
( ) Compatibilizam o ingrediente ativo e os solventes da formulação com água. Diminuem a tensão superficial entre a gota de pulverização e a superfície aplicada, aumentando o contato entre o ingrediente ativo e o alvo desejado.
( ) É o local onde se deve colocar o produto químico para que este exerça adequadamente sua função de controle do alvo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Questão 5

Essa doença tem sido verificada em plantas localizadas em áreas recém-desmatadas e já foi encontrada em diversas coníferas como: Abies, Araucaria, Chamaecyparis, Criptomeria, Cupressus, Juniperus, Larix, Libocedrus, Pinus, Pseudotsuga, Sequoia, Thuya, Tsuga. Em folhosas temos Acacia, Acer, Alnus, Betula, Castanea, Fagus, Juglans, Morus, Platanus, Populus, Robinia, Quercus. As árvores com essa doença apresenta crescimento vagaroso, tornam-se amarelecidas. Apresentam exsudação de resina na base do tronco e nas raízes. Posteriormente, começam a ter queda acentuada de acículas, secamento de terminais de galhos e, finalmente, morrem. Em alguns casos é possível observar a presença de cogumelos (basidiocarpos) na base das árvores vivas e no solo, acima de raízes infectadas.
O nome dessa doença e o agente causal são respectivamente:

Questão 6

Para a reprodução vegetal, são utilizada algumas técnicas para perpetuar as espécies. Alguns destes processos utilizam órgãos, tais como ramos, folhas, entre outros, a fim de que a espécie se propague. Assinale a alternativa CORRETA do método de propagação de espécie assexuada.

Questão 7

Analise as afirmativas a seguir sobre agrotóxicos.

I. Inseticidas sistêmicos são aqueles que, aplicados nas folhas, ramos, raízes, solos ou semelhantes, são absorvidos e conduzidos, juntamente com a seiva, para as várias regiões da planta, atuando sobre os insetos sugadores ou, por vezes, sobre os mastigadores nos estádios iniciais de desenvolvimento.
II. Dose Letal 50 (DL 50) refere-se à dose capaz de matar 50% de uma população de animais (ratos, cobaias ou coelhos) submetida a testes de laboratório.
III. Período de carência é o intervalo mínimo de segurança, em dias, entre a última aplicação e a colheita. Este período depende do princípio ativo, do tipo de formulação, da espécie cultivada e das condições agroecológicas.
IV. Nas embalagens dos agrotóxicos, há uma tarjeta colorida, simbolizando a classe toxicológica e facilitando a visualização. A “Classe IV” refere-se à formulação pouco tóxica e possui a tarjeta verde.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

Questão 8

Qual das seguintes afirmações é correta quando falamos sobre a utilização do teste Tukey para o teste de médias de um experimento após a análise de variância (ANOVA)?

Questão 9

O uso de moléculas sintéticas com função de herbicidas para manejo de vegetação na agricultura é uma prática que tem viabilizado, por exemplo, o sistema plantio direto em larga escala no Brasil e no mundo. Referente a herbicidas, analise as assertivas abaixo:

I. A interceptação determina a quantidade do herbicida que, após aplicado, torna-se potencialmente disponível para absorção pela planta.
II. A maior parte dos herbicidas são absorvidos pelos estômatos, dada a capacidade de abertura e fechamento que a célula possui, permitindo a entrada de moléculas muito pequenas.
III. A membrana cuticular é a principal barreira para a absorção dos herbicidas pelas folhas e partes verdes da planta.
IV. Herbicidas sistêmicos têm sua translocação por meio do apoplasto ou do apossimplasto.

Quais estão corretas?

Questão 10

A agricultura brasileira tem galgado uma posição de destaque junto aos players internacionais do setor. No segmento de grãos, ocupamos a primeira e a segunda posição com a soja e o milho. Referente às novas tecnologias utilizadas nestas culturas, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O uso de bactérias do gênero Azospirillum, utilizadas em soja como fixadoras de nitrogênio (N) atmosférico, é responsável por 100% do N que a planta necessita para seu desenvolvimento em todo o ciclo vegetativo e reprodutivo.
( ) Bactérias associativas do gênero Rhizobium e Bradyrhizobium usadas na cultura da soja excretam somente uma parte do nitrogênio fixado diretamente para a planta associada.
( ) O uso de bactérias do gênero Rhizobium e Bradyrhizobium em milho tem promovido maior tolerância a estresses como salinidade e seca, resultando em uma planta mais vigorosa e produtiva.
( ) A inoculação destas bactérias em milho e soja pode ser realizada por meio de pulverização em área total, junto com herbicidas, por exemplo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Tempo de simulado: