>

Simulado Engenheiro Agrônomo – Questões Teóricas

Engenheiro agrônomo é um profissional cujo o campo de atuação abrange áreas como fitotecnia, zootecnia, solos, engenharia rural, mecanização, economia, agroindústria, e outras. Suas atribuições vão de identificar e resolver problemas, realizar análises científicas, ate a de tomar decisões com a finalidade de operar, modificar e criar sistemas agropecuários, entre outras. Preparamos este simulado abaixo com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos.

Questão 1

Há uma intensa e incessante cobrança de toda a sociedade sobre a questão ambiental. O Brasil e os produtores rurais brasileiros têm sido um dos principais alvos. Os motivos são os mais variados. Referente à questão ambiental, analise as assertivas a seguir:

I. Considera-se Área de Preservação Permanente (APP), em zonas rurais ou urbanas, as faixas marginais de qualquer curso d’água natural perene e intermitente, excluindo os efêmeros, desde a borda do leito regular, em largura mínima de 30 m para cursos d’água menores de 10 m de largura e de 50 m para cursos d’água que tenham de 10 a 50 m de largura.
II. Lagos e lagoas naturais com área de corpo d’água maior do que 20 ha e menor do que 20 ha, devem ter APP no entorno, em uma faixa de 100 e 50 m, respectivamente.
III. Em nascentes e olhos d’água perenes, qualquer que seja a posição topográfica, devem manter um raio mínimo de vegetação de 50 m.
IV. Não há exigência legal de APP no entorno de reservatórios artificiais de água que não decorram de barramento ou represamento de cursos d’água naturais.

Quais estão corretas?

Questão 2

Para se realizar o levantamento de populações o engenheiro agrônomo utiliza algumas práticas entomológicas, para se determinar as densidades de flutuações e migrações das populações de insetos nas lavouras. Relacione as colunas.

1- Redes Entomológicas.
2-Funil de Berlese.
3-Armadilha para insetos de solo.
4-Armadilha de impacto para insetos em florestas.
5-Armadilha de sucção.
6- Armadilha de Malaise.

( ) São utilizadas para insetos de pequeno porte, tanto nos períodos diurnos, quanto noturnos. São usadas principalmente para pulgões, tripés, microlepidópteros, dípteros, etc.
( ) São utilizados para insetos pequenos e ácaros, que tem hábitos de viver sobre os vegetais, como no solo.
( ) Utiliza-se de um vidro transparente preso em um cavalete e os insetos que estão em voo batem contra este vidro e caem no recipiente.
( ) São utilizadas para o levantamento, principalmente de percevejos, cigarrinhas, abelhas, borboletas, mamangavas, entre outros.
( ) São armadilhas, colocadas em buracos no chão, para capturar os insetos que caminham no solo.
( ) São armadilhas para insetos de hábitos diurnos. Esta é colocada no solo, e os insetos que voam sobre a cultura são aprisionados.

Assinale a alternativa que apresenta a associação correta dos parênteses de cima para baixo:

Questão 3

Diferencie as plantas Angiospermas das plantas Gimnospermas. Para as Plantas Angiospermas marque número ( 1 ), para as Plantas Gimnospermas marque número ( 2 ).

1) Angiospermas.
2) Giminospermas.

( ) Flores geralmente periantadas, algumas unissexuadas e outras bissexuadas.
( ) Sementes envolvidas por frutos.
( ) Lenho formado por traqueias.
( ) Sementes nuas pois, no local do ovario há arquegônio.
( ) A fecundação ocorre de maneira simples, havendo apenas a oosfera dentro de um arquegônio.
( ) A fecundação, acontece de maneira complicada, pois, ale, da oosfera, ainda existe o núcleo secundário do saco embrionário.
( ) Flores aperiantadas e unissexuadas (flores masculinas e femininas separadas).
( ) Flores desprovidas de nectários, de modo que a polinização é sempre pelo vento (anemofilia).
( ) Flores com nectários, fazendo com que a polinização se processe por meio de aves e insetos.
( ) Lenho constituído por traqueídeos.

Assinale a alternativa que apresenta a associação correta dos parênteses de cima para baixo:

Questão 4

A finalidade de qualquer método de irrigação consiste na distribuição adequada de água na região das raízes, proporcionando uma percolação suficiente para eliminar os sais perniciosos. A profundidade de umedecimento é uma função dos fatores hidráulicos e do solo. Sendo assim, o escoamento superficial é função dos fatores hidráulicos, enquanto a velocidade da infiltração é função dos fatores do solo. Enumere as alternativas abaixo com número ( 1) as que pertencerem aos fatores Hidráulicos, e com número ( 2 ) as que pertencerem aos fatores do solo.

(1) FATORES HIDRÁULICOS.
(2) FATORES DO SOLO.

( ) Vazão.
( ) Declividade do canal ou valeta.
( ) Resistência a infiltração na superfície do solo.
( ) Rugosidade de sua superfície.
( ) Permeabilidade vertical.
( ) Permeabilidade horizontal.
( ) Forma do canal.
( ) Velocidade de drenagem.

Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA dos parênteses de cima para baixo:

Questão 5

A folha é um órgão de aspecto laminar, clorofilado, o qual, se prende aos nós do caule. Assinale a alternativa CORRETA.

Questão 6

Um dos processos que levam à intensificação do efeito estufa, impactando o sistema climático planetário, é o aumento na concentração de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, o mais abundante gás de efeito estufa, em torno de 413 ppm (partes por milhão). Essa concentração ainda está abaixo da saturação para a maioria das culturas agrícolas, o que pode cogitar que aumentos adicionais na concentração desse gás poderiam aumentar suas produtividades. Contudo, tais concentrações podem elevar os extremos de temperatura com efeitos danosos às plantas, especialmente pela diminuição das taxas fotossintéticas, que tendem a se reduzir a partir de temperaturas como 25 °C até 40 °C quando são interrompidas. Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa correta.

Questão 7

Hortaliça bastante apreciada no Nordeste Brasileiro, da família das Cucurbitáceas, a Citrullus lanatus, é chamada de

Questão 8

Na agricultura irrigada, é muito difícil definir estritamente a capacidade de campo de um solo. Esse conceito envolve o limite superior de disponibilidade de água às plantas, estando o solo com a máxima quantidade de água que ele pode reter contra a força gravitacional. Em relação à capacidade de campo, é correto afirmar:

Questão 9

Localizado em uma zona Subtropical, o Rio Grande do Sul (e toda a região Sul) apresenta oscilações térmicas ímpares quando comparado a outros estados brasileiros. Analise as assertivas a seguir, referentes à agrometeorologia e sua interação sobre o solo e cultivos:

I. A variação temporal e espacial da temperatura de um solo depende de sua condutividade térmica, de seu calor específico e de sua emissividade, os quais irão depender de sua textura, densidade e umidade.
II. Em regiões sujeitas a geadas e que usam o solo com fruticultura, é importante que a vegetação seja mantida no inverno, pois assim o calor proveniente da radiação solar do dia pode penetrar no seu máximo, sendo armazenado no solo durante o dia, reduzindo o resfriamento noturno.
III. O aumento do teor de água no solo reduz a condutividade térmica do solo em profundidade. Entretanto, aumenta a amplitude térmica em superfície.
IV. Para um mesmo solo, o aumento nos teores de matéria orgânica aumenta a condutividade térmica do solo, sendo que os menores valores são observados em solos arenosos e com baixos teores de matéria orgânica.

Quais estão INCORRETAS?

Questão 10

O termo evapotranspiração potencial (ETp) é amplamente utilizado em estudos climatológicos, relacionados à análise do potencial hídrico de uma região, ao passo que a evapotranspiração de referência (Eto) é indicativo da demanda hídrica de culturas, referente a determinados local e período, o que é bastante útil em projetos e manejo de agricultura irrigada. Os fatores intervenientes na evapotranspiração são os climáticos, os relativos à planta, à umidade do solo e àqueles ligados ao manejo da cultura e do solo. Em relação ao tema evapotranspiração (ET) e seus fatores determinantes, é correto afirmar:

Tempo de simulado: