Simulado Turismólogo – Conhecimentos Específicos

É o profissional que analisa, conhece e estuda o turismo. Tendo como suas principais atribuições organizar, planejar, controlar, dirigir e operacionalizar instituições e estabelecimentos de turismo. Como também, atuar como responsável técnico em empreendimentos tendo o turismo e o lazer como seu objetivo, e implantar e criar roteiros e rotas.
Confira e responda o questionário que criamos para tal cargo.

Questão 1

Medir o gasto turístico por meio de pesquisas primárias e análise de informações secundárias é uma tarefa essencial para entender como os turistas usam seus recursos financeiros no destino. Porém, para que os dados sobre despesas se traduzam em informação de impacto econômico, é necessário lançar mão de:




Questão 2

Proteger o os ativos naturais é mais barato que corrigir o dano ambiental. Acerca da gestão sustentável do turismo, é correto afirmar que:




Questão 3

O Plano Nacional de Turismo (2013-2016) destacou metas ambiciosas para o turismo brasileiro em sua Visão de Futuro. Para o gestor Federal, a 6ª posição do País em geração de receitas turísticas, no mundo, atribuída pelo World Travel & Tourism Council (WTTC) em 2011, deveria ser reavaliada em 2022 como:




Questão 4

Considerando os efeitos do Plano de Desenvolvimento Turístico para uma região, é correto afirmar que:




Questão 5

“O atendimento de necessidades da geração atual, sem o comprometimento das futuras gerações de atender às suas próprias necessidades”. (Relatório de Bruntland, 1987). Por meio dessa definição, identificou-se um princípio muito importante para todos os segmentos de mercado, inclusive o turismo, nos séculos XX e XXI. Trata-se do conceito de:




Questão 6

Turistas são indivíduos em viagem para locais fora de sua região de residência, por período mínimo de uma noite, com motivação de negócios ou lazer. De acordo com a Organização Mundial do Turismo, para fins de planejamento estatístico, o período máximo de permanência para ser contabilizado como turista é de:




Questão 7

RevPar é um índice muito utilizado na hotelaria para:




Questão 8

O diagnóstico de oferta de um destino passa por avaliações e classificação de serviços, atividades culturais e pontos de visitação. Um dos instrumentos de gestão mais importantes para esse tipo de avaliação é:




Questão 9

O turismo é um setor gerador de receitas, podendo ser até a principal fonte de recursos de uma determinada região. O cálculo do impacto econômico em turismo pode ser uma atividade complexa, por requerer exame de diferentes aspectos da economia que são afetados pelas despesas turísticas. Os efeitos econômicos associados às despesas turísticas podem ser:




Questão 10

A atividade turística, tradicionalmente, tem imagem positiva quanto a seus impactos gerais. Porém, o efeito de qualquer atividade sem controle pode levar a perdas irreversíveis, principalmente no ambiente natural. Nesse sentido, o planejamento de atividades e empreendimentos turísticos locais pode ser melhor estruturado se lançar mão de:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado