Simulado Turismólogo – Conhecimentos Específicos

É o profissional que analisa, conhece e estuda o turismo. Tendo como suas principais atribuições organizar, planejar, controlar, dirigir e operacionalizar instituições e estabelecimentos de turismo. Como também, atuar como responsável técnico em empreendimentos tendo o turismo e o lazer como seu objetivo, e implantar e criar roteiros e rotas.
Confira e responda o questionário que criamos para tal cargo.

Questão 1

As politicas de monitoramento possuem caráter estratégico para melhora da competitividade turística de um destino.
Sobre esse tema, é correto afirmar que:

Questão 2

Para gestores do setor de turismo, a identificação dos limites suportáveis por determinado atrativo natural e sua capacidade de regeneração são um desafio constante do processo decisório. Dentre os instrumentos existentes para ajudar a avaliação e a tomada de decisão, pode-se destacar o(a):

Questão 3

O diagnóstico de oferta de um destino passa por avaliações e classificação de serviços, atividades culturais e pontos de visitação. Um dos instrumentos de gestão mais importantes para esse tipo de avaliação é:

Questão 4

Após uma reunião de planejamento, uma dupla de Turismólogos foi chamada para compor equipes que fazem planos estratégicos para um município. Sua tarefa seria desenvolver o planejamento inicial de um Plano de Desenvolvimento Turístico a ser licitado no mercado. Planejamento é uma fase importante do Plano e se caracteriza pelo(a):

Questão 5

“O atendimento de necessidades da geração atual, sem o comprometimento das futuras gerações de atender às suas próprias necessidades”. (Relatório de Bruntland, 1987). Por meio dessa definição, identificou-se um princípio muito importante para todos os segmentos de mercado, inclusive o turismo, nos séculos XX e XXI. Trata-se do conceito de:

Questão 6

54 O Plano Nacional de Turismo (PNT 2013-2016 / O Turismo Fazendo Muito Mais Pelo Brasil) apresentou características de mercado voltadas para os impactos dos megaeventos turísticos.
Dentre seus objetivos estratégicos, pode-se destacar:

Questão 7

O Turismo é uma área de conhecimento relativamente recente para fins de estudos em gestão. Além de multifacetada, apropria-se de conceitos de outras atividades para sua própria definição, o que acaba por cercá-la de estereótipos.
Sobre o setor de viagens, é correto afirmar que:

Questão 8

RevPar é um índice muito utilizado na hotelaria para:

Questão 9

Turistas são indivíduos em viagem para locais fora de sua região de residência, por período mínimo de uma noite, com motivação de negócios ou lazer. De acordo com a Organização Mundial do Turismo, para fins de planejamento estatístico, o período máximo de permanência para ser contabilizado como turista é de:

Questão 10

O turismo é um setor gerador de receitas, podendo ser até a principal fonte de recursos de uma determinada região. O cálculo do impacto econômico em turismo pode ser uma atividade complexa, por requerer exame de diferentes aspectos da economia que são afetados pelas despesas turísticas. Os efeitos econômicos associados às despesas turísticas podem ser:

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *