Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Turismólogo – Conhecimentos Específicos

Simulado Turismólogo – Conhecimentos Específicos

É o profissional que analisa, conhece e estuda o turismo. Tendo como suas principais atribuições organizar, planejar, controlar, dirigir e operacionalizar instituições e estabelecimentos de turismo. Como também, atuar como responsável técnico em empreendimentos tendo o turismo e o lazer como seu objetivo, e implantar e criar roteiros e rotas.
Confira e responda o questionário que criamos para tal cargo.

Questão 1

Turistas domésticos brasileiros respondem mais positivamente à propensão de viajar quando questionados nos meses anteriores ao período de verão. A precisão dessa informação terá maior grau de confiança se:




Questão 2

A EMBRATUR - Instituto Brasileiro de Turismo - é a autarquia especial do Ministério do Turismo corresponsável pela execução da Política Nacional de Turismo.
Sobre a organização, é correto afirmar que:




Questão 3

Acessibilidade é uma variável muito importante a ser considerada nas avaliações de oferta de produtos e serviços turísticos.
A opção a seguir que melhor define esse conceito é:




Questão 4

O turismo é um setor gerador de receitas, podendo ser até a principal fonte de recursos de uma determinada região. O cálculo do impacto econômico em turismo pode ser uma atividade complexa, por requerer exame de diferentes aspectos da economia que são afetados pelas despesas turísticas. Os efeitos econômicos associados às despesas turísticas podem ser:




Questão 5

O marketing é uma atividade de grande importância para o desenvolvimento do turismo. Em nível macro, a responsabilidade dos gestores de turismo em relação à atividade é principalmente de:




Questão 6

O Turismo é uma área de conhecimento relativamente recente para fins de estudos em gestão. Além de multifacetada, apropria-se de conceitos de outras atividades para sua própria definição, o que acaba por cercá-la de estereótipos.
Sobre o setor de viagens, é correto afirmar que:




Questão 7

Em uma empresa pública de gestão de turismo, uma equipe de turismólogos foi encarregada de apresentar propostas para estudar as ausências de fluxos turísticos oriundos da sazonalidade. Como especialistas, sabem que a tomada de decisão correta em turismo depende do conhecimento do perfil dos visitantes, seu comportamento de consumo e preferências gerais. Para melhor conhecimento dessas categorizações, a equipe de turismólogos deverá:




Questão 8

O Plano de Desenvolvimento Turístico é um instrumento necessário para a gestão eficiente dos recursos públicos em favor do melhor aproveitamento dos efeitos benéficos do setor. Mas é necessário atenção ao planejamento para que não se incorra em erros comuns, como:




Questão 9

Durante a revisão de um Plano Estratégico de Turismo, uma equipe de turismólogos identificou metas de monitoramento do turismo sustentável que indicavam “atrair turistas de melhor qualidade”. Sobre esse item, o correto procedimento de revisão seria:




Questão 10

Nas previsões sobre impactos da Copa do Mundo de Futebol da FIFA no Brasil em 2014, o Ministério do Turismo indicava que: “cerca de 3,7 milhões de turistas devem(sic) movimentar R$ 6,7 bilhões, mobilizando cerca de 200 mil trabalhadores temporários e acrescentando R$ 6,7 bilhões à economia do País.” (Publicado: Quinta, 12 de Junho de 2014, 08h59)
Esse tipo de informação é característica do setor de turismo, geralmente coletada por meio de:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado