Simulado Turismólogo – Conhecimentos Específicos

É o profissional que analisa, conhece e estuda o turismo. Tendo como suas principais atribuições organizar, planejar, controlar, dirigir e operacionalizar instituições e estabelecimentos de turismo. Como também, atuar como responsável técnico em empreendimentos tendo o turismo e o lazer como seu objetivo, e implantar e criar roteiros e rotas.
Confira e responda o questionário que criamos para tal cargo.

Questão 1

O marketing é uma atividade de grande importância para o desenvolvimento do turismo. Em nível macro, a responsabilidade dos gestores de turismo em relação à atividade é principalmente de:




Questão 2

O Plano Nacional de Turismo (2013-2016) destacou metas ambiciosas para o turismo brasileiro em sua Visão de Futuro. Para o gestor Federal, a 6ª posição do País em geração de receitas turísticas, no mundo, atribuída pelo World Travel & Tourism Council (WTTC) em 2011, deveria ser reavaliada em 2022 como:




Questão 3

Para gestores do setor de turismo, a identificação dos limites suportáveis por determinado atrativo natural e sua capacidade de regeneração são um desafio constante do processo decisório. Dentre os instrumentos existentes para ajudar a avaliação e a tomada de decisão, pode-se destacar o(a):




Questão 4

54 O Plano Nacional de Turismo (PNT 2013-2016 / O Turismo Fazendo Muito Mais Pelo Brasil) apresentou características de mercado voltadas para os impactos dos megaeventos turísticos.
Dentre seus objetivos estratégicos, pode-se destacar:




Questão 5

Durante a revisão de um Plano Estratégico de Turismo, uma equipe de turismólogos identificou metas de monitoramento do turismo sustentável que indicavam “atrair turistas de melhor qualidade”. Sobre esse item, o correto procedimento de revisão seria:




Questão 6

Acessibilidade é uma variável muito importante a ser considerada nas avaliações de oferta de produtos e serviços turísticos.
A opção a seguir que melhor define esse conceito é:




Questão 7

O turismo é um setor gerador de receitas, podendo ser até a principal fonte de recursos de uma determinada região. O cálculo do impacto econômico em turismo pode ser uma atividade complexa, por requerer exame de diferentes aspectos da economia que são afetados pelas despesas turísticas. Os efeitos econômicos associados às despesas turísticas podem ser:




Questão 8

O diagnóstico de oferta de um destino passa por avaliações e classificação de serviços, atividades culturais e pontos de visitação. Um dos instrumentos de gestão mais importantes para esse tipo de avaliação é:




Questão 9

O Plano de Desenvolvimento Turístico é um instrumento necessário para a gestão eficiente dos recursos públicos em favor do melhor aproveitamento dos efeitos benéficos do setor. Mas é necessário atenção ao planejamento para que não se incorra em erros comuns, como:




Questão 10

Os eventos são comumente utilizados para promover a imagem de um destino. O investimento em eventos para o aumento do número de visitantes se justifica pelo(a):




Tempo de simulado:

Comentar Simulado