Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Turismólogo – Conhecimentos Específicos

Simulado Turismólogo – Conhecimentos Específicos

É o profissional que analisa, conhece e estuda o turismo. Tendo como suas principais atribuições organizar, planejar, controlar, dirigir e operacionalizar instituições e estabelecimentos de turismo. Como também, atuar como responsável técnico em empreendimentos tendo o turismo e o lazer como seu objetivo, e implantar e criar roteiros e rotas.
Confira e responda o questionário que criamos para tal cargo.

Questão 1

A EMBRATUR - Instituto Brasileiro de Turismo - é a autarquia especial do Ministério do Turismo corresponsável pela execução da Política Nacional de Turismo.
Sobre a organização, é correto afirmar que:




Questão 2

O Plano de Desenvolvimento Turístico é um instrumento necessário para a gestão eficiente dos recursos públicos em favor do melhor aproveitamento dos efeitos benéficos do setor. Mas é necessário atenção ao planejamento para que não se incorra em erros comuns, como:




Questão 3

A hotelaria é um dos setores de maior importância para o desenvolvimento dos efeitos positivos da atividade turística. Dados do Boletim de Desempenho Econômico do Turismo (BDET Nº 46, Abril de 2015) destacam a seguinte conclusão sobre o setor: “Após dez trimestres consecutivos de crescimento no Faturamento dos meios de hospedagem, jan.-mar./2015 apresentou saldo negativo (-13%), queda brusca se comparado com o saldo do trimestre anterior, que foi de 16%. O saldo é correspondente à diferença entre as assinalações de majoração do faturamento e as de queda, que para o primeiro trimestre de 2015 apresentaram, respectivamente, os seguintes percentuais de respondentes: 34% e 47%, enquanto 19% indicaram estabilidade.”
Para o gestor de turismo, essa informação indica que:




Questão 4

Turistas domésticos brasileiros respondem mais positivamente à propensão de viajar quando questionados nos meses anteriores ao período de verão. A precisão dessa informação terá maior grau de confiança se:




Questão 5

O impacto econômico do turismo tende a ser positivo para economias receptoras de visitantes. Mas, para os planejadores e tomadores de decisão, é difícil estabelecer o significado dos diferentes tipos de gastos na matriz econômica geral. Nesse sentido, o instrumento que vem sendo desenvolvido para apresentar um panorama mais claro do impacto econômico do turismo para um destino é:




Questão 6

Durante a revisão de um Plano Estratégico de Turismo, uma equipe de turismólogos identificou metas de monitoramento do turismo sustentável que indicavam “atrair turistas de melhor qualidade”. Sobre esse item, o correto procedimento de revisão seria:




Questão 7

As politicas de monitoramento possuem caráter estratégico para melhora da competitividade turística de um destino.
Sobre esse tema, é correto afirmar que:




Questão 8

Proteger o os ativos naturais é mais barato que corrigir o dano ambiental. Acerca da gestão sustentável do turismo, é correto afirmar que:




Questão 9

O Turismo é uma área de conhecimento relativamente recente para fins de estudos em gestão. Além de multifacetada, apropria-se de conceitos de outras atividades para sua própria definição, o que acaba por cercá-la de estereótipos.
Sobre o setor de viagens, é correto afirmar que:




Questão 10

“O atendimento de necessidades da geração atual, sem o comprometimento das futuras gerações de atender às suas próprias necessidades”. (Relatório de Bruntland, 1987). Por meio dessa definição, identificou-se um princípio muito importante para todos os segmentos de mercado, inclusive o turismo, nos séculos XX e XXI. Trata-se do conceito de:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado