Simulado Turismólogo – Conhecimentos Específicos

É o profissional que analisa, conhece e estuda o turismo. Tendo como suas principais atribuições organizar, planejar, controlar, dirigir e operacionalizar instituições e estabelecimentos de turismo. Como também, atuar como responsável técnico em empreendimentos tendo o turismo e o lazer como seu objetivo, e implantar e criar roteiros e rotas.
Confira e responda o questionário que criamos para tal cargo.

Questão 1

Nas previsões sobre impactos da Copa do Mundo de Futebol da FIFA no Brasil em 2014, o Ministério do Turismo indicava que: “cerca de 3,7 milhões de turistas devem(sic) movimentar R$ 6,7 bilhões, mobilizando cerca de 200 mil trabalhadores temporários e acrescentando R$ 6,7 bilhões à economia do País.” (Publicado: Quinta, 12 de Junho de 2014, 08h59)
Esse tipo de informação é característica do setor de turismo, geralmente coletada por meio de:




Questão 2

Após uma reunião de planejamento, uma dupla de Turismólogos foi chamada para compor equipes que fazem planos estratégicos para um município. Sua tarefa seria desenvolver o planejamento inicial de um Plano de Desenvolvimento Turístico a ser licitado no mercado. Planejamento é uma fase importante do Plano e se caracteriza pelo(a):




Questão 3

As politicas de monitoramento possuem caráter estratégico para melhora da competitividade turística de um destino.
Sobre esse tema, é correto afirmar que:




Questão 4

A atividade turística, tradicionalmente, tem imagem positiva quanto a seus impactos gerais. Porém, o efeito de qualquer atividade sem controle pode levar a perdas irreversíveis, principalmente no ambiente natural. Nesse sentido, o planejamento de atividades e empreendimentos turísticos locais pode ser melhor estruturado se lançar mão de:




Questão 5

O Plano de Desenvolvimento Turístico é um instrumento necessário para a gestão eficiente dos recursos públicos em favor do melhor aproveitamento dos efeitos benéficos do setor. Mas é necessário atenção ao planejamento para que não se incorra em erros comuns, como:




Questão 6

O marketing é uma atividade de grande importância para o desenvolvimento do turismo. Em nível macro, a responsabilidade dos gestores de turismo em relação à atividade é principalmente de:




Questão 7

Turistas são indivíduos em viagem para locais fora de sua região de residência, por período mínimo de uma noite, com motivação de negócios ou lazer. De acordo com a Organização Mundial do Turismo, para fins de planejamento estatístico, o período máximo de permanência para ser contabilizado como turista é de:




Questão 8

A EMBRATUR - Instituto Brasileiro de Turismo - é a autarquia especial do Ministério do Turismo corresponsável pela execução da Política Nacional de Turismo.
Sobre a organização, é correto afirmar que:




Questão 9

O Turismo é uma área de conhecimento relativamente recente para fins de estudos em gestão. Além de multifacetada, apropria-se de conceitos de outras atividades para sua própria definição, o que acaba por cercá-la de estereótipos.
Sobre o setor de viagens, é correto afirmar que:




Questão 10

O Plano Nacional de Turismo (2013-2016) destacou metas ambiciosas para o turismo brasileiro em sua Visão de Futuro. Para o gestor Federal, a 6ª posição do País em geração de receitas turísticas, no mundo, atribuída pelo World Travel & Tourism Council (WTTC) em 2011, deveria ser reavaliada em 2022 como:




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta