Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Supervisor Escolar – Questões Objetivas

Simulado Supervisor Escolar – Questões Objetivas

O trabalho desenvolvido pelo supervisor escolar envolve professores, diretoria, alunos e pais. Suas principais atribuições são: coordenar o processo de construção coletiva e a execução da Proposta Pedagógica. Planejar, implementar e avaliar o currículo em integração com outros profissionais da Educação e integrantes da Comunidade. De também supervisionar o cumprimento dos dias letivos estabelecidos. Além de supervisionar o cumprimento do plano de trabalho dos docentes nos locais de ensino.
Responda ao simulado abaixo com questões específicas do cargo.

Questão 1

Ressignificar e revalorizar a supervisão, na perspectiva democrática, pressupõe a sua reconceitualização de modo a compreendê-la, na sua ação de natureza:




Questão 2

As condições para que uma atividade seja considerada de aprendizagem, conforme a teoria sociointeracionista, descrita no Caderno Tempo de Aprender são aquelas que, exceto:




Questão 3

Conforme os documentos oficiais, existem três funções no CE: deliberativa, consultiva, fiscal e mobilizadora. A função consultiva tem o caráter:




Questão 4

Ao afirmar que “nenhum educador cresce se não reflete sobre seu desempenho enquanto profissional”, na perspectiva da Pedagogia da Autonomia requer fundamentalmente:




Questão 5

A aprendizagem numa perspectiva sociointeracionista ocorre no contexto da Zona de Desenvolvimento Proximal. Entendendo este conceito, assinale a alternativa correta.




Questão 6

Na perspectiva dialógica é imperioso que o profissional da educação contribua decisiva e decididamente para:




Questão 7

O SP Marcílio coordena os estudos sobre avaliação da aprendizagem, respaldado na perspectiva mediadora, defendida por Jussara Hoffman. Deste modo colabora com os docentes para que as intervenções pedagógicas sejam desafiadoras, objetivando que os estudantes evoluam para níveis de aprendizagem mais elevados. Nesse sentido, a análise do erro deve ser interpretada:




Questão 8

Um/a SP que atua em uma escola democrática, considera as demandas do ensino e aprendizagem, as necessidades e interesses do corpo docente e discente, desenvolve um forte senso de responsabilidade e de iniciativa. Este/esta SP tem mais possibilidade de ser um/a:




Questão 9

Investigar, diagnosticar, planejar, implementar e avaliar o currículo, de forma coletiva, é uma das necessidades do trabalho com a linguagem oral e escrita por se constituir como um dos eixos básicos do Ensino Fundamental, dada a sua importância para:




Questão 10

Sem excluir as especificidades, o trabalho dos especialistas orienta-se para a ação coletiva. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado