Simulado Supervisor Escolar – Questões Objetivas

O trabalho desenvolvido pelo supervisor escolar envolve professores, diretoria, alunos e pais. Suas principais atribuições são: coordenar o processo de construção coletiva e a execução da Proposta Pedagógica. Planejar, implementar e avaliar o currículo em integração com outros profissionais da Educação e integrantes da Comunidade. De também supervisionar o cumprimento dos dias letivos estabelecidos. Além de supervisionar o cumprimento do plano de trabalho dos docentes nos locais de ensino. Responda ao simulado abaixo com questões específicas do cargo.

Questão 1

Conforme os documentos oficiais, existem três funções no CE: deliberativa, consultiva, fiscal e mobilizadora. A função consultiva tem o caráter:

Questão 2

Quanto as dimensões do Projeto Político Pedagógico todas as alternativas estão corretas, exceto a:

Questão 3

Ao acompanhar o planejamento dos docentes que atuam na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o/a SP deve considerar o acompanhamento, com o significado do termo mediador, amplamente discutido por Jussara Hoffmann e outros pesquisadores.
Nesta perspectiva, os documentos oficiais do MEC esclarecem que acompanhar significa:

Questão 4

A construção coletiva do projeto pedagógico deve ocorrer visando, antes de tudo, a instalação de uma autonomia construída e dialogada na escola, e não meramente para cumprir um dispositivo legal. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

Questão 5

“Reconhecer a equipe gestora como articuladora e coordenadora do trabalho pedagógico a ser desenvolvido no cotidiano escolar implica, hoje, afirmar que ela seja ativa na organização do trabalho pedagógico e assim possa ser capaz de identificar e registrar desafios.” Marque V para verdadeiro e F para falso, considerando as possíveis formas de registro e análise dos desafios, e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Registrar a própria ação, pois permite problematizar o cotidiano escolar e interpretar os desafios pedagógicos nele vividos.
( ) Agrupar os desafios de acordo com a sua natureza: pedagógicos, administrativos, financeiros.
( ) Diferenciar desafios coletivos de desafios individuais para que as soluções propostas também sejam diferenciadas.
( ) Analisar os seguintes aspectos: por que permanecem, como se relacionam, quais são suas consequências.

Questão 6

Promover a construção de estratégias pedagógicas que visam a superação, rotulação e discriminação das classes trabalhadoras está descrita na Proposta Curricular de Santa Catarina 1991, p.72, como função da supervisão escolar. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

Questão 7

Ao planejar o ano letivo, em integração com outros profissionais da Educação e integrantes da Comunidade, é fundamental que o/a Supervisor/a Escolar (SE) destaque a importância:

Questão 8

As condições para que uma atividade seja considerada de aprendizagem, conforme a teoria sociointeracionista, descrita no Caderno Tempo de Aprender são aquelas que, exceto:

Questão 9

A aprendizagem numa perspectiva sociointeracionista ocorre no contexto da Zona de Desenvolvimento Proximal. Entendendo este conceito, assinale a alternativa correta.

Questão 10

A teoria da Atividade decorre da psicologia histórico cultural. É uma teoria de aprendizagem ligada à concepção sociointeracionista, cujos autores são:

Tempo de simulado: