Simulado Supervisor Escolar – Questões Objetivas

O trabalho desenvolvido pelo supervisor escolar envolve professores, diretoria, alunos e pais. Suas principais atribuições são: coordenar o processo de construção coletiva e a execução da Proposta Pedagógica. Planejar, implementar e avaliar o currículo em integração com outros profissionais da Educação e integrantes da Comunidade. De também supervisionar o cumprimento dos dias letivos estabelecidos. Além de supervisionar o cumprimento do plano de trabalho dos docentes nos locais de ensino. Responda ao simulado abaixo com questões específicas do cargo.

Questão 1

Pode-se afirmar que o supervisor é concebido como um profissional que tem a função de “orientar e de dar assistência” aos educadores mediante todos os aspectos, sejam educacionais, pedagógicos, como também sociais. O papel primordial do supervisor escolar é o de ser o mediador e colaborador das atividades educativas desenvolvidas pelo professor. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.

l- O supervisor é um dos principais líderes do processo educativo, ou seja, é um dos grandes responsá- veis pela melhoria do processo ensino-aprendizagem.
ll- O supervisor pedagógico deve acompanhar a prática dos docentes de maneira que os ajudem a se tornarem os supervisores da sua própria prática, ambos em constante interação, diálogo e troca de experiências para que possam contribuir para um processo de ensino e aprendizagem significativo e contextualizado.
lll- A ação do supervisor deve propiciar que os objetivos da educação sejam alcançados e para isso, o supervisor deve criar as condições para esta efetivação, buscando sempre se aprimorar no embasamento teórico e prático, de forma diferenciada e inovadora.
lV- Exercer liderança de sentido democrático, sob as formas de promoção do aperfeiçoamento profissional da escola e de suas atividades, buscando relações de cooperação de seu pessoal e estimulando o desenvolvimento dos professores em exercício, colocando sempre a escola mais próxima da comunidade.

Questão 2

Ao acompanhar o planejamento dos docentes que atuam na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o/a SP deve considerar o acompanhamento, com o significado do termo mediador, amplamente discutido por Jussara Hoffmann e outros pesquisadores.
Nesta perspectiva, os documentos oficiais do MEC esclarecem que acompanhar significa:

Questão 3

Questão 4

O SP Marcílio coordena os estudos sobre avaliação da aprendizagem, respaldado na perspectiva mediadora, defendida por Jussara Hoffman. Deste modo colabora com os docentes para que as intervenções pedagógicas sejam desafiadoras, objetivando que os estudantes evoluam para níveis de aprendizagem mais elevados. Nesse sentido, a análise do erro deve ser interpretada:

Questão 5

Um/a SP que atua em uma escola democrática, considera as demandas do ensino e aprendizagem, as necessidades e interesses do corpo docente e discente, desenvolve um forte senso de responsabilidade e de iniciativa. Este/esta SP tem mais possibilidade de ser um/a:

Questão 6

Sem excluir as especificidades, o trabalho dos especialistas orienta-se para a ação coletiva. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.

Questão 7

Conforme os documentos oficiais, existem três funções no CE: deliberativa, consultiva, fiscal e mobilizadora. A função consultiva tem o caráter:

Questão 8

Promover a construção de estratégias pedagógicas que visam a superação, rotulação e discriminação das classes trabalhadoras está descrita na Proposta Curricular de Santa Catarina 1991, p.72, como função da supervisão escolar. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

Questão 9

“Compete à supervisão escolar influir para que todos os funcionários da escola se comprometam com o atendimento das reais necessidades dos alunos.” Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

Questão 10

Ao afirmar que “nenhum educador cresce se não reflete sobre seu desempenho enquanto profissional”, na perspectiva da Pedagogia da Autonomia requer fundamentalmente:

Tempo de simulado: