Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Supervisor Escolar – Questões Objetivas

Simulado Supervisor Escolar – Questões Objetivas

O trabalho desenvolvido pelo supervisor escolar envolve professores, diretoria, alunos e pais. Suas principais atribuições são: coordenar o processo de construção coletiva e a execução da Proposta Pedagógica. Planejar, implementar e avaliar o currículo em integração com outros profissionais da Educação e integrantes da Comunidade. De também supervisionar o cumprimento dos dias letivos estabelecidos. Além de supervisionar o cumprimento do plano de trabalho dos docentes nos locais de ensino.
Responda ao simulado abaixo com questões específicas do cargo.

Questão 1



Questão 2

“Compete à supervisão escolar influir para que todos os funcionários da escola se comprometam com o atendimento das reais necessidades dos alunos.” Nesse sentido é correto afirmar, exceto:




Questão 3

O texto A IMPORTÂNCIA DA SUPERVISÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO, de Paschoal Quaglio, explicita que: “A supervisão moderna passou a ser entendida como orientação profissional e assistência, dadas por pessoas competentes em matéria de educação, quando e onde necessárias, visando ao aperfeiçoamento da situação total ensino-aprendizagem”. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:




Questão 4

A construção coletiva do projeto pedagógico deve ocorrer visando, antes de tudo, a instalação de uma autonomia construída e dialogada na escola, e não meramente para cumprir um dispositivo legal. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:




Questão 5

Ao afirmar que “nenhum educador cresce se não reflete sobre seu desempenho enquanto profissional”, na perspectiva da Pedagogia da Autonomia requer fundamentalmente:




Questão 6

A partir de 2010, os alunos com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação serão matriculados em escolas, no ensino regular e no atendimento educacional especializado.
Essas diretrizes Operacionais devem ser entendidas como mecanismo que viabiliza:




Questão 7

Ao planejar o ano letivo, em integração com outros profissionais da Educação e integrantes da Comunidade, é fundamental que o/a Supervisor/a Escolar (SE) destaque a importância:




Questão 8

Investigar, diagnosticar, planejar, implementar e avaliar o currículo, de forma coletiva, é uma das necessidades do trabalho com a linguagem oral e escrita por se constituir como um dos eixos básicos do Ensino Fundamental, dada a sua importância para:




Questão 9

A motivação, na perspectiva da Teoria da Atividade da aprendizagem em situação de atividade em classe, é imprescindível para que ocorra aprendizagem. Sua provocação é de responsabilidade:




Questão 10

Promover a construção de estratégias pedagógicas que visam a superação, rotulação e discriminação das classes trabalhadoras está descrita na Proposta Curricular de Santa Catarina 1991, p.72, como função da supervisão escolar. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado