Simulado Auxiliar de Creche – Questões Teóricas

O auxiliar de creche trabalha nas escolas auxiliando os profissionais da educação nas atividades pedagógicas. Além da responsabilidade das atividades relacionadas, como a limpeza do ambiente. Também é de sua tarefa cuidar das crianças. Responda as questões específicas do cargo, que caíram em provas objetivas aplicadas em Concursos Públicos.

Questão 1

Os sujeitos do processo educativo dessa fase do ensino básico devem ter a oportunidade de se sentirem acolhidos, amparados, respeitados pela escola e pelos professores, com base nos princípios de, exceto:

Questão 2

Seguindo o disposto no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, 1998, com relação ao Sono e Repouso é INCORRETO afirmar:

Questão 3

A Lei n° 9.394/1996 institui as diretrizes e bases da educação nacional, onde descreve como dever do Estado com a educação escolar pública referente à educação básica obrigatória e gratuita seja organizada conforme uma das alternativas abaixo. Marque a opção CORRETA.

Questão 4

Dentre os direitos estabelecidos para as crianças que frequentam a educação infantil estão os cuidados e a sua higiene. Sobre esse assunto, marque a alternativa CORRETA.

Questão 5

O Plano Nacional de Educação (PNE) aprovado pela Lei 13.005 /2014 dispõe em sua primeira meta as perspectivas para a Educação Infantil. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do EXCERTO:

“Meta 1: universalizar, até____________________, a educação infantil na pré-escola para as crianças de _____________________anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, ___________________por cento das crianças de até três anos até o __________________da vigência deste PNE.”

Questão 6

O excerto ora apresentado sintetiza :

“Desde o nascimento, as crianças se orientam prioritariamente para o outro, inicialmente para os adultos próximos, que lhes garantem a sobrevivência, propiciando sua alimentação, higiene, descanso etc. O bebê nasce e cresce, pois, em íntimo contato com o outro, o que lhe possibilita o acesso ao mundo. Ele expressa seu estado de bem ou malestar pelas vocalizações, gestos e posturas que são percebidas, interpretadas e respondidas pelo(s) outro(s), conforme aprenderam em suas experiências na cultura à qual pertencem. Entre o bebê e as pessoas que cuidam, interagem e brincam com ele se estabelece uma forte relação afetiva (a qual envolve sentimentos complexos e contraditórios como amor, carinho, encantamento, frustração, raiva, culpa etc.). Essas pessoas não apenas cuidam da criança, mas também medeiam seus contatos com o mundo, atuando com ela, organizando e interpretando para ela esse mundo. É nessas interações, em que ela é significada/ interpretada como menino/menina, como chorão ou tranquilo, como inteligente ou não, que se constroem suas características. As pessoas com quem construíram vínculos afetivos estáveis são seus mediadores principais, sinalizando e criando condições para que as crianças adotem condutas, valores, atitudes e hábitos necessários à inserção naquele grupo ou cultura específica.”

Questão 7

A força do olhar, da palavra, do gesto, do que temos de mais “demasiado humano” para abordar: o respeito à infância constitui a inovadora relação dos adultos com as crianças, direito que tem sido negado quando precocemente são transformadas em escolares.

FALK, Judit (Org.). Educar os três primeiros anos: a experiência de Loczy. São Paulo: J. M., 2004.

O texto faz uma crítica

Questão 8

Sensório-motor (0 a 2 anos), pré-operatório (2 a 7 anos), operações concretas (7 a 11 ou 12 anos) e operações formais (11 ou 12 anos em diante) são 4 os períodos no processo evolutivo da espécie humana que são caracterizados "por aquilo que o indivíduo consegue fazer melhor" no decorrer das diversas faixas etárias ao longo do seu processo de desenvolvimento, segundo:

Questão 9

Não é um fator essencial que deve ser observado durante a manipulação e preparação de alimentos:

Questão 10

Leia com atenção os itens a seguir:

I – A relação com a alimentação tem um papel irrelevante no bem estar físico, emocional e social da criança;
II – O número de porções de cada grupo alimentar deve ser ajustado à idade.

Dos itens acima:

Tempo de simulado:

7 comentários

  1. Gostaria de saber quantas questões acertei
  2. Boa tarde Obrigada , este simulado me ajudou bastante.
  3. #QT-6728 A afirmação I pode ser melhorada, pois colocar gelo diretamente no local pode causar queimaduras. A contextualização está ambígua.
  4. Salvina Rodrigues Paulo
    O simulado é importante, pois para nos prepararmos melhor para o seletivo.E ter noção de o que precisa estudar.
  5. TEREZINHA DE JESUS PEREIRA PIN
    MUITO BOM, ACERTEI 80% ME ENCORAJOU!
  6. Gostaria de saber a resposta das questoes incorretas.
  7. Errei 3...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *