Simulado Auxiliar de Creche – Questões Teóricas

O auxiliar de creche trabalha nas escolas auxiliando os profissionais da educação nas atividades pedagógicas. Além da responsabilidade das atividades relacionadas, como a limpeza do ambiente. Também é de sua tarefa cuidar das crianças. Responda as questões específicas do cargo, que caíram em provas objetivas aplicadas em Concursos Públicos.

Questão 1

“A educação infantil deve ser o espaço onde a criança poderá ter acesso a conhecimentos formados historicamente ao mesmo tempo em que participa como sujeito histórico, produtor dessa cultura. Por meio da interação da criança com o outro, ela irá descobrir-se, descobrir o outro, descobrir o mundo, experimentando, e criar novos significados para sua intervenção nesse mundo.”

Sobre o trecho acima podemos afirmar:

Questão 2

Uma professora de Educação Infantil procura fundamentar suas aulas na concepção de intencionalidade educativa às práticas pedagógicas proposta pela Base Nacional Curricular Comum da Educação Infantil. Em sua prática, essa professora preza por

Questão 3

Aos sete anos, o menino era conduzido à escola pelo pedagogo para receber uma educação baseada, principalmente, na Filosofia, nas Artes e na Educação Física. O objetivo era educar o cidadão, homem preocupado com a pólis. Desse processo educativo, as meninas eram excluídas. As características da educação descrita referem-se a que contexto histórico?

Questão 4

O Plano Nacional de Educação (PNE) aprovado pela Lei 13.005 /2014 dispõe em sua primeira meta as perspectivas para a Educação Infantil. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do EXCERTO:

“Meta 1: universalizar, até____________________, a educação infantil na pré-escola para as crianças de _____________________anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, ___________________por cento das crianças de até três anos até o __________________da vigência deste PNE.”

Questão 5

Sobre a educação infantil é incorreto afirmar:

Questão 6

As Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil afirmam:

I - Na etapa da vida que corresponde ao Ensino Fundamental, o estatuto de cidadão vai se definindo gradativamente conforme o educando vai se assumindo a condição um sujeito de direitos;
II - As crianças, quase sempre, percebem os sentido das transformações corporais e culturais, afetivo emocionais, sociais, pelas quais passam.

Sobre os itens acima:

Questão 7

A Base Nacional Curricular Comum da Educação Infantil expõe como um dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento de crianças de zero a 1 ano e 6 meses a percepção de que suas ações têm efeitos nas outras crianças e nos adultos. Nesse contexto, esse objetivo diz respeito a que campo de experiência?

Questão 8

O relacionamento interpessoal favorece a comunicação entre as pessoas. Na educação infantil, esse relacionamento é imprescindível que aconteça, abaixo estão alguns exemplos de boas práticas de relacionamento, EXCETO:

Questão 9

Dentre as ações que devem estar relacionadas ao desenvolvimento sadio das crianças está a vacinação infantil. Portanto, vaciná-las é também um ato de cuidado e zelo. Identifique abaixo, uma vacina que NÃO está no calendário infantil para crianças de até 5 anos.

Questão 10

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a avaliação da Educação Infantil deve ser realizada mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental. Nesse contexto, a avaliação nessa etapa

Tempo de simulado: