Simulado Psicólogo – Conhecimentos Específicos

Os Psicólogos usam métodos científicos para estudar os fatores que influenciam o modo como as pessoas sentem , agem, aprendem e pensam, bem como estudam as estratégias e intervenções baseadas em evidências para ajudar as pessoas. Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

A qual teórico se referem as afirmativas abaixo?

I. Os fenômenos devem ser estudados em movimentos e compreendidos como em permanentetransformação.
II. A história dos fenômenos é caracterizada por mudanças qualitativas e quantitativas.
III. As mudanças na “natureza do homem” são produzidas por mudanças na vida material e na sociedade.
IV. O sistema de signos é pensado como um sistema de instrumentos, os quais foram criados pela sociedade ao longo de sua história.

Questão 2

O comportamento produz consequências é controlado por elas e que algumas dessas consequências aumentam a probabilidade de o comportamento voltar a ocorrer. Chamamos essas consequências de reforço. Sobre o reforço assinale a alternativa CORRETA.

Questão 3

A campanha publicitária da Pizza Domino’s na década de 80, nos Estados Unidos, foi marcada por um fato que ocupou as manchetes da época. Em 1989, Kenneth Noid, um georgiano de 22 anos, concluiu que a campanha era dirigida a ele e, em retaliação, sequestrou dois empregados da Domino’s. Os reféns escaparam e Kenneth Noid se entregou a polícia. Revelado o caso, Noid disse que os anúncios tinham o fim específico de zombar dele.
Considerando que a reação de Noid corresponde a falsas crenças baseadas em inferências incorretas sobre a realidade externa, qual das alternativas melhor a define?

Questão 4

Aaron Beck um dos psicoterapeutas mais conhecidos e influentes de todos os tempos, tanto que transformou a psiquiatria e a psicologia ao redor do mundo. Dentre as descobertas e pesquisas de Beck está, que os sintomas depressivos podiam ser mais bem explicados por meio dos pensamentos conscientes do paciente no lugar de trazer à tona desejos reprimidos e motivações inconscientes.

Revista Psicanálise Edição 54.

De qual teoria Aaron Beck é considerado “pai”?

Questão 5

Na Psicologia Social, uma determinada heurística consiste em se levar em conta a semelhança entre dois objetos para inferir que um tem as características daquele com o qual se parece. Usa-se um atalho para chegar a uma conclusão, utilizando a semelhança da situação presente com um esquema cognitivo previamente adquirido. A que conceito se refere o texto?

Questão 6

Com relação aos objetivos da avaliação psicológica clínica, quando o psicólogo procura identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, denomina-se:

Questão 7

“Os testes psicológicos têm fornecido contribuições tanto no campo teórico, em pesquisas básicas e aplicadas, como também no campo prático, onde são fundamentais na realização de diagnósticos, seleções e classificações, orientações e treinamentos”

(Filho, Belo e Gouveia, 2006).

A respeito da utilização e comercialização de testes psicológicos, assinale a afirmativa incorreta:

Questão 8

Doença mental é um termo geral usado aqui de modo a abranger várias perturbações que afetam o funcionamento e comportamento emocional, social e intelectual. Sobre a doença mental assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 9

Em sua teoria psicanalítica, Freud descreveu o aparelho psíquico em três dimensões. No que concerne a estas dimensões, preencha as lacunas do trecho abaixo e em seguida assinale a alternativa correta:
O _________, segundo Freud, é regido pelo princípio do prazer e constitui o reservatório da energia psíquica. É o lugar onde se localizam as pulsões de vida e de morte.
O ________ é o sistema que estabelece o equilíbrio entre as exigências do id. Suas funções básicas são a percepção, a memória, os sentimentos e os pensamentos.
Já o ___________ se origina com o Complexo de Édipo, a partir da internalização das proibições, dos limites e da autoridade. A moral é sua função.

Questão 10

Os transtornos depressivos incluem transtorno disruptivo da desregulação do humor, transtorno depressivo maior (incluindo episódio depressivo maior), transtorno depressivo persistente transtorno disfônico pré-menstrual, transtorno depressivo induzido por substância/medicamento, transtorno depressivo devido a outra condição médica, outro transtorno depressivo especificado e transtorno depressivo não especificado. Sobre o transtorno depressivo assinale a alternativa INCORRETA.

Tempo de simulado:

um comentário

  1. Joaquim Pereira Rodrigues
    Gratidão, amei os testes e como estou me preparando para concurso e sem condição de investir, pois estou desempregado desde 2021, realizando apenas trabalhos temporários e precisando de ajudas, estou em busca. Grato pelo apoio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *