Simulado Fisioterapeuta – Questões Teóricas

O fisioterapeuta trabalha nas seguintes áreas: Saúde preventiva, que são os exercícios respiratórios, relaxamento muscular e alongamento; Na fisioterapia do trabalho que é a prevenção e manutenção da saúde do colaborador de empresas e o Fisioterapeuta desportivo que atua como profissional dedicado ao melhoramento do condicionamento físico de atletas, entre outras. Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Acerca dos testes ortopédicos, marque a alternativa CORRETA:

Questão 2

Das responsabilidades no exercício da fisioterapia, é proibido ao fisioterapeuta, exceto:

Questão 3

A Fisioterapia Fisiológica é um conjunto de tratamentos e técnicas fisioterapêuticas usado para a recuperação de pacientes afetados por doenças neurológicas, ou seja, aquelas originadas no sistema nervoso. Assinale quais são essas doenças neurológicas.

I-Doença de Parkinson
II- Esclerose múltipla
III- Acalasia
IV-Disbiose Intestinal
V- Hirschsprungi

Questão 4

A osteoartrite do quadril provoca, como sintomas clínicos, dor, rigidez articular matinal, crepitação óssea, fraqueza muscular e redução do arco de movimento.

Para a realização do diagnóstico cinético-funcional devem ser utilizados testes de desempenho, facilmente realizados na clínica diária, como o

Questão 5

Sobre o tratamento fisioterapêutico do paciente com artrite reumatoide é correto afirmar o seguinte:

Questão 6

As lesões ligamentares do joelho estão entre as mais sérias das desordens desta articulação. O mecanismo de lesão é geralmente um forte estresse aplicado contra o joelho enquanto a extremidade está sustentando peso. Os pacientes queixam-se de sentir o joelho sair do lugar e falsear enquanto estão caminhando. Existem testes que podem ser empregados pelo fisioterapeuta para avaliar a estabilidade articular e ligamentar do joelho, como, por exemplo, testes para verificar a integridade ou a ruptura do Ligamento Cruzado Anterior (LCA). Tal teste é realizado com o paciente em decúbito dorsal, o joelho do paciente é mantido em 20º a 30º de flexão, o fêmur é estabilizado pela mão do fisioterapeuta, enquanto a tíbia é movida para frente. O teste é positivo quando há um aumento na translação anterior da tíbia, sugerindo ruptura do LCA. O trecho refere-se ao:

Questão 7

Assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 8

Os recursos eletrotermofototerápicos da prática fisioterapêutica, apesar de pouco utilizados, são bastante eficazes na cicatrização das queimaduras. Com base nos conhecimentos acerca desses recursos terapêuticos, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) A introdução de fármacos ajuda no processo de cicatrização da queimadura e pode ser utilizado através da pele por meio de corrente elétrica, o que é viabilizado pela Corrente Farádica.
( ) Devido às características da Corrente Galvânica (polarizada), ela pode ser aplicada com qualquer tempo, sem riscos de lesões teciduais, inclusive em pacientes que apresentam infecção controlada.
( ) O laser pode ser usado, na fase aguda, com intensidade de 1J/cm2 com o propósito de reduzir quadros álgicos e promover uma ação circulatória.
( ) A modalidade de Microcorrente da eletroterapia acelera síntese de ATP, porém não incrementa o transporte das membranas e de aminoácidos:

A sequência correta é

Questão 9

A artrite reumatoide (AR) é uma doença multissistêmica crônica de causa desconhecida. Embora haja uma
variedade de manifestações sistêmicas, a característica típica é uma sinovite inflamatória persistente. Sobre
AR, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Sinais e sintomas geralmente acometem as articulações proximais em uma distribuição assimétrica.
( ) Potencial inflamatório sinovial causa destruição da cartilagem e erosões ósseas.
( ) Lesões microvasculares e o aumento do número de células de revestimento constituem o início da sinovite.
( ) Tumefação, hipersensibilidade e dor que não piora ao movimento, com ausência de rigidez articular são as manifestações mais comuns.
Assinale a sequência correta.

Questão 10

A hipertensão pulmonar crônica resulta em dilatação ventricular e hipertrofia ventricular direita.

A manifestação clínica da insuficiência ventricular direita é caracterizada

Tempo de simulado:

um comentário

  1. Cleunice Satico Obara de Oliveira
    #QT-522 . Por que tá errado? São músculos coaptadores transversais. Ou não?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *