Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Ouvidor – Questões Objetivas

Simulado Ouvidor – Questões Objetivas

O Ouvidor tem a função de receber críticas, sugestões, denúncias, reclamações e que deve agir em defesa imparcial da comunidade. Estabelecendo como objetivo a solução do problema e a proposição de melhorias no atendimento realizado por uma organização.
Confira e realize o simulado com questões de provas que caíram em concursos.

Questão 1

Ao longo da história, a Ouvidoria Pública no Brasil:




Questão 2

A Ouvidoria Pública, quer seja na esfera federal, estadual ou municipal, tem sido considerada como um espaço institucional, no qual o cidadão pode não apenas receber os serviços públicos prestados, mas pode também avaliá-los, criticá-los e sugerir alterações ou melhorias na sua prestação. A Ouvidoria Pública tem base legal para sua existência




Questão 3

A Lei de Acesso a Informação, em seu inciso V do art. 3º, prevê: “V - desenvolvimento do controle social da administração pública.” Isso significa que o Ouvidor Municipal deve




Questão 4

O Código de Ética (da Associação Brasileira de Ouvidores) recomenda ao Ouvidor:




Questão 5

Sobre as recomendações do Código de Ética (da Associação Brasileira de Ouvidores) ao Ouvidor, assinale a afirmativa correta.




Questão 6

A Lei Complementar nº 110, de 31/01/2017, dá poderes ao Ouvidor Municipal para




Questão 7

Sobre as relações do Ouvidor com os demandantes, de acordo com o Código de Ética do Ouvidor/Ombudsman (da Associação Brasileira de Ouvidores), analise as afirmativas.

I - Reconhecer a diversidade de opiniões, preservando o direito de livre expressão e julgamento de cada pessoa.
II - Ouvir seu representado com paciência, compreensão, ausência de pré-julgamento e de todo e qualquer preconceito.
III - Atender com cortesia e respeito as pessoas.

Está correto o que se afirma em




Questão 8

A Constituição Federal brasileira estabelece no inciso I do §3º do art. 37, que as formas de participação do cidadão nas reclamações e avaliação dos serviços públicos prestados serão disciplinadas por lei. Assim,




Questão 9

O Código de Ética do Ouvidor/Ombudsman (da Associação Brasileira de Ouvidores) confere ao Ouvidor:




Questão 10

O art. 6º da Lei de Acesso a Informação, em seu inciso II assim dispõe: “II - proteção da informação, garantindo-se sua disponibilidade, autenticidade e integridade”. Assim, cabe ao Ouvidor Municipal:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado