Simulado Engenheiro Eletricista – Conhecimentos Específicos

O Engenheiro Eletricista tem responsabilidades referentes à geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica; equipamentos, materiais e máquinas elétricas; sistemas de medição e controle elétricos. Faça o simulado e teste seus conhecimentos!

Questão 1

As leis de Kirchhoff, também conhecidas como lei das malhas e leis dos nós, são, respectivamente, leis de conservação da carga elétrica e da energia nas malhas e nos nós dos circuitos elétricos. Dado suas definições, analise as afirmativas abaixo.

I. Nós: são onde há ramificações nos circuitos, ou seja, quando houver mais de um caminho para a passagem da corrente elétrica.

II. Ramos: são os trechos do circuito que se encontram entre dois nós consecutivos. Ao longo de um ramo, a corrente elétrica é sempre constante.

III. Malhas: são caminhos fechados em que iniciamos em um nó e voltamos ao mesmo nó. Em uma malha, a soma dos potenciais elétricos é sempre igual a zero.

IV. A 2ª lei de Kirchhoff é escrita como um somatório de todos os potenciais elétricos (∑ iN =0).

V. Tensão ou potencial elétrico U é calculado pela fórmula ∪= ????.???? (V).

Assinale a alternativa correta.

Questão 2

Ao tratar de definições e conceitos, a NBR 5410 define linha elétrica como um conjunto de um ou mais condutores com elementos de fixação e suporte e, se for o caso, de proteção mecânica destinada, a transportar energia ou transmitir sinais elétricos. Em relação às linhas de energia pode-se afirmar corretamente que

Questão 3

Motores de baixa potência podem ser instalados conectados por ligação direta a linha (rede de alimentação) que proporciona a chamada partida direta. Porém, para motores de potência elevada, a linha pode não ser capaz de prover, na tensão nominal, a corrente requerida para partida do motor, ou a corrente de partida pode perturbar a linha, produzindo flutuações de tensão e afetando outros equipamentos. Nestes casos, são necessários métodos para limitar a corrente de partida. Em relação a partida de motores é correto afirmar o seguinte:

Questão 4

A seguir são apresentados 4 símbolos gráficos referentes às instalações elétricas prediais.
imagem
Qual alternativa apresenta as descrições dos símbolos, na ordem em que são apresentados (a), (b), (c) e (d)?

Questão 5

Nas instalações elétricas. os condutores são empregados para conduzir corrente com encordoamento adequado para cada aplicação. São instalados em condutos como, por exemplo, eletrodutos embutidos ou aparentes, enterrado no solo ou em parede, em bandeja, eletrocalhas, canaletas, contendo vários circuitos agrupados, funcionando (carregados) com temperatura que deve ser suportada pela isolação e com tensão suportada pelo isolamento. Além disso, a secção transversal do condutor deve ser tal que permita conduzir a corrente elétrica calculada para alimentar a carga, chamada corrente do projeto (Ir). Sobre o dimensionamento dos circuitos e a escolha dos métodos de instalação, segundo a NBR 5410, é correto afirmar o seguinte

Questão 6

Conforme norma NBR 5419 para o projeto de SPDA - Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas – Define: “Os componentes da estrutura que desempenha uma função de proteção contra descargas atmosféricas, mas não é instalado especificamente para este fim” como Componente Natural de um SPDA. Sobre esses componentes, analise as afirmativas abaixo.

I. Armaduras de aço do concreto – utilizadas como condutores de descida.

II. Coberturas metálicas – utilizadas como captores.

III. Coberturas metálicas – utilizadas como condutores de descida.

IV. Pilares metálicos – utilizadas como eletrodos de aterramento.

V. Armaduras de aço das fundações – utilizadas como eletrodos de aterramento.

Estão corretas as afirmativas:

Questão 7

Uma estação rádio base de um sistema de telefonia celular em 1900 MHz utiliza uma antena sem perda com um ganho de 15 dBi e disponibiliza uma potência de 10 W na entrada da antena. Um receptor móvel que utiliza uma antena dipolo está localizado a uma distância de 100 metros da estação rádio base e recebe um sinal com potência de -74 dBm. Considerando uma situação de espaço livre entre transmissor e receptor e a substituição da antena transmissora por uma antena de 24 dBi de ganho, qual o novo valor da potência recebida pelo receptor móvel?

Questão 8

Nos sistemas de transmissão de dados, vídeo, voz, etc eram estabelecidos padrões proprietários de cabeamento, resultando em grande diversidade de topologias, tipos de cabos, conectores, etc. O conceito de cabeamento estruturado surgiu com a necessidade de criar padrões de cabeamento de forma que se possa aplicar (utilizar) aparelhos como computadores, telefone, câmera de vídeo, televisores, etc de qualquer fabricante para um mesmo cabeamento, isto é, garantindo a intercambialidade dos equipamentos. As normas EIA/TIA atendem a conceitos e padronizações para cabeamento estruturado utilizados por engenheiros e arquitetos. No Brasil a norma adotada é a NBR 14565. De acordo com esta norma é correto afirmar que

Questão 9

Em 2016, o governo brasileiro assinou um decreto que permitiu a migração das rádios difusoras AM para a faixa de FM. A respeito dessa migração, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) As emissoras que operam na faixa de FM possuem melhor qualidade de áudio, porém com uma ocupação maior de banda que o sinal AM.
( ) Os sinais de rádio AM sofrem menos com interferências provenientes de aparelhos elétricos, raios solares, tempestades, pois trabalham numa faixa inferior do espectro eletromagnético.
( ) Para uma mesma potência transmitida, os sinais de rádio AM possuem maior cobertura que os sinais de rádio FM.

Assinale a sequência correta.

Questão 10

A NBR 5410 preconiza como regra fundamental para proteção contra choque elétrico que as partes vivas perigosas não devem ser acessíveis e os pontos condutíveis acessíveis não devem oferecer perigo mesmo que, em caso de falha, se torne acidentalmente viva. Portanto deve-se adotar uma proteção suplementar no caso de falha da proteção básica (isolação). A proteção supletiva é garantida pela equipotencialização da proteção associada ao seccionamento automático da alimentação. A respeito dos dispositivos de seccionamento automático e sua instalação, descritos em na NBR 5410, é correto afirmar o seguinte

Tempo de simulado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *