Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Engenheiro Eletricista – Conhecimentos Específicos

Simulado Engenheiro Eletricista – Conhecimentos Específicos

O Engenheiro Eletricista tem responsabilidades referentes à geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica; equipamentos, materiais e máquinas elétricas; sistemas de medição e controle elétricos.
Faça o simulado e teste seus conhecimentos!

Questão 1

A instalação de transformadores elétricos de potência em paralelo pode ser justificada pela necessidade de ampliação das instalações, confiabilidade ou operação mais adequada diante das variações de carga. Em relação às condições de paralelismo de transformadores de potência é correto afirmar que




Questão 2

Analise o trecho de programa abaixo escrito para um microcontrolador PIC.

01: int x, y;
02: x=input_a();
03: y=input_b();
04: for ( i=x; i>0; i--) {
05: y=y >>1;
06: output_c(y);
07: delay_ms(100) }
08: y = y + 03d;

Considerando inicialmente portA = 03d e portB = A0h, qual é o resultado assumido pela portC e pela variável y após a execução da linha 08 do código?




Questão 3

Acerca dos serviços de Comunicação Móvel 4G e do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD), assinale a afirmativa INCORRETA.




Questão 4

Analise o circuito:
imagem
Sobre os circuitos retificadores trifásicos de meia-onda, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Necessitam obrigatoriamente de um transformador trifásico na entrada, com o secundário ligado em estrela ou ziguezague, fato que limita um pouco seu uso.
( ) Com o aumento do número de fases, o número de pulsos da tensão na carga é menor, melhorando o fator de ripple e aumentando o valor médio da tensão.
( ) Como sempre existe um diodo conduzindo, a corrente na carga será contínua, e, em valor médio, √3 vezes maior que a corrente por diodo.
( ) Os diodos estão ligados em catodo comum, portanto aquele que tiver o anodo mais positivo estará conduzindo.
Assinale a sequência correta.




Questão 5

A instalação dos dispositivos de proteção contra choque elétrico é realizada conforme os esquemas de aterramento TT, TN e IT. Em relação aos ensaios do seccionamento automático da alimentação previstos, pela NBR 5410, para verificação da proteção contra contatos indiretos é correto afirmar o seguinte:




Questão 6

Segundo a NBR 5410, um sistema de alimentação elétrica para serviços de segurança pode ser automático e não automático. Os grupos geradores (motores diesel funcionando como máquina primário de alternadores para geração de energia elétrica) e as UPS (Uninterruptible Power Suply) são sistemas que permitem alimentação automática em serviços de segurança. A respeito destes sistemas é correto afirmar o seguinte:




Questão 7

Sobre lâmpadas a vapor de mercúrio, assinale a afirmativa INCORRETA.




Questão 8

Nos sistemas de transmissão de dados, vídeo, voz, etc eram estabelecidos padrões proprietários de cabeamento, resultando em grande diversidade de topologias, tipos de cabos, conectores, etc. O conceito de cabeamento estruturado surgiu com a necessidade de criar padrões de cabeamento de forma que se possa aplicar (utilizar) aparelhos como computadores, telefone, câmera de vídeo, televisores, etc de qualquer fabricante para um mesmo cabeamento, isto é, garantindo a intercambialidade dos equipamentos. As normas EIA/TIA atendem a conceitos e padronizações para cabeamento estruturado utilizados por engenheiros e arquitetos. No Brasil a norma adotada é a NBR 14565. De acordo com esta norma é correto afirmar que




Questão 9

Uma estação rádio base de um sistema de telefonia celular em 1900 MHz utiliza uma antena sem perda com um ganho de 15 dBi e disponibiliza uma potência de 10 W na entrada da antena. Um receptor móvel que utiliza uma antena dipolo está localizado a uma distância de 100 metros da estação rádio base e recebe um sinal com potência de -74 dBm. Considerando uma situação de espaço livre entre transmissor e receptor e a substituição da antena transmissora por uma antena de 24 dBi de ganho, qual o novo valor da potência recebida pelo receptor móvel?




Questão 10

Em 2016, o governo brasileiro assinou um decreto que permitiu a migração das rádios difusoras AM para a faixa de FM. A respeito dessa migração, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) As emissoras que operam na faixa de FM possuem melhor qualidade de áudio, porém com uma ocupação maior de banda que o sinal AM.
( ) Os sinais de rádio AM sofrem menos com interferências provenientes de aparelhos elétricos, raios solares, tempestades, pois trabalham numa faixa inferior do espectro eletromagnético.
( ) Para uma mesma potência transmitida, os sinais de rádio AM possuem maior cobertura que os sinais de rádio FM.

Assinale a sequência correta.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado