Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Engenheiro Eletricista – Conhecimentos Específicos

Simulado Engenheiro Eletricista – Conhecimentos Específicos

O Engenheiro Eletricista tem responsabilidades referentes à geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica; equipamentos, materiais e máquinas elétricas; sistemas de medição e controle elétricos.
Faça o simulado e teste seus conhecimentos!

Questão 1

No processo de monitoração e controle de obras, durante a execução do projeto, deve-se realizar medições e o controle das realizações. O controle simultâneo do custo em relação ao orçado e do tempo em relação ao que foi planejado no cronograma do projeto permite verificar o desempenho da execução do projeto. Este controle de desempenho pode ser verificado por meio da(o)




Questão 2

Analise o circuito:
imagem
Sobre os circuitos retificadores trifásicos de meia-onda, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Necessitam obrigatoriamente de um transformador trifásico na entrada, com o secundário ligado em estrela ou ziguezague, fato que limita um pouco seu uso.
( ) Com o aumento do número de fases, o número de pulsos da tensão na carga é menor, melhorando o fator de ripple e aumentando o valor médio da tensão.
( ) Como sempre existe um diodo conduzindo, a corrente na carga será contínua, e, em valor médio, √3 vezes maior que a corrente por diodo.
( ) Os diodos estão ligados em catodo comum, portanto aquele que tiver o anodo mais positivo estará conduzindo.
Assinale a sequência correta.




Questão 3

As concessionárias de energia preferem que as cargas absorvam potência com um fator de potência unitário, de modo que a corrente para dada potência absorvida seja mínima, resultando menor quantidade de perdas nas resistências associadas às linhas de transmissão e distribuição e outros equipamentos. Essa correção do fator de potência pode ser realizada pela compensação ou pela anulação da potência reativa absorvida pela carga por meio da conexão de uma reatância em paralelo que absorve a mesma potência reativa em magnitude, mas oposta em sinal. No circuito da figura acima, a potência complexa absorvida pela impedância da carga foi calculada como P + jQ = (1350 + j500) VA. Assinale a alternativa que apresenta a reatância em paralelo que resultará em um fator de potência unitário, visto da fonte de tensão.
imagem
imagem




Questão 4

A engenharia de manutenção deve conhecer as frequências de falhas dos dispositivos das instalações para verificação da disponibilidade das instalações e levantamento dos custos da manutenção. Um prédio de 20 andares possui um determinado tipo de mostrador (display) nos elevadores que, após um longo período de utilização, revelou uma distribuição em frequência de falhas segundo uma função exponencial negativa de média 0,25 por 2.500 horas. Qual a indisponibilidade de um display nestes elevadores durante sua vida útil que é prevista em 10 anos x 24 horas/dia x 365 dias/ano, se o tempo médio de reparação é 36 horas?




Questão 5

Ao tratar de definições e conceitos, a NBR 5410 define linha elétrica como um conjunto de um ou mais condutores com elementos de fixação e suporte e, se for o caso, de proteção mecânica destinada, a transportar energia ou transmitir sinais elétricos. Em relação às linhas de energia pode-se afirmar corretamente que




Questão 6

Sobre Qualidade da Energia Elétrica, analise as afirmativas.

I - A determinação da qualidade da tensão do sistema de distribuição quanto à flutuação de tensão tem por objetivo avaliar o incômodo provocado pelo efeito da cintilação luminosa no consumidor, que tenha em sua unidade consumidora pontos de iluminação alimentados em baixa tensão.
II - O sistema de distribuição e as instalações de geração conectadas ao mesmo devem, em condições normais de operação e em regime permanente, operar dentro dos limites de frequência situados entre 59,9 Hz e 60,1 Hz.
III - Variações de tensão de curta duração (VTCD) são desvios significativos na amplitude do valor eficaz da tensão durante um intervalo de tempo inferior a três segundos.
IV - O desequilíbrio de tensão é o fenômeno caracterizado por qualquer diferença verificada nas amplitudes entre as três tensões de fase de um determinado sistema trifásico e/ou na defasagem elétrica de 120° entre as tensões de fase do mesmo sistema.

Estão corretas as afirmativas




Questão 7

A climatização ambiental usando ventiladores utiliza, em geral, os motores elétricos acoplados a turbomáquinas para produzir deslocamentos dos gases. Devido a energia mecânica produzida pelas pás do rotor, o fluxo é capaz de escoar pelo sistema de dutos. Em relação a este sistema de climatização é correto afirmar que




Questão 8

Os sistemas de climatização ambiental usando ar condicionado tem como objetivo oferecer conforto térmico quando as ventilações natural ou forçada não são suficientes. Basicamente, são dois tipos de sistemas usando ar condicionado. O de expansão ou evaporação direta e o de expansão indireta. Sobre os sistemas de climatização com ar condicionado é correto afirmar que




Questão 9

A Norma Regulamentadora – NR 10 estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde do trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.
Essa NR se aplica às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e, na ausência ou omissão destas, as normas internacionais cabíveis. De acordo com o texto e considerando a segurança em instalações elétricas, analise as afirmativas.
I - As medidas de proteção coletiva compreendem, prioritariamente, a desenergização elétrica e, na sua impossibilidade, o emprego de tensão de segurança.
II - É obrigatório que os projetos de instalações elétricas especifiquem dispositivos de desligamento de circuitos que possuam recursos para impedimento de reenergização, para sinalização de advertência com indicação da condição operativa.
III - A proteção supletiva é o meio destinado a garantir a proteção contra choques elétricos em situações de maior risco de perda ou anulação das medidas normalmente aplicáveis e em situações ou locais em que os perigos do choque elétrico são particularmente graves.
IV - O projeto elétrico deve definir a configuração do esquema de aterramento, a obrigatoriedade ou não da interligação entre o condutor neutro e o de proteção e a conexão à terra das partes condutoras não destinadas à condução da eletricidade.
Estão corretas as afirmativas




Questão 10

Nas instalações elétricas. os condutores são empregados para conduzir corrente com encordoamento adequado para cada aplicação. São instalados em condutos como, por exemplo, eletrodutos embutidos ou aparentes, enterrado no solo ou em parede, em bandeja, eletrocalhas, canaletas, contendo vários circuitos agrupados, funcionando (carregados) com temperatura que deve ser suportada pela isolação e com tensão suportada pelo isolamento. Além disso, a secção transversal do condutor deve ser tal que permita conduzir a corrente elétrica calculada para alimentar a carga, chamada corrente do projeto (Ir). Sobre o dimensionamento dos circuitos e a escolha dos métodos de instalação, segundo a NBR 5410, é correto afirmar o seguinte




Tempo de simulado:

Comentar Simulado