Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Engenheiro Eletricista – Conhecimentos Específicos

Simulado Engenheiro Eletricista – Conhecimentos Específicos

O Engenheiro Eletricista tem responsabilidades referentes à geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica; equipamentos, materiais e máquinas elétricas; sistemas de medição e controle elétricos.
Faça o simulado e teste seus conhecimentos!

Questão 1

Numa gestão de ativos mais previsional e menos reativa, deve-se conhecer o desempenho passado de um sistema (dispositivo, equipamento ou instalação) como forma de conhecer sua tendência no futuro. Se nos indicadores obtidos por medições passadas observa-se uma degradação, deve-se providenciar correções futuras ou, no caso de indicadores passados apresentarem melhorias, deve-se verificar as razões desta melhoria para promover sua sustentabilidade. Em relação aos métodos empregados para uma gestão previsional é correto afirmar que




Questão 2

A climatização ambiental usando ventiladores utiliza, em geral, os motores elétricos acoplados a turbomáquinas para produzir deslocamentos dos gases. Devido a energia mecânica produzida pelas pás do rotor, o fluxo é capaz de escoar pelo sistema de dutos. Em relação a este sistema de climatização é correto afirmar que




Questão 3

A instalação dos dispositivos de proteção contra choque elétrico é realizada conforme os esquemas de aterramento TT, TN e IT. Em relação aos ensaios do seccionamento automático da alimentação previstos, pela NBR 5410, para verificação da proteção contra contatos indiretos é correto afirmar o seguinte:




Questão 4

Três lâmpadas são conectadas a uma fonte de 120V, conforme mostrado na figura.
imagem
A corrente total fornecida pela fonte e a corrente que passa pela lâmpada de 80W são respectivamente:




Questão 5

As resistências de isolação das instalações elétricas se degradam ao longo da vida útil. É importante acompanhar esta degradação para efetuar manutenção, evitando comprometer a segurança e confiabilidade das instalações. Para tanto, a NBR 5410 estabelece procedimentos para verificação desta resistência, fixando valores mínimos, tensões de ensaio e arranjos de medição. Segundo a norma, é correto afirmar o seguinte:




Questão 6

A manutenção consiste em um conjunto de ações que tem a finalidade de repor o sistema (dispositivos, equipamento ou instalação) nas condições operacionais mais próximas possível de quando era novo. A fiabilidade é a probabilidade de realizar uma missão sem falhas. A fiabilidade é a probabilidade de realizar uma missão sem falhas e de manter o sistema em funcionamento o maior tempo possível. A manutibilidade é a capacidade de um sistema ser reparado no menor tempo possível, para tanto o sistema é concebido de maneira a facilitar o reparo. A combinação dos níveis de fiabilidade e manutibilidade resulta na disponibilidade. Para medir a disponibilidade de um sistema são usados indicadores como MTTF (Mean Time To Failure), MTBF (Mean Time Between Failure), MTTR (Mean Time To Repair), MDT (Maintenance Down Time), MUT (Mean Up Time) e ALDT (Administrative & Logistic Delay Time). A respeito da análise destes indicadores de desempenho (performance) da manutenção é correto afirmar que




Questão 7

A Norma Regulamentadora – NR 10 estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde do trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.
Essa NR se aplica às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e, na ausência ou omissão destas, as normas internacionais cabíveis. De acordo com o texto e considerando a segurança em instalações elétricas, analise as afirmativas.
I - As medidas de proteção coletiva compreendem, prioritariamente, a desenergização elétrica e, na sua impossibilidade, o emprego de tensão de segurança.
II - É obrigatório que os projetos de instalações elétricas especifiquem dispositivos de desligamento de circuitos que possuam recursos para impedimento de reenergização, para sinalização de advertência com indicação da condição operativa.
III - A proteção supletiva é o meio destinado a garantir a proteção contra choques elétricos em situações de maior risco de perda ou anulação das medidas normalmente aplicáveis e em situações ou locais em que os perigos do choque elétrico são particularmente graves.
IV - O projeto elétrico deve definir a configuração do esquema de aterramento, a obrigatoriedade ou não da interligação entre o condutor neutro e o de proteção e a conexão à terra das partes condutoras não destinadas à condução da eletricidade.
Estão corretas as afirmativas




Questão 8

A seguir são apresentados 4 símbolos gráficos referentes às instalações elétricas prediais.
imagem
Qual alternativa apresenta as descrições dos símbolos, na ordem em que são apresentados (a), (b), (c) e (d)?




Questão 9

Analise o trecho de programa abaixo escrito para um microcontrolador PIC.

01: int x, y;
02: x=input_a();
03: y=input_b();
04: for ( i=x; i>0; i--) {
05: y=y >>1;
06: output_c(y);
07: delay_ms(100) }
08: y = y + 03d;

Considerando inicialmente portA = 03d e portB = A0h, qual é o resultado assumido pela portC e pela variável y após a execução da linha 08 do código?




Questão 10

Sobre lâmpadas a vapor de mercúrio, assinale a afirmativa INCORRETA.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado