Simulado Engenheiro Eletricista – Conhecimentos Específicos

O Engenheiro Eletricista tem responsabilidades referentes à geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica; equipamentos, materiais e máquinas elétricas; sistemas de medição e controle elétricos.
Faça o simulado e teste seus conhecimentos!

Questão 1

Analise o trecho de programa abaixo escrito para um microcontrolador PIC.

01: int x, y;
02: x=input_a();
03: y=input_b();
04: for ( i=x; i>0; i--) {
05: y=y >>1;
06: output_c(y);
07: delay_ms(100) }
08: y = y + 03d;

Considerando inicialmente portA = 03d e portB = A0h, qual é o resultado assumido pela portC e pela variável y após a execução da linha 08 do código?




Questão 2

Segundo a NBR 5410, uma linha elétrica deve ser caracterizada especificando ao menos o tipo de conduto, condutor e o método de montagem. Todas estas especificações influenciam na execução do projeto e na operação e manutenção das instalações. Por exemplo, o tipo de montagem pode favorecer ou prejudicar a dissipação do calor, aumentando as perdas térmicas e onerando a operação e manutenção das instalações. De acordo com a NBR 5410 na caracterização das linhas fechadas (A2, A1), linha enterradas (D) e linhas aéreas (C, E, F e G) deve-se considerar a capacidade de corrente. Sobre tal caracterização é correto afirmar que




Questão 3

Sobre sistemas de proteção contra descargas atmosféricas em edificações (SPDA), assinale a afirmativa INCORRETA.




Questão 4

As concessionárias de energia preferem que as cargas absorvam potência com um fator de potência unitário, de modo que a corrente para dada potência absorvida seja mínima, resultando menor quantidade de perdas nas resistências associadas às linhas de transmissão e distribuição e outros equipamentos. Essa correção do fator de potência pode ser realizada pela compensação ou pela anulação da potência reativa absorvida pela carga por meio da conexão de uma reatância em paralelo que absorve a mesma potência reativa em magnitude, mas oposta em sinal. No circuito da figura acima, a potência complexa absorvida pela impedância da carga foi calculada como P + jQ = (1350 + j500) VA. Assinale a alternativa que apresenta a reatância em paralelo que resultará em um fator de potência unitário, visto da fonte de tensão.
imagem
imagem




Questão 5

Os inversores de frequência são equipamentos de conformação de energia elétrica utilizados para controlar motores elétricos assíncronos. Esta aplicação tornou-se popular, pois é capaz de reduzir o consumo de energia e aumentar a eficiência dos processos acionados. Assim, por exemplo, utilizando inversores, pode-se tornar mais eficiente o processo de condicionamento de ar, bombeamento d’agua, funcionamento de elevadores, escadas rolantes, etc. Quando maior a precisão necessária ao controle do processo, mais refinada deve ser a técnica de controle empregada pelo inversor. Dentre as técnicas de controle mais empregadas pelo inversor, pode-se citar o controle escalar e o controle vetorial. Sobre controle de inversores é correto afirmar o seguinte:




Questão 6

A NBR 5410 propõe um código de cores para identificar a função do condutor, que seja condutor fase, condutor neutro (N), condutor de proteção (PE) ou com dupla função (PEN). Este código facilita as instalações e evitar confusão nos pontos visíveis ou acessíveis, como, no interior de quadros e caixas de passagens. Em relação à identificação dos condutores pela cor, segundo a NBR 5410,




Questão 7

Ao tratar de definições e conceitos, a NBR 5410 define linha elétrica como um conjunto de um ou mais condutores com elementos de fixação e suporte e, se for o caso, de proteção mecânica destinada, a transportar energia ou transmitir sinais elétricos. Em relação às linhas de energia pode-se afirmar corretamente que




Questão 8

As grandezas potência aparente (S), potência ativa (P) e potência reativa (Q) estão relacionadas pela seguinte equação vetorial (S = P + Q), e, para cargas indutivas e capacitivas, a potência aparente (S) é definida respectivamente por (S = P + jQL) e (S = P – jQC), sendo o fator de potência determinado por FP = P/S. Assinale a alternativa que apresenta a grandeza total de watts (P), de volt-ampères reativo (Q), de volt-ampères (S) e o fator de potência (FP), respectivamente do circuito, lidas pelo medidor.
imagem




Questão 9

Acerca dos serviços de Comunicação Móvel 4G e do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD), assinale a afirmativa INCORRETA.




Questão 10

Uma estação rádio base de um sistema de telefonia celular em 1900 MHz utiliza uma antena sem perda com um ganho de 15 dBi e disponibiliza uma potência de 10 W na entrada da antena. Um receptor móvel que utiliza uma antena dipolo está localizado a uma distância de 100 metros da estação rádio base e recebe um sinal com potência de -74 dBm. Considerando uma situação de espaço livre entre transmissor e receptor e a substituição da antena transmissora por uma antena de 24 dBi de ganho, qual o novo valor da potência recebida pelo receptor móvel?




Tempo de simulado:

Comentar Simulado