Simulado Engenheiro Eletricista – Conhecimentos Específicos

O Engenheiro Eletricista tem responsabilidades referentes à geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica; equipamentos, materiais e máquinas elétricas; sistemas de medição e controle elétricos.
Faça o simulado e teste seus conhecimentos!

Questão 1

Todo consumidor cuja potência instalada seja superior a 75 kW deverá ser atendido em tensão primária de distribuição. A concessionária local de energia determina os seguintes critérios:

Questão 2

Segundo a NBR 5410, uma linha elétrica deve ser caracterizada especificando ao menos o tipo de conduto, condutor e o método de montagem. Todas estas especificações influenciam na execução do projeto e na operação e manutenção das instalações. Por exemplo, o tipo de montagem pode favorecer ou prejudicar a dissipação do calor, aumentando as perdas térmicas e onerando a operação e manutenção das instalações. De acordo com a NBR 5410 na caracterização das linhas fechadas (A2, A1), linha enterradas (D) e linhas aéreas (C, E, F e G) deve-se considerar a capacidade de corrente. Sobre tal caracterização é correto afirmar que

Questão 3

A Norma Regulamentadora – NR 10 estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde do trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.
Essa NR se aplica às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e, na ausência ou omissão destas, as normas internacionais cabíveis. De acordo com o texto e considerando a segurança em instalações elétricas, analise as afirmativas.
I - As medidas de proteção coletiva compreendem, prioritariamente, a desenergização elétrica e, na sua impossibilidade, o emprego de tensão de segurança.
II - É obrigatório que os projetos de instalações elétricas especifiquem dispositivos de desligamento de circuitos que possuam recursos para impedimento de reenergização, para sinalização de advertência com indicação da condição operativa.
III - A proteção supletiva é o meio destinado a garantir a proteção contra choques elétricos em situações de maior risco de perda ou anulação das medidas normalmente aplicáveis e em situações ou locais em que os perigos do choque elétrico são particularmente graves.
IV - O projeto elétrico deve definir a configuração do esquema de aterramento, a obrigatoriedade ou não da interligação entre o condutor neutro e o de proteção e a conexão à terra das partes condutoras não destinadas à condução da eletricidade.
Estão corretas as afirmativas

Questão 4

Motores elétricos são máquinas rotativas capazes de conversão eletromecânica de energia e podem ser classificados como alimentados em corrente contínua (CC) ou em corrente alternada (CA). São responsáveis pela maior parcela de consumo de energia elétrica nas indústrias. Os estudos para redução de perdas e desenvolvimento de acionamentos eficientes devem ser considerados na elaboração de projetos de instalações elétricas. Em relação aos motores elétricos, sua seleção e funcionamento é correto afirmar o seguinte:

Questão 5

No processo de monitoração e controle de obras, durante a execução do projeto, deve-se realizar medições e o controle das realizações. O controle simultâneo do custo em relação ao orçado e do tempo em relação ao que foi planejado no cronograma do projeto permite verificar o desempenho da execução do projeto. Este controle de desempenho pode ser verificado por meio da(o)

Questão 6

A norma NBR 14565 estabelece que os elementos funcionais de um cabeamento genérico são interconectados para formar uma estrutura hierárquica em relação aos subsistemas de cabeamento de backbone de campus, subsistemas de cabeamento de backbone de edifício e subsistemas de cabeamento horizontal. A respeito das interconexões é correto afirmar que

Questão 7

Acerca dos serviços de Comunicação Móvel 4G e do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD), assinale a afirmativa INCORRETA.

Questão 8

A climatização ambiental usando ventiladores utiliza, em geral, os motores elétricos acoplados a turbomáquinas para produzir deslocamentos dos gases. Devido a energia mecânica produzida pelas pás do rotor, o fluxo é capaz de escoar pelo sistema de dutos. Em relação a este sistema de climatização é correto afirmar que

Questão 9

Sobre Qualidade da Energia Elétrica, analise as afirmativas.

I - A determinação da qualidade da tensão do sistema de distribuição quanto à flutuação de tensão tem por objetivo avaliar o incômodo provocado pelo efeito da cintilação luminosa no consumidor, que tenha em sua unidade consumidora pontos de iluminação alimentados em baixa tensão.
II - O sistema de distribuição e as instalações de geração conectadas ao mesmo devem, em condições normais de operação e em regime permanente, operar dentro dos limites de frequência situados entre 59,9 Hz e 60,1 Hz.
III - Variações de tensão de curta duração (VTCD) são desvios significativos na amplitude do valor eficaz da tensão durante um intervalo de tempo inferior a três segundos.
IV - O desequilíbrio de tensão é o fenômeno caracterizado por qualquer diferença verificada nas amplitudes entre as três tensões de fase de um determinado sistema trifásico e/ou na defasagem elétrica de 120° entre as tensões de fase do mesmo sistema.

Estão corretas as afirmativas

Questão 10

A força que produz o movimento de elétrons em um condutor é uma grandeza elétrica chamada potencial elétrico ou tensão elétrica cuja unidade é o Volt (V). A tensão elétrica pode ser obtida por calor, pela luz, por ação química, por pressão e por magnetismo. O movimento dos elétrons pelo condutor é grandeza elétrica chamada de corrente elétrica, cuja unidade é o Ampére (A). A natureza destas grandezas pode ser corretamente descrita da seguinte maneira

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *