Simulado Engenheiro Eletricista – Conhecimentos Específicos

O Engenheiro Eletricista tem responsabilidades referentes à geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica; equipamentos, materiais e máquinas elétricas; sistemas de medição e controle elétricos.
Faça o simulado e teste seus conhecimentos!

Questão 1

QUESTÃO 29
Sobre acionamentos de motores com inversor de frequência, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O controle de velocidade dos motores com rotor em curto-circuito é possível com o uso dos inversores de frequência que são equipamentos constituídos basicamente por um retificador e um inversor.
( ) Em operação com velocidade inferior à nominal, a maioria dos motores de indução utilizados é do tipo rotor em gaiola de esquilo com autoventilação.
( ) Pode-se alimentar motor de pequena potência, isto é, não superior a 3 cv, através de inversores de frequência trifásicos utilizando-se um sistema monofásico.
( ) Em operação com velocidade superior à nominal, a tensão é ajustada no seu valor nominal enquanto a frequência é incrementada, devendo ser limitada pelo conjugado máximo do motor e pelos esforços mecânicos das partes móveis do motor.
Assinale a sequência correta.

Questão 2

A manutenção consiste em um conjunto de ações que tem a finalidade de repor o sistema (dispositivos, equipamento ou instalação) nas condições operacionais mais próximas possível de quando era novo. A fiabilidade é a probabilidade de realizar uma missão sem falhas. A fiabilidade é a probabilidade de realizar uma missão sem falhas e de manter o sistema em funcionamento o maior tempo possível. A manutibilidade é a capacidade de um sistema ser reparado no menor tempo possível, para tanto o sistema é concebido de maneira a facilitar o reparo. A combinação dos níveis de fiabilidade e manutibilidade resulta na disponibilidade. Para medir a disponibilidade de um sistema são usados indicadores como MTTF (Mean Time To Failure), MTBF (Mean Time Between Failure), MTTR (Mean Time To Repair), MDT (Maintenance Down Time), MUT (Mean Up Time) e ALDT (Administrative & Logistic Delay Time). A respeito da análise destes indicadores de desempenho (performance) da manutenção é correto afirmar que

Questão 3

A respeito de tiristores (SCR), assinale a afirmativa correta.

Questão 4

Ao tratar de definições e conceitos, a NBR 5410 define linha elétrica como um conjunto de um ou mais condutores com elementos de fixação e suporte e, se for o caso, de proteção mecânica destinada, a transportar energia ou transmitir sinais elétricos. Em relação às linhas de energia pode-se afirmar corretamente que

Questão 5

A confrontação do planejado previamente para realização de uma obra com custos incorridos e registrados em regime de competência compõe a base para gerenciamento de obras. Este gerenciamento deve utilizar indicadores como o do valor planejado/orçado (PV), do valor realizado /custo incorrido (AC) e do valor agregado (PV). Segundo as melhores práticas recomendadas peça PMI (Project Management Institute), destes indicadores combinados obtêm-se índices para verificar o desempenho em tempo (SPI) e custos (CPI) que produzem diagnósticos. Analisando estes índices, é possível verificar que, por exemplo, o projeto vai terminar antes do prazo e ficar com custo total acima do orçado. Neste caso os valores dos índices serão

Questão 6

Analise o trecho de programa abaixo escrito para um microcontrolador PIC.

01: int x, y;
02: x=input_a();
03: y=input_b();
04: for ( i=x; i>0; i--) {
05: y=y >>1;
06: output_c(y);
07: delay_ms(100) }
08: y = y + 03d;

Considerando inicialmente portA = 03d e portB = A0h, qual é o resultado assumido pela portC e pela variável y após a execução da linha 08 do código?

Questão 7

Analise o circuito:
imagem
Sobre os circuitos retificadores trifásicos de meia-onda, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Necessitam obrigatoriamente de um transformador trifásico na entrada, com o secundário ligado em estrela ou ziguezague, fato que limita um pouco seu uso.
( ) Com o aumento do número de fases, o número de pulsos da tensão na carga é menor, melhorando o fator de ripple e aumentando o valor médio da tensão.
( ) Como sempre existe um diodo conduzindo, a corrente na carga será contínua, e, em valor médio, √3 vezes maior que a corrente por diodo.
( ) Os diodos estão ligados em catodo comum, portanto aquele que tiver o anodo mais positivo estará conduzindo.
Assinale a sequência correta.

Questão 8

Na luminotécnica, estudo das técnicas e fontes de iluminação artificial por meio da energia elétrica, é necessário o conhecimento de conceitos das grandezas fundamentais. Em relação as grandezas da luminotécnica é correto afirmar que

Questão 9

A seguir são apresentados 4 símbolos gráficos referentes às instalações elétricas prediais.
imagem
Qual alternativa apresenta as descrições dos símbolos, na ordem em que são apresentados (a), (b), (c) e (d)?

Questão 10

A NBR 5410 descreve a manutenção preventiva das instalações elétricas usando verificações de rotina e ensaios. Essa norma recomenda verificações de rotina em condutores, quadros e painéis e equipamentos móveis. Quanto aos ensaios, devem ser realizados ensaios de continuidade, resistência de isolamento e verificação do seccionamento automático da alimentação. De acordo com a NBR 5410, é correto afirmar o seguinte:

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *