Simulado Engenheiro Eletricista – Conhecimentos Específicos

O Engenheiro Eletricista tem responsabilidades referentes à geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica; equipamentos, materiais e máquinas elétricas; sistemas de medição e controle elétricos. Faça o simulado e teste seus conhecimentos!

Questão 1

A manutenção consiste em um conjunto de ações que tem a finalidade de repor o sistema (dispositivos, equipamento ou instalação) nas condições operacionais mais próximas possível de quando era novo. A fiabilidade é a probabilidade de realizar uma missão sem falhas. A fiabilidade é a probabilidade de realizar uma missão sem falhas e de manter o sistema em funcionamento o maior tempo possível. A manutibilidade é a capacidade de um sistema ser reparado no menor tempo possível, para tanto o sistema é concebido de maneira a facilitar o reparo. A combinação dos níveis de fiabilidade e manutibilidade resulta na disponibilidade. Para medir a disponibilidade de um sistema são usados indicadores como MTTF (Mean Time To Failure), MTBF (Mean Time Between Failure), MTTR (Mean Time To Repair), MDT (Maintenance Down Time), MUT (Mean Up Time) e ALDT (Administrative & Logistic Delay Time). A respeito da análise destes indicadores de desempenho (performance) da manutenção é correto afirmar que

Questão 2

Sobre as medidas de proteção em instalações e serviços em eletricidade, assinalar a alternativa INCORRETA:

Questão 3

A NBR 5410 descreve a manutenção preventiva das instalações elétricas usando verificações de rotina e ensaios. Essa norma recomenda verificações de rotina em condutores, quadros e painéis e equipamentos móveis. Quanto aos ensaios, devem ser realizados ensaios de continuidade, resistência de isolamento e verificação do seccionamento automático da alimentação. De acordo com a NBR 5410, é correto afirmar o seguinte:

Questão 4

Em relação ao Código de Ética do Profissional da Engenharia, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE: Constitui-se ______________ todo ato cometido pelo profissional que atente contra os princípios éticos, descumpra os deveres do ofício, pratique condutas expressamente vedadas ou lese direitos reconhecidos de outrem.

Questão 5

Devido aos danos que podem ser causados pelos raios atmosféricas, as edificações devem possuir um sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) que pode ser constituído de captores, condutores de interligação, condutores de descida e aterramento. A respeito do SPDA e suas partes constituintes é correto afirmar que

Questão 6

Em 2016, o governo brasileiro assinou um decreto que permitiu a migração das rádios difusoras AM para a faixa de FM. A respeito dessa migração, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) As emissoras que operam na faixa de FM possuem melhor qualidade de áudio, porém com uma ocupação maior de banda que o sinal AM.
( ) Os sinais de rádio AM sofrem menos com interferências provenientes de aparelhos elétricos, raios solares, tempestades, pois trabalham numa faixa inferior do espectro eletromagnético.
( ) Para uma mesma potência transmitida, os sinais de rádio AM possuem maior cobertura que os sinais de rádio FM.

Assinale a sequência correta.

Questão 7

Motores elétricos são máquinas rotativas capazes de conversão eletromecânica de energia e podem ser classificados como alimentados em corrente contínua (CC) ou em corrente alternada (CA). São responsáveis pela maior parcela de consumo de energia elétrica nas indústrias. Os estudos para redução de perdas e desenvolvimento de acionamentos eficientes devem ser considerados na elaboração de projetos de instalações elétricas. Em relação aos motores elétricos, sua seleção e funcionamento é correto afirmar o seguinte:

Questão 8

Entre as alternativas abaixo, assinalar a que NÃO faz parte da sequência de procedimentos de desenergização de uma instalação elétrica:

Questão 9

O software Autodesk Revit 2014 constitui um exemplo de programa utilizado pelas empresas de projeto no conceito BIM. Sobre o programa, analisar os itens abaixo:

I. Para iniciar um projeto novo no software, é recomendado alterar a escala de medidas linear, pois o padrão é mm.

II. Todo projeto deve ser realizado entre níveis de projeto, que são delimitações horizontais dos elementos construtivos.

III. O nível de detalhamento do projeto pode ser alterado, exigindo menos capacidade do processador do computador, por exemplo.

Está(ão) CORRETO(S):

Questão 10

Quando se deseja analisar partes específicas de um circuito elétrico, algumas técnicas adicionais podem ser utilizadas para facilitar sua análise. Nesse sentido, assinalar a alternativa em que se pode identificar os teoremas dos circuitos caracterizados abaixo:

1. É aplicável somente a circuitos com apenas uma fonte, portanto não pode ser usado na análise dos circuitos com múltiplas fontes.

2. O teorema afirma que dois ramos são equivalentes se a tensão entre seus terminais e a corrente através dos ramos forem iguais.

Tempo de simulado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *