Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Fisioterapeuta – Questões Teóricas

Simulado Fisioterapeuta – Questões Teóricas

O fisioterapeuta trabalha nas seguintes áreas: Saúde preventiva, que são os exercícios respiratórios, relaxamento muscular e alongamento; Na fisioterapia do trabalho que é a prevenção e manutenção da saúde do colaborador de empresas e o Fisioterapeuta desportivo que atua como profissional dedicado ao melhoramento do condicionamento físico de atletas, entre outras.
Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Assinale a alternativa INCORRETA :




Questão 2

Sobre as órteses estáticas progressivas para extensão de cotovelo, que têm como objetivo aumento gradual da ADM de extensão do cotovelo, é correto afirmar o seguinte:




Questão 3

Sobre a etiologia e a fisiopatologia da asma é correto afirmar o seguinte:




Questão 4

O objetivo do tratamento da sinovite é impedir sua progressão, evitando a lesão da cartilagem e permitindo uma boa função articular. Os procedimentos para atingir este objetivo incluem:




Questão 5

Nas últimas décadas, tem-se observado um ritmo mais acelerado no crescimento da população idosa. As alterações que caracterizam a senescência são facilmente observáveis ou sentidas. Sobre o processo de envelhecimento, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A redução da estatura começa a acontecer por volta dos 40 anos de idade; ocorre em decorrência da diminuição dos arcos do pé, aumento da curvatura da coluna e diminuição do tamanho da coluna.
( ) O tecido adiposo aumenta, decorrente do aumento do teor de água corporal; ocorre redução do crânio e aumento do pavilhão auditivo.
( ) A redução nas atividades dos osteoblastos e osteoclastos, própria da senescência, podem acarretar perda contínua da massa óssea, denominada osteoporose.
( ) A perda de massa muscular ou sarcopenia ocorre por diminuição do peso muscular e de sua área de secção transversal, contribuindo para menor contração e força muscular.
Assinale a sequência correta.




Questão 6

A fisioterapia é uma ciência que está em constante busca de novos recursos e técnicas para as suas diversas áreas de atuação. A fisioterapia pediátrica dedica-se ao atendimento de recémnascidos até o período da puberdade, tendo uma grande abrangência em sua atuação devido ao papel no tratamento de desordens multifatoriais, causadas por patologias congênitas ou adquiridas, nascimento prematuro ou alterações genéticas. Com base nessa informação assinale a alternativa INCORRETA.




Questão 7

A artrite reumatoide (AR) é uma doença multissistêmica crônica de causa desconhecida. Embora haja uma
variedade de manifestações sistêmicas, a característica típica é uma sinovite inflamatória persistente. Sobre
AR, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Sinais e sintomas geralmente acometem as articulações proximais em uma distribuição assimétrica.
( ) Potencial inflamatório sinovial causa destruição da cartilagem e erosões ósseas.
( ) Lesões microvasculares e o aumento do número de células de revestimento constituem o início da sinovite.
( ) Tumefação, hipersensibilidade e dor que não piora ao movimento, com ausência de rigidez articular são as manifestações mais comuns.
Assinale a sequência correta.




Questão 8

Sobre a fisiopatologia e a terapêutica de problemas dermatológicos faciais é incorreto afirmar o seguinte:




Questão 9

De acordo com as competências de cada esfera de governo, NÃO compete à direção municipal do Sistema Único de Saúde (SUS):




Questão 10

O exame físico de lactentes pode ser realizado tanto de forma geral quanto pela avaliação específica. De acordo com o Boletim de Silverman e Andersen (BSA), que quantifica o desconforto respiratório em lactentes de até seis meses de idade, na faixa




Tempo de simulado:

Comentar Simulado