Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Fisioterapeuta – Questões Teóricas

Simulado Fisioterapeuta – Questões Teóricas

O fisioterapeuta trabalha nas seguintes áreas: Saúde preventiva, que são os exercícios respiratórios, relaxamento muscular e alongamento; Na fisioterapia do trabalho que é a prevenção e manutenção da saúde do colaborador de empresas e o Fisioterapeuta desportivo que atua como profissional dedicado ao melhoramento do condicionamento físico de atletas, entre outras.
Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

A cirurgia de revascularização do miocárdio tem demonstrado prolongar e melhorar a qualidade de vida dos portadores de insuficiência coronariana. É realizada por esternotomia mediana com ou sem circulação extracorpórea, utilizando enxertos venosos ou arteriais, podendo ser realizada por minitoracotomia. Em relação às complicações do pós-operatório de cirurgia cardíaca, analise as afirmativas.
I - As alterações na mecânica da caixa torácica levam à diminuição do volume expiratório forçado no primeiro segundo, da capacidade residual funcional, da força inspiratória, e aumento do consumo de O2.
II - A SARA pode estar presente, porém não está relacionada à Circulação Extra Corpórea (CEC) nem a reação à administração de produtos sanguíneos.
III - O broncoespasmo pode ser precipitado por sobrecarga hídrica, reação a medicamentos, transfusão sanguínea e uso de betabloqueadores.
IV - A lesão do nervo frênico e a paralisia diafragmática podem estar relacionadas à anestesia geral.
Estão corretas as afirmativas




Questão 2

Os recursos eletrotermofototerápicos da prática fisioterapêutica, apesar de pouco utilizados, são bastante eficazes na cicatrização das queimaduras. Com base nos conhecimentos acerca desses recursos terapêuticos, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) A introdução de fármacos ajuda no processo de cicatrização da queimadura e pode ser utilizado através da pele por meio de corrente elétrica, o que é viabilizado pela Corrente Farádica.
( ) Devido às características da Corrente Galvânica (polarizada), ela pode ser aplicada com qualquer tempo, sem riscos de lesões teciduais, inclusive em pacientes que apresentam infecção controlada.
( ) O laser pode ser usado, na fase aguda, com intensidade de 1J/cm2 com o propósito de reduzir quadros álgicos e promover uma ação circulatória.
( ) A modalidade de Microcorrente da eletroterapia acelera síntese de ATP, porém não incrementa o transporte das membranas e de aminoácidos:

A sequência correta é




Questão 3

Considerando o uso da ventilação não invasiva nos pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), assinale a alternativa que NÃO apresenta contraindicação.




Questão 4

Complete a lacuna a seguir:
A________________ é um termo que engloba diversas técnicas terapêuticas, cujo objetivo é melhorar a saúde e prevenir alguns desequilíbrios corporais. Por meio do ato de tocar regiões do corpo de uma pessoa, realizando movimentos fortes ou sutis, é possível trabalhar os aspectos físicos e mentais de cada um. A prática, baseada em técnicas de massagens relaxantes, estéticas ou terapêuticas inspiradas no oriente e no ocidente, é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).




Questão 5

Sobre o tratamento fisioterapêutico do paciente oncológico é correto afirmar o seguinte:




Questão 6

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA.

I- A hemofilia é uma doença hemorrágica congênita (hereditária) caracterizada pela deficiência de uma proteína plasmática (fator) da coagulação. Na hemofilia A, ocorre deficiência do fator VIII (FVIII), e na hemofilia B, do fator IX (FIX). Consequentemente, ocorre uma redução da formação de trombina, fator essencial para a coagulação do sangue. Em ambos os tipos de hemofilia, as características de hereditariedade, o quadro clínico e a classificação são semelhantes
II - A hemofilia é uma doença genética com herança recessiva ligada ao sexo, resultado de mutações nos genes que codificam os fatores VIII ou IX da coagulação, ambos localizados no braço longo do cromossomo X. Em aproximadamente 30% dos casos de hemofilia, não há relato de casos semelhantes na família, sendo estes resultantes de novas mutações que podem ocorrer tanto em mulheres quanto em homens.
III- A magnitude das manifestações hemorrágicas nas hemofilias varia conforme o grau de deficiência do fator. Assim, em pacientes com as formas graves da doença, as primeiras hemorragias geralmente ocorrem antes do segundo ano de vida. As hemorragias ocorrem principalmente sob forma de hematomas e hemartroses, sendo esta última uma das manifestações mais características da doença. As hemorragias podem, ainda, ocorrer sob forma de hematúria, epistaxe, melena/hematêmese e sangramentos internos para cavidade abdominal, torácica e retroperitonial, além de hemorragia intracraniana. As hemartroses, que são sangramentos dentro de uma articulação, afetam mais frequentemente o joelho, o cotovelo e o tornozelo. As hemartroses de repetição, quando não tratadas, estão associadas à degeneração articular, chamada de artropatia hemofílica, tendo como consequência dor, deformidades articulares e impotência funcional grave.
IV- A hemofilia tem cura. A base do seu tratamento é a infusão do concentrado do fator deficiente, que pode ser de origem plasmática ou recombinante. Uma das complicações mais temíveis dos pacientes com hemofilia refere-se ao desenvolvimento de inibidores, que são anticorpos policlonais da classe IgG direcionados contra os fatores VIII ou IX infundidos (aloanticorpos). Neste caso, os pacientes acometidos passam a responder à infusão do fator deficiente e apresentam episódios hemorrágicos de difícil controle
V- A educação do paciente, de seus familiares e cuidadores é essencial para que os mesmos adquiram um conhecimento adequado sobre a doença e possam identificar rapidamente os sinais e sintomas das hemorragias, para que desta forma possam proceder ao tratamento apropriado o mais rapidamente possível.




Questão 7

Sobre os efeitos do treinamento da força muscular de idosos é correto afirmar o seguinte:




Questão 8

Analise a informação e complete a lacuna:
A Anatomia é a parte da Biologia responsável pelo estudo da constituição dos organismos___________, ou seja: sua estrutura e organização, tanto internas quanto externas. Essa ciência está intimamente ligada à Fisiologia, já que esta é responsável pelo estudo das funções do organismo.




Questão 9

A artrite reumatóide (AR) é uma doença sistêmica auto-imune de etiologia desconhecida, caracterizada por poliartrite periférica, simétrica, que leva à deformidade e à destruição das articulações por erosão do osso e cartilagem. Sobre essa doença, considere as afirmativas a seguir:

I- A AR atinge cerca de 1% da população, com predominância em mulheres, entre 30 e 50 anos de idade.
II- De acordo com as diretrizes de tratamento, o arsenal terapêutico inclui como abordagem inicial uso de medicamentos modificadores do curso da doença MMCD sintéticos convencionais, sendo o metotrexato (MTX) de primeira escolha.
III- Caso ocorra falha no tratamento com medicamentos sintéticos convencionais ou biológicos, pode ser utilizado inibidor de JAK, medicamento antigo reintroduzido recentemente no tratamento de AR.
IV- Medicamentos biológicos devem ser adotados, em monoterapia ou em associação com o MTX, quando o paciente não responder ao tratamento inicial.

Assinale a alternativa correta:




Questão 10

A respeito da fisiopatologia das doenças dos nervos e músculos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Síndrome de Guillain-Barré é uma polirradiculoneuropatia aguda, de natureza autoimune; caracteriza-se por paralisia flácida e distúrbio sensorial por bloqueio da condução.
( ) Distrofia Muscular de Duchenne é um distúrbio neuromuscular caracterizado por fraqueza e fatigabilidade dos músculos esqueléticos, decorrentes de uma redução do número de receptores de acetilcolina nas junções neuromusculares por ataque autoimune.
( ) Miastenia Gravis caracteriza-se por fraqueza muscular, contratura do tendão de Aquiles e dos ligamentos iliotibiais, com perda progressiva da força muscular com predileção pelos músculos proximais dos membros.
( ) Charcot-Marie-Tooth afeta nervos motores e sensoriais, caracterizado por fraqueza e atrofia musculares distais, diminuição da sensibilidade e reflexos tendíneos hipoativos ou ausentes, é uma doença autossômica ligada ao X.

Assinale a sequência correta.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado