Simulado Fisioterapeuta – Questões Teóricas

O fisioterapeuta trabalha nas seguintes áreas: Saúde preventiva, que são os exercícios respiratórios, relaxamento muscular e alongamento; Na fisioterapia do trabalho que é a prevenção e manutenção da saúde do colaborador de empresas e o Fisioterapeuta desportivo que atua como profissional dedicado ao melhoramento do condicionamento físico de atletas, entre outras.
Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Paciente com diagnóstico prévio de Insuficiência Cardíaca Congestiva, internado no Pronto Atendimento de um Hospital público, queixa-se de piora do quadro nas últimas 12 horas. Apresenta dispneia, esforço respiratório, desconforto torácico, murmúrio vesicular abolido nas porções inferiores dos pulmões, FTV abolido com macicez a percussão. Realizado Rx de tórax mostrado na figura abaixo.
imagem
O quadro clínico e radiológico sugerem qual provável evolução da Insuficiência Cardíaca?




Questão 2

A artrite reumatóide (AR) é uma doença sistêmica auto-imune de etiologia desconhecida, caracterizada por poliartrite periférica, simétrica, que leva à deformidade e à destruição das articulações por erosão do osso e cartilagem. Sobre essa doença, considere as afirmativas a seguir:

I- A AR atinge cerca de 1% da população, com predominância em mulheres, entre 30 e 50 anos de idade.
II- De acordo com as diretrizes de tratamento, o arsenal terapêutico inclui como abordagem inicial uso de medicamentos modificadores do curso da doença MMCD sintéticos convencionais, sendo o metotrexato (MTX) de primeira escolha.
III- Caso ocorra falha no tratamento com medicamentos sintéticos convencionais ou biológicos, pode ser utilizado inibidor de JAK, medicamento antigo reintroduzido recentemente no tratamento de AR.
IV- Medicamentos biológicos devem ser adotados, em monoterapia ou em associação com o MTX, quando o paciente não responder ao tratamento inicial.

Assinale a alternativa correta:




Questão 3

Paciente com diagnóstico clínico de DPOC é encaminhado ao serviço de Fisioterapia Respiratória para acompanhamento ambulatorial. Queixa-se de dispneia aos médios esforços, com tosse e expectoração em média quantidade. Apresenta tórax em tonel, MV diminuído com roncos difusos e SpO2 = 94%. Assinale a proposta de tratamento que seja específica para esse paciente.




Questão 4

O objetivo do tratamento da sinovite é impedir sua progressão, evitando a lesão da cartilagem e permitindo uma boa função articular. Os procedimentos para atingir este objetivo incluem:




Questão 5

O exame físico de lactentes pode ser realizado tanto de forma geral quanto pela avaliação específica. De acordo com o Boletim de Silverman e Andersen (BSA), que quantifica o desconforto respiratório em lactentes de até seis meses de idade, na faixa




Questão 6

A fisioterapia é uma ciência que está em constante busca de novos recursos e técnicas para as suas diversas áreas de atuação. A fisioterapia pediátrica dedica-se ao atendimento de recémnascidos até o período da puberdade, tendo uma grande abrangência em sua atuação devido ao papel no tratamento de desordens multifatoriais, causadas por patologias congênitas ou adquiridas, nascimento prematuro ou alterações genéticas. Com base nessa informação assinale a alternativa INCORRETA.




Questão 7

Com relação a divulgação profissional, é permitido ao fisioterapeuta:




Questão 8

A Fisioterapia Respiratória tem se mostrado benéfica na promoção e na manutenção da higiene brônquica, bem como na melhora da ventilação alveolar. Sobre as técnicas modernas da Fisioterapia Respiratória, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O Exercício de Fluxo Inspiratório Controlado (EDIC) é um método que utiliza inspirações e expirações forçadas até Volume de Reserva Expiratório (VRE) realizado em três fases com objetivo de descolar, coletar e deslocar as secreções pulmonares.
( ) A Drenagem Autógena é um método de controle da respiração que mobiliza secreções de diferentes gerações brônquicas por meio da maior variação possível do fluxo expiratório.
( ) Na fase de Controle da Respiração no Ciclo Ativo das Técnicas Respiratórias, as inspirações devem ser realizadas em nível de volume de reserva inspiratório (VRI), repetidas de três a quatro vezes.
( ) Na técnica de Expiração Lenta Total com a Glote Aberta em Infralateral (ELTGOL), o Fisioterapeuta deve posicionar o paciente em decúbito lateral, colocando a região a ser tratada na posição de pulmão dependente.
Assinale a sequência correta.




Questão 9

Assinale a alternativa CORRETA




Questão 10

As seguintes condições clínicas são contraindicações para realização de Ventilação Não invasiva (VNI), exceto:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado