>

Simulado Fisioterapeuta – Questões Teóricas

O fisioterapeuta trabalha nas seguintes áreas: Saúde preventiva, que são os exercícios respiratórios, relaxamento muscular e alongamento; Na fisioterapia do trabalho que é a prevenção e manutenção da saúde do colaborador de empresas e o Fisioterapeuta desportivo que atua como profissional dedicado ao melhoramento do condicionamento físico de atletas, entre outras. Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

A alcalose metabólica é um distúrbio do equilíbrio ácido-base muito frequente em pacientes gravemente enfermos internados em unidades de terapia intensiva. Desta forma, assinale a alternativa CORRETA que representa um problema que leva à alcalose metabólica. Entre suas causas está

Questão 2

Paciente com diagnóstico clínico de DPOC é encaminhado ao serviço de Fisioterapia Respiratória para acompanhamento ambulatorial. Queixa-se de dispneia aos médios esforços, com tosse e expectoração em média quantidade. Apresenta tórax em tonel, MV diminuído com roncos difusos e SpO2 = 94%. Assinale a proposta de tratamento que seja específica para esse paciente.

Questão 3

A amplitude de movimento (ADM) é uma técnica básica usada nos programas de intervenção terapêutica. A ADM passiva é o movimento de um segmento dentro da ADM livre, produzido inteiramente por uma força externa.

Assinale a opção que indica metas específicas das técnicas de ADM.

Questão 4

Avaliação é um pré-requisito importante para identificação da estrutura ou estruturas anatômicas que estão causando os comprometimentos e limitação funcional. Partindo-se do pressuposto que o candidato tem um conhecimento em avaliação, assinale a opção que conceitua ENTORSE:

Questão 5

A artrite reumatoide (AR) é uma doença multissistêmica crônica de causa desconhecida. Embora haja uma
variedade de manifestações sistêmicas, a característica típica é uma sinovite inflamatória persistente. Sobre
AR, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Sinais e sintomas geralmente acometem as articulações proximais em uma distribuição assimétrica.
( ) Potencial inflamatório sinovial causa destruição da cartilagem e erosões ósseas.
( ) Lesões microvasculares e o aumento do número de células de revestimento constituem o início da sinovite.
( ) Tumefação, hipersensibilidade e dor que não piora ao movimento, com ausência de rigidez articular são as manifestações mais comuns.
Assinale a sequência correta.

Questão 6

Os nervos do membro superior originam-se do plexo braquial, estendem-se da região cervical para a axila e fornecem fibras motoras e sensoriais. O plexo braquial é formado pela união dos ramos ventrais dos nervos espinhais de C5 a C8 e T1, e situa-se entre os músculos escalenos anterior e médio. Assim, percebemos que o plexo braquial não inerva somente o membro superior, mas também os músculos das regiões cervical e torácica e, ainda, alguns da região dorsal. Sobre essas relações anatômicas (raízes nervosas e músculos inervados), está CORRETO:

Questão 7

Com relação a divulgação profissional, é permitido ao fisioterapeuta:

Questão 8

“Paciente posicionado em decúbito dorsal com joelho flexionado à 15°. O Fisioterapeuta estabiliza o fêmur distal com uma mão e segura a tíbia proximal por trás com a outra mão. O Fisioterapeuta aplica uma força à tíbia proximal dirigida anteriormente”.

Esse texto refere-se ao Teste de

Questão 9

As doenças neuromusculares (DNM) abrangem as condições caracterizadas pelo acometimento primário da unidade motora e podem seguir classificação baseada na distribuição topográfica do acometimento. Dessa forma, incluem-se nas DNM aquelas cujo comprometimento se dá no neurônio inferior, em raízes, plexo ou nervos periféricos, na junção mioneural ou na própria fibra muscular. No que se refere às características presentes na avaliação fisioterapêutica do paciente com DNM e seus diagnósticos, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1

1. Células do corno anterior.

2. Raiz anterior.

3. Plexo-nervo.

4. Junção neuromuscular.

5. Músculo.

Coluna 2

( ) Fraqueza focal, tônus flácido, atrofia presente, reflexos diminuídos ou ausentes e sensibilidade alterada.

( ) Fraqueza focal, tônus flácido, atrofia presente, reflexos diminuídos ou ausentes e sensibilidade preservada.

( ) Fraqueza difusa, tônus normal ou flácido, atrofia presente, reflexos diminuídos ou normais e sensibilidade preservada.

( ) Fraqueza focal, tônus flácido, atrofia presente, reflexos diminuídos ou ausentes e sensibilidade preservada.

( ) Fraqueza difusa, tônus normal, atrofia ausente, reflexos normais e sensibilidade preservada.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Questão 10

A educação do paciente, de seus familiares e cuidadores é essencial para que os mesmos adquiram um conhecimento adequado sobre a Hemofilias e possam identificar rapidamente os sinais e sintomas das hemorragias, para que desta forma possam proceder ao tratamento apropriado o mais rapidamente possível. Diante dessa afirmação existem alguns tratamentos específicos, quais são esses:

Tempo de simulado: