Simulado Fisioterapeuta – Questões Teóricas

O fisioterapeuta trabalha nas seguintes áreas: Saúde preventiva, que são os exercícios respiratórios, relaxamento muscular e alongamento; Na fisioterapia do trabalho que é a prevenção e manutenção da saúde do colaborador de empresas e o Fisioterapeuta desportivo que atua como profissional dedicado ao melhoramento do condicionamento físico de atletas, entre outras.
Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Assinale a alternativa que define corretamente o que a biotinidase causa em seus pacientes:

Questão 2

A parada cardiorrespiratória ou cardiopulmonar (PCR) é definida como a ausência de atividade mecânica cardíaca que é confirmada por ausência de pulso detectável, ausência de responsividade e apneia ou respiração agônica, ofegante. Em uma situação de PCR, um mnemônico pode ser utilizado para descrever os passos simplificados do atendimento em suporte básico de vida (SBV). De acordo com a última diretriz American Heart Association, a sequência do mnemônico é:

Questão 3

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA.

I- A hemofilia é uma doença hemorrágica congênita (hereditária) caracterizada pela deficiência de uma proteína plasmática (fator) da coagulação. Na hemofilia A, ocorre deficiência do fator VIII (FVIII), e na hemofilia B, do fator IX (FIX). Consequentemente, ocorre uma redução da formação de trombina, fator essencial para a coagulação do sangue. Em ambos os tipos de hemofilia, as características de hereditariedade, o quadro clínico e a classificação são semelhantes
II - A hemofilia é uma doença genética com herança recessiva ligada ao sexo, resultado de mutações nos genes que codificam os fatores VIII ou IX da coagulação, ambos localizados no braço longo do cromossomo X. Em aproximadamente 30% dos casos de hemofilia, não há relato de casos semelhantes na família, sendo estes resultantes de novas mutações que podem ocorrer tanto em mulheres quanto em homens.
III- A magnitude das manifestações hemorrágicas nas hemofilias varia conforme o grau de deficiência do fator. Assim, em pacientes com as formas graves da doença, as primeiras hemorragias geralmente ocorrem antes do segundo ano de vida. As hemorragias ocorrem principalmente sob forma de hematomas e hemartroses, sendo esta última uma das manifestações mais características da doença. As hemorragias podem, ainda, ocorrer sob forma de hematúria, epistaxe, melena/hematêmese e sangramentos internos para cavidade abdominal, torácica e retroperitonial, além de hemorragia intracraniana. As hemartroses, que são sangramentos dentro de uma articulação, afetam mais frequentemente o joelho, o cotovelo e o tornozelo. As hemartroses de repetição, quando não tratadas, estão associadas à degeneração articular, chamada de artropatia hemofílica, tendo como consequência dor, deformidades articulares e impotência funcional grave.
IV- A hemofilia tem cura. A base do seu tratamento é a infusão do concentrado do fator deficiente, que pode ser de origem plasmática ou recombinante. Uma das complicações mais temíveis dos pacientes com hemofilia refere-se ao desenvolvimento de inibidores, que são anticorpos policlonais da classe IgG direcionados contra os fatores VIII ou IX infundidos (aloanticorpos). Neste caso, os pacientes acometidos passam a responder à infusão do fator deficiente e apresentam episódios hemorrágicos de difícil controle
V- A educação do paciente, de seus familiares e cuidadores é essencial para que os mesmos adquiram um conhecimento adequado sobre a doença e possam identificar rapidamente os sinais e sintomas das hemorragias, para que desta forma possam proceder ao tratamento apropriado o mais rapidamente possível.

Questão 4

Em relação à regulagem inicial do ventilador mecânico invasivo e à utilização de modos ventilatórios convencionais, descritos nas Diretrizes Brasileiras de Ventilação Mecânica (2013), analise as afirmativas.

I - O uso do modo SIMV é recomendado, pois essa modalidade permite a associação de ciclos controlados, assistidos e espontâneos dentro de uma mesma janela de tempo.
II - Os ajustes da frequência respiratória controlada inicial e do fluxo ou tempo inspiratório devem manter, inicialmente, a relação I:E em 1:2 ou 1:3.
III - O volume corrente deve ser ajustado em 6 mL/kg/peso predito inicialmente, sendo reavaliado de acordo com o quadro clínico do paciente.
IV - Na modalidade PCV, o volume corrente é variável e consequente da variação da pressão administrada e da mecânica respiratória do paciente; nesse modo, o fluxo é constante e o tempo inspiratório variável, sendo ciclado à pressão.

Estão corretas as afirmativas

Questão 5

Sobre o tratamento fisioterapêutico do paciente oncológico é correto afirmar o seguinte:

Questão 6

A ação dos músculos coaptadores (transversais e longitudinais) do ombro, devido à sua grande mobilidade, é indispensável. Sobre a coaptação muscular do ombro, assinale a alternativa que apresenta apenas músculos coaptadores transversais.

Questão 7

Os reflexos primitivos são respostas automáticas e estereotipadas a um determinado estímulo externo. Estão presentes ao nascimento mas devem ser inibidos ao longo dos primeiros meses. Qual dos reflexos é desencadeado por estímulo tátil na região dorso lateral, observando-se encurvamento do tronco ipsilateral ao estímulo:

Questão 8

A Fisioterapia Respiratória tem se mostrado benéfica na promoção e na manutenção da higiene brônquica, bem como na melhora da ventilação alveolar. Sobre as técnicas modernas da Fisioterapia Respiratória, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O Exercício de Fluxo Inspiratório Controlado (EDIC) é um método que utiliza inspirações e expirações forçadas até Volume de Reserva Expiratório (VRE) realizado em três fases com objetivo de descolar, coletar e deslocar as secreções pulmonares.
( ) A Drenagem Autógena é um método de controle da respiração que mobiliza secreções de diferentes gerações brônquicas por meio da maior variação possível do fluxo expiratório.
( ) Na fase de Controle da Respiração no Ciclo Ativo das Técnicas Respiratórias, as inspirações devem ser realizadas em nível de volume de reserva inspiratório (VRI), repetidas de três a quatro vezes.
( ) Na técnica de Expiração Lenta Total com a Glote Aberta em Infralateral (ELTGOL), o Fisioterapeuta deve posicionar o paciente em decúbito lateral, colocando a região a ser tratada na posição de pulmão dependente.
Assinale a sequência correta.

Questão 9

Assinale a alternativa que caracteriza corretamente a finalidade da Cinesiologia.

Questão 10

Sobre a fisiopatologia e a terapêutica de problemas dermatológicos faciais é incorreto afirmar o seguinte:

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *