Simulado Fisioterapeuta – Questões Teóricas

O fisioterapeuta trabalha nas seguintes áreas: Saúde preventiva, que são os exercícios respiratórios, relaxamento muscular e alongamento; Na fisioterapia do trabalho que é a prevenção e manutenção da saúde do colaborador de empresas e o Fisioterapeuta desportivo que atua como profissional dedicado ao melhoramento do condicionamento físico de atletas, entre outras.
Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Nas últimas décadas, tem-se observado um ritmo mais acelerado no crescimento da população idosa. As alterações que caracterizam a senescência são facilmente observáveis ou sentidas. Sobre o processo de envelhecimento, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A redução da estatura começa a acontecer por volta dos 40 anos de idade; ocorre em decorrência da diminuição dos arcos do pé, aumento da curvatura da coluna e diminuição do tamanho da coluna.
( ) O tecido adiposo aumenta, decorrente do aumento do teor de água corporal; ocorre redução do crânio e aumento do pavilhão auditivo.
( ) A redução nas atividades dos osteoblastos e osteoclastos, própria da senescência, podem acarretar perda contínua da massa óssea, denominada osteoporose.
( ) A perda de massa muscular ou sarcopenia ocorre por diminuição do peso muscular e de sua área de secção transversal, contribuindo para menor contração e força muscular.
Assinale a sequência correta.




Questão 2

A artrite reumatóide (AR) é uma doença sistêmica auto-imune de etiologia desconhecida, caracterizada por poliartrite periférica, simétrica, que leva à deformidade e à destruição das articulações por erosão do osso e cartilagem. Sobre essa doença, considere as afirmativas a seguir:

I- A AR atinge cerca de 1% da população, com predominância em mulheres, entre 30 e 50 anos de idade.
II- De acordo com as diretrizes de tratamento, o arsenal terapêutico inclui como abordagem inicial uso de medicamentos modificadores do curso da doença MMCD sintéticos convencionais, sendo o metotrexato (MTX) de primeira escolha.
III- Caso ocorra falha no tratamento com medicamentos sintéticos convencionais ou biológicos, pode ser utilizado inibidor de JAK, medicamento antigo reintroduzido recentemente no tratamento de AR.
IV- Medicamentos biológicos devem ser adotados, em monoterapia ou em associação com o MTX, quando o paciente não responder ao tratamento inicial.

Assinale a alternativa correta:




Questão 3

O objetivo do tratamento da sinovite é impedir sua progressão, evitando a lesão da cartilagem e permitindo uma boa função articular. Os procedimentos para atingir este objetivo incluem:




Questão 4

Uma das principais funções do cerebelo é a coordenação dos movimentos. As desordens da coordenação são chamadas de ataxias. Sobre o quadro clínico das ataxias, assinale a afirmativa INCORRETA.




Questão 5

Em relação à regulagem inicial do ventilador mecânico invasivo e à utilização de modos ventilatórios convencionais, descritos nas Diretrizes Brasileiras de Ventilação Mecânica (2013), analise as afirmativas.

I - O uso do modo SIMV é recomendado, pois essa modalidade permite a associação de ciclos controlados, assistidos e espontâneos dentro de uma mesma janela de tempo.
II - Os ajustes da frequência respiratória controlada inicial e do fluxo ou tempo inspiratório devem manter, inicialmente, a relação I:E em 1:2 ou 1:3.
III - O volume corrente deve ser ajustado em 6 mL/kg/peso predito inicialmente, sendo reavaliado de acordo com o quadro clínico do paciente.
IV - Na modalidade PCV, o volume corrente é variável e consequente da variação da pressão administrada e da mecânica respiratória do paciente; nesse modo, o fluxo é constante e o tempo inspiratório variável, sendo ciclado à pressão.

Estão corretas as afirmativas




Questão 6

Sobre as principais doenças e condições que provocam tosse crônica analise as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA:

I - Rinite/rinossinusite e complicações infecciosas
II- Insuficiência cardíaca e filgrastima
III- Neoplasia (pulmão, laringe, esôfago) e subcutâneo
IV- DPOC e Uso de inibidores da enzima conversora da angiotensina




Questão 7

“Procedimento a tensionar a medula espinal e reproduzir dor. Peça ao paciente para deitar em decúbito dorsal, com as mãos atrás da cabeça forçando-a fletir de encontro ao peito. Ele poderá se queixar de dor na coluna cervical e, eventualmente, na porção inferior da coluna lombar ou nas pernas, o que é indicativo de irritação meníngea, lesão de raiz nervosa ou de irritação dural, que recobre as raízes nervosas.” Essa descrição propedêutica se refere ao teste de




Questão 8

A Fisioterapia Fisiológica é um conjunto de tratamentos e técnicas fisioterapêuticas usado para a recuperação de pacientes afetados por doenças neurológicas, ou seja, aquelas originadas no sistema nervoso. Assinale quais são essas doenças neurológicas.

I-Doença de Parkinson
II- Esclerose múltipla
III- Acalasia
IV-Disbiose Intestinal
V- Hirschsprungi




Questão 9

Sobre as principais doenças e condições que provocam tosse crônica analise as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA:

I - Rinite/rinossinusite e complicações infecciosas
II- Insuficiência cardíaca e filgrastima
III- Neoplasia (pulmão, laringe, esôfago) e subcutâneo
IV- DPOC e Uso de inibidores da enzima conversora da angiotensina




Questão 10

Paciente com diagnóstico clínico de DPOC é encaminhado ao serviço de Fisioterapia Respiratória para acompanhamento ambulatorial. Queixa-se de dispneia aos médios esforços, com tosse e expectoração em média quantidade. Apresenta tórax em tonel, MV diminuído com roncos difusos e SpO2 = 94%. Assinale a proposta de tratamento que seja específica para esse paciente.




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta