Simulado Fisioterapeuta – Questões Teóricas

O fisioterapeuta trabalha nas seguintes áreas: Saúde preventiva, que são os exercícios respiratórios, relaxamento muscular e alongamento; Na fisioterapia do trabalho que é a prevenção e manutenção da saúde do colaborador de empresas e o Fisioterapeuta desportivo que atua como profissional dedicado ao melhoramento do condicionamento físico de atletas, entre outras.
Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Sobre o tratamento fisioterapêutico do paciente oncológico é correto afirmar o seguinte:




Questão 2

A ação dos músculos coaptadores (transversais e longitudinais) do ombro, devido à sua grande mobilidade, é indispensável. Sobre a coaptação muscular do ombro, assinale a alternativa que apresenta apenas músculos coaptadores transversais.




Questão 3

Os recursos eletrotermofototerápicos da prática fisioterapêutica, apesar de pouco utilizados, são bastante eficazes na cicatrização das queimaduras. Com base nos conhecimentos acerca desses recursos terapêuticos, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) A introdução de fármacos ajuda no processo de cicatrização da queimadura e pode ser utilizado através da pele por meio de corrente elétrica, o que é viabilizado pela Corrente Farádica.
( ) Devido às características da Corrente Galvânica (polarizada), ela pode ser aplicada com qualquer tempo, sem riscos de lesões teciduais, inclusive em pacientes que apresentam infecção controlada.
( ) O laser pode ser usado, na fase aguda, com intensidade de 1J/cm2 com o propósito de reduzir quadros álgicos e promover uma ação circulatória.
( ) A modalidade de Microcorrente da eletroterapia acelera síntese de ATP, porém não incrementa o transporte das membranas e de aminoácidos:

A sequência correta é




Questão 4

As seguintes condições clínicas são contraindicações para realização de Ventilação Não invasiva (VNI), exceto:




Questão 5

Doenças respiratórias crônicas (DRC) são doenças crônicas tanto das vias aéreas superiores como das inferiores. A asma, a rinite alérgica e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) são as DRC mais comuns. Representam um dos maiores problemas de saúde mundialmente. Centenas de milhões de pessoas de todas as idades sofrem dessas doenças e de alergias respiratórias em todos os países do mundo e mais de 500 milhões delas vivem em países em desenvolvimento. As DRC estão aumentando em prevalência particularmente entre as crianças e os idosos. Quais são as causas que as (DRC) causam na vida do individuo




Questão 6

Sobre as principais doenças e condições que provocam tosse crônica analise as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA:

I - Rinite/rinossinusite e complicações infecciosas
II- Insuficiência cardíaca e filgrastima
III- Neoplasia (pulmão, laringe, esôfago) e subcutâneo
IV- DPOC e Uso de inibidores da enzima conversora da angiotensina




Questão 7

Em relação à regulagem inicial do ventilador mecânico invasivo e à utilização de modos ventilatórios convencionais, descritos nas Diretrizes Brasileiras de Ventilação Mecânica (2013), analise as afirmativas.

I - O uso do modo SIMV é recomendado, pois essa modalidade permite a associação de ciclos controlados, assistidos e espontâneos dentro de uma mesma janela de tempo.
II - Os ajustes da frequência respiratória controlada inicial e do fluxo ou tempo inspiratório devem manter, inicialmente, a relação I:E em 1:2 ou 1:3.
III - O volume corrente deve ser ajustado em 6 mL/kg/peso predito inicialmente, sendo reavaliado de acordo com o quadro clínico do paciente.
IV - Na modalidade PCV, o volume corrente é variável e consequente da variação da pressão administrada e da mecânica respiratória do paciente; nesse modo, o fluxo é constante e o tempo inspiratório variável, sendo ciclado à pressão.

Estão corretas as afirmativas




Questão 8

Sobre o uso do ultrassom e seus mecanismos de ação tecidual, analise as afirmativas.
I - Para se evitar a produção de ondas estacionárias, o Fisioterapeuta deve mover continuamente o cabeçote durante o tratamento.
II - A vantagem de realizar o tratamento com a área lesada e o cabeçote submersos na água é que o cabeçote não precisa ser mantido em movimento.
III - Em condições agudas, a intensidade usada não deve ultrapassar 0,5 W/cm2 e, para condições crônicas, os níveis não devem ultrapassar 1 W/cm2.
Está correto o que se afirma em




Questão 9

Paciente com diagnóstico prévio de Insuficiência Cardíaca Congestiva, internado no Pronto Atendimento de um Hospital público, queixa-se de piora do quadro nas últimas 12 horas. Apresenta dispneia, esforço respiratório, desconforto torácico, murmúrio vesicular abolido nas porções inferiores dos pulmões, FTV abolido com macicez a percussão. Realizado Rx de tórax mostrado na figura abaixo.
imagem
O quadro clínico e radiológico sugerem qual provável evolução da Insuficiência Cardíaca?




Questão 10

“Paciente posicionado em decúbito dorsal com joelho flexionado à 15°. O Fisioterapeuta estabiliza o fêmur distal com uma mão e segura a tíbia proximal por trás com a outra mão. O Fisioterapeuta aplica uma força à tíbia proximal dirigida anteriormente”.

Esse texto refere-se ao Teste de




Tempo de simulado:

Comentar Simulado