Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Fisioterapeuta – Questões Teóricas

Simulado Fisioterapeuta – Questões Teóricas

O fisioterapeuta trabalha nas seguintes áreas: Saúde preventiva, que são os exercícios respiratórios, relaxamento muscular e alongamento; Na fisioterapia do trabalho que é a prevenção e manutenção da saúde do colaborador de empresas e o Fisioterapeuta desportivo que atua como profissional dedicado ao melhoramento do condicionamento físico de atletas, entre outras.
Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Analise a informação e complete a lacuna:
A Anatomia é a parte da Biologia responsável pelo estudo da constituição dos organismos___________, ou seja: sua estrutura e organização, tanto internas quanto externas. Essa ciência está intimamente ligada à Fisiologia, já que esta é responsável pelo estudo das funções do organismo.




Questão 2

O sistema nervoso tem uma característica peculiar: a plasticidade. Esta pode ser definida como a capacidade de adaptação dos neurônios à estímulos ambientais, hormônios ou lesões. Trata-se de uma adaptação e reorganização da dinâmica do sistema nervoso frente as experiências vividas. Um dos grandes consensos é de que a plasticidade neural varia com a faixa etária. Assinale a alternativa CORRETA sobre os cinco tipos de neuroplasticidade:




Questão 3

Considere os seguintes sinais radiológicos observados em uma radiografia de tórax ortostática:
I - Obliteração do seio costofrênico
II - Sinal do Menisco
III - Deslocamento ipsilateral das estruturas mediastinais
São sinais radiológicos encontrados no Derrame Pleural:




Questão 4

Sobre a etiologia e a fisiopatologia da asma é correto afirmar o seguinte:




Questão 5

A avaliação dos arcos de movimentos pode ser feita com o auxílio do goniômetro. O paciente pode executar os movimentos ativamente ou o próprio examinador o faz passivamente. É necessário o conhecimento dos arcos de movimentos normais préestabelecidos e dos três planos em que esses movimentos são realizados: Quais são esses planos que o profissional de Fisioterapia utiliza ?

I- Plano sagital-vertical e antero-posterior = Divide o corpo em duas metades simétricas. Neste plano se realizam os movimentos de flexão-extensão.
II- Plano frontal-vertical e perpendicular ao plano sagital = Neste plano se realizam os movimentos de abdução (separação) e adução (aproximação).
III- Plano horizontal-plano paralelo ao solo e perpendicular aos anteriores = Neste plano se realizam os movimentos de rotação.
IV- Não se usa nenhum plano , o profissional de Fisioterapia perante as suas avaliações verifica quais as atividades corretas que seu paciente deve praticar.
V- É utilizado pelo profissional de Fisioterapia o plano de avaliação articular (inspeção, arco de movimento, atitudes fixas)




Questão 6

A Fisioterapia Fisiológica é um conjunto de tratamentos e técnicas fisioterapêuticas usado para a recuperação de pacientes afetados por doenças neurológicas, ou seja, aquelas originadas no sistema nervoso. Assinale quais são essas doenças neurológicas.

I-Doença de Parkinson
II- Esclerose múltipla
III- Acalasia
IV-Disbiose Intestinal
V- Hirschsprungi




Questão 7

Os recursos eletrotermofototerápicos da prática fisioterapêutica, apesar de pouco utilizados, são bastante eficazes na cicatrização das queimaduras. Com base nos conhecimentos acerca desses recursos terapêuticos, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) A introdução de fármacos ajuda no processo de cicatrização da queimadura e pode ser utilizado através da pele por meio de corrente elétrica, o que é viabilizado pela Corrente Farádica.
( ) Devido às características da Corrente Galvânica (polarizada), ela pode ser aplicada com qualquer tempo, sem riscos de lesões teciduais, inclusive em pacientes que apresentam infecção controlada.
( ) O laser pode ser usado, na fase aguda, com intensidade de 1J/cm2 com o propósito de reduzir quadros álgicos e promover uma ação circulatória.
( ) A modalidade de Microcorrente da eletroterapia acelera síntese de ATP, porém não incrementa o transporte das membranas e de aminoácidos:

A sequência correta é




Questão 8

Assinale a alternativa CORRETA:




Questão 9

Em relação à regulagem inicial do ventilador mecânico invasivo e à utilização de modos ventilatórios convencionais, descritos nas Diretrizes Brasileiras de Ventilação Mecânica (2013), analise as afirmativas.

I - O uso do modo SIMV é recomendado, pois essa modalidade permite a associação de ciclos controlados, assistidos e espontâneos dentro de uma mesma janela de tempo.
II - Os ajustes da frequência respiratória controlada inicial e do fluxo ou tempo inspiratório devem manter, inicialmente, a relação I:E em 1:2 ou 1:3.
III - O volume corrente deve ser ajustado em 6 mL/kg/peso predito inicialmente, sendo reavaliado de acordo com o quadro clínico do paciente.
IV - Na modalidade PCV, o volume corrente é variável e consequente da variação da pressão administrada e da mecânica respiratória do paciente; nesse modo, o fluxo é constante e o tempo inspiratório variável, sendo ciclado à pressão.

Estão corretas as afirmativas




Questão 10

A artrite reumatoide (AR) é uma doença multissistêmica crônica de causa desconhecida. Embora haja uma
variedade de manifestações sistêmicas, a característica típica é uma sinovite inflamatória persistente. Sobre
AR, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Sinais e sintomas geralmente acometem as articulações proximais em uma distribuição assimétrica.
( ) Potencial inflamatório sinovial causa destruição da cartilagem e erosões ósseas.
( ) Lesões microvasculares e o aumento do número de células de revestimento constituem o início da sinovite.
( ) Tumefação, hipersensibilidade e dor que não piora ao movimento, com ausência de rigidez articular são as manifestações mais comuns.
Assinale a sequência correta.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado