Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Fisioterapeuta – Questões Teóricas

Simulado Fisioterapeuta – Questões Teóricas

O fisioterapeuta trabalha nas seguintes áreas: Saúde preventiva, que são os exercícios respiratórios, relaxamento muscular e alongamento; Na fisioterapia do trabalho que é a prevenção e manutenção da saúde do colaborador de empresas e o Fisioterapeuta desportivo que atua como profissional dedicado ao melhoramento do condicionamento físico de atletas, entre outras.
Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA.

I- A hemofilia é uma doença hemorrágica congênita (hereditária) caracterizada pela deficiência de uma proteína plasmática (fator) da coagulação. Na hemofilia A, ocorre deficiência do fator VIII (FVIII), e na hemofilia B, do fator IX (FIX). Consequentemente, ocorre uma redução da formação de trombina, fator essencial para a coagulação do sangue. Em ambos os tipos de hemofilia, as características de hereditariedade, o quadro clínico e a classificação são semelhantes
II - A hemofilia é uma doença genética com herança recessiva ligada ao sexo, resultado de mutações nos genes que codificam os fatores VIII ou IX da coagulação, ambos localizados no braço longo do cromossomo X. Em aproximadamente 30% dos casos de hemofilia, não há relato de casos semelhantes na família, sendo estes resultantes de novas mutações que podem ocorrer tanto em mulheres quanto em homens.
III- A magnitude das manifestações hemorrágicas nas hemofilias varia conforme o grau de deficiência do fator. Assim, em pacientes com as formas graves da doença, as primeiras hemorragias geralmente ocorrem antes do segundo ano de vida. As hemorragias ocorrem principalmente sob forma de hematomas e hemartroses, sendo esta última uma das manifestações mais características da doença. As hemorragias podem, ainda, ocorrer sob forma de hematúria, epistaxe, melena/hematêmese e sangramentos internos para cavidade abdominal, torácica e retroperitonial, além de hemorragia intracraniana. As hemartroses, que são sangramentos dentro de uma articulação, afetam mais frequentemente o joelho, o cotovelo e o tornozelo. As hemartroses de repetição, quando não tratadas, estão associadas à degeneração articular, chamada de artropatia hemofílica, tendo como consequência dor, deformidades articulares e impotência funcional grave.
IV- A hemofilia tem cura. A base do seu tratamento é a infusão do concentrado do fator deficiente, que pode ser de origem plasmática ou recombinante. Uma das complicações mais temíveis dos pacientes com hemofilia refere-se ao desenvolvimento de inibidores, que são anticorpos policlonais da classe IgG direcionados contra os fatores VIII ou IX infundidos (aloanticorpos). Neste caso, os pacientes acometidos passam a responder à infusão do fator deficiente e apresentam episódios hemorrágicos de difícil controle
V- A educação do paciente, de seus familiares e cuidadores é essencial para que os mesmos adquiram um conhecimento adequado sobre a doença e possam identificar rapidamente os sinais e sintomas das hemorragias, para que desta forma possam proceder ao tratamento apropriado o mais rapidamente possível.




Questão 2

O exame físico de lactentes pode ser realizado tanto de forma geral quanto pela avaliação específica. De acordo com o Boletim de Silverman e Andersen (BSA), que quantifica o desconforto respiratório em lactentes de até seis meses de idade, na faixa




Questão 3

Sobre as órteses estáticas progressivas para extensão de cotovelo, que têm como objetivo aumento gradual da ADM de extensão do cotovelo, é correto afirmar o seguinte:




Questão 4

Sobre as principais doenças e condições que provocam tosse crônica analise as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA:

I - Rinite/rinossinusite e complicações infecciosas
II- Insuficiência cardíaca e filgrastima
III- Neoplasia (pulmão, laringe, esôfago) e subcutâneo
IV- DPOC e Uso de inibidores da enzima conversora da angiotensina




Questão 5

A alcalose metabólica é um distúrbio do equilíbrio ácido-base muito frequente em pacientes gravemente enfermos internados em unidades de terapia intensiva. Desta forma, assinale a alternativa CORRETA que representa um problema que leva à alcalose metabólica. Entre suas causas está




Questão 6

A cirurgia de revascularização do miocárdio tem demonstrado prolongar e melhorar a qualidade de vida dos portadores de insuficiência coronariana. É realizada por esternotomia mediana com ou sem circulação extracorpórea, utilizando enxertos venosos ou arteriais, podendo ser realizada por minitoracotomia. Em relação às complicações do pós-operatório de cirurgia cardíaca, analise as afirmativas.
I - As alterações na mecânica da caixa torácica levam à diminuição do volume expiratório forçado no primeiro segundo, da capacidade residual funcional, da força inspiratória, e aumento do consumo de O2.
II - A SARA pode estar presente, porém não está relacionada à Circulação Extra Corpórea (CEC) nem a reação à administração de produtos sanguíneos.
III - O broncoespasmo pode ser precipitado por sobrecarga hídrica, reação a medicamentos, transfusão sanguínea e uso de betabloqueadores.
IV - A lesão do nervo frênico e a paralisia diafragmática podem estar relacionadas à anestesia geral.
Estão corretas as afirmativas




Questão 7

A Fisioterapia Fisiológica é um conjunto de tratamentos e técnicas fisioterapêuticas usado para a recuperação de pacientes afetados por doenças neurológicas, ou seja, aquelas originadas no sistema nervoso. Assinale quais são essas doenças neurológicas.

I-Doença de Parkinson
II- Esclerose múltipla
III- Acalasia
IV-Disbiose Intestinal
V- Hirschsprungi




Questão 8

Assinale a alternativa CORRETA




Questão 9

“Procedimento a tensionar a medula espinal e reproduzir dor. Peça ao paciente para deitar em decúbito dorsal, com as mãos atrás da cabeça forçando-a fletir de encontro ao peito. Ele poderá se queixar de dor na coluna cervical e, eventualmente, na porção inferior da coluna lombar ou nas pernas, o que é indicativo de irritação meníngea, lesão de raiz nervosa ou de irritação dural, que recobre as raízes nervosas.” Essa descrição propedêutica se refere ao teste de




Questão 10

Sobre os parâmetros ou índices preditivos de desmame, assinale a afirmativa INCORRETA.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado