Simulado Fisioterapeuta – Questões Teóricas

O fisioterapeuta trabalha nas seguintes áreas: Saúde preventiva, que são os exercícios respiratórios, relaxamento muscular e alongamento; Na fisioterapia do trabalho que é a prevenção e manutenção da saúde do colaborador de empresas e o Fisioterapeuta desportivo que atua como profissional dedicado ao melhoramento do condicionamento físico de atletas, entre outras.
Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

A alcalose metabólica é um distúrbio do equilíbrio ácido-base muito frequente em pacientes gravemente enfermos internados em unidades de terapia intensiva. Desta forma, assinale a alternativa CORRETA que representa um problema que leva à alcalose metabólica. Entre suas causas está

Questão 2

Sobre o tratamento fisioterapêutico do paciente oncológico é correto afirmar o seguinte:

Questão 3

Assinale a alternativa CORRETA

Questão 4

Nas últimas décadas, tem-se observado um ritmo mais acelerado no crescimento da população idosa. As alterações que caracterizam a senescência são facilmente observáveis ou sentidas. Sobre o processo de envelhecimento, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A redução da estatura começa a acontecer por volta dos 40 anos de idade; ocorre em decorrência da diminuição dos arcos do pé, aumento da curvatura da coluna e diminuição do tamanho da coluna.
( ) O tecido adiposo aumenta, decorrente do aumento do teor de água corporal; ocorre redução do crânio e aumento do pavilhão auditivo.
( ) A redução nas atividades dos osteoblastos e osteoclastos, própria da senescência, podem acarretar perda contínua da massa óssea, denominada osteoporose.
( ) A perda de massa muscular ou sarcopenia ocorre por diminuição do peso muscular e de sua área de secção transversal, contribuindo para menor contração e força muscular.
Assinale a sequência correta.

Questão 5

A Fisioterapia Fisiológica é um conjunto de tratamentos e técnicas fisioterapêuticas usado para a recuperação de pacientes afetados por doenças neurológicas, ou seja, aquelas originadas no sistema nervoso. Assinale quais são essas doenças neurológicas.

I-Doença de Parkinson
II- Esclerose múltipla
III- Acalasia
IV-Disbiose Intestinal
V- Hirschsprungi

Questão 6

O objetivo do tratamento da sinovite é impedir sua progressão, evitando a lesão da cartilagem e permitindo uma boa função articular. Os procedimentos para atingir este objetivo incluem:

Questão 7

Paciente com diagnóstico clínico de DPOC é encaminhado ao serviço de Fisioterapia Respiratória para acompanhamento ambulatorial. Queixa-se de dispneia aos médios esforços, com tosse e expectoração em média quantidade. Apresenta tórax em tonel, MV diminuído com roncos difusos e SpO2 = 94%. Assinale a proposta de tratamento que seja específica para esse paciente.

Questão 8

Uma das principais funções do cerebelo é a coordenação dos movimentos. As desordens da coordenação são chamadas de ataxias. Sobre o quadro clínico das ataxias, assinale a afirmativa INCORRETA.

Questão 9

Os recursos eletrotermofototerápicos da prática fisioterapêutica, apesar de pouco utilizados, são bastante eficazes na cicatrização das queimaduras. Com base nos conhecimentos acerca desses recursos terapêuticos, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) A introdução de fármacos ajuda no processo de cicatrização da queimadura e pode ser utilizado através da pele por meio de corrente elétrica, o que é viabilizado pela Corrente Farádica.
( ) Devido às características da Corrente Galvânica (polarizada), ela pode ser aplicada com qualquer tempo, sem riscos de lesões teciduais, inclusive em pacientes que apresentam infecção controlada.
( ) O laser pode ser usado, na fase aguda, com intensidade de 1J/cm2 com o propósito de reduzir quadros álgicos e promover uma ação circulatória.
( ) A modalidade de Microcorrente da eletroterapia acelera síntese de ATP, porém não incrementa o transporte das membranas e de aminoácidos:

A sequência correta é

Questão 10

O exame físico de lactentes pode ser realizado tanto de forma geral quanto pela avaliação específica. De acordo com o Boletim de Silverman e Andersen (BSA), que quantifica o desconforto respiratório em lactentes de até seis meses de idade, na faixa

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *