Simulado Auxiliar de Laboratório – Questões Teóricas

O profissional auxilia na coleta e na execução de ensaios de laboratório, lava e prepara materiais, vidrarias, ampolas e frascos, preparo de soluções e manutenção da área limpa, desenvolve atividades auxiliares de laboratório de acordo com as áreas específicas. Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

Assinale a alternativa que indica a forma utilizada para esterilização de instrumentos, meios de cultura e materiais contaminados.

Questão 2

São exames que podem ser realizados tendo o soro como amostra, exceto:

Questão 3

Sobre a câmara de Neubauer é INCORRETO afirmar:

Questão 4

Teste de diagnóstico, que tem como vantagens ser realizado no local de atendimento e rapidez dos resultados, beneficiando, assim, a tomada de decisões médicas. Trata-se do teste

Questão 5

Sobre o hematócrito é CORRETO afirmar:

Questão 6

Em um teste sanguíneo detectou-se no sangue do indivíduo a presença de somente aglutinógeno “A”. Neste caso, qual o tipo sanguíneo de acordo com o Sistema ABO, deste indivíduo?

Questão 7

Com relação, ao uso e conservação dos microscópios, assinale a alternativa INCORRETA:

Questão 8

A respeito da escolha, coleta e conservação da amostra destinada à análise laboratorial, analise as afirmativas abaixo:

I. Para a maioria das análises laboratoriais, utiliza-se o sangue venoso, porque é mais fácil de ser coletado que o sangue arterial.
II. O soro sanguíneo corresponde ao sobrenadante, obtido da centrifugação de uma amostra de sangue, que foi coletada em tubo sem anticoagulante.
III. A urina deve ser conservada em refrigerador, caso o tempo entre a coleta e a entrega da urina no laboratório precise se prolongar.
IV. Antes da coleta de sangue, a aplicação prolongada de torniquete, por mais de um ou dois minutos, modifica os níveis de vários componentes a serem dosados.

Está CORRETO o que se afirma em

Questão 9

As fases pré-analíticas, analíticas e pós-analíticas interferem na qualidade dos resultados de uma análise laboratorial. Sobre essas fases, analise as afirmativas abaixo:

I. O cuidado com a limpeza da vidraria que será utilizada na análise laboratorial é importante para evitar erros pós-analíticos.
II. O uso de anticoagulante errado, transporte e armazenamento, da amostra incorretos são exemplos de erros analíticos.
III. Os erros pré-analíticos são os mais comuns, principalmente, devido ao uso de equipamentos não calibrados.
IV. Jejum e uso de fármacos são condições pré-analíticas, que interferem na qualidade dos resultados.

Está CORRETO o que se afirma em

Questão 10

Do que consiste a uroanálise?

Tempo de simulado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *