>

Simulado Técnico em Patologia Clínica – Questões Objetivas

Patologia clínica ou medicina laboratorial é uma especialidade médica que tem por objetivo auxiliar os Médicos de diversas especialidades no diagnóstico. Suas atribuições são: auxiliar no acompanhamento clínico de estados de saúde e doença, através da análise de sangue, urina, fezes e outros fluidos orgânicos. Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

O método tintorial predominante utilizado em bacteriologia é o método de Gram. A bacterioscopia, após coloração pelo método de Gram com diagnóstico presuntivo, de triagem, ou até mesmo confirmatório em alguns casos, constitui peça importante e fundamental na erradicação e no controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Essa técnica é simples, rápida e tem capacidade de resolução, permitindo o correto diagnóstico em cerca de 80% dos pacientes em caráter de pronto atendimento em nível local. Sobre a coloração de Gram marque a alternativa CORRETA:

Questão 2

Em geral, as soluções tampões, utilizadas nos testes laboratoriais, devem ter a seguinte característica:

Questão 3

A síndrome coronariana aguda (SCA) abrange um amplo espectro de condições clínicas que incluem a isquemia silenciosa, a angina aos esforços, a angina instável (AI) e o infarto agudo do miocárdio (IAM), com ou sem supradesnivelamento do segmento ST. O evento central desta síndrome é a ruptura da placa aterosclerótica e trombose, com ou sem obstrução crítica prévia. Sobre a função cardíaca, marque alternativa CORRETA em que constam os marcadores específicos da lesão do miocárdio:

Questão 4

CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) é responsável pela maioria das atribuições relativas ao estabelecimento de normas, análise de risco, acompanhamento, emissão de certificados de qualidade em biossegurança (CQB) para o desenvolvimento de atividades em laboratório nessa área, definição do nível de biossegurança e classificação dos OGM (organismos geneticamente modificados). Também caberá à comissão emitir parecer técnico prévio conclusivo sobre a biossegurança desses organismos e seus derivados nas atividades de pesquisa e uso comercial. As características físicas estruturais e de contenção de um laboratório determinam o tipo de microrganismo que pode ser manipulado em suas dependências. Com isso, marque alternativa correta que condiz com a classe de risco 2, para classificação do organismo segundo seu potencial patogênico.

Questão 5

Sobre a coleta do líquido cefalorraquidiano, sabe-s que devem ser coletados 3 tubos. Nesse contexto marque a alternativa que possui a ordem correta para análise dos tubos coletados.

Questão 6

Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que menciona os testes laboratoriais para o diagnóstico de insuficiência renal crônica.

Questão 7

A espectrofotometria é uma metodologia para análise laboratorial que permite a quantificação de determinados compostos (denominados analitos) em matrizes biológicas (as diversas amostras como, por exemplo, sangue total, plasma, soro, urina, entre outras). Considerando que são empregados reagentes enzimáticos colorimétricos para a realização de exames bioquímicos por essa técnica, analise as afirmativas a seguir:

I - A “amostra teste” ao desenvolver, durante a análise, uma coloração mais forte que a amostra padrão significa que a concentração da “amostra teste” é maior que a concentração da amostra padrão.
II - A absorbância de uma determinada amostra é proporcional à sua concentração considerando que, na espectrofotometria, os ensaios colorimétricos seguem a Lei de Lambert e Beer.
III - A amostra padrão, também denominada solução padrão, corresponde a uma solução de concentração desconhecida que tem a finalidade de calibrar o equipamento para a análise bioquímica.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)

Questão 8

A técnica em que ocorre a migração de partículas carregadas em um solvente condutor sob um campo elétrico é denominada:

Questão 9

Anticorpos que não atravessam a barreira placentária, são produtos da resposta imune primária, ativam o sistema complemento geralmente até C9, geralmente são chamados de anticorpos frios e reagem melhor entre 4 a 22oC. São características de qual tipo de anticorpo?

Questão 10

A técnica laboratorial mais amplamente utilizada para o diagnóstico de infecção relacionada ao cateter é a ______________________, na qual é realizado o rolamento de um segmento do cateter (5 cm) na placa de ágar e, após a incubação por 48 horas a 37ºC, é realizada a contagem do número de colônias.
Marque alternativa que completa CORRETAMENTE a frase acima.

Tempo de simulado: