TEXTO: PROJETO LEVA HÁBITO DE LEITURA À ESCOLA ESTADUAL EM ARACAJU
Ler é Socializar, um projeto que já dura quatro anos na Escola Estadual Professor Valnir Chagas, localizada no centro de Aracaju (SE), tem levado aos 680 alunos novas ações que proporcionam o gosto pela leitura. Palestras, momentos de leitura e sarau poético, entre outros, são algumas delas. Em uma manhã de palestra com a professora Wilma Ramos, a diretoria da escola iniciou uma das ações do projeto, que levará aos jovens a leitura sistemática.
É o “dia D”, quando, durante as quintas-feiras, os alunos interromperão 15 minutos de aula para ler um livro, com o objetivo de estimular o hábito pela leitura. “Todas as turmas, professores, alunos e comunidade estarão sensibilizados. Nós acreditamos que, hoje, para que o aluno consiga galgar um espaço, precisa muito da leitura, não tem para onde correr. Estamos dando acompanhamento a esse projeto com os coordenadores que estão à frente”, explica a diretora da escola, Adenilda Nascimento.
A ação irá trabalhar com todos os tipos de leitura, associadas às disciplinas ministradas pelos professores, de modo a desenvolver a interpretação e compreensão dos alunos. A expectativa é distribuir no mínimo 400 livros da biblioteca da escola, além de jornais e revistas, de acordo com a diretora: “Teremos uma mala ambulante, onde uma pessoa estará distribuindo os livros em cada sala. Os alunos também poderão trazer de casa.”
Para o professor de Língua Portuguesa Pedro Paulo, o projeto tem gerado grandes avanços. “Hoje em dia, quem ler vai falar, escrever e entender melhor. Como o nome do projeto já diz, a leitura costuma socializar em diversos assuntos”, esclarece.
Devido às dificuldades dos alunos na leitura, o projeto foi implementado na escola em 2008 e permanece até hoje levando várias discussões. Para Amanda Santana, 15 anos, o projeto a ajudou em algumas dificuldades, além de ser importante para valorizar a leitura e a cultura sergipana. “Estamos aprendendo mais com esse projeto, inclusive ajudou na dificuldade que eu tenho em ler rápido. Eu acho que vai ser ótimo amanhã, assim como todas as quintas”, declara a estudante. (Fernanda AraújoAdaptado de f5news.com.br, 21/11/2011.)