Simulado Administração – Conhecimentos Específicos

A Administração pertence às Ciências Humanas e abrange as áreas de Gestão financeira, Gestão de recursos humanos, Gestão de marketing, Logística, Planejamento estratégico, Controle de produção, entre outras. Veja e responda o simulado com questões específicas relacionadas à Administração.

Questão 1

Dentro da concepção de despesa pública, verifica-se que a estrutura programática é considerada a mais moderna forma de apresentação do orçamento, não podendo, assim, ser considerada uma classificação, visto que não dispõe de rol ou tabela à qual vincula as despesas. A estrutura programática visa ao fornecimento de informações das realizações do governo, apresentando um conjunto de programas, desdobrados em ações. Assim sendo, pode-se afirmar corretamente que:

Questão 2

Marque a alternativa que corresponde ao conceito de contrato administrativo.

Questão 3

O planejamento sistêmico das metas de longo prazo e dos meios disponíveis para alcançá-las refere-se ao planejamento

Questão 4

Quanto ao estudo da lei de Improbidade Administrativa podemos enumera três tipos de improbidades. Marque a opção que apresenta CORRETAMENTE esses tipos.

Questão 5

Na administração financeira de empresas, os índices são ferramentas importantes na verificação do atingimento de objetivos determinados. Quando estes últimos fazem referência, direta ou indiretamente, a magnitude financeiras, podem ser utilizados índices para medir resultados dessa natureza. Na análise da situação financeira utiliza-se o índice de

Questão 6

O uso de papel está sendo a cada dia mais racionalizado no âmbito da Administração Pública. Em breve, quase que 100% dos processos tramitando nos órgãos serão digitais. Sendo assim, no que diz respeito aos documentos e processos digitais, segundo a Portaria interministerial 1.677/2015, podemos afirmar que:

Questão 7

É o processo de identificar, dividir e alocar o trabalho. Isso envolve identificar, dividir e agrupar o trabalho a ser realizado; de definir responsabilidades e autoridades e estabelecer as relações entre os grupos, de modo a possibilitar que as pessoas trabalhem eficazmente para atingir os objetivos. (LACOMBE, 2009)

Das funções do administrador, de acordo com o texto acima, estamos falando de:

Questão 8

A evolução da abordagem de gestão de pessoas nas organizações denota um alinhamento da área responsável pela administra- ção de recursos humanos com os objetivos estratégicos da entidade, atuando mais fortemente na consultoria e assessoria aos administradores e ficando a cargo destes a condução direta de seus subordinados. Essa divisão de campos de atuação corresponde, respectivamente, a

Questão 9

A burocracia, segundo Max Weber (1864-1920), “é uma forma organizada que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance dos objetivos”. Tendo em vista a assertiva de Pinho (1998) de que “Weber finalmente chegaria ao Brasil através do DASP”, verifica-se que, a partir dali, foi implantado no Brasil um modelo burocrático racional, moderno e justificado dentro do espírito revolucionário de conduzir o país a um nível de desenvolvimento até então nunca empreendido. À luz das características principais desse modelo burocrático, não é possível afirmar que o modelo burocrático:

Questão 10

A abordagem sistêmica assume a visão da organização como um sistema unificado e direcionado de partes inter-relacionadas. Considerando a organização a partir dessa abordagem, pode-se afirmar que uma de suas características é a “entropia negativa”. Assinale a alternativa que apresenta o conceito de entropia negativa.

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *