Página Inicial » Disciplina » Simulado Administração – Conhecimentos Específicos

Simulado Administração – Conhecimentos Específicos

A Administração pertence às Ciências Humanas e abrange as áreas de Gestão financeira, Gestão de recursos humanos, Gestão de marketing, Logística, Planejamento estratégico, Controle de produção, entre outras. Veja e responda o simulado com questões específicas relacionadas à Administração.

Questão 1

Dentre os atos administrativos ordinatórios de maior frequência, o instrumento de que se valem as autoridades para transmitir ordens internas uniformes a seus subordinados é? Assinale a opção CORRETA.




Questão 2

Tendo em vista a base principiológica da orçamentação no direito brasileiro, avalie as assertivas a seguir, usando V para as verdadeiras e F para as falsas:

I – O Princípio da Unidade visa vedar as autorizações de despesas globais, isto é, as despesas devem ser classificadas com um nível de desagregação tal que facilite a análise por parte das pessoas, de tal forma que se possa saber, de forma detalhada, a origem dos recursos e sua aplicação.
II – Princípio da Anualidade ou Periodicidade estabelece que as estimativas de receita e despesas devem referir-se a um período determinado de tempo, em geral, um ano ou o chamado exercício financeiro que é o período de vigência do orçamento.
III – O Princípio da Universalidade prevê que o orçamento público deve ser uno, ou seja, no âmbito de cada uma das esferas de governo deve existir apenas um só orçamento para o exercício financeiro.
IV – O Princípio da Exclusividade prevê que o orçamento deve conter apenas matéria orçamentária, não incluindo em seu projeto de lei assuntos estranhos.

De cima para baixo, que foi a avaliação das assertivas?




Questão 3

É a modalidade de licitação realizada entre interessados previamente registrados, observada a necessária habilitação, convocados com a antecedência mínima prevista na lei, por aviso publicado na imprensa oficial e em jornal particular, contendo as informações essenciais da licitação e o local onde possa ser obtido o edital. Marque a alternativa que corresponde a essa modalidade.




Questão 4

Geralmente as empresas procuram comprar os serviços de transportes no mercado devido à complexidade de competências para gerenciar. Entretanto, certas especificidades levam as empresas a decidir controlar e/ou manter transporte próprio. As razões que mais justificam esta opção são:




Questão 5

Sobre os poderes da administração, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 6

De acordo com a Constituição Federal de 1988, no processo de estudo e aprovação da Lei Orçamentária pelo Poder Legislativo, existe a possibilidade de o parlamentar propor emendas de despesa desde que, entre outras regras constitucionais, sejam indicados os recursos para viabilizá-las. Uma das fontes de recursos é:




Questão 7

Marque a alternativa que corresponde ao conceito de contrato administrativo.




Questão 8

É o processo de identificar, dividir e alocar o trabalho. Isso envolve identificar, dividir e agrupar o trabalho a ser realizado; de definir responsabilidades e autoridades e estabelecer as relações entre os grupos, de modo a possibilitar que as pessoas trabalhem eficazmente para atingir os objetivos. (LACOMBE, 2009)

Das funções do administrador, de acordo com o texto acima, estamos falando de:




Questão 9

A Administração é uma atividade comum a todos os empreendimentos humanos (família, negócios, governo), que sempre exigem algum grau de planejamento, organização, comando, coordenação e controle. Portanto, todos deveriam estudá-la, o que exigiria uma teoria geral da administração que pudesse ser ensinada.

Uma das ideias básicas da função administrativa é a descrita acima, que fora definida por?




Questão 10

Os contratos com a administração pública são passíveis de rescisão, desde que se encaixem em alguns dos motivos elencados pelo art. 78 da Lei 8.666/93. Tendo em vista o preceituado na legislação vigente, não corresponde a caso ensejador de rescisão do contrato administrativo a rescisão:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado