Simulado Administração – Conhecimentos Específicos

A Administração pertence às Ciências Humanas e abrange as áreas de Gestão financeira, Gestão de recursos humanos, Gestão de marketing, Logística, Planejamento estratégico, Controle de produção, entre outras. Veja e responda o simulado com questões específicas relacionadas à Administração.

Questão 1

Tendo em vista a base principiológica da orçamentação no direito brasileiro, avalie as assertivas a seguir, usando V para as verdadeiras e F para as falsas:

I – O Princípio da Unidade visa vedar as autorizações de despesas globais, isto é, as despesas devem ser classificadas com um nível de desagregação tal que facilite a análise por parte das pessoas, de tal forma que se possa saber, de forma detalhada, a origem dos recursos e sua aplicação.
II – Princípio da Anualidade ou Periodicidade estabelece que as estimativas de receita e despesas devem referir-se a um período determinado de tempo, em geral, um ano ou o chamado exercício financeiro que é o período de vigência do orçamento.
III – O Princípio da Universalidade prevê que o orçamento público deve ser uno, ou seja, no âmbito de cada uma das esferas de governo deve existir apenas um só orçamento para o exercício financeiro.
IV – O Princípio da Exclusividade prevê que o orçamento deve conter apenas matéria orçamentária, não incluindo em seu projeto de lei assuntos estranhos.

De cima para baixo, que foi a avaliação das assertivas?

Questão 2

Uma das classificações apontadas pela doutrina para o tema da liderança indica a divisão entre as teorias situacionais e, de outro lado, as teorias de estilo de liderança, também chamadas comportamentais. De acordo com o preconizado por estas últimas,

Questão 3

A abordagem sistêmica assume a visão da organização como um sistema unificado e direcionado de partes inter-relacionadas. Considerando a organização a partir dessa abordagem, pode-se afirmar que uma de suas características é a “entropia negativa”. Assinale a alternativa que apresenta o conceito de entropia negativa.

Questão 4

Dentre os atos administrativos ordinatórios de maior frequência, o instrumento de que se valem as autoridades para transmitir ordens internas uniformes a seus subordinados é? Assinale a opção CORRETA.

Questão 5

Geralmente as empresas procuram comprar os serviços de transportes no mercado devido à complexidade de competências para gerenciar. Entretanto, certas especificidades levam as empresas a decidir controlar e/ou manter transporte próprio. As razões que mais justificam esta opção são:

Questão 6

Marque a alternativa que corresponde a conceituação de Ato Administrativo.

Questão 7

Considere que determinada sociedade de economia mista pretenda adotar, como metodologia para melhorar a qualidade dos serviços prestados, a gestão estratégica de pessoas por competências. A aplicação desse método de gestão pressupõe, em sua fase inicial,

Questão 8

Suponha que determinada empresa tenha sido aconselhada, por consultores financeiros, a aumentar o seu grau de alavancagem financeira. Isso significa que deverá

Questão 9

Em relação às três visões sobre a gestão de conflitos nas organizações, expressas por ROBBINS, Stephen Paul (Comportamento Organizacional. 9ª ed. São Paulo):

I. De acordo com a visão tradicional, todo conflito é negativo e, portanto, deve ser evitado, pois resulta de uma falha de comunicação ou falta de confiança entre as pessoas.
II. A visão interacionista propõe que o conflito pode ser uma força positiva, defendendo abertamente a tese de que algum conflito é absolutamente necessário para o desempenho eficaz de um grupo.
III. Segundo a perspectiva humanista, os conflitos surgem por falta de abertura e de confiança entre as pessoas, resultante de um fracasso dos administradores em atender às necessidades e às aspirações de seus funcionários.
IV. A principal contribuição da abordagem tradicional é encorajar os líderes dos grupos a manter um nível mínimo constante de conflito, o suficiente para manter o grupo viável, autocrítico e criativo.
V. A abordagem das relações humanas argumenta que o conflito é uma consequência natural e inevitável em qualquer grupo, não sendo necessariamente ruim, podendo ter o potencial de ser uma força positiva na determinação do desempenho do grupo.

Questão 10

Sobre os poderes da administração, assinale a alternativa CORRETA.

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *