Simulado de Raciocínio Lógico – Questões Objetivas

Os testes de raciocínio lógico, também conhecidos como testes de raciocínio crítico, são projetados para avaliar a habilidade de um candidato para interpretar padrões, sequências numéricas ou as relações entre as formas. Confira esse simulado com questões de Raciocínio Lógico que caíram em provas de concursos públicos.

Questão 1

Certa instituição publicou a seguinte nota em seu site: “Nenhum candidato inscrito no concurso possui Ensino Superior”. Após a publicação, percebeu-se que a nota não estava correta. Desta forma, a instituição teve que publicar a negação da nota emitida anteriormente. Considerando-se o ocorrido, marcar C para as afirmativas que apresentam a negação da proposição (nota publicada), E para as que não apresentam e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
() Algum candidato inscrito no concurso possui Ensino Superior.
() Todos os candidatos inscritos no concurso possuem Ensino Superior.
() Pelo menos um candidato inscrito no concurso possui Ensino Superior.




Questão 2

Em reportagem sobre acidentes de trânsito no Brasil, publicada em 18/03/2015, o sociólogo e especialista em segurança no trânsito Eduardo Biavati alertou sobre o perigo do uso do celular ao volante. Segundo Biavati: Antes o uso do celular se restringia a ligações de voz, que demandava basicamente uma das mãos. A situação de risco foi maximizada com as mudanças do próprio uso do smartphone. Para você digitar qualquer letra, além da mão, é preciso olhar para a tela. Ou seja, a distração é mais profunda: perde-se o contato visual e o mecânico. Um estudo do NHTSA, departamento de Trânsito dos Estados Unidos, revela que o uso de dispositivos móveis ao volante aumenta em até 400% o risco de acidente. Um risco muito maior do que o causado pela embriaguez! Suponha que dois carros trafeguem a 90 km/h na mesma pista, separados por uma distância de seguimento de 50 m. De repente, em virtude de retenções na via, o carro da frente freia constantemente 2 a uma taxa de 5,0m/s até parar. Porém, o motorista do carro de trás está distraído, lendo uma mensagem no Whatsapp e demora 2,2 s para perceber a luz do freio do carro da frente e mais 0,30 s para reagir e efetivamente pisar fundo no freio, provocando uma 2 forte desaceleração constante de 7,5m/s.

Considerando essas informações, pode-se afirmar que uma colisão




Questão 3

Dizemos que um número inteiro positivo é palíndromo se esse número não se altera quando é lido da esquerda para direita ou vice-versa. Por exemplo, 2772 e 36863 são números palíndromos. Se A é o conjunto dos números palíndromos de três algarismos, o número de elementos do conjunto A é igual a




Questão 4

Num ambiente termicamente isolado, são colocados alguns corpos: uma pedra de gelo, um copo de água fria, uma chaleira com água fervendo, uma barra de ferro em brasa e outras coisas quentes e frias. Haja ou não contato entre eles, os corpos quentes vão esfriar e os frios vão aquecer até que, depois de algum tempo,todos atinjam o mesmo estado térmico. Nessas condições, dizemos que todos os corpos estão em equilíbrio térmico e atingiram a mesma temperatura. A evolução desse sistema, no sentido de atingir o equilíbrio, é prevista por uma lei da Natureza denominada lei zero da termodinâmica e que pode ser enunciada da seguinte forma: Se um corpo A está em equilíbrio térmico com um corpo B e este está em equilíbrio térmico com um corpo C, então A está em equilíbrio térmico com C.

Esse texto está INCORRETO porque




Questão 5

O número máximo possível de placas de automóvel em nosso país, com três letras e quatro algarismos, começadas pela letra B e terminadas pelo algarismo 9, é:




Questão 6

Leia com atenção as afirmações a seguir.

I. Se a cidade de Niterói é a capital de Pernambuco, então o Brasil será campeão mundial de futebol masculino profissional na Rússia em 2018.
II. Se Carlos estuda, então ele passa no concurso.
III. Se Carlos passa no concurso, então ele estuda.
IV. Se Carlos não estuda, então ele não passa no concurso.
V. Se Carlos não passa no concurso, então ele não estuda.

Logo, sobre essas assertivas, pode-se afirmar o seguinte:




Questão 7

Em certo processo seletivo de emprego, para passar para a fase de entrevistas, o candidato precisa realizar uma prova de análise combinatória. Supondo-se que a prova é composta pelas quatro afirmações abaixo e que o candidato deve responder quais afirmações estão corretas, para passar para a etapa seguinte o candidato deverá responder que:

• Afirmação 1: As palavras CAXIAS e SOCIAL possuem a
mesma quantidade de anagramas.

• Afirmação 2: Considerando-se os algarismos 5, 6, 7, 8 e
9, é possível formar no máximo 50 números naturais
pares de 3 algarismos.

• Afirmação 3: De um grupo de 8 Agentes Comerciais é
possível formar 56 comissões diferentes compostas por
3 Agentes Comerciais.

• Afirmação 4: Podem ser formadas 420 comissões
diferentes compostas por 3 Agentes Comerciais e 4
Leituristas de um grupo de 5 Agentes Comerciais e 7
Leituristas.




Questão 8

O Relatório Setorial do Banco do Brasil publicado em 02/07/2013 informou:
[...] Após queda de 2,0% no mês anterior, segundo o Cepea/Esalq, as cotações do açúcar fecharam o último mês com alta de 1,2%, atingindo R$ 45,03 / saca de 50 kg no dia 28. De acordo com especialistas, o movimento se deve à menor oferta de açúcar de qualidade, além da firmeza nas negociações por parte dos vendedores. Durante o mês de junho, o etanol mostrou maior recuperação que o açúcar, com a cotação do hidratado chegando a R$ 1,1631/litro (sem impostos), registrando alta de 6,5%. A demanda aquecida e as chuvas que podem interromper mais uma vez a moagem de cana-de-açúcar explicam cenário mais positivo para o combustível.
Fonte: BB-BI Relatório Setorial: Agronegócios-junho/2013 - publicado em 02/07/2013.

Com base nos dados apresentados no Relatório Setorial do Banco do Brasil, é CORRETO afirmar que o valor, em reais, da saca de 50 kg de açúcar no mês de maio de 2013 era igual a




Questão 9

Dez fichas formam um monte. Na face inferior de cada ficha está impresso um número. A sequência ordenada, de baixo para cima, é: 1; 2; 3; 4; 5; 6; 7; 8; 9; 10. A ficha que está em cima do monte é colocada sob a ficha que está mais embaixo do monte; outra vez a ficha que está em cima do monte é colocada sob a ficha que está mais embaixo do monte; a terceira alteração é retirar do monte a ficha que está no topo e colocá-la à parte. Essas três etapas de modificação do monte são repetidas até que reste uma única ficha. A ficha que resta é a aquela em cujo número impresso é




Questão 10

Sabe-se que Miguel ganhou de aniversário uma urna que contém 5 bolas numeradas de 2 a 6, e que, ao calcular as possibilidades na retirada das bolas, chegou às seguintes conclusões:

I - Ao retirar uma única bola ao acaso, a probabilidade de ela ser par ou maior que 3 é de 80%.
II - A probabilidade de se retirar a bola 4 e, em seguida, sem a reposição desta, a bola 6 é de 8%.
III - A probabilidade de se retirar a bola de número 5 e, em seguida, com a reposição desta, a bola de número 2 é de 5%.

Em relação às conclusões de Miguel, pode-se afirmar que:




Tempo de simulado:

2 comentários

  1. Amanda
    #QT-841 Aonde posso ver a resolução dos exercicios que errei?

Comentar Simulado