Simulado de Raciocínio Lógico – Questões Objetivas

Os testes de raciocínio lógico, também conhecidos como testes de raciocínio crítico, são projetados para avaliar a habilidade de um candidato para interpretar padrões, sequências numéricas ou as relações entre as formas. Confira esse simulado com questões de Raciocínio Lógico que caíram em provas de concursos públicos.

Questão 1

Num ambiente termicamente isolado, são colocados alguns corpos: uma pedra de gelo, um copo de água fria, uma chaleira com água fervendo, uma barra de ferro em brasa e outras coisas quentes e frias. Haja ou não contato entre eles, os corpos quentes vão esfriar e os frios vão aquecer até que, depois de algum tempo,todos atinjam o mesmo estado térmico. Nessas condições, dizemos que todos os corpos estão em equilíbrio térmico e atingiram a mesma temperatura. A evolução desse sistema, no sentido de atingir o equilíbrio, é prevista por uma lei da Natureza denominada lei zero da termodinâmica e que pode ser enunciada da seguinte forma: Se um corpo A está em equilíbrio térmico com um corpo B e este está em equilíbrio térmico com um corpo C, então A está em equilíbrio térmico com C.

Esse texto está INCORRETO porque

Questão 2

Numa passagem do livro O Senhor das moscas, de Sir William Golding (1911-1993), premiado com o Nobel de Literatura de 1983, as lentes dos óculos do personagem Piggy são usadas para focalizar os raios do sol e acender uma fogueira. Mais tarde, uns rapazes espancam Piggy e quebram os seus óculos. A partir de então, ele passa a não enxergar direito os colegas mais distantes,por ser muito míope.

Há uma falha evidente nessa narrativa,pois

Questão 3

Sabe-se que Miguel ganhou de aniversário uma urna que contém 5 bolas numeradas de 2 a 6, e que, ao calcular as possibilidades na retirada das bolas, chegou às seguintes conclusões:

I - Ao retirar uma única bola ao acaso, a probabilidade de ela ser par ou maior que 3 é de 80%.
II - A probabilidade de se retirar a bola 4 e, em seguida, sem a reposição desta, a bola 6 é de 8%.
III - A probabilidade de se retirar a bola de número 5 e, em seguida, com a reposição desta, a bola de número 2 é de 5%.

Em relação às conclusões de Miguel, pode-se afirmar que:

Questão 4

Certa instituição publicou a seguinte nota em seu site: “Nenhum candidato inscrito no concurso possui Ensino Superior”. Após a publicação, percebeu-se que a nota não estava correta. Desta forma, a instituição teve que publicar a negação da nota emitida anteriormente. Considerando-se o ocorrido, marcar C para as afirmativas que apresentam a negação da proposição (nota publicada), E para as que não apresentam e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
() Algum candidato inscrito no concurso possui Ensino Superior.
() Todos os candidatos inscritos no concurso possuem Ensino Superior.
() Pelo menos um candidato inscrito no concurso possui Ensino Superior.

Questão 5

Nenhum corpo que não seja sólido é cristal. Conclui-se logicamente que:

Questão 6

Em reportagem sobre acidentes de trânsito no Brasil, publicada em 18/03/2015, o sociólogo e especialista em segurança no trânsito Eduardo Biavati alertou sobre o perigo do uso do celular ao volante. Segundo Biavati: Antes o uso do celular se restringia a ligações de voz, que demandava basicamente uma das mãos. A situação de risco foi maximizada com as mudanças do próprio uso do smartphone. Para você digitar qualquer letra, além da mão, é preciso olhar para a tela. Ou seja, a distração é mais profunda: perde-se o contato visual e o mecânico. Um estudo do NHTSA, departamento de Trânsito dos Estados Unidos, revela que o uso de dispositivos móveis ao volante aumenta em até 400% o risco de acidente. Um risco muito maior do que o causado pela embriaguez! Suponha que dois carros trafeguem a 90 km/h na mesma pista, separados por uma distância de seguimento de 50 m. De repente, em virtude de retenções na via, o carro da frente freia constantemente 2 a uma taxa de 5,0m/s até parar. Porém, o motorista do carro de trás está distraído, lendo uma mensagem no Whatsapp e demora 2,2 s para perceber a luz do freio do carro da frente e mais 0,30 s para reagir e efetivamente pisar fundo no freio, provocando uma 2 forte desaceleração constante de 7,5m/s.

Considerando essas informações, pode-se afirmar que uma colisão

Questão 7

Um grupo é formado por 8 pessoas e cada uma delas ou é paranaense, ou é catarinense ou é matogrossense.
Sabe-se que, nesse grupo, existe pelo menos um representante de cada um desses estados. Pode-se afirmar corretamente que, nessas condições, a máxima quantidade de catarinenses que pode haver no grupo é:

Questão 8

Um terreno é quadrado e sua área é de 1024m2. Querendo cercar totalmente esse terreno com tela de arame, quantos metros de tela o proprietário vai usar?

Questão 9

O Lago Bolonha é o principal reservatório de abastecimento de água da Região Metropolitana de Belém, e o controle da quantidade de algas e bactérias que nele habitam é importante. Sabe-se que, em condições favoráveis, o número de bactérias em uma colônia cresce segundo uma progressão geométrica. Se uma certa colônia, inicialmente com cerca de 1.000 bactérias, quadruplica seu número de bactérias a cada 24 horas, o número de bactérias ultrapassará 1.000.000 no decorrer do

Questão 10

A soma de dois números é 16 e a diferença dos seus quadrados é 128. O produto desses dois números é:

Tempo de simulado:

2 comentários

  1. #QT-841 Aonde posso ver a resolução dos exercicios que errei?
  2. #QT-848 esta errada a resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *