Simulado de Raciocínio Lógico – Questões Objetivas

Os testes de raciocínio lógico, também conhecidos como testes de raciocínio crítico, são projetados para avaliar a habilidade de um candidato para interpretar padrões, sequências numéricas ou as relações entre as formas. Confira esse simulado com questões de Raciocínio Lógico que caíram em provas de concursos públicos.

Questão 1

Sabe-se que Miguel ganhou de aniversário uma urna que contém 5 bolas numeradas de 2 a 6, e que, ao calcular as possibilidades na retirada das bolas, chegou às seguintes conclusões:

I - Ao retirar uma única bola ao acaso, a probabilidade de ela ser par ou maior que 3 é de 80%.
II - A probabilidade de se retirar a bola 4 e, em seguida, sem a reposição desta, a bola 6 é de 8%.
III - A probabilidade de se retirar a bola de número 5 e, em seguida, com a reposição desta, a bola de número 2 é de 5%.

Em relação às conclusões de Miguel, pode-se afirmar que:




Questão 2

Em determinada rua, há 5 residências que estão numeradas em forma de progressão geométrica crescente, de modo que a primeira residência recebeu numeração 3, e a segunda, numeração 12. Com base nessas informações,
assinalar a alternativa CORRETA:




Questão 3

Numa passagem do livro O Senhor das moscas, de Sir William Golding (1911-1993), premiado com o Nobel de Literatura de 1983, as lentes dos óculos do personagem Piggy são usadas para focalizar os raios do sol e acender uma fogueira. Mais tarde, uns rapazes espancam Piggy e quebram os seus óculos. A partir de então, ele passa a não enxergar direito os colegas mais distantes,por ser muito míope.

Há uma falha evidente nessa narrativa,pois




Questão 4

Dizemos que um número inteiro positivo é palíndromo se esse número não se altera quando é lido da esquerda para direita ou vice-versa. Por exemplo, 2772 e 36863 são números palíndromos. Se A é o conjunto dos números palíndromos de três algarismos, o número de elementos do conjunto A é igual a




Questão 5

Dez fichas formam um monte. Na face inferior de cada ficha está impresso um número. A sequência ordenada, de baixo para cima, é: 1; 2; 3; 4; 5; 6; 7; 8; 9; 10. A ficha que está em cima do monte é colocada sob a ficha que está mais embaixo do monte; outra vez a ficha que está em cima do monte é colocada sob a ficha que está mais embaixo do monte; a terceira alteração é retirar do monte a ficha que está no topo e colocá-la à parte. Essas três etapas de modificação do monte são repetidas até que reste uma única ficha. A ficha que resta é a aquela em cujo número impresso é




Questão 6

Num congresso de Ciências participam 30 cientistas: matemáticos, físicos, químicos e biólogos. O número de físicos e biólogos juntos é metade do número de matemáticos. O número de físicos e químicos juntos é igual ao dobro do número de biólogos. Logo, nesse congresso de Ciências, há o seguinte quantitativo de matemáticos participantes:




Questão 7

Leia com atenção as afirmações a seguir.

I. Se a cidade de Niterói é a capital de Pernambuco, então o Brasil será campeão mundial de futebol masculino profissional na Rússia em 2018.
II. Se Carlos estuda, então ele passa no concurso.
III. Se Carlos passa no concurso, então ele estuda.
IV. Se Carlos não estuda, então ele não passa no concurso.
V. Se Carlos não passa no concurso, então ele não estuda.

Logo, sobre essas assertivas, pode-se afirmar o seguinte:




Questão 8

Um grupo é formado por 8 pessoas e cada uma delas ou é paranaense, ou é catarinense ou é matogrossense.
Sabe-se que, nesse grupo, existe pelo menos um representante de cada um desses estados. Pode-se afirmar corretamente que, nessas condições, a máxima quantidade de catarinenses que pode haver no grupo é:




Questão 9

A plantação de um agricultor fica em um terreno em forma de trapézio retangular, cujas dimensões constam da figura a seguir:
imagem

Sabendo que este agricultor utiliza diariamente, para irrigação, quatro litros de água por metro quadrado de plantação, a quantidade total de água utilizada em um dia para irrigar a plantação é, em litros,




Questão 10

Certa instituição publicou a seguinte nota em seu site: “Nenhum candidato inscrito no concurso possui Ensino Superior”. Após a publicação, percebeu-se que a nota não estava correta. Desta forma, a instituição teve que publicar a negação da nota emitida anteriormente. Considerando-se o ocorrido, marcar C para as afirmativas que apresentam a negação da proposição (nota publicada), E para as que não apresentam e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
() Algum candidato inscrito no concurso possui Ensino Superior.
() Todos os candidatos inscritos no concurso possuem Ensino Superior.
() Pelo menos um candidato inscrito no concurso possui Ensino Superior.




Tempo de simulado:

2 comentários

  1. Amanda
    #QT-841 Aonde posso ver a resolução dos exercicios que errei?

Comentar Simulado