Simulado Auxiliar de Saúde Bucal – Questões Objetivas

Compete ao auxiliar em saúde bucal: organizar e executar atividades de higiene bucal; processar filme radiográfico; preparar o paciente para o atendimento etc. Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

Quais são as peças que compõe a caneta de baixa rotação?

Questão 2

Podem ser consideradas desvantagens do processo de esterilização em autoclave, EXCETO:

Questão 3

Paciente do gênero feminino, 5 anos, melanoderma, compareceu a clínica odontológica apresentando ao exame clínico lesão cariosa de mancha branca ativa oclusal nos molares decíduos e presença de placa visível. Durante a anamnese sua mãe relatou alto consumo de sacarose pela criança e dificuldade de higienização bucal da mesma. Diante da situação apresentada, qual destas ações não seria importante de ser trabalhada com o paciente?

Questão 4

Em odontologia, a ergonomia tem como finalidade racionalizar o trabalho, eliminar manobras não produtivas, produzir mais e melhor na unidade de tempo, proporcionar maior conforto e segurança ao paciente. Quanto mais bem aproveitado for o tempo e quanto mais consistentes e racionalizados forem os movimentos, mais produtivo será o trabalho. Tendo como base essa informação, analise as afirmativas abaixo.

I- O tempo útil é aquele destinado à realização de um procedimento. Abrange aproximadamente 40% do tempo total de realização. Aqui é que se deve concentrar quase todo o trabalho realizado pelo auxiliar em saúde bucal.
II- As ações indiretas ou reversíveis são realizadas fora ou dentro da boca, porém, não requerem formação universitária por quem as realiza. Essas ações são de três tipos: prévias, simultâneas e complementares.
III- O tempo despendido produtivo corresponde à ação efetiva no paciente, desde a colocação do guardanapo para se iniciar o procedimento até o momento em que se retira o guardanapo, indicando o fim da intervenção.
IV- A área de transferência deverá conter as pontas ativas e o instrumental da bandeja e da unidade auxiliar, permitindo que o trabalho seja realizado no movimento 3; os mochos do cirurgião-dentista e do auxiliar em saúde bucal deverão também estar situados nessa área.

Dentre as afirmativas, estão corretas

Questão 5

O carcinoma da boca não apresenta necessariamente uma lesão precursora, surgindo, na maioria das vezes, sobre uma mucosa aparentemente normal. Entretanto, existe um grupo de lesões que apresenta uma relação importante com a transformação maligna e cujo reconhecimento é fundamental para a realização do diagnóstico precoce do câncer de boca. Uma dessas lesões é

Questão 6

O exercício da profissão de auxiliar em saúde bucal é regulamentado pela Lei nº 11.889, de 24 de dezembro de 2008. Considerando as atribuições do auxiliar de saúde bucal dentro de uma equipe de saúde bucal da Estratégia Saúde da Família, analise os itens abaixo.

I- Registrar dados e participar da análise das informações relacionadas ao controle administrativo em saúde bucal.
II- Fazer a remoção do biofilme, de acordo com a indicação técnica definida pelo cirurgião-dentista.
III- Executar limpeza, assepsia, desinfecção e esterilização do instrumental, equipamento odontológico e ambiente de trabalho.
IV- Ensinar técnicas de higiene bucal e realizar a prevenção das doenças bucais por meio da aplicação tópica do flúor, conforme a orientação do cirurgião-dentista.

São atribuições do auxiliar em saúde bucal as que estão presentes nos itens

Questão 7

Analise as afirmativas a seguir:

I. Na literatura brasileira, o Modernismo representou um marco importante, pois tolheu as iniciativas de renovação das concepções sobre a produção escrita em nosso país promovidas por grandes autores nacionais.
II. A principal característica da obra de Mário de Andrade é o uso de assuntos coloquiais e o tom irônico em suas obras. Esses recursos foram utilizados por esse autor com o objetivo de aproximá-lo da Literatura acadêmica da sua época.

Marque a alternativa CORRETA:

Questão 8

Na clínica odontológica, a equipe está sujeita a certos riscos ocupacionais, tais como: inalação de produtos tóxicos, contatos com substâncias irritantes e lesões oculares, entre outros. Portanto, os profissionais estão expostos a riscos de natureza físic a, química, ergonômica e biológica que podem comprometer não só a saúde, mas também a qualidade do trabalho desenvolvido. Nesse sentido, no ambiente odontológico, um dos cuidados que se deve ter com relação aos riscos biológicos é

Questão 9

Um dos problemas mais comuns relacionados ao processamento radiográfico é o escurecimento do filme. Uma das causas relacionadas a esse problema é

Questão 10

Durante o atendimento odontológico são produzidos diferentes tipos de resíduos que causam riscos à saúde pública e ocupacional. O adequado gerenciamento dos resíduos é capaz de minimizar ou impedir efeitos adversos.
Analise as condutas que devem ser adotadas no gerenciamento dos resíduos odontológicos e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os materiais utilizados para atendimento odontológico, que contenham resíduos de sangue (luvas, gaze, máscara e outros), devem ser acondicionados em saco leitoso, identificados como material infectante. Devem ser substituídos pelo menos uma vez a cada 24 horas ou quando atingirem 2/3 da sua capacidade.
( ) O revelador utilizado em radiologia pode ser lançado na rede coletora de esgoto somente após ser submetido a processo de neutralização do pH.
( ) Os resíduos perfuro-cortantes (agulhas, brocas, bisturi e outros) devem ser descartados em sacolas plásticas devidamente lacradas.
( ) Os resíduos de amálgama, por conter mercúrio, devem ser acondicionados em recipientes inquebráveis e hermeticamente fechados, sob selo d’água. Posteriormente, devem ser encaminhados para recuperação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Tempo de simulado:

2 comentários

  1. #QT-1972 as mãos quando limpas não contribui para disseminação de doenças infecciosas
  2. #QT-1972 EXCETO A LETRA APOIS DIZ A HIGIENIZAÇÃO ADEQUADA DAS MAOS........

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *