Página Inicial » Ensino Médio » Simulado Auxiliar de Saúde Bucal – Questões Objetivas

Simulado Auxiliar de Saúde Bucal – Questões Objetivas

Compete ao auxiliar em saúde bucal: organizar e executar atividades de higiene bucal; processar filme radiográfico; preparar o paciente para o atendimento etc.
Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

O cirurgião-dentista de uma Unidade Básica de Saúde está realizando uma restauração de amálgama em uma cavidade classe II, no elemento 46. Para a realização dessa restauração, é imprescindível que o auxiliar de saúde bucal, no preparo da bandeja e da mesa clínica, coloque, no mínimo, os seguintes instrumentais e materiais:




Questão 2

Da mesma forma como com todas as restaurações indiretas, os procedimentos de inlay/onlay cerâmicos em dentes posteriores requerem a confecção de provisórios adequados. Para a cimentação destas restaurações indiretas estéticas, o melhor cimento a ser usado, seria o:




Questão 3

São características do cimento de ionômero de vidro convencional, EXCETO:




Questão 4

O exercício da profissão de auxiliar em saúde bucal é regulamentado pela Lei nº 11.889, de 24 de dezembro de 2008. Considerando as atribuições do auxiliar de saúde bucal dentro de uma equipe de saúde bucal da Estratégia Saúde da Família, analise os itens abaixo.

I- Registrar dados e participar da análise das informações relacionadas ao controle administrativo em saúde bucal.
II- Fazer a remoção do biofilme, de acordo com a indicação técnica definida pelo cirurgião-dentista.
III- Executar limpeza, assepsia, desinfecção e esterilização do instrumental, equipamento odontológico e ambiente de trabalho.
IV- Ensinar técnicas de higiene bucal e realizar a prevenção das doenças bucais por meio da aplicação tópica do flúor, conforme a orientação do cirurgião-dentista.

São atribuições do auxiliar em saúde bucal as que estão presentes nos itens




Questão 5

Na clínica odontológica, a equipe está sujeita a certos riscos ocupacionais, tais como: inalação de produtos tóxicos, contatos com substâncias irritantes e lesões oculares, entre outros. Portanto, os profissionais estão expostos a riscos de natureza físic a, química, ergonômica e biológica que podem comprometer não só a saúde, mas também a qualidade do trabalho desenvolvido. Nesse sentido, no ambiente odontológico, um dos cuidados que se deve ter com relação aos riscos biológicos é




Questão 6

A educação em saúde é uma das principais e mais importantes estratégias de promoção e proteção de saúde bucal. Nesse sentido, a educação em saúde visa




Questão 7

Pode ser considerada uma vantagem do uso do isolamento relativo:




Questão 8

Durante o atendimento odontológico são produzidos diferentes tipos de resíduos que causam riscos à saúde pública e ocupacional. O adequado gerenciamento dos resíduos é capaz de minimizar ou impedir efeitos adversos.
Analise as condutas que devem ser adotadas no gerenciamento dos resíduos odontológicos e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os materiais utilizados para atendimento odontológico, que contenham resíduos de sangue (luvas, gaze, máscara e outros), devem ser acondicionados em saco leitoso, identificados como material infectante. Devem ser substituídos pelo menos uma vez a cada 24 horas ou quando atingirem 2/3 da sua capacidade.
( ) O revelador utilizado em radiologia pode ser lançado na rede coletora de esgoto somente após ser submetido a processo de neutralização do pH.
( ) Os resíduos perfuro-cortantes (agulhas, brocas, bisturi e outros) devem ser descartados em sacolas plásticas devidamente lacradas.
( ) Os resíduos de amálgama, por conter mercúrio, devem ser acondicionados em recipientes inquebráveis e hermeticamente fechados, sob selo d’água. Posteriormente, devem ser encaminhados para recuperação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.




Questão 9

A lavagem das mãos é a medida mais simples, barata e eficaz para reduzir o risco de transmissão cruzada de um microrganismo entre o profissional e seus pacientes (Harrel, 2004). Sobre a lavagem das mãos, é correto afirmar, EXCETO:




Questão 10

Quais são as peças que compõe a caneta de baixa rotação?




Tempo de simulado:

Comentar Simulado