Página Inicial » Ensino Médio » Simulado Auxiliar de Saúde Bucal – Questões Objetivas

Simulado Auxiliar de Saúde Bucal – Questões Objetivas

Compete ao auxiliar em saúde bucal: organizar e executar atividades de higiene bucal; processar filme radiográfico; preparar o paciente para o atendimento etc.
Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

A esterilização é o processo que visa destruir ou eliminar, por meio de processos físicos ou químicos, todas as formas de vida microbiana presentes, sendo fundamental para garantir que os passos do processamento de artigos sejam seguidos corretamente. Nesse contexto, para um correto processamento do material odontológico, durante a esterilização por vapor saturado sob pressão, realizada em autoclaves, deve-se seguir o seguinte passo:




Questão 2

A educação em saúde é uma das principais e mais importantes estratégias de promoção e proteção de saúde bucal. Nesse sentido, a educação em saúde visa




Questão 3

Define-se manutenção como o conjunto de ações que visam assegurar as boas condições técnicas de um equipamento, preservando-lhe as características funcionais de segurança e qualidade. Levando isso em consideração, analise as afirmativas abaixo.

I- Manutenção condicional é o conjunto de ações aplicadas ao equipamento para restabelecer suas funções.
II- Manutenção preditiva é feita por meio da substituição de peças ou componentes, levando em consideração um perfil estatístico. Esse perfil é obtido pelas análises estatísticas dos históricos de falhas dos equipamentos.
III- Manutenção sistemática ou programada é feita em intervalos de tempo fixos preestabelecidos.
IV- Manutenção corretiva é realizada nos equipamentos quando estes estão na iminência de apresentar falhas.

Dentre as afirmativas, estão corretas




Questão 4

A limpeza e a desinfecção das superfícies dos ambientes visam proporcionar bem -estar e conforto aos pacientes e aos profissionais da área de saúde e são importantes como barreira de controle de infecção e proteção do meio ambiente. Levando isso em consideração, uma medida de limpeza e desinfecção do ambiente odontológico que deve ser adotada pelo auxiliar de saúde bucal é




Questão 5

Na clínica odontológica, a equipe está sujeita a certos riscos ocupacionais, tais como: inalação de produtos tóxicos, contatos com substâncias irritantes e lesões oculares, entre outros. Portanto, os profissionais estão expostos a riscos de natureza físic a, química, ergonômica e biológica que podem comprometer não só a saúde, mas também a qualidade do trabalho desenvolvido. Nesse sentido, no ambiente odontológico, um dos cuidados que se deve ter com relação aos riscos biológicos é




Questão 6

Durante o atendimento odontológico são produzidos diferentes tipos de resíduos que causam riscos à saúde pública e ocupacional. O adequado gerenciamento dos resíduos é capaz de minimizar ou impedir efeitos adversos.
Analise as condutas que devem ser adotadas no gerenciamento dos resíduos odontológicos e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os materiais utilizados para atendimento odontológico, que contenham resíduos de sangue (luvas, gaze, máscara e outros), devem ser acondicionados em saco leitoso, identificados como material infectante. Devem ser substituídos pelo menos uma vez a cada 24 horas ou quando atingirem 2/3 da sua capacidade.
( ) O revelador utilizado em radiologia pode ser lançado na rede coletora de esgoto somente após ser submetido a processo de neutralização do pH.
( ) Os resíduos perfuro-cortantes (agulhas, brocas, bisturi e outros) devem ser descartados em sacolas plásticas devidamente lacradas.
( ) Os resíduos de amálgama, por conter mercúrio, devem ser acondicionados em recipientes inquebráveis e hermeticamente fechados, sob selo d’água. Posteriormente, devem ser encaminhados para recuperação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.




Questão 7

Assinale a alternativa CORRETA sobre a principal função da sonda exploradora:




Questão 8

A redução da cárie, atualmente, pode ser atribuída à exposição a um ou mais meios de usar flúor. Por outro lado, há expectativas em relação ao aumento da prevalência da fluorose dental. Assim, os conhecimentos sobre o flúor são importantes não só para permitir o controle da progressão da cárie em todos os indivíduos mas também para fazer isso de modo responsável e com segurança. Nesse sentido, o uso de fluoretos




Questão 9

No que se refere à dentição Decídua é CORRETO afirmar:




Questão 10

A cárie dentária e as doenças periodontais são as patologias bucais mais prevalentes nas comunidades. A assistência à saúde prestada na atenção básica pelos profissionais da Equipe de Saúde Bucal deve atuar em intervenções individuais e coletivas para o controle dessas patologias.
Sobre medidas de prevenção para controle da cárie e doenças periodontais, assinale a alternativa INCORRETA.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado