Página Inicial » Ensino Médio » Simulado Auxiliar de Saúde Bucal – Questões Objetivas

Simulado Auxiliar de Saúde Bucal – Questões Objetivas

Compete ao auxiliar em saúde bucal: organizar e executar atividades de higiene bucal; processar filme radiográfico; preparar o paciente para o atendimento etc.
Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

A educação em saúde é uma das principais e mais importantes estratégias de promoção e proteção de saúde bucal. Nesse sentido, a educação em saúde visa




Questão 2

Assinale a alternativa que indica o instrumento usado para remover o dente ou raiz do osso alveolar, confeccionados em aço inoxidável e projetados em várias formas e configurações para que se adaptem aos diferentes grupos dentários.




Questão 3

A Política Nacional de Saúde Bucal reorienta o modelo de atenção à saúde bucal a partir de dez pressupostos. Um desses pressupostos é




Questão 4

Assinale a alternativa CORRETA sobre a principal função da sonda exploradora:




Questão 5

São características anatômicas dos dentes decíduos, EXCETO:




Questão 6

Os dentifrícios têm como principal função limpar e polir as superfícies dentais. Além dessas funções cosméticas, recentemente, pesquisas têm proposto a incorporação de diferentes agentes químicos com objetivos terapêuticos. A composição dos dentifrícios varia conforme o fabricante, porém, em relação à formulação básica de alguns se seus componentes, é correto afirmar que




Questão 7

O Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) deve agir com ética e para não se envolver em atuação ilegal da profissão é indispensável que se limite a realizar as funções que são de sua competência. Sobre a conduta do ASB de acordo com o código de ética odontológico CFO-nº 118/2012 e com a Lei nº 11.889/2008, analise as afirmativas a seguir:

I. Compete ao ASB, sempre sob a supervisão do cirurgião-dentista ou do Técnico em Saúde Bucal, realizar em equipe levantamento de necessidades em saúde bucal e desenvolver ações de promoção da saúde.
II. Realizar tomadas de uso odontológico exclusivamente em consultórios ou clínicas odontológicas.
III. Com base no código de ética odontológica, o resguardo do segredo profissional consiste tanto em um direito quanto em um dever fundamental dos auxiliares em saúde bucal.
IV. Remover suturas é competência do ASB, sempre, sob a supervisão do Cirurgião-Dentista ou de um Técnico em Saúde Bucal.

Estão CORRETAS as afirmativas.




Questão 8

Define-se manutenção como o conjunto de ações que visam assegurar as boas condições técnicas de um equipamento, preservando-lhe as características funcionais de segurança e qualidade. Levando isso em consideração, analise as afirmativas abaixo.

I- Manutenção condicional é o conjunto de ações aplicadas ao equipamento para restabelecer suas funções.
II- Manutenção preditiva é feita por meio da substituição de peças ou componentes, levando em consideração um perfil estatístico. Esse perfil é obtido pelas análises estatísticas dos históricos de falhas dos equipamentos.
III- Manutenção sistemática ou programada é feita em intervalos de tempo fixos preestabelecidos.
IV- Manutenção corretiva é realizada nos equipamentos quando estes estão na iminência de apresentar falhas.

Dentre as afirmativas, estão corretas




Questão 9

A cárie dentária e as doenças periodontais são as patologias bucais mais prevalentes nas comunidades. A assistência à saúde prestada na atenção básica pelos profissionais da Equipe de Saúde Bucal deve atuar em intervenções individuais e coletivas para o controle dessas patologias.
Sobre medidas de prevenção para controle da cárie e doenças periodontais, assinale a alternativa INCORRETA.




Questão 10

Para um efetivo controle de infecção na prática odontológica, os profissionais devem obedecer alguns princípios básicos. Entre eles estão, EXCETO:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado