Página Inicial » Ensino Médio » Simulado Auxiliar de Saúde Bucal – Questões Objetivas

Simulado Auxiliar de Saúde Bucal – Questões Objetivas

Compete ao auxiliar em saúde bucal: organizar e executar atividades de higiene bucal; processar filme radiográfico; preparar o paciente para o atendimento etc.
Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

Considerando as afirmativas abaixo a respeito da esterilização em estufas, todas as alternativas são verdadeiras, EXCETO:




Questão 2

Da mesma forma como com todas as restaurações indiretas, os procedimentos de inlay/onlay cerâmicos em dentes posteriores requerem a confecção de provisórios adequados. Para a cimentação destas restaurações indiretas estéticas, o melhor cimento a ser usado, seria o:




Questão 3

A boa escovação depende basicamente da destreza e da motivação de cada indivíduo. Porém, a melhor técnica é aquela que o paciente realiza com maior facilidade, de acordo com sua capacidade física e mental. Tendo isso em mente, dentre as técnicas de escovação,




Questão 4

A esterilização pode ser realizada através de vários métodos. Entre os processos físicos, podemos citar, EXCETO:




Questão 5

O cirurgião-dentista de uma Unidade Básica de Saúde está realizando uma restauração de amálgama em uma cavidade classe II, no elemento 46. Para a realização dessa restauração, é imprescindível que o auxiliar de saúde bucal, no preparo da bandeja e da mesa clínica, coloque, no mínimo, os seguintes instrumentais e materiais:




Questão 6

A cárie dentária e as doenças periodontais são as patologias bucais mais prevalentes nas comunidades. A assistência à saúde prestada na atenção básica pelos profissionais da Equipe de Saúde Bucal deve atuar em intervenções individuais e coletivas para o controle dessas patologias.
Sobre medidas de prevenção para controle da cárie e doenças periodontais, assinale a alternativa INCORRETA.




Questão 7

A realização de bochechos antes de procedimentos clínicos, quando administrados, pode diminuir até 90% da contaminação por aerossóis. Essa diminuição se dá na primeira hora de atendimento, reduzindo, assim, significativamente a carga de microrganismos da cavidade bucal. Um agente antibacteriano para a realização desse bochecho é




Questão 8

Durante o processamento radiográfico manual, o auxiliar em saúde bucal optou por utilizar a técnica tempo/temperatura. A temperatura, em graus célsius, do revelador era de 220 . Então, o tempo de revelação do filme deverá ter sido de




Questão 9

Podem ser consideradas desvantagens do processo de esterilização em autoclave, EXCETO:




Questão 10

O carcinoma da boca não apresenta necessariamente uma lesão precursora, surgindo, na maioria das vezes, sobre uma mucosa aparentemente normal. Entretanto, existe um grupo de lesões que apresenta uma relação importante com a transformação maligna e cujo reconhecimento é fundamental para a realização do diagnóstico precoce do câncer de boca. Uma dessas lesões é




Tempo de simulado:

Comentar Simulado