Simulado Auxiliar de Saúde Bucal – Questões Objetivas

Compete ao auxiliar em saúde bucal: organizar e executar atividades de higiene bucal; processar filme radiográfico; preparar o paciente para o atendimento etc.
Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

Qual o elemento dentário possui como sucessor permanente o primeiro pré-molar superior esquerdo?

Questão 2

Tradicionalmente, o cimento de fosfato de zinco tem sido utilizado para a cimentação de próteses fixas devido ao fato de apresentar baixo custo em relação a outros cimentos. O desempenho clínico desse cimento depende consideravelmente do método de manipulação.
Nesse sentido, a manipulação desse tipo cimento deve

Questão 3

Um dos princípios básicos do trabalho a quatro mãos é o exato e bom posicionamento do operador, do assistente, do paciente e dos equipamentos. Levando isso em consideração, para uma boa ergonomia é importante ter

Questão 4

Na clínica odontológica, a equipe está sujeita a certos riscos ocupacionais, tais como: inalação de produtos tóxicos, contatos com substâncias irritantes e lesões oculares, entre outros. Portanto, os profissionais estão expostos a riscos de natureza físic a, química, ergonômica e biológica que podem comprometer não só a saúde, mas também a qualidade do trabalho desenvolvido. Nesse sentido, no ambiente odontológico, um dos cuidados que se deve ter com relação aos riscos biológicos é

Questão 5

Durante o atendimento odontológico são produzidos diferentes tipos de resíduos que causam riscos à saúde pública e ocupacional. O adequado gerenciamento dos resíduos é capaz de minimizar ou impedir efeitos adversos.
Analise as condutas que devem ser adotadas no gerenciamento dos resíduos odontológicos e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os materiais utilizados para atendimento odontológico, que contenham resíduos de sangue (luvas, gaze, máscara e outros), devem ser acondicionados em saco leitoso, identificados como material infectante. Devem ser substituídos pelo menos uma vez a cada 24 horas ou quando atingirem 2/3 da sua capacidade.
( ) O revelador utilizado em radiologia pode ser lançado na rede coletora de esgoto somente após ser submetido a processo de neutralização do pH.
( ) Os resíduos perfuro-cortantes (agulhas, brocas, bisturi e outros) devem ser descartados em sacolas plásticas devidamente lacradas.
( ) Os resíduos de amálgama, por conter mercúrio, devem ser acondicionados em recipientes inquebráveis e hermeticamente fechados, sob selo d’água. Posteriormente, devem ser encaminhados para recuperação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Questão 6

O auxiliar em saúde bucal, em acordo com suas atribuições profissionais, pode e deve auxiliar o cirurgião dentista nos aspectos preventivos relacionados à saúde bucal. No caso específico do câncer de boca, esse profissional pode

Questão 7

Um dos problemas mais comuns relacionados ao processamento radiográfico é o escurecimento do filme. Uma das causas relacionadas a esse problema é

Questão 8

Paciente do gênero feminino, 5 anos, melanoderma, compareceu a clínica odontológica apresentando ao exame clínico lesão cariosa de mancha branca ativa oclusal nos molares decíduos e presença de placa visível. Durante a anamnese sua mãe relatou alto consumo de sacarose pela criança e dificuldade de higienização bucal da mesma. Diante da situação apresentada, qual destas ações não seria importante de ser trabalhada com o paciente?

Questão 9

O Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) deve agir com ética e para não se envolver em atuação ilegal da profissão é indispensável que se limite a realizar as funções que são de sua competência. Sobre a conduta do ASB de acordo com o código de ética odontológico CFO-nº 118/2012 e com a Lei nº 11.889/2008, analise as afirmativas a seguir:

I. Compete ao ASB, sempre sob a supervisão do cirurgião-dentista ou do Técnico em Saúde Bucal, realizar em equipe levantamento de necessidades em saúde bucal e desenvolver ações de promoção da saúde.
II. Realizar tomadas de uso odontológico exclusivamente em consultórios ou clínicas odontológicas.
III. Com base no código de ética odontológica, o resguardo do segredo profissional consiste tanto em um direito quanto em um dever fundamental dos auxiliares em saúde bucal.
IV. Remover suturas é competência do ASB, sempre, sob a supervisão do Cirurgião-Dentista ou de um Técnico em Saúde Bucal.

Estão CORRETAS as afirmativas.

Questão 10

A Política Nacional de Saúde Bucal reorienta o modelo de atenção à saúde bucal a partir de dez pressupostos. Um desses pressupostos é

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *