Simulado Guarda Civil – Questões Teóricas

Tem responsabilidades como: A proteção de bens, instalações e serviços municipais, com o objetivo de facilitar e proteger a vida daqueles que moram na cidade. Estão incluídas outras tarefas como realizar a proteção escolar e de agentes públicos. Assim como realizar a proteção ambiental fazendo a fiscalização das APAs (áreas de proteção ambiental), entre outras. Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

No Estatuto do Idoso, é assegurada a garantia de prioridade, nos seguintes termos:

I. atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população.
II. destinação privilegiada de recursos públicos em todas as áreas.
III. viabilização de formas alternativas de participação, ocupação e convívio do idoso com as demais gerações.
IV. estabelecimento de mecanismos que favoreçam a divulgação de informações de caráter educativo sobre os aspectos biopsicossociais de envelhecimento.
V. prioridade no recebimento da aposentadoria ou pensão, menos na restituição do Imposto de Renda.

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

Questão 2

Um integrante da Guarda Municipal de Esteio, quando em serviço, constatou que, no trânsito da área urbana daquele município, dois veículos estavam disputando corrida para verificar qual deles conseguiria imprimir maior velocidade e vencer a distância da rodovia central da cidade. Qual a medida administrativa a ser aplicada nesse caso, conforme o Código Brasileiro de Trânsito?

Questão 3

Leia a afirmativa a seguir.

A ___________ do ato administrativo é o ato discricionário pelo qual a Administração extingue um ato válido, por razões de conveniência e oportunidade.

Marque a opção que completa corretamente a lacuna.

Questão 4

Com a criação do Sistema Único de Segurança Pública (Lei nº 13.675/2018), uma das ações para o constante aperfeiçoamento das atividades para melhorar o controle e a transparência das ações dos órgãos integrantes foi a criação de setores especializados. Ocorrendo um fato a ser elogiado ou mesmo algo irregular procedido por uma profissional da área de segurança, conforme esta Lei, este fato poderá ser relatado para qual órgão, que deverá adotar providências necessárias?

Questão 5

Uma pessoa solicitou a intervenção de um Guarda Municipal da cidade de Esteio, pois, ao tentar comprar um produto numa loja de equipamentos domésticos, foi-lhe condicionado que deveria fazer um seguro para o caso de defeito das peças no momento da utilização. Essa situação, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, é considerada como:

Questão 6

Nos termos da Lei Orgânica do Município de Aquiraz, a iniciativa de lei cabe a qualquer vereador, às comissões da Câmara, ao Prefeito e aos cidadãos.
NÃO é de iniciativa privativa do Prefeito Municipal a lei que dispõe sobre a

Questão 7

Uma vez confrontado com as condutas violentas do indivíduo, é justificado tomar medidas apropriadas para deter imediatamente a ação agressiva, bem como ganhar e manter o controle do indivíduo depois de alcançada a submissão. Sobre as ferramentas e as técnicas classificadas como táticas defensivas não letais, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) Gases fortes.
( ) Forçamento de articulações.
( ) Armas de fogo.
( ) Uso de equipamentos de impacto.

Questão 8

Os atos administrativos que a Administração pratica sem usar de sua supremacia sobre os destinatários são denominados de:

Questão 9

Quanto aos procedimentos de proteção e vigilância das repartições públicas, é INCORRETO afirmar que:

Questão 10

Quanto ao manuseio do extintor de incêndio portátil, é INCORRETO afirmar que:

Tempo de simulado:

5 comentários

  1. #QT-1921 Art. 121. Matar alguem:Pena - reclusão, de seis a vinte anos.Caso de diminuição de pena§ 1º Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral, ou sob o domínio de violenta emoção, logo em seguida a injusta provocação da vítima, o juiz pode reduzir a pena de um sexto a um terço.
  2. #QT-9314 De acordo com a lei 13869/2019, Art. 24. Constranger, sob violência ou grave ameaça, funcionário ou empregado de instituição hospitalar pública ou privada a admitir para tratamento pessoa cujo óbito já tenha ocorrido, com o fim de alterar local ou momento de crime, prejudicando sua apuração constitui-se como crime de abuso de autoridade com pena de detenção de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa, além da pena correspondente à violência.
  3. As bancas usam palavras difíceis para confundir o candidato! Importante não esquecer das palavras para não se confundir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *