Simulado Auxiliar de Creche – Questões Teóricas

O auxiliar de creche trabalha nas escolas auxiliando os profissionais da educação nas atividades pedagógicas. Além da responsabilidade das atividades relacionadas, como a limpeza do ambiente. Também é de sua tarefa cuidar das crianças.
Responda as questões específicas do cargo, que caíram em provas objetivas aplicadas em Concursos Públicos.

Questão 1

Uma boa parte dos especialistas que se debruçaram sobre a questão do desenvolvimento classificam, a primeira de sua fase de:

Questão 2

A alternativa que completa corretamente o excerto está em:

“Entre o bebê e as pessoas que cuidam, interagem e brincam com ele se estabelece uma forte relação _____________________________ (a qual envolve sentimentos complexos e contraditórios como amor, carinho, encantamento, frustração, raiva, culpa etc.). Essas pessoas não apenas cuidam da criança, mas também medeiam seus contatos com o mundo, atuando com ela, organizando e interpretando para ela esse mundo. É nessas interações, em que ela é significada/ interpretada como menino/menina, como chorão ou tranquilo, como inteligente ou não, que se constroem suas características”. (RCNEIS, 1998, V.2, p.17)

Questão 3

Uma professora de Educação Infantil procura fundamentar suas aulas na concepção de intencionalidade educativa às práticas pedagógicas proposta pela Base Nacional Curricular Comum da Educação Infantil. Em sua prática, essa professora preza por

Questão 4

O excerto ora apresentado sintetiza :

“Desde o nascimento, as crianças se orientam prioritariamente para o outro, inicialmente para os adultos próximos, que lhes garantem a sobrevivência, propiciando sua alimentação, higiene, descanso etc. O bebê nasce e cresce, pois, em íntimo contato com o outro, o que lhe possibilita o acesso ao mundo. Ele expressa seu estado de bem ou malestar pelas vocalizações, gestos e posturas que são percebidas, interpretadas e respondidas pelo(s) outro(s), conforme aprenderam em suas experiências na cultura à qual pertencem. Entre o bebê e as pessoas que cuidam, interagem e brincam com ele se estabelece uma forte relação afetiva (a qual envolve sentimentos complexos e contraditórios como amor, carinho, encantamento, frustração, raiva, culpa etc.). Essas pessoas não apenas cuidam da criança, mas também medeiam seus contatos com o mundo, atuando com ela, organizando e interpretando para ela esse mundo. É nessas interações, em que ela é significada/ interpretada como menino/menina, como chorão ou tranquilo, como inteligente ou não, que se constroem suas características. As pessoas com quem construíram vínculos afetivos estáveis são seus mediadores principais, sinalizando e criando condições para que as crianças adotem condutas, valores, atitudes e hábitos necessários à inserção naquele grupo ou cultura específica.”

Questão 5

A força do olhar, da palavra, do gesto, do que temos de mais “demasiado humano” para abordar: o respeito à infância constitui a inovadora relação dos adultos com as crianças, direito que tem sido negado quando precocemente são transformadas em escolares.

FALK, Judit (Org.). Educar os três primeiros anos: a experiência de Loczy. São Paulo: J. M., 2004.

O texto faz uma crítica

Questão 6

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2007) prevê que “[...] do nascimento aos três anos, o atendimento educacional especializado se expressa por meio de serviços de estimulação precoce, que objetivam otimizar o processo de desenvolvimento e aprendizagem em interface com os serviços de saúde e assistência social. Em todas as etapas e modalidades da educação básica, o atendimento educacional especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos alunos [...].

Disponível em: .
Acesso em: 24 nov. 2017.

O atendimento educacional especializado às crianças de zero a três anos:

I. deve ser realizado no turno inverso ao da classe comum;
II. deve ser realizado na própria escola, exclusivamente;
III. constitui-se oferta obrigatória dos sistemas de ensino.

Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s)

Questão 7

As Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil afirmam:

I - Na etapa da vida que corresponde ao Ensino Fundamental, o estatuto de cidadão vai se definindo gradativamente conforme o educando vai se assumindo a condição um sujeito de direitos;
II - As crianças, quase sempre, percebem os sentido das transformações corporais e culturais, afetivo emocionais, sociais, pelas quais passam.

Sobre os itens acima:

Questão 8

Era dia de banana!

Assim que o lanche chegou, as crianças vieram e se dirigiram para a mesa [...]. Cada criança ganhou um guardanapo de papel e algumas já os foram abrindo na mesa. Por imitação, outros também tentaram abri-los. Coloquei o prato com as bananas na mesa e deixei que elas mesmas se servissem. Algumas tentavam pegar mais de uma. Nesse momento intervi, explicando que havia várias bananas na bandeja e que poderiam comer mais uma, depois, se quisessem. Um dos momentos da rotina é a hora das refeições [...] Desafiei-as a descascarem as bananas, ajudando um pouco, quando pediam. Para isso, abria um pouco da casca para que elas puxassem as pontas até descascar toda a fruta. Quando conseguiam, riam de satisfação. As crianças iam colocando a casca em cima do guardanapo e, quando acabavam de comer, eu passava a lixeira para jogarem a casca fora. Na hora das refeições, tenho procurado deixar as crianças fazerem a coisa do seu jeito, mesmo sabendo que elas podem sujar-se mais, demorar mais ou fazer diferente do adulto.

Disponível em: www.portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012745.pdfs>.
Acesso em: 30 mar. 2017.

Essas experiências no momento da alimentação permitem às crianças tornarem-se mais

I. imaginativas;
II. autônomas;
III. independentes;
IV. seguras.

Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s)

Questão 9

Em seu artigo 21, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei 9.394/96 e alterações, dispõe sobre a Composição dos Níveis Escolares, determinando a seguinte organização para a educação brasileira:

Questão 10

Seguindo o disposto no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, 1998, com relação ao Sono e Repouso é INCORRETO afirmar:

Tempo de simulado:

2 comentários

  1. Gostaria de saber quantas questões acertei
  2. Boa tarde Obrigada , este simulado me ajudou bastante.

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