Simulado Auxiliar de Creche – Questões Teóricas

O auxiliar de creche trabalha nas escolas auxiliando os profissionais da educação nas atividades pedagógicas. Além da responsabilidade das atividades relacionadas, como a limpeza do ambiente. Também é de sua tarefa cuidar das crianças. Responda as questões específicas do cargo, que caíram em provas objetivas aplicadas em Concursos Públicos.

Questão 1

“A educação infantil deve ser o espaço onde a criança poderá ter acesso a conhecimentos formados historicamente ao mesmo tempo em que participa como sujeito histórico, produtor dessa cultura. Por meio da interação da criança com o outro, ela irá descobrir-se, descobrir o outro, descobrir o mundo, experimentando, e criar novos significados para sua intervenção nesse mundo.”

Sobre o trecho acima podemos afirmar:

Questão 2

As Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil afirmam:

I - Na etapa da vida que corresponde ao Ensino Fundamental, o estatuto de cidadão vai se definindo gradativamente conforme o educando vai se assumindo a condição um sujeito de direitos;
II - As crianças, quase sempre, percebem os sentido das transformações corporais e culturais, afetivo emocionais, sociais, pelas quais passam.

Sobre os itens acima:

Questão 3

O relacionamento interpessoal favorece a comunicação entre as pessoas. Na educação infantil, esse relacionamento é imprescindível que aconteça, abaixo estão alguns exemplos de boas práticas de relacionamento, EXCETO:

Questão 4

Na Lei Federal n° 8.069/90 está disposto o Estatuto da Criança e do Adolescente, nele conforme o artigo 232, caso uma pessoa submeta uma criança ou um adolescente sob sua autoridade, guarda ou vigilância a vexame ou a constrangimento, a qual pena essa pessoa estará sujeita? Marque a alternativa CORRETA.

Questão 5

Por meio da Educação Infantil, seus métodos e técnicas, é possível que a criança adquira conhecimentos matemáticos, qual a opção que descreve uma forma da criança aprendê-los? Marque a alternativa CORRETA.

Questão 6

No artigo quinto da Lei nº 1311/15 que dispõe sobre o Plano Municipal de Educação de Piratuba prevê-se que a execução do PME e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas realizados pela Secretaria Municipal de Educação; Comissão de Educação e Cultura, Saúde e Assistência Social da Câmara de Vereadores; Conselho Municipal de Educação – CME e pelo Fórum Municipal de Educação. Nesse sentido determina-se que a meta progressiva do investimento público em educação seja avaliada no __________________ano de vigência do PME e poderá ser ampliada por meio de lei para atender às necessidades financeiras do cumprimento das demais metas.

Questão 7

A força do olhar, da palavra, do gesto, do que temos de mais “demasiado humano” para abordar: o respeito à infância constitui a inovadora relação dos adultos com as crianças, direito que tem sido negado quando precocemente são transformadas em escolares.

FALK, Judit (Org.). Educar os três primeiros anos: a experiência de Loczy. São Paulo: J. M., 2004.

O texto faz uma crítica

Questão 8

O ser humano é um complexo de emoções e ações propiciadas por meio do contato corporal. As atividades psicomotoras também favorecem o desenvolvimento afetivo entre as pessoas, o contato físico, as emoções e as ações.

Fonte: DOS SANTOS, Alessandra; COSTA, Gisele M. Tonin da (2015).

Assim, a psicomotricidade tem como objetivo principal, incentivar a prática da(o):

Marque a alternativa CORRETA.

Questão 9

Assinale a alternativa que, na ordem dada, apresenta as palavras que completam corretamente as sentenças apresentadas:

I - O conhecimento da sequência da ___________________é também fator que favorece o desenvolvimento da_________________________. Pode-se pensar em organizá-lo por meio de instrumentos que se utilizem das novas conquistas no plano da representação, ou seja, a crescente familiarização com linguagens gráficas, como o desenho e a escrita.
II - O ___________________é momento privilegiado de interação entre as crianças. Por isso a importância de ter espaço assegurado na ___________________ao longo de toda a educação infantil.

Questão 10

O excerto ora apresentado sintetiza :

“Desde o nascimento, as crianças se orientam prioritariamente para o outro, inicialmente para os adultos próximos, que lhes garantem a sobrevivência, propiciando sua alimentação, higiene, descanso etc. O bebê nasce e cresce, pois, em íntimo contato com o outro, o que lhe possibilita o acesso ao mundo. Ele expressa seu estado de bem ou malestar pelas vocalizações, gestos e posturas que são percebidas, interpretadas e respondidas pelo(s) outro(s), conforme aprenderam em suas experiências na cultura à qual pertencem. Entre o bebê e as pessoas que cuidam, interagem e brincam com ele se estabelece uma forte relação afetiva (a qual envolve sentimentos complexos e contraditórios como amor, carinho, encantamento, frustração, raiva, culpa etc.). Essas pessoas não apenas cuidam da criança, mas também medeiam seus contatos com o mundo, atuando com ela, organizando e interpretando para ela esse mundo. É nessas interações, em que ela é significada/ interpretada como menino/menina, como chorão ou tranquilo, como inteligente ou não, que se constroem suas características. As pessoas com quem construíram vínculos afetivos estáveis são seus mediadores principais, sinalizando e criando condições para que as crianças adotem condutas, valores, atitudes e hábitos necessários à inserção naquele grupo ou cultura específica.”

Tempo de simulado: