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Simulado Auxiliar de Creche – Questões Teóricas

O auxiliar de creche trabalha nas escolas auxiliando os profissionais da educação nas atividades pedagógicas. Além da responsabilidade das atividades relacionadas, como a limpeza do ambiente. Também é de sua tarefa cuidar das crianças.
Responda as questões específicas do cargo, que caíram em provas objetivas aplicadas em Concursos Públicos.

Questão 1

Sensório-motor (0 a 2 anos), pré-operatório (2 a 7 anos), operações concretas (7 a 11 ou 12 anos) e operações formais (11 ou 12 anos em diante) são 4 os períodos no processo evolutivo da espécie humana que são caracterizados "por aquilo que o indivíduo consegue fazer melhor" no decorrer das diversas faixas etárias ao longo do seu processo de desenvolvimento, segundo:




Questão 2

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a avaliação da Educação Infantil deve ser realizada mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental. Nesse contexto, a avaliação nessa etapa




Questão 3

Segundo Art. 30 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394 de 1996 e alterações realizadas pela Lei nº 12.796, de 2013, a educação infantil será oferecida em creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até:




Questão 4

A Base Nacional Curricular Comum da Educação Infantil expõe como um dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento de crianças de zero a 1 ano e 6 meses a percepção de que suas ações têm efeitos nas outras crianças e nos adultos. Nesse contexto, esse objetivo diz respeito a que campo de experiência?




Questão 5

Dados os procedimentos,

I. Colocar gelo no local, para evitar o inchaço ou formação de hematomas.
II. Observar a criança (se o local apresenta inchaço ou se a criança queixa-se de dores), para avaliar a necessidade de encaminhamento ao Posto de Saúde.
III. Colocar a criança para dormir, para que o corpo possa relaxar e as possíveis dores diminuam.

Verifica-se que é(são) procedimento(s) recomendado(s) em casos de contusões (pancadas, quedas) em crianças pequenas




Questão 6

São princípios constitucionais da Educação Brasileira previstos na Constituição Federal de 1988, EXCETO:




Questão 7

A higiene das mãos constitui-se um recurso simples e eficiente entre as atitudes e procedimentos básicos para a manutenção da saúde e prevenção de doenças. É sempre bom lembrar que os adultos servem de modelo para as crianças que observam suas atitudes e por isso é aconselhável que eles também lavem as mãos, sempre que necessário. É importante que o professor lembre de lavar as mãos dos bebês, seja após a troca, caso eles tenham tocado as próprias fraldas, seja após engatinharem e explorarem o ambiente, ou antes de receberem alimentos na própria mão. Assim que eles adquirirem a marcha, podem observar o adulto e as outras crianças lavarem suas mãos e iniciar o exercício dessa habilidade. (RCNEIS, 1998, V.2, p.33).

O excerto apresentado está explanando sobre as Orientações Didáticas relacionadas a:




Questão 8

Aos sete anos, o menino era conduzido à escola pelo pedagogo para receber uma educação baseada, principalmente, na Filosofia, nas Artes e na Educação Física. O objetivo era educar o cidadão, homem preocupado com a pólis. Desse processo educativo, as meninas eram excluídas. As características da educação descrita referem-se a que contexto histórico?




Questão 9

“O processo educativo da criança é marcado pela ___________________ de valores, crenças, normas e representações sociais ___________________ que continuem com o processo de formação corporal, cultural, psicológica e social, e assim, para a realização e envolvimento dos sujeitos em suas _______________________ atividades produtivas e sociais.”

Preenchem adequadamente as lacunas acima as respectivas palavras:




Questão 10

O Estatuto da Criança e do Adolescente deliberado pela Lei 8.069 de 1990 e alterações, prevê em seu artigo 3º que a criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento:




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