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Simulado Auxiliar de Creche – Questões Teóricas

O auxiliar de creche trabalha nas escolas auxiliando os profissionais da educação nas atividades pedagógicas. Além da responsabilidade das atividades relacionadas, como a limpeza do ambiente. Também é de sua tarefa cuidar das crianças.
Responda as questões específicas do cargo, que caíram em provas objetivas aplicadas em Concursos Públicos.

Questão 1

No artigo quinto da Lei nº 1311/15 que dispõe sobre o Plano Municipal de Educação de Piratuba prevê-se que a execução do PME e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas realizados pela Secretaria Municipal de Educação; Comissão de Educação e Cultura, Saúde e Assistência Social da Câmara de Vereadores; Conselho Municipal de Educação – CME e pelo Fórum Municipal de Educação. Nesse sentido determina-se que a meta progressiva do investimento público em educação seja avaliada no __________________ano de vigência do PME e poderá ser ampliada por meio de lei para atender às necessidades financeiras do cumprimento das demais metas.




Questão 2

Assinale a alternativa que, na ordem dada, apresenta as palavras que completam corretamente as sentenças apresentadas:

I - O conhecimento da sequência da ___________________é também fator que favorece o desenvolvimento da_________________________. Pode-se pensar em organizá-lo por meio de instrumentos que se utilizem das novas conquistas no plano da representação, ou seja, a crescente familiarização com linguagens gráficas, como o desenho e a escrita.
II - O ___________________é momento privilegiado de interação entre as crianças. Por isso a importância de ter espaço assegurado na ___________________ao longo de toda a educação infantil.




Questão 3

A alternativa que completa corretamente o excerto está em:

“Entre o bebê e as pessoas que cuidam, interagem e brincam com ele se estabelece uma forte relação _____________________________ (a qual envolve sentimentos complexos e contraditórios como amor, carinho, encantamento, frustração, raiva, culpa etc.). Essas pessoas não apenas cuidam da criança, mas também medeiam seus contatos com o mundo, atuando com ela, organizando e interpretando para ela esse mundo. É nessas interações, em que ela é significada/ interpretada como menino/menina, como chorão ou tranquilo, como inteligente ou não, que se constroem suas características”. (RCNEIS, 1998, V.2, p.17)




Questão 4

Considerando os estágios do desenvolvimento humano, Piaget nos apresenta quatro períodos no processo evolutivo da espécie humana. Cada uma dessas fases é caracterizada por formas diferentes de organização mental que possibilitam as diferentes maneiras do indivíduo relacionar-se com a realidade que o rodeia. Assinale as alternativas que indicam os períodos de desenvolvimento humano segundo Piaget:

I - Período Sensório-motor;
II - Período Pré-operatório;
III - Período Afetivo social;
IV - Período Operações concretas;
V - Período Operações formais;
VI - Período Interacional;

A resposta CORRETA está em:




Questão 5

Seguindo o disposto no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, 1998, com relação ao Sono e Repouso é INCORRETO afirmar:




Questão 6

São princípios constitucionais da Educação Brasileira previstos na Constituição Federal de 1988, EXCETO:




Questão 7

Os sujeitos do processo educativo dessa fase do ensino básico devem ter a oportunidade de se sentirem acolhidos, amparados, respeitados pela escola e pelos professores, com base nos princípios de, exceto:




Questão 8

Para contribuir com o processo do controle dos esfíncteres (xixi e cocô) das crianças na creche, os auxiliares podem utilizar alguns recursos para facilitar esse processo, como




Questão 9

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a avaliação da Educação Infantil deve ser realizada mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental. Nesse contexto, a avaliação nessa etapa




Questão 10

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2007) prevê que “[...] do nascimento aos três anos, o atendimento educacional especializado se expressa por meio de serviços de estimulação precoce, que objetivam otimizar o processo de desenvolvimento e aprendizagem em interface com os serviços de saúde e assistência social. Em todas as etapas e modalidades da educação básica, o atendimento educacional especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos alunos [...].

Disponível em: .
Acesso em: 24 nov. 2017.

O atendimento educacional especializado às crianças de zero a três anos:

I. deve ser realizado no turno inverso ao da classe comum;
II. deve ser realizado na própria escola, exclusivamente;
III. constitui-se oferta obrigatória dos sistemas de ensino.

Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s)




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