Simulado Auxiliar de Creche – Questões Teóricas

O auxiliar de creche trabalha nas escolas auxiliando os profissionais da educação nas atividades pedagógicas. Além da responsabilidade das atividades relacionadas, como a limpeza do ambiente. Também é de sua tarefa cuidar das crianças.
Responda as questões específicas do cargo, que caíram em provas objetivas aplicadas em Concursos Públicos.

Questão 1

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a avaliação da Educação Infantil deve ser realizada mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental. Nesse contexto, a avaliação nessa etapa

Questão 2

Segundo Art. 30 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394 de 1996 e alterações realizadas pela Lei nº 12.796, de 2013, a educação infantil será oferecida em creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até:

Questão 3

Considerando os estágios do desenvolvimento humano, Piaget nos apresenta quatro períodos no processo evolutivo da espécie humana. Cada uma dessas fases é caracterizada por formas diferentes de organização mental que possibilitam as diferentes maneiras do indivíduo relacionar-se com a realidade que o rodeia. Assinale as alternativas que indicam os períodos de desenvolvimento humano segundo Piaget:

I - Período Sensório-motor;
II - Período Pré-operatório;
III - Período Afetivo social;
IV - Período Operações concretas;
V - Período Operações formais;
VI - Período Interacional;

A resposta CORRETA está em:

Questão 4

Segundo o disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei 9.394/96 e alterações, no que concerne a Educação Infantil, delibera-se:

I - A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
II - A educação infantil será oferecida em: A- creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade; B - pré-escolas, para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade.
III - A educação infantil terá avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.
IV - A educação infantil terá carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional.
V – O atendimento à criança de, no mínimo, 4 (quatro) horas diárias para o turno parcial e de 7 (sete) horas para a jornada integral.
VI – O controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência mínima de 60% (sessenta por cento) do total de horas.
VII – A expedição de documentação que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança.

Questão 5

Sobre a educação infantil é incorreto afirmar:

Questão 6

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2007) prevê que “[...] do nascimento aos três anos, o atendimento educacional especializado se expressa por meio de serviços de estimulação precoce, que objetivam otimizar o processo de desenvolvimento e aprendizagem em interface com os serviços de saúde e assistência social. Em todas as etapas e modalidades da educação básica, o atendimento educacional especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos alunos [...].

Disponível em: .
Acesso em: 24 nov. 2017.

O atendimento educacional especializado às crianças de zero a três anos:

I. deve ser realizado no turno inverso ao da classe comum;
II. deve ser realizado na própria escola, exclusivamente;
III. constitui-se oferta obrigatória dos sistemas de ensino.

Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s)

Questão 7

“O brincar é atividade __________________ para crianças pequenas, é brincando que elas descobrem o mundo, se comunicam e se ______________________ em um contexto ___________________.”

Preenchem adequadamente as lacunas acima as respectivas palavras:

Questão 8

Para orientar as unidades de Educação Infantil a planejar seu cotidiano, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEIs), 2010 apontam um conjunto de princípios defendidos pelos diversos segmentos ouvidos no processo de sua elaboração e que devem orientar o trabalho nas instituições de Educação Infantil. Nesse sentido, as propostas pedagógicas de Educação Infantil devem respeitar os seguintes princípios:

Questão 9

Leia com atenção os itens a seguir:

I – A relação com a alimentação tem um papel irrelevante no bem estar físico, emocional e social da criança;
II – O número de porções de cada grupo alimentar deve ser ajustado à idade.

Dos itens acima:

Questão 10

O Plano Nacional de Educação (PNE) aprovado pela Lei 13.005 /2014 dispõe em sua primeira meta as perspectivas para a Educação Infantil. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do EXCERTO:

“Meta 1: universalizar, até____________________, a educação infantil na pré-escola para as crianças de _____________________anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, ___________________por cento das crianças de até três anos até o __________________da vigência deste PNE.”

Tempo de simulado:

2 comentários

  1. Gostaria de saber quantas questões acertei
  2. Boa tarde Obrigada , este simulado me ajudou bastante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *