Simulado Auxiliar de Creche – Questões Teóricas

O auxiliar de creche trabalha nas escolas auxiliando os profissionais da educação nas atividades pedagógicas. Além da responsabilidade das atividades relacionadas, como a limpeza do ambiente. Também é de sua tarefa cuidar das crianças.
Responda as questões específicas do cargo, que caíram em provas objetivas aplicadas em Concursos Públicos.

Questão 1

Sobre a educação infantil é incorreto afirmar:




Questão 2

A força do olhar, da palavra, do gesto, do que temos de mais “demasiado humano” para abordar: o respeito à infância constitui a inovadora relação dos adultos com as crianças, direito que tem sido negado quando precocemente são transformadas em escolares.

FALK, Judit (Org.). Educar os três primeiros anos: a experiência de Loczy. São Paulo: J. M., 2004.

O texto faz uma crítica




Questão 3

“A educação infantil deve ser o espaço onde a criança poderá ter acesso a conhecimentos formados historicamente ao mesmo tempo em que participa como sujeito histórico, produtor dessa cultura. Por meio da interação da criança com o outro, ela irá descobrir-se, descobrir o outro, descobrir o mundo, experimentando, e criar novos significados para sua intervenção nesse mundo.”

Sobre o trecho acima podemos afirmar:




Questão 4

Leia com atenção os itens a seguir:

I – A relação com a alimentação tem um papel irrelevante no bem estar físico, emocional e social da criança;
II – O número de porções de cada grupo alimentar deve ser ajustado à idade.

Dos itens acima:




Questão 5

Uma professora de Educação Infantil trabalha a poesia com crianças de cinco anos através de encenações, rimas, sons e diversos escritos poéticos. Nesse contexto, é correto afirmar que essa professora prioriza a




Questão 6

O Estatuto da Criança e do Adolescente deliberado pela Lei 8.069 de 1990 e alterações, prevê em seu artigo 3º que a criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento:




Questão 7

Era dia de banana!

Assim que o lanche chegou, as crianças vieram e se dirigiram para a mesa [...]. Cada criança ganhou um guardanapo de papel e algumas já os foram abrindo na mesa. Por imitação, outros também tentaram abri-los. Coloquei o prato com as bananas na mesa e deixei que elas mesmas se servissem. Algumas tentavam pegar mais de uma. Nesse momento intervi, explicando que havia várias bananas na bandeja e que poderiam comer mais uma, depois, se quisessem. Um dos momentos da rotina é a hora das refeições [...] Desafiei-as a descascarem as bananas, ajudando um pouco, quando pediam. Para isso, abria um pouco da casca para que elas puxassem as pontas até descascar toda a fruta. Quando conseguiam, riam de satisfação. As crianças iam colocando a casca em cima do guardanapo e, quando acabavam de comer, eu passava a lixeira para jogarem a casca fora. Na hora das refeições, tenho procurado deixar as crianças fazerem a coisa do seu jeito, mesmo sabendo que elas podem sujar-se mais, demorar mais ou fazer diferente do adulto.

Disponível em: www.portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012745.pdfs>.
Acesso em: 30 mar. 2017.

Essas experiências no momento da alimentação permitem às crianças tornarem-se mais

I. imaginativas;
II. autônomas;
III. independentes;
IV. seguras.

Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s)




Questão 8

Dados os procedimentos,

I. Colocar gelo no local, para evitar o inchaço ou formação de hematomas.
II. Observar a criança (se o local apresenta inchaço ou se a criança queixa-se de dores), para avaliar a necessidade de encaminhamento ao Posto de Saúde.
III. Colocar a criança para dormir, para que o corpo possa relaxar e as possíveis dores diminuam.

Verifica-se que é(são) procedimento(s) recomendado(s) em casos de contusões (pancadas, quedas) em crianças pequenas




Questão 9

O excerto ora apresentado sintetiza :

“Desde o nascimento, as crianças se orientam prioritariamente para o outro, inicialmente para os adultos próximos, que lhes garantem a sobrevivência, propiciando sua alimentação, higiene, descanso etc. O bebê nasce e cresce, pois, em íntimo contato com o outro, o que lhe possibilita o acesso ao mundo. Ele expressa seu estado de bem ou malestar pelas vocalizações, gestos e posturas que são percebidas, interpretadas e respondidas pelo(s) outro(s), conforme aprenderam em suas experiências na cultura à qual pertencem. Entre o bebê e as pessoas que cuidam, interagem e brincam com ele se estabelece uma forte relação afetiva (a qual envolve sentimentos complexos e contraditórios como amor, carinho, encantamento, frustração, raiva, culpa etc.). Essas pessoas não apenas cuidam da criança, mas também medeiam seus contatos com o mundo, atuando com ela, organizando e interpretando para ela esse mundo. É nessas interações, em que ela é significada/ interpretada como menino/menina, como chorão ou tranquilo, como inteligente ou não, que se constroem suas características. As pessoas com quem construíram vínculos afetivos estáveis são seus mediadores principais, sinalizando e criando condições para que as crianças adotem condutas, valores, atitudes e hábitos necessários à inserção naquele grupo ou cultura específica.”




Questão 10

A alternativa que completa corretamente o excerto está em:

“Entre o bebê e as pessoas que cuidam, interagem e brincam com ele se estabelece uma forte relação _____________________________ (a qual envolve sentimentos complexos e contraditórios como amor, carinho, encantamento, frustração, raiva, culpa etc.). Essas pessoas não apenas cuidam da criança, mas também medeiam seus contatos com o mundo, atuando com ela, organizando e interpretando para ela esse mundo. É nessas interações, em que ela é significada/ interpretada como menino/menina, como chorão ou tranquilo, como inteligente ou não, que se constroem suas características”. (RCNEIS, 1998, V.2, p.17)




Tempo de simulado:

2 comentários

  1. Beatriz
    Gostaria de saber quantas questões acertei
  2. Aro
    Boa tarde Obrigada , este simulado me ajudou bastante.

Comentar Simulado