Página Inicial » Ensino Fundamental » Simulado Auxiliar de Creche – Questões Teóricas

Simulado Auxiliar de Creche – Questões Teóricas

O auxiliar de creche trabalha nas escolas auxiliando os profissionais da educação nas atividades pedagógicas. Além da responsabilidade das atividades relacionadas, como a limpeza do ambiente. Também é de sua tarefa cuidar das crianças.
Responda as questões específicas do cargo, que caíram em provas objetivas aplicadas em Concursos Públicos.

Questão 1

“A educação infantil deve ser o espaço onde a criança poderá ter acesso a conhecimentos formados historicamente ao mesmo tempo em que participa como sujeito histórico, produtor dessa cultura. Por meio da interação da criança com o outro, ela irá descobrir-se, descobrir o outro, descobrir o mundo, experimentando, e criar novos significados para sua intervenção nesse mundo.”

Sobre o trecho acima podemos afirmar:




Questão 2

“O brincar é atividade __________________ para crianças pequenas, é brincando que elas descobrem o mundo, se comunicam e se ______________________ em um contexto ___________________.”

Preenchem adequadamente as lacunas acima as respectivas palavras:




Questão 3

Para orientar as unidades de Educação Infantil a planejar seu cotidiano, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEIs), 2010 apontam um conjunto de princípios defendidos pelos diversos segmentos ouvidos no processo de sua elaboração e que devem orientar o trabalho nas instituições de Educação Infantil. Nesse sentido, as propostas pedagógicas de Educação Infantil devem respeitar os seguintes princípios:




Questão 4

A alternativa que completa corretamente o excerto está em:

“Entre o bebê e as pessoas que cuidam, interagem e brincam com ele se estabelece uma forte relação _____________________________ (a qual envolve sentimentos complexos e contraditórios como amor, carinho, encantamento, frustração, raiva, culpa etc.). Essas pessoas não apenas cuidam da criança, mas também medeiam seus contatos com o mundo, atuando com ela, organizando e interpretando para ela esse mundo. É nessas interações, em que ela é significada/ interpretada como menino/menina, como chorão ou tranquilo, como inteligente ou não, que se constroem suas características”. (RCNEIS, 1998, V.2, p.17)




Questão 5

Com base nas diretrizes nacionais para a educação infantil, deve-se depositar ênfase, exceto, em:




Questão 6

Uma professora de Educação Infantil trabalha a poesia com crianças de cinco anos através de encenações, rimas, sons e diversos escritos poéticos. Nesse contexto, é correto afirmar que essa professora prioriza a




Questão 7

Uma professora de Educação Infantil procura fundamentar suas aulas na concepção de intencionalidade educativa às práticas pedagógicas proposta pela Base Nacional Curricular Comum da Educação Infantil. Em sua prática, essa professora preza por




Questão 8

O movimento dos kindergartens que tinha como objetivo não apenas reformar a educação pré-escolar, mas também a estrutura familiar e os cuidados dedicados à infância, envolvendo a relação entre o público e o privado através dela, foi criado em 1840 por




Questão 9

Jamile está andando de velotrol no pátio da creche, usando os pés para empurrá-lo em vez de usar os pedais. Ela bate no cordão da calçada, e o velotrol tomba, de modo que ela cai na areia. Ela dá um grito estridente, deitada de costas, com o velotrol ao seu lado. Uma auxiliar de creche vem correndo e se agacha ao lado dela, mas não a toca. Ela olha para o rosto de Jamile e pergunta: Você está bem? Jamile chora mais alto. A professora diz: Você caiu? Jamile para de chorar, olha para ela e acena com a cabeça. Ela começa a se mover em direção à auxiliar. A cuidadora oferece uma mão para ajudá-la. Ela recusa e se levanta, limpando-se às sacudidas. A auxiliar olha para ela atentamente e não enxerga arranhões ou marcas vermelhas, mas pergunta mais uma vez: Você está bem? – Bem! Responde Jamile. Ela procura pelo velotrol com as mãos. A auxiliar sai do seu caminho. Ela tem alguma dificuldade durante o esforço, mas persiste até alcançar o velotrol. A auxiliar não ajuda. Por fim a auxiliar diz: “Você fez tudo sozinha”. Jamile dá um sorriso e volta a andar de velotrol, o sorriso fica cada vez mais largo à medida que ela vai se afastando com o velotrol.

GONZALEZ-MENA, J.; EYER, D. W. O cuidado com bebês e crianças pequenas na creche: um currículo de educação e cuidados baseado em relações qualificadas. 9. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.

De acordo com o relato, é correto concluir que a auxiliar teve uma atitude de




Questão 10

É incorreto afirmar a respeito da higiene dos alimentos:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado