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Simulado Auxiliar de Creche – Questões Teóricas

O auxiliar de creche trabalha nas escolas auxiliando os profissionais da educação nas atividades pedagógicas. Além da responsabilidade das atividades relacionadas, como a limpeza do ambiente. Também é de sua tarefa cuidar das crianças.
Responda as questões específicas do cargo, que caíram em provas objetivas aplicadas em Concursos Públicos.

Questão 1

“A educação infantil deve ser o espaço onde a criança poderá ter acesso a conhecimentos formados historicamente ao mesmo tempo em que participa como sujeito histórico, produtor dessa cultura. Por meio da interação da criança com o outro, ela irá descobrir-se, descobrir o outro, descobrir o mundo, experimentando, e criar novos significados para sua intervenção nesse mundo.”

Sobre o trecho acima podemos afirmar:




Questão 2

Os sujeitos do processo educativo dessa fase do ensino básico devem ter a oportunidade de se sentirem acolhidos, amparados, respeitados pela escola e pelos professores, com base nos princípios de, exceto:




Questão 3

Sobre a educação infantil é incorreto afirmar:




Questão 4

A força do olhar, da palavra, do gesto, do que temos de mais “demasiado humano” para abordar: o respeito à infância constitui a inovadora relação dos adultos com as crianças, direito que tem sido negado quando precocemente são transformadas em escolares.

FALK, Judit (Org.). Educar os três primeiros anos: a experiência de Loczy. São Paulo: J. M., 2004.

O texto faz uma crítica




Questão 5

“O brincar é atividade __________________ para crianças pequenas, é brincando que elas descobrem o mundo, se comunicam e se ______________________ em um contexto ___________________.”

Preenchem adequadamente as lacunas acima as respectivas palavras:




Questão 6

Segundo o disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei 9.394/96 e alterações, no que concerne a Educação Infantil, delibera-se:

I - A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
II - A educação infantil será oferecida em: A- creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade; B - pré-escolas, para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade.
III - A educação infantil terá avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.
IV - A educação infantil terá carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional.
V – O atendimento à criança de, no mínimo, 4 (quatro) horas diárias para o turno parcial e de 7 (sete) horas para a jornada integral.
VI – O controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência mínima de 60% (sessenta por cento) do total de horas.
VII – A expedição de documentação que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança.




Questão 7

“Segundo as diretrizes nacionais para a educação Infantil, nessa etapa deve-se _______________ o cuidado e a educação, valorizando a aprendizagem para a conquista da cultura da vida, por meio de atividades ___________________ em situações de aprendizagem, formulando proposta pedagógica que considere o currículo como conjunto de experiências em que se articulam saberes da experiência e socialização do conhecimento em seu ___________________.”

Preenchem adequadamente as lacunas acima as respectivas palavras:




Questão 8

As Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil afirmam:

I - Na etapa da vida que corresponde ao Ensino Fundamental, o estatuto de cidadão vai se definindo gradativamente conforme o educando vai se assumindo a condição um sujeito de direitos;
II - As crianças, quase sempre, percebem os sentido das transformações corporais e culturais, afetivo emocionais, sociais, pelas quais passam.

Sobre os itens acima:




Questão 9

Sensório-motor (0 a 2 anos), pré-operatório (2 a 7 anos), operações concretas (7 a 11 ou 12 anos) e operações formais (11 ou 12 anos em diante) são 4 os períodos no processo evolutivo da espécie humana que são caracterizados "por aquilo que o indivíduo consegue fazer melhor" no decorrer das diversas faixas etárias ao longo do seu processo de desenvolvimento, segundo:




Questão 10

Uma boa parte dos especialistas que se debruçaram sobre a questão do desenvolvimento classificam, a primeira de sua fase de:




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