Simulado Agente Administrativo – Questões Objetivas

É responsável por executar serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atender os usuários do sistema público, fornecendo e recebendo informações referentes à administração, entre outras.
Veja e responda esse simulado com questões objetivas para o cargo.

Questão 1

Analise os termos a seguir, em relação a correspondências e documentos, e correlacione a COLUNA I com a COLUNA II.

COLUNA I

1. Correspondência interna
2. Correspondência externa
3. Documentação jurídica
4. Documentação contábil

COLUNA II

( ) Cartas de pessoas e empresas
( ) Orçamentos, notas fiscais, folhas de pagamento, duplicatas, faturas.
( ) Comunicados, memorandos, instruções, comunicações de rotina.
( ) Contratos, pendências, escrituras, legislação, atas.

Assinale a sequência CORRETA.




Questão 2

Analise os termos a seguir, em relação a correspondências e documentos, e correlacione a COLUNA I com a
COLUNA II.
COLUNA I

1. Correspondência interna
2. Correspondência externa
3. Documentação jurídica
4. Documentação contábil

COLUNA II

( ) Cartas de pessoas e empresas
( ) Orçamentos, notas fiscais, folhas de pagamento, duplicatas, faturas.
( ) Comunicados, memorandos, instruções, comunicações de rotina.
( ) Contratos, pendências, escrituras, legislação, atas.

Assinale a sequência CORRETA.




Questão 3

Analise as afirmações abaixo sobre qualidade e assinale a alternativa correta.
I. Qualidade, para Deming, deve ter como objetivo as necessidades do usuário, presentes e futuras.
II. Qualidade, para Juran, representa a adequação à finalidade ou ao uso.
Estão corretas as afirmativas:




Questão 4

As cartas comerciais são de grande utilidade e possuem intenso fluxo nas rotinas empresariais.
Com relação às cartas comerciais, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Carta de advertência ou simplesmente advertência – De uso interno e busca chamar a atenção ou advertir as pessoas quanto a comportamentos ou ocorrências indesejadas na empresa.
( ) Carta cobrança – Meio textual que tem por objetivo solicitar um pagamento ou regularização de débito e pode ser feita por envio automático, por e-mail, pelos correios e outros meios.
( ) Resposta a consulta – Destaca informações que podem ser referentes a cadastro pessoal, registro profissional, imóveis, informações de estabelecimentos e outras por solicitação e interesse de um solicitante.
( ) Carta serial – Identificada por código de barras, sobre a qual os destinatários e remetentes já têm conhecimento do assunto; normalmente traz apenas números, localizadores ou codificadores alfanuméricos.

Assinale a sequência CORRETA.




Questão 5

Considere os seguintes atos e condutas relativas à atividade estatal:

I. Avocação de uma competência do subordinado pelo superior hierárquico.
II. Distribuição interna de competências no interior de uma pessoa jurídica.
III. Distribuição de competências de uma pessoa jurídica para outra pessoa física ou jurídica.

Ocorre a denominada descentralização administrativa no(s) ato(s) ou conduta(s) descrita(s) no(s) item(ns):




Questão 6

Sobre motivação leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A Teoria de Motivação de Maslow prega que à medida que vamos satisfazendo necessidades mais básicas nas nossas vidas vamos buscando atender necessidades mais complexas até chegar à auto realização.
II. Quando tratamos da motivação identifica-se motivos internos e externos para se realizar uma atividade.

Estão corretas as afirmativas:




Questão 7

Os conceitos éticos são extraídos da experiência e do conhecimento da humanidade e estão fundamentados em diversas teorias. Aponte a alternativa que não apresenta conteúdo condizente com a teoria descrita.




Questão 8

Analise a situação hipotética a seguir.

Luiz Antônio está iniciando seus trabalhos de rotina de escritório na sua empresa. Aparentemente simples, os protocolos ou procedimentos para a prática das correspondências utilizando a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) exigem alguns cuidados, pois:

I. todo tipo de objeto pode ser expedido por via postal, inclusive substâncias deterioráveis, corrosivas, material contaminante e outros, desde que devidamente identificados.
II. a correspondência deve ser fechada com cola e a ECT não irá aceitar correspondência grampeada, lacrada com fita adesiva ou semelhante ou com fecho sujo ou com excesso de cola.
III. certos impressos, como folhetos promocionais, podem ter tarifas reduzidas. Para isso, os envelopes devem estar abertos e ter na frente a palavra “impresso” carimbada ou anotada. A ECT verificará se o conteúdo se enquadra nas normas prescritas para esse tipo de serviço.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):




Questão 9

Alguns problemas podem levar a comunicação nas empresas a uma perda de efetividade e comprometer a qualidade e os resultados organizacionais. Assinale a alternativa que não apresenta corretamente um desses problemas.




Questão 10

Eficácia é um conceito muito usado nas empresas.
Assinale abaixo a alternativa que não tem relação com eficácia.




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5 comentários

  1. Francisca Rejane da Costa Mouzinho
    #QT-605 Não entendi, questão 9 a resposta certa é letra (E) eu marquei a letra (E) mas está dizendo que eu errei!
  2. Micheline
    #QT-600 Todas as 4 estão corretas não existe exceção ai
  3. Micheline
    #QT-600 A página muda o simulado quando vamos fazer um comentário em algum exercício, acabando por ficar errado a resposta que colocamos aqui nos comentários. Poderiam olhar isso e não deixar a página atualizar. Grata
  4. Micheline
    #QT-600 A página muda o simulado quando vamos fazer um comentário em algum exercício, acabando por ficar errado a resposta que colocamos aqui nos comentários. Poderiam olhar isso e não deixar a página atualizar, porque depois não consigo mais achar o mesmo e perco todo conteúdo, não ajuda muito assim. Grata

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