Página Inicial » Ensino Médio » Simulado Assistente Administrativo – Questões Objetivas

Simulado Assistente Administrativo – Questões Objetivas

O Assistente Administrativo é o profissional que presta assistência na área administrativa de uma empresa, auxiliando o administrador em suas atividades rotineiras e no controle de gestão financeira, administração, entre outras.
Confira e responda ao simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

As organizações que costumam obter bons resultados de forma duradoura são aquelas que sabem administrar de modo competente os talentos disponibilizados por seus funcionários. Neste sentido, é correto afirmar o seguinte




Questão 2

Nas empresas públicas, o atendimento ao público reveste-se de importância fundamental. Neste sentido, o Decreto nº 9.094, de 17 de julho de 2017, dentre outras coisas, dispõe sobre a simplificação do atendimento prestado aos usuários dos serviços públicos, os quais, conforme definido no citado decreto, são




Questão 3

Dadas as afirmativas quanto à gestão de Convênios,

I. Cada convênio deverá possuir conta bancária específica, sendo permitida a sua abertura em bancos públicos ou privados.
II. A celebração de convênio demanda um plano de trabalho detalhado, preciso e completo, qualitativamente e quantitativamente, do objeto, das metas e das etapas a serem executadas.
III. O saldo dos recursos não utilizados pelo Município pode ser utilizado em finalidade diversa daquela pactuada, desde que devidamente justificada.

Verifica-se que está(ão) correta(s)




Questão 4

O Decreto nº 9.094/2017 dispõe sobre a simplificação do atendimento prestado aos usuários dos serviços públicos, ratifica a dispensa do reconhecimento de firma e da autenticação em documentos produzidos no País e institui a Carta de Serviços ao Usuário. Dentre os princípios ali apontados sobre a relação entre os órgãos e os usuários do serviço público, pode-se descrever:

I. presunção de boa-fé;
II. compartilhamento de informações, nos termos da lei;
III. atuação integrada e sistêmica na expedição de atestados, certidões e documentos comprobatórios de regularidade;
IV. racionalização de métodos e procedimentos de controle;
V. eliminação de formalidades e exigências cujo custo econômico ou social seja superior ao risco envolvido.

Dos itens, verifica-se que estão corretos




Questão 5

Os estudos de Max Weber sistematizaram o conhecimento sobre burocracia, sendo considerado um conceito relevante para a Administração Pública. De acordo com esse intelectual, o conceito de burocracia está relacionado




Questão 6

Os Municípios existem para ofertar diversos serviços aos cidadãos. Isso é realizado por meio de várias atividades integradas denominadas de processos. Quanto aos processos, dadas as afirmativas,

I. As atividades integradas, que representam a seleção de candidatos para uma prefeitura, são consideradas como um processo finalístico.
II. As atividades integradas, que representam a coleta de lixo nos bairros de uma cidade, são consideradas um processo de apoio.
III. As atividades integradas, que representam um atendimento médico a um cidadão, são consideradas um processo finalístico.

Verifica-se que está(ão) correta(s)




Questão 7

Nas empresas públicas, a redação de documentos oficiais deve seguir os padrões recomendados para tal finalidade. Por isso mesmo, o fecho das comunicações oficiais para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior deve ser apenas




Questão 8

Sobre a função do layout da organização para o desenvolvimento do trabalho, assinale a afirmativa INCORRETA




Questão 9

Dadas as afirmativas sobre a temporalidade de documentos,

I. O documento referente a um convênio entre um município e o governo federal deve permanecer na fase corrente enquanto vigorar e, na fase intermediária, por 9 anos.
II. O documento referente a plano de trabalho da gestão municipal deve permanecer na fase corrente por 5 anos e, na fase intermediária, por 9 anos.
III. Boletins administrativos, de pessoal e de serviços, devem permanecer na fase corrente por 10 anos e, na fase intermediária, por 10 anos.

Verifica-se que está(ão) correta(s)




Questão 10

Cidades
Quinta-Feira, 30 de março de 2017.

Mais de 75% dos municípios mato-grossenses já aderiram ao Pró-família

Da Redação
A coordenação do programa Pró-família, lançado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) no dia 16 de março, informa que 111 dos 141 municípios mato-grossenses já assinaram o termo de adesão ao programa, o que representa 75% dos municípios. O prazo para adesão se encerra no próximo dia 10 de abril.
Para chegar até a população que mais precisa é necessário que os municípios firmem parceria por meio de um Termo de Cooperação com a Setas. Os municípios são considerados parceiros da iniciativa do Governo do Estado ao assinar o Termo de Cooperação. A contrapartida da Prefeitura é a cessão dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para atuar em campo.
O cronograma estabelece que o Pró-Família inicie o atendimento as famílias no mês de junho. Serão beneficiadas 35 mil famílias pobres, extremamente pobres, em risco ou vulnerabilidade social em Mato Grosso. [...]
O titular da Setas, Max Russi, destacou o papel dos chefes de Executivo Municipal no desenvolvimento do Programa Pró-Família. “Os prefeitos serão os grandes responsáveis em criar estratégias dentro de suas cidades. Como verificar o perfil de qualificação necessária para as pessoas assistidas pelo programa”, avaliou o titular da Setas. [...]
(Disponível em http://www.folhamax.com.br. Acesso em 02/04/2017.)

A partir da leitura da notícia, infere-se a necessidade de criação de estratégias para a implantação do programa. Sobre estratégia e sua implantação em uma instituição, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A estratégia é um conjunto de objetivos e de políticas principais capazes de guiar e orientar o
comportamento da instituição a longo prazo.
( ) A estratégia deve ser discutida, formulada, definida e decidida no nível operacional da instituição.
( ) A execução da estratégia requer esforço isolado a fim de proporcionar efeito sistêmico.
( ) A análise dos recursos disponíveis e as condições gerais internas e externas são imprescindíveis para
estabelecer os planos de ação da estratégia.

Assinale a sequência correta.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado