Simulado Assistente Administrativo – Questões Objetivas

O Assistente Administrativo é o profissional que presta assistência na área administrativa de uma empresa, auxiliando o administrador em suas atividades rotineiras e no controle de gestão financeira, administração, entre outras.
Confira e responda ao simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Uma atividade essencial e necessária para a sobrevivência das organizações diz respeito à sua capacidade de sempre atualizar e melhorar seus processos. Define-se processo como




Questão 2

Em relação aos princípios norteadores da Administração Pública, dadas as afirmativas,

I. Se um gestor público se promove em uma campanha publicitária do órgão público em que está lotado, ele está ferindo o princípio da legalidade.
II. Ao nomear um parente para exercer cargo comissionado, o gestor público está ferindo o princípio da impessoalidade.
III. O gestor público que não gerencia bem uma obra pública causando-lhe aumento nos custos, mesmo que não intencional, fere o princípio da eficiência.

Verifica-se que está(ão) correta(s)




Questão 3

A ética, por definição, é a ciência da moral, isto é, de uma esfera do comportamento humano. Neste sentido, a ética profissional precisa refletir-se como prática no ambiente organizacional. É necessário observar a ética nos processos da administração pública com base em princípios como




Questão 4

A divisão do trabalho organizacional que ocorre por meio de agrupamento de atividades baseadas no princípio da homogeneidade e desencadeia o crescimento horizontal do organograma é chamada de




Questão 5

Em termos de gestão da qualidade, o método gerencial de tomada de decisões se baseia no instrumento chamado Ciclo PDCA, que é composto das seguintes etapas:




Questão 6

Garantir a efetividade das Políticas Públicas, através do desenvolvimento sustentável, visando ao bem-estar social dos munícipes.
(Disponível em https://sic.tce.mt.gov.br. Acesso em 30/03/2017.)

Em um ambiente organizacional, a sentença define




Questão 7

Dadas as afirmativas sobre a temporalidade de documentos,

I. O documento referente a um convênio entre um município e o governo federal deve permanecer na fase corrente enquanto vigorar e, na fase intermediária, por 9 anos.
II. O documento referente a plano de trabalho da gestão municipal deve permanecer na fase corrente por 5 anos e, na fase intermediária, por 9 anos.
III. Boletins administrativos, de pessoal e de serviços, devem permanecer na fase corrente por 10 anos e, na fase intermediária, por 10 anos.

Verifica-se que está(ão) correta(s)




Questão 8

As atividades do ocupante do cargo de assistente administrativo requerem conhecimentos básicos do processo administrativo que se constitui das seguintes macrofunções:




Questão 9

Com a finalidade de implementar a política nacional de arquivos públicos e privados, visando à gestão, à preservação e ao acesso aos documentos de arquivo, o governo editou o Decreto nº 4.073, de 3 de janeiro de 2002, com o qual regulamenta a Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991. Com esse decreto foi criado o Sistema Nacional de Arquivos, que é integrado




Questão 10

A retirada de folhas de um processo não é comum, mas pode ser efetuada mediante solicitação de autoridade competente. Esse procedimento constitui ato de




Tempo de simulado:

Comentar Simulado