Simulado Assistente Administrativo – Questões Objetivas

O Assistente Administrativo é o profissional que presta assistência na área administrativa de uma empresa, auxiliando o administrador em suas atividades rotineiras e no controle de gestão financeira, administração, entre outras.
Confira e responda ao simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Em relação aos princípios norteadores da Administração Pública, dadas as afirmativas,

I. Se um gestor público se promove em uma campanha publicitária do órgão público em que está lotado, ele está ferindo o princípio da legalidade.
II. Ao nomear um parente para exercer cargo comissionado, o gestor público está ferindo o princípio da impessoalidade.
III. O gestor público que não gerencia bem uma obra pública causando-lhe aumento nos custos, mesmo que não intencional, fere o princípio da eficiência.

Verifica-se que está(ão) correta(s)

Questão 2

No processo de comunicação, qual é o elemento que possibilita ao emissor conhecer o resultado da informação/mensagem transmitida?

Questão 3

Os estudos de Max Weber sistematizaram o conhecimento sobre burocracia, sendo considerado um conceito relevante para a Administração Pública. De acordo com esse intelectual, o conceito de burocracia está relacionado

Questão 4

Dadas as afirmativas a respeito da Ética no setor público,

I. Para manter a ética em uma pesquisa de qualidade de vida no trabalho entre os servidores públicos de um município, é importante que a abordagem da pesquisa identifique individualmente cada respondente.
II. O servidor público deve manter a ética em todos os seus atos profissionais; porém, um desvio de conduta ético na sua vida privada não interferirá no seu bom conceito na vida funcional.
III. O Código de Ética produzido para uma organização pública, entre outras coisas, deve conter os valores defendidos por essa organização.

Verifica-se que está(ão) correta(s)

Questão 5

Tanto no setor privado quanto no setor público, a gestão da qualidade permanece como um dos elementos fundamentais ao processo administrativo. Assim, compreender as dimensões da qualidade (ou qualidade total, como é também referida) é essencial para caminhar na direção do sucesso organizacional. A qualidade possui as seguintes dimensões:

Questão 6

Sobre a função do layout da organização para o desenvolvimento do trabalho, assinale a afirmativa INCORRETA

Questão 7

O Decreto nº 9.094/2017 dispõe sobre a simplificação do atendimento prestado aos usuários dos serviços públicos, ratifica a dispensa do reconhecimento de firma e da autenticação em documentos produzidos no País e institui a Carta de Serviços ao Usuário. Dentre os princípios ali apontados sobre a relação entre os órgãos e os usuários do serviço público, pode-se descrever:

I. presunção de boa-fé;
II. compartilhamento de informações, nos termos da lei;
III. atuação integrada e sistêmica na expedição de atestados, certidões e documentos comprobatórios de regularidade;
IV. racionalização de métodos e procedimentos de controle;
V. eliminação de formalidades e exigências cujo custo econômico ou social seja superior ao risco envolvido.

Dos itens, verifica-se que estão corretos

Questão 8

A ética, por definição, é a ciência da moral, isto é, de uma esfera do comportamento humano. Neste sentido, a ética profissional precisa refletir-se como prática no ambiente organizacional. É necessário observar a ética nos processos da administração pública com base em princípios como

Questão 9

Dadas as afirmativas acerca da gestão de materiais,

I. Para realizar uma classificação de materiais em uma secretaria municipal de infraestrutura usando o atributo abrangência de classificação, deve-se proceder a uma classificação direta e simples.
II. Uma escola municipal que oferta merenda escolar, deve preocupar-se com a perecibilidade do material, fato apontado na classificação de materiais por tipo de demanda.
III. O método ABC é uma das ferramentas utilizadas para que um setor, em uma prefeitura, classifique os materiais pelo maior valor de consumo.

Verifica-se que está(ão) correta(s)

Questão 10

Na Administração Pública, a correspondência oficial conta com o memorando, que é a modalidade de comunicação que se caracteriza

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