Simulado Monitor de Educação Infantil – Conhecimento Específicos

Ele auxilia no atendimento de crianças em creches e escolas, auxilia o professor na atuação junto ao processo educativo das crianças, e também na execução de atividades pedagógicas e recreativas diárias dos alunos.
Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

CRAIDY e KAERCHER baseiam-se em algumas teorias de determinados autores para explicar diferentes fases do desenvolvimento infantil. Com base nisso, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Wallon.
(2) Vygotsky.
(3) Piaget.

( ) Afirma que o desenvolvimento se dá de forma descontínua, sendo marcado por rupturas e retrocessos.
( ) Afirma que conhecer significa inserir o objeto do conhecimento em um determinado sistema de relações, partindo de uma ação executada sobre o referido objeto.
( ) Afirma que a relação dos indivíduos com o mundo não é direta, mas mediada por sistemas simbólicos, em que a linguagem ocupa um papel central.




Questão 2

A criança se desenvolve obedecendo a uma sucessão de estágios com características próprias. Compreender estas etapas auxilia o trabalho de planejar e de oferecer estímulos que favoreçam o desenvolvimento infantil.
Veja, nas tabelas abaixo, os estágios e as principais características do desenvolvimento infantil, segundo Piaget.

Estágio 1 − sensório motor
2 − pré-operatório

 

Características W – Compreender o mundo através de seus
sentidos e movimentos.
X – Desenvolver jogos simbólicos, tipo “faz de
conta” e o jogo de imitação.
Y – Compreender o mundo a partir do “seu” ponto
de vista, pensamento egocêntrico.
Z – Brincar com o corpo, querer sentir fisicamente
os objetos

A relação correta entre as duas tabelas está representada por:




Questão 3

Em seu Capítulo II, o ECA trata do direito à liberdade, ao respeito e à dignidade.
Um aspecto que compreende o direito à liberdade de crianças e adolescentes está definido em:




Questão 4

Segundo GOLDSCHMIED, em relação à organização dos espaços no que se refere à mobília, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) A eficácia dos arranjos onde são guardados os materiais para brincar ordenadamente é essencial.
( ) Para permitir que os(as) educadores(as) ajam como facilitadores(as), as coisas devem ser guardadas, impreterivelmente, em prateleiras altas, de forma que as crianças tenham que sempre pedir o que desejam.
( ) É importante que, em cada sala de educação infantil, estejam disponíveis pelo menos duas cadeiras para adultos, para que o(a) educador(a) e uma mãe ou um pai possam sentar-se e conversar confortavelmente.




Questão 5

A etapa inicial da Educação Básica é a Educação Infantil, que compreende o atendimento de crianças com até 5 anos.
São estabelecidas na LDB regras para a organização da Educação Infantil.
Uma dessas regras está corretamente descrita em:




Questão 6

Em conformidade com o Ministério da Saúde, são fatores extrínsecos que interferem no crescimento, EXCETO:




Questão 7

Em conformidade com o Ministério da Saúde, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Maturação.
(2) Desenvolvimento.

( ) É a organização progressiva das estruturas morfológicas, já que, como o crescimento, seu potencial está geneticamente determinado.
( ) É um conceito amplo que se refere a uma transformação complexa, contínua, dinâmica e progressiva.
( ) Engloba processos de crescimento, diferenciação celular, mielinização e aperfeiçoamento dos sistemas que conduzem a coordenações mais complexas.




Questão 8

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) assegura à criança e ao adolescente o direito à educação.
Um outro direito garantido pelo ECA é:




Questão 9

Em conformidade com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, sobre o papel da instituição de Educação Infantil, assinalar a alternativa CORRETA:




Questão 10

As práticas pedagógicas na Educação Infantil devem ser orientadas por dois eixos: as interações e as brincadeiras.
A proposição que contém uma afirmativa correta em relação ao conceito de brincar é:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado