Página Inicial » Ensino Médio » Simulado Monitor de Educação Infantil – Conhecimento Específicos

Simulado Monitor de Educação Infantil – Conhecimento Específicos

Ele auxilia no atendimento de crianças em creches e escolas, auxilia o professor na atuação junto ao processo educativo das crianças, e também na execução de atividades pedagógicas e recreativas diárias dos alunos.
Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Atividades lúdicas favorecem o desenvolvimento das atividades intelectuais e sociais superiores; por isso mesmo, são indispensáveis à prática educativa.
A alternativa que contém termos diretamente associados à importância do brincar para o fazer educativo é:




Questão 2

No ECA há direitos e deveres de competência do Estado, como também dos responsáveis e dos dirigentes de estabelecimento de ensino.
Um dos deveres relacionados aos dirigentes de estabelecimentos de ensino está indicado na seguinte alternativa:




Questão 3

Em conformidade com o manual Brinquedos e Brincadeiras de creches, analisar os itens abaixo:

I - A entrada no mundo da matemática ocorre quando a professora sabe como encaminhar a criança para brincadeiras em que se vai descobrindo o significado dos números.
II - Os bebês experimentam a imersão no mundo matemático usando o seu próprio corpo, movimentando-se no espaço, subindo, descendo, entrando em caixas, túneis ou buracos.
III - Brincar de rolar sobre rolos de espuma, subindo em estruturas preparadas para criar desafios, brincando de esconder e achar objetos, olhando de cima ou de baixo, apalpando peças, encaixando objetos, o bebê está explorando a geometria dos objetos, o espaço físico, os sons e mergulhando no mundo matemático.

Estão CORRETOS:




Questão 4

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) assegura à criança e ao adolescente o direito à educação.
Um outro direito garantido pelo ECA é:




Questão 5

A rotina diária é o desenvolvimento prático do planejamento. É a sequência de diferentes atividades que acontecem no dia a dia do trabalho educativo.
Na Educação Infantil, esta sequência favorece a aquisição, por parte da criança, de uma série de comportamentos/atitudes.
A alternativa que apresenta um comportamento cuja aquisição NÃO seja fornecida por essa sequência é:




Questão 6

As instituições de Educação Infantil devem assegurar a educação em sua integralidade, entendendo o cuidado como algo indissociável do processo educativo.
Considerando a afirmação acima, é correto afirmar que:




Questão 7

Considerando o Capítulo II da LDB, que trata da Educação Básica no país, pode-se afirmar que:




Questão 8

Em conformidade com o Ministério da Saúde, são fatores extrínsecos que interferem no crescimento, EXCETO:




Questão 9

CRAIDY e KAERCHER baseiam-se em algumas teorias de determinados autores para explicar diferentes fases do desenvolvimento infantil. Com base nisso, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Wallon.
(2) Vygotsky.
(3) Piaget.

( ) Afirma que o desenvolvimento se dá de forma descontínua, sendo marcado por rupturas e retrocessos.
( ) Afirma que conhecer significa inserir o objeto do conhecimento em um determinado sistema de relações, partindo de uma ação executada sobre o referido objeto.
( ) Afirma que a relação dos indivíduos com o mundo não é direta, mas mediada por sistemas simbólicos, em que a linguagem ocupa um papel central.




Questão 10

O Artigo 54 do ECA diz respeito aos deveres do Estado para com as crianças e os adolescentes.
A alternativa que apresenta um dever NÃO previsto nesse artigo é:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado