Simulado Monitor de Educação Infantil – Conhecimento Específicos

Ele auxilia no atendimento de crianças em creches e escolas, auxilia o professor na atuação junto ao processo educativo das crianças, e também na execução de atividades pedagógicas e recreativas diárias dos alunos.
Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

A rotina diária é o desenvolvimento prático do planejamento. É a sequência de diferentes atividades que acontecem no dia a dia do trabalho educativo.
Na Educação Infantil, esta sequência favorece a aquisição, por parte da criança, de uma série de comportamentos/atitudes.
A alternativa que apresenta um comportamento cuja aquisição NÃO seja fornecida por essa sequência é:




Questão 2

A etapa inicial da Educação Básica é a Educação Infantil, que compreende o atendimento de crianças com até 5 anos.
São estabelecidas na LDB regras para a organização da Educação Infantil.
Uma dessas regras está corretamente descrita em:




Questão 3

Em conformidade com o Ministério da Saúde, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Maturação.
(2) Desenvolvimento.

( ) É a organização progressiva das estruturas morfológicas, já que, como o crescimento, seu potencial está geneticamente determinado.
( ) É um conceito amplo que se refere a uma transformação complexa, contínua, dinâmica e progressiva.
( ) Engloba processos de crescimento, diferenciação celular, mielinização e aperfeiçoamento dos sistemas que conduzem a coordenações mais complexas.




Questão 4

A infância necessita de espaços onde as crianças possam movimentar-se, interagir, viver e conviver, desenvolvendo-se integralmente.
Assim, a Educação Infantil tem características muito particulares no que se refere à organização dos espaços nos quais se concretiza.
Neste sentido, a alternativa correta é:




Questão 5

Em conformidade com o manual Brinquedo e Brincadeiras de creches, as crianças pequenas quando deixadas sozinhas permanecem passivas diante dos programas de televisão ou filmes e pouco compreendem o que se passa. Elas precisam de ações corporais, de exploração do ambiente e de interação para compreender o mundo e desenvolver sua:




Questão 6

Em seu Capítulo II, o ECA trata do direito à liberdade, ao respeito e à dignidade.
Um aspecto que compreende o direito à liberdade de crianças e adolescentes está definido em:




Questão 7

A LDB estabelece regras específicas para assegurar a qualidade da ação do Estado sobre a Educação Infantil.
Tendo em vista as atividades e processos necessários para a organização do trabalho educativo nessa etapa da escolaridade, é INCORRETO considerar como fundamental:




Questão 8

Em conformidade com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, sobre o papel da instituição de Educação Infantil, assinalar a alternativa CORRETA:




Questão 9

O cotidiano de uma escola de Educação Infantil tem de prever uma rotina de atividades que precisa ser organizada de forma a respeitar as diferentes necessidades da criança.
Nessa organização, deve ser considerado de fundamental importância para assegurar a qualidade do trabalho desenvolvido:




Questão 10

Atividades lúdicas favorecem o desenvolvimento das atividades intelectuais e sociais superiores; por isso mesmo, são indispensáveis à prática educativa.
A alternativa que contém termos diretamente associados à importância do brincar para o fazer educativo é:




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta