Simulado Monitor de Educação Infantil – Conhecimento Específicos

Ele auxilia no atendimento de crianças em creches e escolas, auxilia o professor na atuação junto ao processo educativo das crianças, e também na execução de atividades pedagógicas e recreativas diárias dos alunos.
Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Considerando o Capítulo II da LDB, que trata da Educação Básica no país, pode-se afirmar que:

Questão 2

Segundo Machado, na maioria dos casos, é preciso um longo tempo para que se consiga superar problemas de comportamento infantil. São fatores que podem dificultar esse processo:

I - Muitas crianças em uma mesma turma.
II - O modo como o professor relaciona-se com os alunos.
III - A educação que a criança recebe em casa.

Está(ão) CORRETO(S):

Questão 3

CRAIDY e KAERCHER baseiam-se em algumas teorias de determinados autores para explicar diferentes fases do desenvolvimento infantil. Com base nisso, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Wallon.
(2) Vygotsky.
(3) Piaget.

( ) Afirma que o desenvolvimento se dá de forma descontínua, sendo marcado por rupturas e retrocessos.
( ) Afirma que conhecer significa inserir o objeto do conhecimento em um determinado sistema de relações, partindo de uma ação executada sobre o referido objeto.
( ) Afirma que a relação dos indivíduos com o mundo não é direta, mas mediada por sistemas simbólicos, em que a linguagem ocupa um papel central.

Questão 4

A criança se desenvolve obedecendo a uma sucessão de estágios com características próprias. Compreender estas etapas auxilia o trabalho de planejar e de oferecer estímulos que favoreçam o desenvolvimento infantil.
Veja, nas tabelas abaixo, os estágios e as principais características do desenvolvimento infantil, segundo Piaget.

Estágio 1 − sensório motor
2 − pré-operatório

 

Características W – Compreender o mundo através de seus
sentidos e movimentos.
X – Desenvolver jogos simbólicos, tipo “faz de
conta” e o jogo de imitação.
Y – Compreender o mundo a partir do “seu” ponto
de vista, pensamento egocêntrico.
Z – Brincar com o corpo, querer sentir fisicamente
os objetos

A relação correta entre as duas tabelas está representada por:

Questão 5

A infância necessita de espaços onde as crianças possam movimentar-se, interagir, viver e conviver, desenvolvendo-se integralmente.
Assim, a Educação Infantil tem características muito particulares no que se refere à organização dos espaços nos quais se concretiza.
Neste sentido, a alternativa correta é:

Questão 6

Em conformidade com a Coleção Proinfantil, sobre a organização do ambiente, analisar os itens abaixo:

I - O ambiente físico em que as crianças desenvolvem suas atividades deve apresentar as condições físicas adequadas, sempre limpo e bem conservado, isto é, as salas, o pátio, o banheiro, a cozinha e outras áreas.
II - Os espaços fechados devem ser arejados, claros, com janelas e portas que deixem o sol e o ar entrar.
III - Ambientes abertos favorecem a proliferação dos microrganismos, o que pode ocasionar a disseminação de doenças entre as crianças.

Estão CORRETOS:

Questão 7

Em conformidade com o manual Brinquedo e Brincadeiras de creches, as crianças pequenas quando deixadas sozinhas permanecem passivas diante dos programas de televisão ou filmes e pouco compreendem o que se passa. Elas precisam de ações corporais, de exploração do ambiente e de interação para compreender o mundo e desenvolver sua:

Questão 8

A rotina diária é o desenvolvimento prático do planejamento. É a sequência de diferentes atividades que acontecem no dia a dia do trabalho educativo.
Na Educação Infantil, esta sequência favorece a aquisição, por parte da criança, de uma série de comportamentos/atitudes.
A alternativa que apresenta um comportamento cuja aquisição NÃO seja fornecida por essa sequência é:

Questão 9

O cotidiano de uma escola de Educação Infantil tem de prever uma rotina de atividades que precisa ser organizada de forma a respeitar as diferentes necessidades da criança.
Nessa organização, deve ser considerado de fundamental importância para assegurar a qualidade do trabalho desenvolvido:

Questão 10

No ECA há direitos e deveres de competência do Estado, como também dos responsáveis e dos dirigentes de estabelecimento de ensino.
Um dos deveres relacionados aos dirigentes de estabelecimentos de ensino está indicado na seguinte alternativa:

Tempo de simulado:

um comentário

  1. Aucilene Martins Ferreira
    Gostei muito desse simulado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *