Simulado Monitor de Educação Infantil – Conhecimento Específicos

Ele auxilia no atendimento de crianças em creches e escolas, auxilia o professor na atuação junto ao processo educativo das crianças, e também na execução de atividades pedagógicas e recreativas diárias dos alunos.
Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

O cotidiano de uma escola de Educação Infantil tem de prever uma rotina de atividades que precisa ser organizada de forma a respeitar as diferentes necessidades da criança.
Nessa organização, deve ser considerado de fundamental importância para assegurar a qualidade do trabalho desenvolvido:

Questão 2

Em conformidade com o manual Brinquedo e Brincadeiras de creches, as crianças pequenas quando deixadas sozinhas permanecem passivas diante dos programas de televisão ou filmes e pouco compreendem o que se passa. Elas precisam de ações corporais, de exploração do ambiente e de interação para compreender o mundo e desenvolver sua:

Questão 3

Segundo GOLDSCHMIED, em relação à organização dos espaços no que se refere à mobília, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) A eficácia dos arranjos onde são guardados os materiais para brincar ordenadamente é essencial.
( ) Para permitir que os(as) educadores(as) ajam como facilitadores(as), as coisas devem ser guardadas, impreterivelmente, em prateleiras altas, de forma que as crianças tenham que sempre pedir o que desejam.
( ) É importante que, em cada sala de educação infantil, estejam disponíveis pelo menos duas cadeiras para adultos, para que o(a) educador(a) e uma mãe ou um pai possam sentar-se e conversar confortavelmente.

Questão 4

As práticas pedagógicas na Educação Infantil devem ser orientadas por dois eixos: as interações e as brincadeiras.
A proposição que contém uma afirmativa correta em relação ao conceito de brincar é:

Questão 5

A infância necessita de espaços onde as crianças possam movimentar-se, interagir, viver e conviver, desenvolvendo-se integralmente.
Assim, a Educação Infantil tem características muito particulares no que se refere à organização dos espaços nos quais se concretiza.
Neste sentido, a alternativa correta é:

Questão 6

Atividades lúdicas favorecem o desenvolvimento das atividades intelectuais e sociais superiores; por isso mesmo, são indispensáveis à prática educativa.
A alternativa que contém termos diretamente associados à importância do brincar para o fazer educativo é:

Questão 7

CRAIDY e KAERCHER baseiam-se em algumas teorias de determinados autores para explicar diferentes fases do desenvolvimento infantil. Com base nisso, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Wallon.
(2) Vygotsky.
(3) Piaget.

( ) Afirma que o desenvolvimento se dá de forma descontínua, sendo marcado por rupturas e retrocessos.
( ) Afirma que conhecer significa inserir o objeto do conhecimento em um determinado sistema de relações, partindo de uma ação executada sobre o referido objeto.
( ) Afirma que a relação dos indivíduos com o mundo não é direta, mas mediada por sistemas simbólicos, em que a linguagem ocupa um papel central.

Questão 8

A criança se desenvolve obedecendo a uma sucessão de estágios com características próprias. Compreender estas etapas auxilia o trabalho de planejar e de oferecer estímulos que favoreçam o desenvolvimento infantil.
Veja, nas tabelas abaixo, os estágios e as principais características do desenvolvimento infantil, segundo Piaget.

Estágio 1 − sensório motor
2 − pré-operatório

 

Características W – Compreender o mundo através de seus
sentidos e movimentos.
X – Desenvolver jogos simbólicos, tipo “faz de
conta” e o jogo de imitação.
Y – Compreender o mundo a partir do “seu” ponto
de vista, pensamento egocêntrico.
Z – Brincar com o corpo, querer sentir fisicamente
os objetos

A relação correta entre as duas tabelas está representada por:

Questão 9

Em conformidade com a Lei nº 8.069/90 - ECA, é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente, EXCETO:

Questão 10

Em conformidade com o Ministério da Saúde, são fatores extrínsecos que interferem no crescimento, EXCETO:

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *