Simulado Agente Legislativo – Questões Objetivas

O profissional pode atuar em nome de Câmaras Municipais de qualquer parte do país. Suas funções incluem, entre outras atividades, dar apoio aos Vereadores, ao Protocolo e Informações, ao arquivo e documentação, apoio à administração de pessoal, apoio à compras e patrimônio, à contabilidade, entre outras. Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Entre os profissionais que atuam na área de segurança patrimonial, há um entendimento de que não existe segurança perfeita, total ou absoluta. Eles afirmam que o que existe é segurança satisfatória. Dentre as afirmações abaixo, qual NÃO propicia uma segurança satisfatória?

Questão 2

Assinale a alternativa que apresenta uma forma de escrita obscura, vazia, que deve ser evitada nas redações oficiais.

Questão 3

A comunicação, em qualquer esfera, é fundamental para a manutenção do bom ambiente de trabalho. É um processo linear que tem início em uma fonte e seu fim no destinatário. Os elementos essenciais para que ocorra uma comunicação eficiente são:

Questão 4

No que se refere à ética profissional, analise as proposições abaixo.

I. A moralidade da Administração Pública se limita à distinção entre o bem e o mal. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, não poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.
II. A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.
III. O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto e o oportuno e o inoportuno.

Estão corretas as afirmações contidas em

Questão 5

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, os documentos oficiais podem ser identificados de acordo com algumas possíveis variações:

I. [NOME DO EXPEDIENTE] + CIRCULAR: Quando um órgão envia o mesmo expediente para mais de um órgão receptor. A sigla na epígrafe será apenas do órgão remetente.
II. [NOME DO EXPEDIENTE] + CONJUNTO: Quando mais de um órgão envia, conjuntamente, o mesmo expediente para um único órgão receptor. As siglas dos órgãos remetentes constarão na epígrafe.
III. [NOME DO EXPEDIENTE] + CONJUNTO CIRCULAR: Quando mais de um órgão envia, conjuntamente, o mesmo expediente para mais de um órgão receptor. As siglas dos órgãos remetentes constarão na epígrafe.

Está(ão) CORRETO(S):

Questão 6

Em estrito acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101 de 2000), analise as assertivas abaixo.

I. Para efeitos dessa Lei Complementar, considera-se empresa controlada: sociedade cuja maioria do capital social com direito a voto pertença diretamente a ente da Federação.
II. O projeto de lei orçamentária anual será encaminhado ao Poder Legislativo até o dia quinze de agosto de cada ano.
III. O montante previsto para as receitas de operações de crédito não poderá ser superior ao das despesas de capital constantes do projeto de lei orçamentária.

É correto o que se afirma em

Questão 7

Nos termos da Lei nº 12.527 de 2011, que regula o acesso à informação, assinale a alternativa correta.

Questão 8

A Norma Regulamentadora 23, ao tratar da proteção contra incêndios, especificamente quanto às saídas dos prédios, define que as portas devem ter um fluxo adequado à finalidade. Qual o sentido de abertura das portas previsto na NR 23?

Questão 9

Com relação ao procedimento de acesso à informação, de acordo com a Lei nº 12.527 de 2011, assinale a alternativa correta.

Questão 10

Os documentos, após cumprirem as suas funções, devem ter o seu destino decidido, seja este a sua eliminação ou recolhimento. Esta etapa, dentro do protocolo, é conhecida por

Tempo de simulado: