Simulado Agente Legislativo – Questões Objetivas

O profissional pode atuar em nome de Câmaras Municipais de qualquer parte do país. Suas funções incluem, entre outras atividades, dar apoio aos Vereadores, ao Protocolo e Informações, ao arquivo e documentação, apoio à administração de pessoal, apoio à compras e patrimônio, à contabilidade, entre outras.
Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Acerca das características da Redação Oficial, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, assinale a alternativa correta.




Questão 2

A principal unidade de arranjo estrutural nos arquivos permanentes, constituída dos documentos provenientes de uma mesma fonte geradora de arquivos, denomina-se




Questão 3

Na atividade de agente responsável pela segurança, algumas vezes se faz necessário utilizar conhecimentos e técnicas de Defesa Pessoal, baseadas em qualquer das artes e esportes disponíveis para essa atividade. Existem pontos sensíveis adequados para cada situação operacional que se apresenta. Qual(is) o(s) ponto(s) sensíveis mais adequados para atuar com a intenção de domínio para utilização de algemas?




Questão 4

Em uma audiência pública na Assembleia Legislativa, houve a necessidade de utilizar serviço de tradução simultânea, com a utilização de aparelhos auditivos entre microfone de alto-falantes. Uma das pessoas que utilizou esse aparelho não o devolveu e, após sua saída do prédio, já distante do local do evento, vendeu-o para outra pessoa. Qual o crime cometido nessa situação?




Questão 5

Na segurança de dignitários, é necessário adotar uma série de medidas proporcionadas a uma autoridade que garantam, no sentido mais amplo possível, a sua integridade física. Porém, existem algumas condições que são consideradas vulneráveis, EXCETO:




Questão 6

Durante a prisão em flagrante, o condutor, um agente responsável pela segurança de um prédio, apresentou a pessoa presa perante a autoridade policial na Delegacia, porém não houve testemunha da infração. Nesse caso, qual a situação quanto à lavratura do Auto de Prisão em Flagrante (APF)?




Questão 7

Nos termos da Lei nº 12.527 de 2011, que regula o acesso à informação, assinale a alternativa correta.




Questão 8

Considere as afirmativas abaixo:

I. Os documentos de arquivos devem ser guardados em estantes, armários ou prateleiras apropriados exclusivamente ao seu suporte.
II. As caixas de arquivos devem ser resistentes ao manuseio, ao peso dos documentos e à pressão, caso tenham de ser empilhadas.
III. Em documentos que são juntados com frequência e para melhorar a preservação do papel, faz-se necessário o uso de clipe metálico.

É correto o que se afirma apenas em




Questão 9

Acerca das restrições ao acesso à informação, nos termos da Lei nº 12.527 de 2011, assinale a alternativa correta.




Questão 10

No que se refere à ética profissional, analise as proposições abaixo.

I. A moralidade da Administração Pública se limita à distinção entre o bem e o mal. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, não poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.
II. A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.
III. O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto e o oportuno e o inoportuno.

Estão corretas as afirmações contidas em




Tempo de simulado:

Comentar Simulado