Simulado Agente Legislativo – Questões Objetivas

O profissional pode atuar em nome de Câmaras Municipais de qualquer parte do país. Suas funções incluem, entre outras atividades, dar apoio aos Vereadores, ao Protocolo e Informações, ao arquivo e documentação, apoio à administração de pessoal, apoio à compras e patrimônio, à contabilidade, entre outras.
Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Em estrito acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101 de 2000), analise as assertivas abaixo.

I. Para efeitos dessa Lei Complementar, considera-se empresa controlada: sociedade cuja maioria do capital social com direito a voto pertença diretamente a ente da Federação.
II. O projeto de lei orçamentária anual será encaminhado ao Poder Legislativo até o dia quinze de agosto de cada ano.
III. O montante previsto para as receitas de operações de crédito não poderá ser superior ao das despesas de capital constantes do projeto de lei orçamentária.

É correto o que se afirma em




Questão 2

Durante o desenvolvimento de suas atividades, os agentes responsáveis pela segurança constatam situações que não são normais ou mesmo que podem pôr em risco tanto a segurança pessoal quanto a da instituição na qual atuam. Nessas situações, qual o procedimento correto a ser tomado?




Questão 3

Acerca das restrições ao acesso à informação, nos termos da Lei nº 12.527 de 2011, assinale a alternativa correta.




Questão 4

O redator de comunicado oficial dirigido ao Prefeito deverá, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, referir-se a ele como




Questão 5

A principal unidade de arranjo estrutural nos arquivos permanentes, constituída dos documentos provenientes de uma mesma fonte geradora de arquivos, denomina-se




Questão 6

Os documentos, após cumprirem as suas funções, devem ter o seu destino decidido, seja este a sua eliminação ou recolhimento. Esta etapa, dentro do protocolo, é conhecida por




Questão 7

A tabela de temporalidade é o instrumento de destinação que determina os prazos em que os documentos devem ser mantidos nos arquivos correntes e/ou intermediários, ou recolhidos aos arquivos permanentes, estabelecendo critérios para microfilmagem e eliminação. Sobre os critérios que regulam a eliminação de documentos, assinale a alternativa correta.




Questão 8

Para melhor realizar as atividades de segurança e controle das atividades em um evento em local de apresentações artísticas no qual esteja atuando na triagem de ingresso, os agentes responsáveis pela segurança deverão solicitar a apresentação de documentos pessoais. Esses documentos, após a identificação, deverão ser:




Questão 9

Nos termos dos artigos 32 e 33 da Lei de Responsabilidade Fiscal, assinale a alternativa correta.




Questão 10

Um agente responsável pela segurança de um evento no qual as pessoas são, em geral, adultos foi informado de que um dos participantes, com mais de 60 (sessenta) anos, sofreu uma parada cardiorrespiratória e necessita de uma Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP). Esse agente, treinado em RCP, sabendo que houve uma nova orientação apresentada pela American Heart Association (AHA), em 2010, adotou as providências necessárias. Considere que as abreviaturas A (vias aéreas), B (insuflações) e C (compressões) são utilizadas para auxiliar a memorização da sequência correta. Conforme a Diretriz RCP de 2010 da AHA, qual a sequência correta para esse agente realizar a RCP?




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta