Página Inicial » Ensino Médio » Simulado Agente Legislativo – Questões Objetivas

Simulado Agente Legislativo – Questões Objetivas

O profissional pode atuar em nome de Câmaras Municipais de qualquer parte do país. Suas funções incluem, entre outras atividades, dar apoio aos Vereadores, ao Protocolo e Informações, ao arquivo e documentação, apoio à administração de pessoal, apoio à compras e patrimônio, à contabilidade, entre outras.
Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

A palavra Comunicação deriva do latim communicare, cujo significado é tornar comum, partilhar, associar, trocar opiniões, conferenciar. Entretanto, existem situações em que esse processo apresenta perturbações indesejadas que atrapalham a efetivação da comunicação. Como se chamam essas perturbações, que são barreiras ou mesmo obstáculos que prejudicam e distorcem a compreensão, conforme a Teoria da Comunicação?




Questão 2

Considere as afirmativas abaixo:

I. Os documentos de arquivos devem ser guardados em estantes, armários ou prateleiras apropriados exclusivamente ao seu suporte.
II. As caixas de arquivos devem ser resistentes ao manuseio, ao peso dos documentos e à pressão, caso tenham de ser empilhadas.
III. Em documentos que são juntados com frequência e para melhorar a preservação do papel, faz-se necessário o uso de clipe metálico.

É correto o que se afirma apenas em




Questão 3

Na segurança de dignitários, é necessário adotar uma série de medidas proporcionadas a uma autoridade que garantam, no sentido mais amplo possível, a sua integridade física. Porém, existem algumas condições que são consideradas vulneráveis, EXCETO:




Questão 4

A principal unidade de arranjo estrutural nos arquivos permanentes, constituída dos documentos provenientes de uma mesma fonte geradora de arquivos, denomina-se




Questão 5

O objetivo de uma operação de espionagem é extrair, de forma continuada, os segredos, sem despertar a suspeita da pessoa que serve de vítima. Os espiões adotam métodos individuais (lobo solitário) ou por grupos especializados. Dentre as alternativas abaixo, qual NÃO se constitui uma das fases do processo de espionagem?




Questão 6

Atualmente os arquivos intermediários tornaram-se uma necessidade reconhecida por administradores e arquivistas. Sobre tais arquivos, assinale a alternativa correta.




Questão 7

A tabela de temporalidade é o instrumento de destinação que determina os prazos em que os documentos devem ser mantidos nos arquivos correntes e/ou intermediários, ou recolhidos aos arquivos permanentes, estabelecendo critérios para microfilmagem e eliminação. Sobre os critérios que regulam a eliminação de documentos, assinale a alternativa correta.




Questão 8

Qual o tipo de segurança realizada pelos agentes responsáveis pela segurança quando executam a proteção imediata, posicionados próximos e constantemente ao redor do VIP, cabendo resguardá-lo, reagir a ameaças e retirá-lo em caso de emergência?




Questão 9

O redator de comunicado oficial dirigido ao Prefeito deverá, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, referir-se a ele como




Questão 10

Após a realização de uma audiência pública na Assembleia Legislativa, durante a saída do prédio, houve uma ocorrência entre algumas pessoas e os agentes responsáveis pela segurança, que os contiveram e os apresentaram às autoridades policiais que compareceram ao local. Estes elaboraram um Termo Circunstanciado dos fatos e orientaram os envolvidos que eles seriam encaminhados ao Juizado Especial Criminal, pois o crime cometido fora de menor potencial ofensivo. Qual a referência utilizada pelo policial para considerar como crime de menor potencial ofensivo?




Tempo de simulado:

Comentar Simulado