Simulado Agente Legislativo – Questões Objetivas

O profissional pode atuar em nome de Câmaras Municipais de qualquer parte do país. Suas funções incluem, entre outras atividades, dar apoio aos Vereadores, ao Protocolo e Informações, ao arquivo e documentação, apoio à administração de pessoal, apoio à compras e patrimônio, à contabilidade, entre outras.
Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Quanto ao registro de arma de fogo, o SINARM estabelece alguns regramentos que devem ser atendidos, dentre eles:

I. O registro de arma de fogo será realizado em loja comercial habilitada pelo SINARM.
II. Deve-se apresentar documento comprobatório de ocupação lícita e de residência certa.
III. O prazo para renovação do Certificado de Registro de Arma de fogo é de até 10 anos da data da compra.

Quais estão corretos?

Questão 2

Após a realização de uma audiência pública na Assembleia Legislativa, durante a saída do prédio, houve uma ocorrência entre algumas pessoas e os agentes responsáveis pela segurança, que os contiveram e os apresentaram às autoridades policiais que compareceram ao local. Estes elaboraram um Termo Circunstanciado dos fatos e orientaram os envolvidos que eles seriam encaminhados ao Juizado Especial Criminal, pois o crime cometido fora de menor potencial ofensivo. Qual a referência utilizada pelo policial para considerar como crime de menor potencial ofensivo?

Questão 3

A comunicação, em qualquer esfera, é fundamental para a manutenção do bom ambiente de trabalho. É um processo linear que tem início em uma fonte e seu fim no destinatário. Os elementos essenciais para que ocorra uma comunicação eficiente são:

Questão 4

A digitalização é o processo de escaneamento que permite a transformação dos documentos de papel ou microfilme para imagem digital. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o seu processo básico.

Questão 5

Atualmente os arquivos intermediários tornaram-se uma necessidade reconhecida por administradores e arquivistas. Sobre tais arquivos, assinale a alternativa correta.

Questão 6

Em uma audiência pública na Assembleia Legislativa, houve a necessidade de utilizar serviço de tradução simultânea, com a utilização de aparelhos auditivos entre microfone de alto-falantes. Uma das pessoas que utilizou esse aparelho não o devolveu e, após sua saída do prédio, já distante do local do evento, vendeu-o para outra pessoa. Qual o crime cometido nessa situação?

Questão 7

O agente de deterioração de documentos de arquivos que, além de modificar a estética dos documentos, age de forma cortante, abrasiva e que também atua no interior da fibra do papel, pois é absorvido por meio de ligações químicas, se denomina

Questão 8

Sobre o Princípio da Proveniência, assinale a alternativa correta.

Questão 9

Durante o desenvolvimento de suas atividades, os agentes responsáveis pela segurança constatam situações que não são normais ou mesmo que podem pôr em risco tanto a segurança pessoal quanto a da instituição na qual atuam. Nessas situações, qual o procedimento correto a ser tomado?

Questão 10

De acordo com o artigo 38 da Lei de Responsabilidade Fiscal, a operação de crédito por antecipação de receita destina-se a atender insuficiência de caixa durante o exercício financeiro e cumprirá, entre outras exigências, a seguinte:

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *