Simulado Agente Legislativo – Questões Objetivas

O profissional pode atuar em nome de Câmaras Municipais de qualquer parte do país. Suas funções incluem, entre outras atividades, dar apoio aos Vereadores, ao Protocolo e Informações, ao arquivo e documentação, apoio à administração de pessoal, apoio à compras e patrimônio, à contabilidade, entre outras.
Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Nos termos dos artigos 32 e 33 da Lei de Responsabilidade Fiscal, assinale a alternativa correta.




Questão 2

O Código de Processo Penal (CPP) brasileiro, no seu art. 20, caput, define que a autoridade assegurará no inquérito o sigilo necessário à elucidação do fato ou exigido pelo interesse da sociedade. Porém, esse sigilo não é absoluto, pois o juiz, o promotor de justiça e a autoridade policial poderão ter acesso integral. Ainda o advogado tem acesso aos atos já documentados nos autos. Qual o limite de acesso do advogado no inquérito?




Questão 3

Durante uma atividade na Assembleia Legislativa do RS, alguns manifestantes quebraram móveis e danificaram as instalações do prédio, além de agredirem algumas pessoas na sala de audiência pública. Os agentes da segurança do prédio contiveram aqueles agressores e os mantiveram sob sua guarda até as autoridades policiais comparecerem e adotarem as medidas legais correspondentes. Nesse intervalo de tempo, alguns agentes utilizaram uma placa que colocaram no pescoço dos manifestantes com dizeres “Animais irresponsáveis, não merecem liberdade”, para que fossem vistos e ridicularizados perante os presentes. Qual foi o ato cometido por esses agentes?




Questão 4

No que se refere à ética profissional, analise as proposições abaixo.

I. A moralidade da Administração Pública se limita à distinção entre o bem e o mal. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, não poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.
II. A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.
III. O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto e o oportuno e o inoportuno.

Estão corretas as afirmações contidas em




Questão 5

Durante a realização de um evento público na Assembleia Legislativa, o detector de metais apresentou pane. Assim, foi delimitada uma área para revista das pessoas para verificar possível porte de algum objeto perigoso, sendo que os agentes responsáveis pela segurança definiram uma fila de triagem a partir de uma fita amarela fixada no piso. Algumas pessoas ficaram irritadas com o tempo que estava sendo utilizado naquela atividade e começaram a reclamar dos agentes e não aceitaram suas determinações para se manterem na linha amarela. Que tipo(s) de crime(s) essas pessoas cometeram?




Questão 6

Para melhor realizar as atividades de segurança e controle das atividades em um evento em local de apresentações artísticas no qual esteja atuando na triagem de ingresso, os agentes responsáveis pela segurança deverão solicitar a apresentação de documentos pessoais. Esses documentos, após a identificação, deverão ser:




Questão 7

Os documentos, após cumprirem as suas funções, devem ter o seu destino decidido, seja este a sua eliminação ou recolhimento. Esta etapa, dentro do protocolo, é conhecida por




Questão 8

Acerca das restrições ao acesso à informação, nos termos da Lei nº 12.527 de 2011, assinale a alternativa correta.




Questão 9

Na atividade de agente responsável pela segurança, algumas vezes se faz necessário utilizar conhecimentos e técnicas de Defesa Pessoal, baseadas em qualquer das artes e esportes disponíveis para essa atividade. Existem pontos sensíveis adequados para cada situação operacional que se apresenta. Qual(is) o(s) ponto(s) sensíveis mais adequados para atuar com a intenção de domínio para utilização de algemas?




Questão 10

A palavra Comunicação deriva do latim communicare, cujo significado é tornar comum, partilhar, associar, trocar opiniões, conferenciar. Entretanto, existem situações em que esse processo apresenta perturbações indesejadas que atrapalham a efetivação da comunicação. Como se chamam essas perturbações, que são barreiras ou mesmo obstáculos que prejudicam e distorcem a compreensão, conforme a Teoria da Comunicação?




Tempo de simulado:

Comentar Simulado