Página Inicial » Ensino Médio » Simulado Agente Legislativo – Questões Objetivas

Simulado Agente Legislativo – Questões Objetivas

O profissional pode atuar em nome de Câmaras Municipais de qualquer parte do país. Suas funções incluem, entre outras atividades, dar apoio aos Vereadores, ao Protocolo e Informações, ao arquivo e documentação, apoio à administração de pessoal, apoio à compras e patrimônio, à contabilidade, entre outras.
Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Em estrito acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, assinale a alternativa correta




Questão 2

Classifique as assertivas abaixo em F (falsas) e V (verdadeiras).

( ) A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, não se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada não poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.
( ) É permitido fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, desde que não seja para benefício próprio.
( ) É permitido deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento desde que o motivo seja plenamente justificado por seu chefe imediato.
( ) É considerado dever fundamental do servidor exercer, com estrita moderação, as prerrogativas funcionais que lhe sejam atribuídas, abstendo-se de fazê-lo contrariamente aos legítimos interesses dos usuários do serviço público e dos jurisdicionados administrativos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.




Questão 3

O objetivo de uma operação de espionagem é extrair, de forma continuada, os segredos, sem despertar a suspeita da pessoa que serve de vítima. Os espiões adotam métodos individuais (lobo solitário) ou por grupos especializados. Dentre as alternativas abaixo, qual NÃO se constitui uma das fases do processo de espionagem?




Questão 4

A tabela de temporalidade é o instrumento de destinação que determina os prazos em que os documentos devem ser mantidos nos arquivos correntes e/ou intermediários, ou recolhidos aos arquivos permanentes, estabelecendo critérios para microfilmagem e eliminação. Sobre os critérios que regulam a eliminação de documentos, assinale a alternativa correta.




Questão 5

Considere as afirmativas abaixo:

I. Os documentos de arquivos devem ser guardados em estantes, armários ou prateleiras apropriados exclusivamente ao seu suporte.
II. As caixas de arquivos devem ser resistentes ao manuseio, ao peso dos documentos e à pressão, caso tenham de ser empilhadas.
III. Em documentos que são juntados com frequência e para melhorar a preservação do papel, faz-se necessário o uso de clipe metálico.

É correto o que se afirma apenas em




Questão 6

Após a realização de uma audiência pública na Assembleia Legislativa, durante a saída do prédio, houve uma ocorrência entre algumas pessoas e os agentes responsáveis pela segurança, que os contiveram e os apresentaram às autoridades policiais que compareceram ao local. Estes elaboraram um Termo Circunstanciado dos fatos e orientaram os envolvidos que eles seriam encaminhados ao Juizado Especial Criminal, pois o crime cometido fora de menor potencial ofensivo. Qual a referência utilizada pelo policial para considerar como crime de menor potencial ofensivo?




Questão 7

Durante a prisão em flagrante, o condutor, um agente responsável pela segurança de um prédio, apresentou a pessoa presa perante a autoridade policial na Delegacia, porém não houve testemunha da infração. Nesse caso, qual a situação quanto à lavratura do Auto de Prisão em Flagrante (APF)?




Questão 8

Nos termos da Lei nº 12.527 de 2011, que regula o acesso à informação, assinale a alternativa correta.




Questão 9

Durante a realização de um evento público na Assembleia Legislativa, o detector de metais apresentou pane. Assim, foi delimitada uma área para revista das pessoas para verificar possível porte de algum objeto perigoso, sendo que os agentes responsáveis pela segurança definiram uma fila de triagem a partir de uma fita amarela fixada no piso. Algumas pessoas ficaram irritadas com o tempo que estava sendo utilizado naquela atividade e começaram a reclamar dos agentes e não aceitaram suas determinações para se manterem na linha amarela. Que tipo(s) de crime(s) essas pessoas cometeram?




Questão 10

Nos termos dos artigos 32 e 33 da Lei de Responsabilidade Fiscal, assinale a alternativa correta.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado