Simulado Almoxarife – Questões Teóricas

O Almoxarife recepcionam, conferem e armazenam produtos e materiais em almoxarifados, armazéns, silos e depósitos. Fazem os lançamentos da movimentação de entradas e saídas e controlam os estoques. Além de Organizam o almoxarifado para facilitar a movimentação dos itens armazenados e a armazenar.
Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

A respeito do cut-off, um dos procedimentos mais importantes do inventário, assinale a afirmativa INCORRETA.




Questão 2

Estão descritas abaixo condutas relativas ao planejamento e controle dos custos na gestão de estoques. Analise-as e marque (V) para
verdadeiro e (F) para falso.

( ) No planejamento e controle dos custos relacionados à gestão de estoques, a primeira etapa a ser observada é sua identificação e quantificação. Aseguir, deve-se conhecer o status atual da gestão de estoques na organização.
( ) O custo total atrelado à gestão de estoques na organização é o resultado da soma de diversos componentes como, por exemplo, os gastos com a compra (a quantia que, de fato, é desembolsada na transação) e os custos de armazenagem (isto é, o almoxarifado como centro de custos).
( ) Os custos atinentes à falta de produtos em estoque ou os gastos com o ressuprimento não influenciam no cômputo do custo total associado à gestão de estoques na organização.

A sequência CORRETA é:




Questão 3

A estabilidade alcançada no cargo efetivo, cujo ingresso tenha decorrido de regular concurso público, assegura ao servidor público o direito de




Questão 4

Em um almoxarifado, o trabalho está quase sempre envolvido com cargas e mercadorias.
A esse respeito, avalie as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Um mesmo item pode ser chamado de carga, quando está em trânsito, ou de mercadoria, quando está disponível para ser comercializado.
( ) Cargas gerais, normalmente, são acondicionadas em sacos, caixas, paletes, etc. Também, podem ser classificados como carga geral os produtos que não são embalados por causa de suas dimensões, como máquinas e veículos.
( ) Cargas especiais são aquelas que irão envolver situações e tratamentos específicos, como produtos que necessitam de refrigeração, alguns tipos de alimentos, materiais para análises clínicas e fluidos inflamáveis.
( ) Cargas primárias incluem todo tipo de matéria-prima, como celulose, grãos, trigo, minério, leite não embalado e soja ensacada para exportação.

Assinale a sequência CORRETA.




Questão 5

O trabalho no interior de um armazém requer bastante agilidade e flexibilidade dos envolvidos. Assim, é possível responder com eficiência a uma demanda que, caso não seja bem administrada, pode levar o armazém a ficar rapidamente desorganizado. Assinale a alternativa que revela a exata correspondência entre a nomenclatura e os aspectos referentes à armazenagem que afetam produtividade e custos, respectivamente.

I- Precisa levar em conta tempo e métodos para cada um dos principais produtos, e esses produtos devem estar localizados mais próximos à expedição.
II- Apesar do uso de sistemas integrados sofisticados e caros em muitas organizações, como o ERP (Enterprise Resource Planning), ainda são comuns as divergências de estoque, isto é, falta ou sobra produtos dentro do armazém.
III- O uso de coletores de código de barras sem um sistema eficiente de gestão é insuficiente para garantir a precisão do estoque.




Questão 6

Nas sessões ordinárias da Câmara são apreciadas as proposições, realizados os pronunciamentos e tratados os temas de interesse do Legislativo. Dividida em pequeno expediente, grande expediente, pequena ordem do dia e grande ordem do dia, as sessões ordinárias ocorrem às terças e quintas-feiras. Assinale a alternativa que indica o tema a que se destina o grande expediente das sessões ordinárias.




Questão 7

Esta técnica serve para representar genericamente um processo, um conjunto de atividades ou parte de um conjunto maior. Por regra geral, o(a) _____________ deve ser construído(a) de cima para baixo e da direita para a esquerda, no sentido do formulário, embora essa disposição não seja rígida e sirva a princípio apenas para dar ordem à representação gráfica.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna anterior.




Questão 8

A participação popular é garantida pela Câmara Municipal, que recebe e analisa as proposições da sociedade civil, de acordo com as disposições do Regimento Interno. São entidades habilitadas a apresentar proposições perante a Câmara Municipal, EXCETO:




Questão 9

O leiaute é um tópico de fundamental importância para planejamento, melhorias e gestão de estoques e almoxarifados.
Assinale a alternativa que apresenta os pontos de destaque para se projetar um leiaute para armazenagem.




Questão 10

A Câmara Municipal possui autonomia administrativa e financeira, possuindo recursos consignados na Lei Orçamentária para custeio de suas atividades. São responsáveis por ordenar a ratificar as despesas da Câmara, EXCETO:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado