Simulado Almoxarife – Questões Teóricas

O Almoxarife recepcionam, conferem e armazenam produtos e materiais em almoxarifados, armazéns, silos e depósitos. Fazem os lançamentos da movimentação de entradas e saídas e controlam os estoques. Além de Organizam o almoxarifado para facilitar a movimentação dos itens armazenados e a armazenar.
Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Segundo a Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados, qual situação leva ao recolhimento da documentação de instituições públicas e de caráter público à instituição arquivística pública ou a sua transferência à instituição sucessora?

Questão 2

O leiaute é um tópico de fundamental importância para planejamento, melhorias e gestão de estoques e almoxarifados.
Assinale a alternativa que apresenta os pontos de destaque para se projetar um leiaute para armazenagem.

Questão 3

Quando se aborda o processo de classificação dos itens de almoxarifado, um sistema complexo é necessário e muitas questões saltam à mente. Cruz et al (2015) destacam as principais.
A esse respeito, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 4

No armazenamento de materiais, uma grande economia que a empresa pode realizar na embalagem de seus produtos é a utilização de caixas de papelão ondulado no lugar da madeira, de compensado ou de embalagem a granel. Acerca das vantagens que a caixa de papelão ondulado apresenta sobre a de madeira e outros materiais tradicionais de embalagem, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Permite eliminar a mão de obra de carpintaria.
( ) Suporta com facilidade os redespachos e transbordos mesmo em condições climáticas adversas.
( ) É rápida a selagem da caixa de papelão.
( ) Protege melhor a mercadoria contra o pó.
( ) Independente das condições das estradas, atritos e solavancos raramente causam a ruptura do papelão.

A sequência está correta em

Questão 5

Quanto ao estudo e à avaliação dos custos de estoques, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 6

Em um almoxarifado, o trabalho está quase sempre envolvido com cargas e mercadorias.
A esse respeito, avalie as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Um mesmo item pode ser chamado de carga, quando está em trânsito, ou de mercadoria, quando está disponível para ser comercializado.
( ) Cargas gerais, normalmente, são acondicionadas em sacos, caixas, paletes, etc. Também, podem ser classificados como carga geral os produtos que não são embalados por causa de suas dimensões, como máquinas e veículos.
( ) Cargas especiais são aquelas que irão envolver situações e tratamentos específicos, como produtos que necessitam de refrigeração, alguns tipos de alimentos, materiais para análises clínicas e fluidos inflamáveis.
( ) Cargas primárias incluem todo tipo de matéria-prima, como celulose, grãos, trigo, minério, leite não embalado e soja ensacada para exportação.

Assinale a sequência CORRETA.

Questão 7

A estabilidade alcançada no cargo efetivo, cujo ingresso tenha decorrido de regular concurso público, assegura ao servidor público o direito de

Questão 8

No planejamento de estoques, a classificação de materiais é condição para um resultado de sucesso. A curva ABC fornece os dados necessários para análise e planejamento.
Com relação aos procedimentos de classificação de materiais, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 9

Abaixo são expostas algumas asserções em relação a noções básicas de estoques, incluindo a curva ABC. Assinale a única que é CORRETA:

Questão 10

Estão descritas abaixo condutas relativas ao planejamento e controle dos custos na gestão de estoques. Analise-as e marque (V) para
verdadeiro e (F) para falso.

( ) No planejamento e controle dos custos relacionados à gestão de estoques, a primeira etapa a ser observada é sua identificação e quantificação. Aseguir, deve-se conhecer o status atual da gestão de estoques na organização.
( ) O custo total atrelado à gestão de estoques na organização é o resultado da soma de diversos componentes como, por exemplo, os gastos com a compra (a quantia que, de fato, é desembolsada na transação) e os custos de armazenagem (isto é, o almoxarifado como centro de custos).
( ) Os custos atinentes à falta de produtos em estoque ou os gastos com o ressuprimento não influenciam no cômputo do custo total associado à gestão de estoques na organização.

A sequência CORRETA é:

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *