Página Inicial » Ensino Médio » Simulado Auxiliar Administrativo – Questões Objetivas

Simulado Auxiliar Administrativo – Questões Objetivas

Ele é responsável por verificar a entrada e saída de correspondências, receber e enviar documentos, atender chamadas telefônicas, recepcionar o público em geral, fazer o arquivamento de documentos, manter atualizados os contatos da empresa.
Confira e se prepare para fazer Concursos com a gente. Abaixo questões específicas para o cargo.

Questão 1

É o conjunto de dispêndios realizados pelos entes públicos a fim de saldar gastos fixados na lei do orçamento ou em lei especial, visando à realização e ao funcionamento dos serviços públicos. A despesa faz parte do orçamento e corresponde às autorizações para gastos com as várias atribui- ções governamentais. Também pode ser definida como o conjunto de gastos realizados pelos entes públicos para custear os serviços públicos (despesas correntes) prestados à sociedade ou para a realização de investimentos (despesas de capital). Devem ser autorizadas pelo Poder legislativo, através do ato administrativo chamado orçamento pú- blico. Exceção são as chamadas despesas extra orçamentarias.
A definição acima é a da (o):




Questão 2

São dois estados emocionais opostos que alteram o modo como os seres humanos interagem. Um mostra a ausência de sentimentos, incapacidade de ter emoções relacionadas com outras pessoas. Por outro lado, o segundo estado emocional faz com que um indivíduo se coloque na situação do outro, como se fosse capaz de sentir os seus sentimentos de alegria ou tristeza. Esses dois sentimentos são classificados nesta ordem:




Questão 3

Segundo a definição clássica proposta pelo direito administrativo é o montante total (impostos, taxas, contribuições e outras fontes de recursos) em dinheiro arrecadado pelo Tesouro Nacional e incorporado ao patrimônio do Estado, que serve para custear as despesas públicas e as necessidades de investimentos públicos. A arrecadação pode se caracterizar como direta, quando é realizada pelo próprio Estado, ou indireta, nos casos em que a arrecadação é feita por terceiros conveniados ao Estado. A definição acima é a da (o):




Questão 4

Distribuir material do almoxarifado, conforme solicitação de outros setores; participar das atividades relativas à compra de materiais diversos; e manter contatos com os fornecedores para aquisição de materiais: são funções inerentes à área administrativa. Analise as seguintes afirmativas sobre estoque de materiais.

I. Materiais não-de-estoque são os materiais que, dada a imprevisibilidade da demanda pela organização, não têm necessidade de estarem em estoque. Nesse caso, quando verificada sua necessidade, inicia-se um processo pontual de aquisição. Afinal, estoque gera custos à organização.
II. Em órgãos públicos, a aquisição dos materiais não de estoque, dos quais a demanda, em termos quantitativos, é imprevisível, é feita, preferencialmente, mediante o chamado Sistema de Registro de Preços.
III. Em órgãos públicos, com raras exceções, o objetivo final é a prestação de um serviço. Assim, tendo em vista que usualmente não contemplam processos produtivos, o tipo de material mais comum no setor público é o material auxiliar (material de expediente, de informática, de limpeza etc.).

Está correto o que se afirma em:




Questão 5

Em um cenário que objetiva a reforma geral do Estado, numa tendência que já se manifesta em vários países, a finalidade desta lei em sua diretriz básica, é substituir a administração pública burocrática pela gerencial, tornando a prestação dos serviços pelo Estado mais eficiente. O documento que objetiva isto no Brasil é a:




Questão 6

Considere a proposição I e a razão II a seguir.

I. O envolvimento total da equipe só pode ser atingido se o líder atender às demandas psicológicas das pessoas. Pesquisas indicam que, em sua maioria, as atividades gerenciais envolvem necessidades intelectuais – as demandas referentes à expressão vêm em segundo plano. Ao abordar as três áreas com igual atenção, ampliam-se as chances de conquistar mentes, espíritos e corações dentro da equipe,

PARA TANTO

II. O líder/gerente deve permitir certa autonomia, para que as pessoas criem seu próprio ambiente de trabalho, reconhecer abertamente as contribuições de cada um e, sempre que possível, delegar responsabilidades e tarefas nas respectivas áreas de atuação.

Assinale a alternativa correta.




Questão 7

Pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obediência à limites e condições no que tange a renúncia de receita, geração de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dívidas consolidada e mobiliária, operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, concessão de garantia e inscrição em restos a pagar, tudo amparado no capítulo II do título VI da Constituição Federal de 1988.
O presente texto tem relação com a:




Questão 8

Philip Crosby propõe uma sequência de passos para a implantação de um programa de melhoria da qualidade nas empresas/instituições. Dentre eles, está a avaliação do custo da não qualidade:




Questão 9

Sobre o comportamento organizacional envolvendo as relações indivíduo/organização e a comunicação em equipe, leia as seguintes afirmativas.

I. Nas conversas com a equipe, deve-se buscar a informalidade. Contudo, tanto no campo formal como no informal, o excesso de informações deve ser evitado.
II. A empresa de modelo descentralizada, que é dividida em unidades independentes, é o modelo ideal para uma perfeita comunicação entre os funcionários.
III. A conversa informal ajuda a avaliar os ânimos da equipe e funciona como antídoto contra boatos e fofocas. IV. Reuniões individuais para discutir questões ou problemas iminentes, em vez de confiar apenas em relatórios ou outros documentos escritos, costumam gerar retorno imediato e decisão rápida.

Pode-se afirmar que:




Questão 10

Coloque F para falso e V para verdadeiro à frente das afirmações que abaixo seguem e na sequência assinale a opção que mostra a ordem correta das escolhas.

- Todo e qualquer profissional que ocupe um cargo de chefia, não importa a sua área de atuação é, antes de tudo, um gestor de pessoas.
- Uma das habilidades mais importantes que um gestor deve desenvolver é a da comunicação.
- A descrição de cargos não está no rol dos documentos importantes de uma organização bem estruturada.
- O plano anual de treinamento deve estar baseado dentre outros requisitos, no levantamento das necessidades de treinamento.
- Saber dar um feedback não é uma necessidade básica de um bom gestor.
- Uma política clara de benefícios é também um instrumento importante para reter pessoal qualificado.

A sequência correta de cima para baixo, é:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado