Página Inicial » Ensino Médio » Simulado Auxiliar Administrativo – Questões Objetivas

Simulado Auxiliar Administrativo – Questões Objetivas

Ele é responsável por verificar a entrada e saída de correspondências, receber e enviar documentos, atender chamadas telefônicas, recepcionar o público em geral, fazer o arquivamento de documentos, manter atualizados os contatos da empresa.
Confira e se prepare para fazer Concursos com a gente. Abaixo questões específicas para o cargo.

Questão 1

É importante informar a equipe sobre os planos estratégicos da empresa e a parte que lhe cabe em todo o processo. Com relação às decisões gerenciais e às decisões delegadas, analise as afirmativas.

I. Atribuir poder de decisão a um subordinado reduz a pressão sobre o gerente.
I. Para o colaborador, o voto de confiança serve para motivar. Além disso, quando a decisão é tomada por quem está mais perto do “front”, são maiores as chances de acerto.
III. Em geral, as razões que levam um gerente a centralizar decisões são ruins: ou ele pretende manter seu poder intocado ou não confia que os subordinados agirão de maneira correta.

Está correto o que se afirma em:




Questão 2

Analise as afirmações que abaixo seguem e na sequência assinale a opção que mostra a ordem correta dos números. Uma boa política de benefícios é fundamental no processo de gestão de pessoas nas organizações, sejam estas públicas ou privadas. A regra básica de uma boa política de benefícios é que a concessão atenda as expectativas dos trabalhadores e ao mesmo tempo, seja possível de ser mantida pela organização ao longo do tempo. Na frente das opções sugeridas coloque 1 (um) para as atividades ligadas direta ou indiretamente à gestão de benefícios e 2 (dois) para as atividades não consideradas como relacionadas à gestão de benefícios.

- Recepção de clientes e fornecedores.
- Controle dos custos da assistência médica.
- Controle do contas a pagar.
- Descontos na folha de pagamento das coparticipações.
- Concessão de auxílio creche.
- Controle dos estoques de medicamentos do ambulatório médico.
- Controle dos estoques de produtos acabados fabricados pela empresa.
- Concessão de material escolar para filhos de colaboradores até 10 anos de Idade.

A sequência correta de cima para baixo, é:




Questão 3

Coloque F para falso e V para verdadeiro à frente das afirmações que abaixo seguem e na sequência assinale a opção que mostra a ordem correta das escolhas.

- Todo e qualquer profissional que ocupe um cargo de chefia, não importa a sua área de atuação é, antes de tudo, um gestor de pessoas.
- Uma das habilidades mais importantes que um gestor deve desenvolver é a da comunicação.
- A descrição de cargos não está no rol dos documentos importantes de uma organização bem estruturada.
- O plano anual de treinamento deve estar baseado dentre outros requisitos, no levantamento das necessidades de treinamento.
- Saber dar um feedback não é uma necessidade básica de um bom gestor.
- Uma política clara de benefícios é também um instrumento importante para reter pessoal qualificado.

A sequência correta de cima para baixo, é:




Questão 4

Sobre o comportamento organizacional envolvendo as relações indivíduo/organização e a comunicação em equipe, leia as seguintes afirmativas.

I. Nas conversas com a equipe, deve-se buscar a informalidade. Contudo, tanto no campo formal como no informal, o excesso de informações deve ser evitado.
II. A empresa de modelo descentralizada, que é dividida em unidades independentes, é o modelo ideal para uma perfeita comunicação entre os funcionários.
III. A conversa informal ajuda a avaliar os ânimos da equipe e funciona como antídoto contra boatos e fofocas. IV. Reuniões individuais para discutir questões ou problemas iminentes, em vez de confiar apenas em relatórios ou outros documentos escritos, costumam gerar retorno imediato e decisão rápida.

Pode-se afirmar que:




Questão 5

É a predisposição pessoal para desenvolver esforços, de forma a alcançar os objetivos organizacionais, e que esse esforço satisfaça também as necessidades individuais. Se existem notícias ruins para serem dadas ao grupo seja o primeiro como gestor a dá-las. Desenvolva a habilidade de escutar e ouvir a equipe. Só prometa aquilo que está na esfera das suas atribuições, dentro do escopo do seu cargo. É também eficaz, quando, particularmente, a chefia reconhece que um trabalho foi corretamente executado. Todas essas práticas se referem a:




Questão 6

De acordo com a Lei nº 8.666/93, onde em linhas gerais, NÃO é dispensável a licitação:




Questão 7

Preservação de documentos é o conjunto de medidas adotadas visando proteger, conservar ou restaurar os documentos armazenados em um arquivo. Na conservação dos documentos, vários elementos devem ser evitados, pois tendem a danificar ou acelerar sua degradação. Sobre medidas e cuidados com a preservação dos documentos, considere os seguintes itens.

I. Deve-se evitar a entrada de água, fogo ou luz no ambiente de arquivo, pois esses elementos tendem a danificar os documentos.
II. A limpeza do ambiente, sempre que possível, deve ser feita a seco (aspirador de pó) ou com a utilização de panos úmidos nas estantes e no chão.
III. Deve-se evitar a utilização de saliva ou umedecedor de dedos ao passar as páginas dos documentos.
IV. Ao fazer anotações nos documentos, como o código de classificação, por exemplo, deve-se utilizar lápis.
V. Os objetos metálicos, como clipes, grampos e colchetes, devem ser evitados por provocar a oxidação do papel. Quando necessária a juntada de folhas para formar um processo ou documento, é indicada a utilização de clipes ou colchetes plásticos.
VI. Colas e fitas adesivas também devem ser evitadas, por provocar manchas irreversíveis no documento, produto de sua alta acidez. Na restauração de documentos, existem colas e fitas adesivas com qualidade arquivística (sem acidez) adequadas a essa tarefa.

Quantos dos itens apresentados estão corretos?




Questão 8

Uma das funções básicas do Estado é suprir as necessidades da sociedade. Por sua vez, a sociedade contribui para o financiamento das políticas públicas de maneira compulsória, através do pagamento de tributos. Por sua vez, o princípio orçamentário da universalidade é respeitado quando o orçamento contém todas as receitas e todas as despesas do Estado. Dentre as peças orçamentá- rias, um documento reflete a síntese dos esforços de planejamento da administração pública. O nome deste documento é o:




Questão 9

São dois estados emocionais opostos que alteram o modo como os seres humanos interagem. Um mostra a ausência de sentimentos, incapacidade de ter emoções relacionadas com outras pessoas. Por outro lado, o segundo estado emocional faz com que um indivíduo se coloque na situação do outro, como se fosse capaz de sentir os seus sentimentos de alegria ou tristeza. Esses dois sentimentos são classificados nesta ordem:




Questão 10

Considere as afirmações abaixo e na sequência, assinale a opção correta.

É fundamental que o gestor seja capaz de, no esforço de gerenciar a cultura, considere os valores nacionais que contaminam a cultura das organizações.

PORQUE

As pesquisas sobre cultura organizacional são muito específicas ao definir que, em toda e qualquer organização, esta estará carregada dos traços da cultura nacional e isto, impõe aos gestores o desafio de gerenciar a organização levando em conta os valores organizacionais e os valores nacionais.

Considerando as duas afirmações acima, é correto afirmar que:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado