Simulado Auxiliar Administrativo – Questões Objetivas

Ele é responsável por verificar a entrada e saída de correspondências, receber e enviar documentos, atender chamadas telefônicas, recepcionar o público em geral, fazer o arquivamento de documentos, manter atualizados os contatos da empresa.
Confira e se prepare para fazer Concursos com a gente. Abaixo questões específicas para o cargo.

Questão 1

A acurácia dos estoques e uma série de outros indicadores inerentes à gestão dos materiais são extremamente importantes em qualquer negócio, seja ele público ou privado. Todas as pessoas envolvidas nas operações de uma organização, seja ela pública ou privada, devem se preocupar com a acurácia dos estoques. Desta forma, pode-se afirmar que acurácia é:

I. O estoque registrado no sistema contábil da organização.
II. O percentual correspondente a assertividade do estoque, ou seja, o quão próximo o estoque contábil está do estoque real.
III. Um indicador que tem impacto na venda de produtos.
IV. De responsabilidade única e exclusiva do gestor financeiro da organização.

Está correto o que se afirma em:

Questão 2

A importância do investimento nessa estratégia gira em torno da influência dos colaboradores dentro da própria empresa – eles possuem contato diário com todos os processos e isso os torna mais aptos para opinar e influenciar pessoas a respeito da marca daquela organização de modo geral. Objetiva também melhorar a imagem da empresa entre os seus colaboradores, culminando em uma equipe motivada e reduzindo o turnover (índice de rotatividade).
Assim sendo, as afirmações acima estão relacionadas com a (o):

Questão 3

Quanto à classificação dos arquivos, leia as seguintes afirmativas.

I. Arquivos históricos são aqueles que têm sob sua custódia os documentos resultantes da experiência humana num campo específico, como, por exemplo, os arquivos médicos e os de radiologia.
II. Consideram-se arquivos privados os conjuntos de documentos produzidos ou recebidos por pessoas físicas ou jurídicas, em decorrência de suas atividades.
III. Os arquivos públicos são os conjuntos de documentos produzidos e recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos de âmbito federal, estadual, do Distrito Federal e municipal em decorrência de suas funções administrativas, legislativas e judiciárias.
IV. Segundo a natureza da entidade a que estão vinculados, os arquivos podem ser ativos e inativos.

Pode-se afirmar que:

Questão 4

Sobre o comportamento organizacional envolvendo as relações indivíduo/organização e a comunicação em equipe, leia as seguintes afirmativas.

I. Nas conversas com a equipe, deve-se buscar a informalidade. Contudo, tanto no campo formal como no informal, o excesso de informações deve ser evitado.
II. A empresa de modelo descentralizada, que é dividida em unidades independentes, é o modelo ideal para uma perfeita comunicação entre os funcionários.
III. A conversa informal ajuda a avaliar os ânimos da equipe e funciona como antídoto contra boatos e fofocas. IV. Reuniões individuais para discutir questões ou problemas iminentes, em vez de confiar apenas em relatórios ou outros documentos escritos, costumam gerar retorno imediato e decisão rápida.

Pode-se afirmar que:

Questão 5

A legislação que dispõe sobre o controle e o arquivo de documentos públicos e privados, no que compete aos documentos privados afirma que:

Questão 6

Normas e manuais técnicos tem como base os princípios da Arquivologia. Dentre suas finalidades, uma delas é controlar a gestão dos documentos públicos e trazer uma organização ao Estado e à sociedade. Por sua vez, a Constituição Federal de 1988, no parágrafo 2º do Artigo 216 determina que: “cabem à administração pública, na forma da lei, a gestão da documentação governamental e as providências para franquear sua consulta a quantos dela necessitem”. Por outro lado, com o advento da Lei 8.159, de 08/01/1991, se estabeleceu a(s):

Questão 7

A digitalização é dirigida ao acesso, à difusão e à preservação do acervo documental. Antes do início do projeto de digitalização, pressupõe-se que o tratamento arquivístico dos documentos, a avaliação e a seleção dos conjuntos documentais a serem digitalizados já tenham sido desenvolvidos e que o acervo arquivístico selecionado tenha sido previamente higienizado, identificado e organizado (arranjo, descrição e indexação). Sobre o tema, analise as seguintes afirmativas.

I. A fim de se gerar um representante digital fiel ao documento original, deve-se identificar o menor caractere (linha, traco̧ , ponto, mancha de impressão) a ser digitalizado para a determinação da resolução óptica que garantirá sua legibilidade na versão digital.
II. Para a definição do tipo de equipamento de captura digital a ser utilizado, devem-se observar os tipos documentais existentes no acervo e sua quantificação, além das características físico-químicas de cada tipo de documento, para reduzir os riscos à integridade física do original.
III. O processo de digitalização deverá ser realizado, preferencialmente, nas instalações das instituições detentoras do acervo documental, evitando-se seu transporte e manuseio inadequados, e a possibilidade de danos causados por questões ambientais, roubo ou extravio.
IV. Recomenda-se a digitalização de conjuntos documentais integrais, como fundos/coleções ou séries. No entanto, é possível digitalizar itens documentais isolados, devido a frequência de uso, estado de conservação ou alto valor intrínseco com necessidade de incremento de sua segurança, sem, entretanto, descontextualizá-los do conjunto a que pertencem.

Pode-se afirmar que:

Questão 8

No que se refere a divulgação e publicidade, conforme prevê o artigo 21 da Lei 8.666/93, os avisos contendo os resumos dos editais das concorrências, das tomadas de preços, dos concursos e dos leilões, embora realizados no local da repartição interessada, deverão ser publicados com antecedência, no mínimo, por uma vez:

I. No Diário Oficial da União, quando se tratar de licitação feita por órgão ou entidade da Administração Pública Federal.
II. No Diário Oficial do Estado, ou do Distrito Federal quando se tratar, respectivamente, de licitação feita por órgão ou entidade da Administração Pública Estadual ou Municipal, ou do Distrito Federal.
III. Em jornal diário de grande circulação no Estado e também, se houver, em jornal de circulação no Município ou na região onde será realizada a obra, prestado o serviço, fornecido, alienado ou alugado o bem.
IV. Em outros meios de divulgação para ampliar a abrangência da competição, conforme o vulto da licitação.

Está correto o que se afirma em:

Questão 9

É o conjunto de dispêndios realizados pelos entes públicos a fim de saldar gastos fixados na lei do orçamento ou em lei especial, visando à realização e ao funcionamento dos serviços públicos. A despesa faz parte do orçamento e corresponde às autorizações para gastos com as várias atribui- ções governamentais. Também pode ser definida como o conjunto de gastos realizados pelos entes públicos para custear os serviços públicos (despesas correntes) prestados à sociedade ou para a realização de investimentos (despesas de capital). Devem ser autorizadas pelo Poder legislativo, através do ato administrativo chamado orçamento pú- blico. Exceção são as chamadas despesas extra orçamentarias.
A definição acima é a da (o):

Questão 10

Coloque F para falso e V para verdadeiro à frente das afirmações que abaixo seguem. Na sequência assinale a opção que representa a ordem correta das escolhas. A boa gestão sobre os materiais em estoque no âmbito de uma organização, seja ela pública ou privada, é uma das atividades mais desafiadoras para seus gestores. Em assim sendo, podemos afirmar que:

- O indicador que compara o estoque virtual (no sistema contábil) com o estoque físico é chamado de grau de acurácia.
- A metodologia que trabalha o grau de criticidade dos estoques é baseada em Pareto (80 X 20).
- O grau de confiabilidade dos estoques de produtos acabados se reflete diretamente nas vendas da organização.
- O diagrama de Ishikawa ou espinha de peixe é um dos melhores aplicativos para o controle dos estoques.
- WMS é um aplicativo para o controle de estoques, dentre outras funcionalidades.
- Uma sequência lógica de produção é: maté- ria-prima mais insumos, que se transformam em produtos em processo e depois em produtos acabados.

A sequência correta de cima para baixo, é:

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *