Simulado Auxiliar Administrativo – Questões Objetivas

Ele é responsável por verificar a entrada e saída de correspondências, receber e enviar documentos, atender chamadas telefônicas, recepcionar o público em geral, fazer o arquivamento de documentos, manter atualizados os contatos da empresa.
Confira e se prepare para fazer Concursos com a gente. Abaixo questões específicas para o cargo.

Questão 1

São dois estados emocionais opostos que alteram o modo como os seres humanos interagem. Um mostra a ausência de sentimentos, incapacidade de ter emoções relacionadas com outras pessoas. Por outro lado, o segundo estado emocional faz com que um indivíduo se coloque na situação do outro, como se fosse capaz de sentir os seus sentimentos de alegria ou tristeza. Esses dois sentimentos são classificados nesta ordem:




Questão 2

Segundo a definição clássica proposta pelo direito administrativo é o montante total (impostos, taxas, contribuições e outras fontes de recursos) em dinheiro arrecadado pelo Tesouro Nacional e incorporado ao patrimônio do Estado, que serve para custear as despesas públicas e as necessidades de investimentos públicos. A arrecadação pode se caracterizar como direta, quando é realizada pelo próprio Estado, ou indireta, nos casos em que a arrecadação é feita por terceiros conveniados ao Estado. A definição acima é a da (o):




Questão 3

Sobre o comportamento organizacional envolvendo as relações indivíduo/organização e a comunicação em equipe, leia as seguintes afirmativas.

I. Nas conversas com a equipe, deve-se buscar a informalidade. Contudo, tanto no campo formal como no informal, o excesso de informações deve ser evitado.
II. A empresa de modelo descentralizada, que é dividida em unidades independentes, é o modelo ideal para uma perfeita comunicação entre os funcionários.
III. A conversa informal ajuda a avaliar os ânimos da equipe e funciona como antídoto contra boatos e fofocas. IV. Reuniões individuais para discutir questões ou problemas iminentes, em vez de confiar apenas em relatórios ou outros documentos escritos, costumam gerar retorno imediato e decisão rápida.

Pode-se afirmar que:




Questão 4

Entre as contribuições de Deming para a excelência gerencial estão os princípios por ele instituídos para a produtividade que visa ao programa de melhoria contínua da organização. Julgue verdadeiros (V) ou falsos (F) os princípios listados a seguir.

(...) A alta administração e todas as pessoas devem aprender e adotar a nova filosofia: não mais conviver com atrasos, erros e defeitos no trabalho.
(...) Deve-se investir na prevenção de defeitos, em vez de investir na correção.
(...) Suspender a prática de fazer negócios apenas na base do preço.
(...) Demolir as barreiras funcionais entre departamentos.
(...) Eliminar exortações à produtividade sem que os métodos não tenham sido providenciados.

Assinale a alternativa com a sequência correta.




Questão 5

É a predisposição pessoal para desenvolver esforços, de forma a alcançar os objetivos organizacionais, e que esse esforço satisfaça também as necessidades individuais. Se existem notícias ruins para serem dadas ao grupo seja o primeiro como gestor a dá-las. Desenvolva a habilidade de escutar e ouvir a equipe. Só prometa aquilo que está na esfera das suas atribuições, dentro do escopo do seu cargo. É também eficaz, quando, particularmente, a chefia reconhece que um trabalho foi corretamente executado. Todas essas práticas se referem a:




Questão 6

A legislação que dispõe sobre o controle e o arquivo de documentos públicos e privados, no que compete aos documentos privados afirma que:




Questão 7

A administração direta, na esfera federal, recebe recursos financeiros do tesouro nacional. Todas suas despesas administrativas e seus investimentos são mantidos com o repasse de dinheiro pú- blico proveniente de tributos recolhidos pela União. Normalmente, esses órgãos atuam em políticas públicas de caráter essencialmente de Estado, como: Defesa Nacional, Relações Exteriores, Sa- úde, Previdência, Educação e diversas outras áreas. Os servidores públicos lotados na Administração direta são selecionados por meio de concurso público e possuem vínculo estatutário junto ao Estado, o que significa que não são contratados sob as regras da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), e sim de acordo com estatuto próprio. Eles ocupam cargos públicos criados por lei. Assim sendo, é um exemplo de órgão da administração direta do governo federal a (o):




Questão 8

Pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obediência à limites e condições no que tange a renúncia de receita, geração de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dívidas consolidada e mobiliária, operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, concessão de garantia e inscrição em restos a pagar, tudo amparado no capítulo II do título VI da Constituição Federal de 1988.
O presente texto tem relação com a:




Questão 9

Preservação de documentos é o conjunto de medidas adotadas visando proteger, conservar ou restaurar os documentos armazenados em um arquivo. Na conservação dos documentos, vários elementos devem ser evitados, pois tendem a danificar ou acelerar sua degradação. Sobre medidas e cuidados com a preservação dos documentos, considere os seguintes itens.

I. Deve-se evitar a entrada de água, fogo ou luz no ambiente de arquivo, pois esses elementos tendem a danificar os documentos.
II. A limpeza do ambiente, sempre que possível, deve ser feita a seco (aspirador de pó) ou com a utilização de panos úmidos nas estantes e no chão.
III. Deve-se evitar a utilização de saliva ou umedecedor de dedos ao passar as páginas dos documentos.
IV. Ao fazer anotações nos documentos, como o código de classificação, por exemplo, deve-se utilizar lápis.
V. Os objetos metálicos, como clipes, grampos e colchetes, devem ser evitados por provocar a oxidação do papel. Quando necessária a juntada de folhas para formar um processo ou documento, é indicada a utilização de clipes ou colchetes plásticos.
VI. Colas e fitas adesivas também devem ser evitadas, por provocar manchas irreversíveis no documento, produto de sua alta acidez. Na restauração de documentos, existem colas e fitas adesivas com qualidade arquivística (sem acidez) adequadas a essa tarefa.

Quantos dos itens apresentados estão corretos?




Questão 10

Considere a proposição I e a razão II a seguir.

I. O envolvimento total da equipe só pode ser atingido se o líder atender às demandas psicológicas das pessoas. Pesquisas indicam que, em sua maioria, as atividades gerenciais envolvem necessidades intelectuais – as demandas referentes à expressão vêm em segundo plano. Ao abordar as três áreas com igual atenção, ampliam-se as chances de conquistar mentes, espíritos e corações dentro da equipe,

PARA TANTO

II. O líder/gerente deve permitir certa autonomia, para que as pessoas criem seu próprio ambiente de trabalho, reconhecer abertamente as contribuições de cada um e, sempre que possível, delegar responsabilidades e tarefas nas respectivas áreas de atuação.

Assinale a alternativa correta.




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta