Simulado Auxiliar Administrativo – Questões Objetivas

Ele é responsável por verificar a entrada e saída de correspondências, receber e enviar documentos, atender chamadas telefônicas, recepcionar o público em geral, fazer o arquivamento de documentos, manter atualizados os contatos da empresa.
Confira e se prepare para fazer Concursos com a gente. Abaixo questões específicas para o cargo.

Questão 1

A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. O Auxiliar Administrativo sempre deverá pautar os seus atos nestes cinco princípios.
Neste sentido, o que significa o princípio da eficiência?

Questão 2

Considere a proposição I e a razão II a seguir.

I. O envolvimento total da equipe só pode ser atingido se o líder atender às demandas psicológicas das pessoas. Pesquisas indicam que, em sua maioria, as atividades gerenciais envolvem necessidades intelectuais – as demandas referentes à expressão vêm em segundo plano. Ao abordar as três áreas com igual atenção, ampliam-se as chances de conquistar mentes, espíritos e corações dentro da equipe,

PARA TANTO

II. O líder/gerente deve permitir certa autonomia, para que as pessoas criem seu próprio ambiente de trabalho, reconhecer abertamente as contribuições de cada um e, sempre que possível, delegar responsabilidades e tarefas nas respectivas áreas de atuação.

Assinale a alternativa correta.

Questão 3

Marque a alternativa CORRETA que descreva o que é um decreto.

https://legislacao.ufsc.br/conceitos/

Questão 4

A administração direta, na esfera federal, recebe recursos financeiros do tesouro nacional. Todas suas despesas administrativas e seus investimentos são mantidos com o repasse de dinheiro pú- blico proveniente de tributos recolhidos pela União. Normalmente, esses órgãos atuam em políticas públicas de caráter essencialmente de Estado, como: Defesa Nacional, Relações Exteriores, Sa- úde, Previdência, Educação e diversas outras áreas. Os servidores públicos lotados na Administração direta são selecionados por meio de concurso público e possuem vínculo estatutário junto ao Estado, o que significa que não são contratados sob as regras da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), e sim de acordo com estatuto próprio. Eles ocupam cargos públicos criados por lei. Assim sendo, é um exemplo de órgão da administração direta do governo federal a (o):

Questão 5

A legislação que dispõe sobre o controle e o arquivo de documentos públicos e privados, no que compete aos documentos privados afirma que:

Questão 6

Conforme a Constituição Federal, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 7

Em um cenário que objetiva a reforma geral do Estado, numa tendência que já se manifesta em vários países, a finalidade desta lei em sua diretriz básica, é substituir a administração pública burocrática pela gerencial, tornando a prestação dos serviços pelo Estado mais eficiente. O documento que objetiva isto no Brasil é a:

Questão 8

Segundo a definição clássica proposta pelo direito administrativo é o montante total (impostos, taxas, contribuições e outras fontes de recursos) em dinheiro arrecadado pelo Tesouro Nacional e incorporado ao patrimônio do Estado, que serve para custear as despesas públicas e as necessidades de investimentos públicos. A arrecadação pode se caracterizar como direta, quando é realizada pelo próprio Estado, ou indireta, nos casos em que a arrecadação é feita por terceiros conveniados ao Estado. A definição acima é a da (o):

Questão 9

A acurácia dos estoques e uma série de outros indicadores inerentes à gestão dos materiais são extremamente importantes em qualquer negócio, seja ele público ou privado. Todas as pessoas envolvidas nas operações de uma organização, seja ela pública ou privada, devem se preocupar com a acurácia dos estoques. Desta forma, pode-se afirmar que acurácia é:

I. O estoque registrado no sistema contábil da organização.
II. O percentual correspondente a assertividade do estoque, ou seja, o quão próximo o estoque contábil está do estoque real.
III. Um indicador que tem impacto na venda de produtos.
IV. De responsabilidade única e exclusiva do gestor financeiro da organização.

Está correto o que se afirma em:

Questão 10

Entre as contribuições de Deming para a excelência gerencial estão os princípios por ele instituídos para a produtividade que visa ao programa de melhoria contínua da organização. Julgue verdadeiros (V) ou falsos (F) os princípios listados a seguir.

(...) A alta administração e todas as pessoas devem aprender e adotar a nova filosofia: não mais conviver com atrasos, erros e defeitos no trabalho.
(...) Deve-se investir na prevenção de defeitos, em vez de investir na correção.
(...) Suspender a prática de fazer negócios apenas na base do preço.
(...) Demolir as barreiras funcionais entre departamentos.
(...) Eliminar exortações à produtividade sem que os métodos não tenham sido providenciados.

Assinale a alternativa com a sequência correta.

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *