Simulado Auxiliar Administrativo – Questões Objetivas

Ele é responsável por verificar a entrada e saída de correspondências, receber e enviar documentos, atender chamadas telefônicas, recepcionar o público em geral, fazer o arquivamento de documentos, manter atualizados os contatos da empresa. Confira e se prepare para fazer Concursos com a gente. Abaixo questões específicas para o cargo.

Questão 1

As circulares têm como objetivo o ordenamento do serviço. Têm como definição, segundo Peixoto, (2001, p.39), “toda comunicação escrita, reproduzida em várias ou muitas cópias, obviamente de mesmo teor, contendo informações, ordens ou instruções, e dirigida a diversas pessoas ou órgãos, mediante aviso, ofício, carta, manifesto”. Isso significa dizer que a circular é um modo de comunicação, sendo um documento oficial que é reproduzido e dirigido a vários remetentes. Considerando-se a estrutura do texto das circulares, qual alternativa apresenta um elemento não obrigatório na sua composição?

Questão 2

Preservação de documentos é o conjunto de medidas adotadas visando proteger, conservar ou restaurar os documentos armazenados em um arquivo. Na conservação dos documentos, vários elementos devem ser evitados, pois tendem a danificar ou acelerar sua degradação. Sobre medidas e cuidados com a preservação dos documentos, considere os seguintes itens.

I. Deve-se evitar a entrada de água, fogo ou luz no ambiente de arquivo, pois esses elementos tendem a danificar os documentos.
II. A limpeza do ambiente, sempre que possível, deve ser feita a seco (aspirador de pó) ou com a utilização de panos úmidos nas estantes e no chão.
III. Deve-se evitar a utilização de saliva ou umedecedor de dedos ao passar as páginas dos documentos.
IV. Ao fazer anotações nos documentos, como o código de classificação, por exemplo, deve-se utilizar lápis.
V. Os objetos metálicos, como clipes, grampos e colchetes, devem ser evitados por provocar a oxidação do papel. Quando necessária a juntada de folhas para formar um processo ou documento, é indicada a utilização de clipes ou colchetes plásticos.
VI. Colas e fitas adesivas também devem ser evitadas, por provocar manchas irreversíveis no documento, produto de sua alta acidez. Na restauração de documentos, existem colas e fitas adesivas com qualidade arquivística (sem acidez) adequadas a essa tarefa.

Quantos dos itens apresentados estão corretos?

Questão 3

Analise as afirmativas a seguir:

I. Para utilizar os instrumentos do planejamento de forma coerente – adaptando-os à realidade da entidade e às suas necessidades – o gestor deve desconhecer os objetivos estratégicos propostos, ignorar as mudanças que estão ocorrendo no contexto da entidade e concentrar-se exclusivamente em conhecer as leis vigentes.
II. Michael Porter afirma que uma organização sem um planejamento estratégico corre o risco de se tornar obsoleta, pois seus gestores passam a se concentrar excessivamente no operacional, aumentando assim a capacidade da organização de definir, priorizar e executar planos e objetivos de longo prazo.
III. No contexto do planejamento estratégico, o macroambiente é composto por variáveis mais gerais, de caráter social ou econômico, como, por exemplo, a inflação, os índices de preços e a taxa de desemprego. Esses índices, embora não interfiram na organização, devem ser considerados durante a elaboração de planos estratégicos.

Marque a alternativa CORRETA:

Questão 4

Analise as afirmativas a seguir:

I. O servidor público deve cumprir os prazos legais relacionados aos serviços prestados pela entidade, certificando-se de que o atendimento aos usuários deve ser de qualidade, eficiente e eficaz.
II. Ao realizar o atendimento ao público, o servidor deve procurar ser o mais claro, objetivo e transparente possível, buscando compreender as necessidades do cidadão e dar orientações e encaminhamentos adequados para que o usuário possa ter sua necessidade suprida.

Marque a alternativa CORRETA:

Questão 5

Analise as afirmativas a seguir:

I. É vedado ao servidor público iludir ou enganar as pessoas que necessitam dos serviços prestados pela entidade pública, pois o servidor tem o papel de garantir o direito do cidadão de acesso aos serviços públicos.
II. São exemplos de características e comportamentos do servidor favoráveis ao bom atendimento em uma entidade pública, entre outros, a capacidade de resposta, a autoconfiança, a comunicação incompreensível, a disponibilidade para resolver questões e o interesse em ajudar o cidadão.

Marque a alternativa CORRETA:

Questão 6

A legislação que dispõe sobre o controle e o arquivo de documentos públicos e privados, no que compete aos documentos privados afirma que:

Questão 7

Analise as afirmativas a seguir:

I. Uma entidade pública que promove uma cultura de proatividade entre os servidores e de humanização no atendimento aos usuários dos serviços está trabalhando em prol de uma boa qualidade no atendimento aos cidadãos.
II. O termo “canal de comunicação” designa o conjunto de elementos que dificultam o entendimento de uma mensagem recebida pelo cidadão. Assim, o servidor deve sempre evitar utilizar os canais de comunicação da instituição para enviar mensagens para os usuários dos serviços.

Marque a alternativa CORRETA:

Questão 8

Qual é o termo que se define por “disciplina que tem por objeto o conhecimento dos arquivos e dos princípios e técnicas a serem observados na sua constituição, organização, desenvolvimento e utilização”, (Cunha e Cavalcanti, 2008, p. 31)?

Questão 9

Assinale a alternativa que aponte, corretamente, a justificativa para a obrigatoriedade do uso do padrão culto da Língua Portuguesa na Redação Oficial.

Questão 10

Conforme a organização administrativa dos serviços do Órgão Municipal: finalidades dos órgãos, assinale a alternativa CORRETA que conste a finalidade das Secretarias Municipais.

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