Simulado Técnico Agrícola – Questões Teóricas

Ele auxilia os produtores rurais oferecendo ajuda técnica para desenvolverem sua produção. Além de prepara o solo, plantio, combate a pragas e colheita. E faz análise para verificar possíveis pontos que devem ser melhorados na produção e aplica soluções pontuais.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

Com relação aos métodos de controle de pragas, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:




Questão 2

O mamoeiro é uma planta tropical muito apreciada e vários países. Uma das principais pragas que atacam o mamoeiro é o ácaro. O melhor meio de controle do Ácaro-Branco e do Ácaro-Rajado, tão comuns na cultura do mamoeiro é a aplicação de produtos como o:




Questão 3

Zoonose crônica, causada por bactéria, presente em todo o território nacional, que afeta a maioria dos mamíferos domésticos, reduzindo a produção leiteira por afetar, principalmente, o sistema reprodutivo e podendo ser transmitida ao homem por meio de contaminação de produtos lácteos e seus derivados. Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 4

Sobre as práticas culturais em pepinos, tomates e cebolas, é correto afirmar que




Questão 5

O controle biológico de insetos-praga é uma prática sustentável que pode diminuir o uso de inseticidas e vem ganhando representatividade para o controle de diversas pragas. Sobre essa prática, é correto afirmar que




Questão 6

Com relação às pragas dos grãos armazenados, pode-se afirmar:




Questão 7

O consórcio pode ser utilizado em qualquer tipo de cultura, desde que uma não prejudique o desenvolvimento da outra. Analise as afirmativas abaixo em relação à consorciação de culturas.

I. Para maior aproveitamento do consórcio, as culturas devem ser implantadas no início do período das chuvas, entre final de setembro e início de outubro, a fim de proporcionar maior aproveitamento das águas, com maior crescimento das culturas.
II. Essa prática não possui custo alto de implantação, uma vez que é adotada para gerar lucros.
III. É possível consorciar, por exemplo, uma plantação de coco com uma de laranja, pois as duas culturas são perenes e uma iria atrapalhar o desenvolvimento da outra.
IV. O cultivo de duas espécies numa mesma área, entre uma gramínea e uma leguminosa, conhecido como consórcio, é uma forma de diminuir o aporte de nitrogênio no solo.

Está CORRETA a alternativa:




Questão 8

Os protozoários são organismos unicelulares, na grande maioria das vezes heterótrofos, capazes de causar doenças nos homens e animais, muitas destas, disseminadas por vetores. Qual alternativa abaixo cita exemplo de protozoose NÃO transmitida por agente vetor?




Questão 9

Com relação ao uso de estufas plásticas para plantios de hortaliças recomenda-se:




Questão 10

O aumento da velocidade e o da intensidade do comércio de produtos agropecuários, causados, principalmente, pela evolução dos meios de transportes e pela abertura de novos mercados, aumentaram significativamente os riscos de doenças dos setores produtivos. Sobre isso, leia as afirmativas abaixo:

I. O sertão nordestino, por ser afastado das outras regiões do país, não tem necessidade de implantar medidas de defesa sanitária.
II. Apenas a conscientização dos produtores, erradicando as culturas afetadas ou sacrificando os animais doentes, é suficiente para impedir uma epidemia.
III. A vigilância epidemiológica deve ser uma atividade permanente e sistemática.
IV. Existem regras que determinam a notificação imediata e obrigatória de doenças transmissíveis.

Assinale a alternativa CORRETA.




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta