Simulado Técnico Agrícola – Questões Teóricas

Ele auxilia os produtores rurais oferecendo ajuda técnica para desenvolverem sua produção. Além de prepara o solo, plantio, combate a pragas e colheita. E faz análise para verificar possíveis pontos que devem ser melhorados na produção e aplica soluções pontuais.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

O desempenho da mesorregião nordeste paraense em fruticultura é importante, justificando a posição de pólo de referência para a fruticultura no Pará. Com relação a essa produção agrícola, é correto afirmar que




Questão 2

Em relação a instalação da horta, assinale (V)para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) Os terrenos planos ou levemente inclinados devem ser os preferidos para a instalação de hortas.
( ) Os solos ideais para o cultivo das hortaliças sã aqueles que se apresentam com altos teores de matéria orgânica, com elevados teores dos elementos químicos.
( ) Deve-se dar preferência aos solos ditos de textura franca, ou seja, nem arenosos e nem argilosos em excesso. A classificação do solo também é obtida por meio da análise realizada em laboratório.
( ) A localização do terreno deve ser adequada, de modo que a horta receba luz solar diretamente ao longo de todo o dia, não sendo recomendado que se tenha sombra sobre as plantas.
( ) Para as hortaliças, o solo ideal deve ter 20% de areia, 40 a 50% de argila e 20 a 30% de ar e matéria orgânica, portanto solos demasiadamente úmidos são indicados.

A sequência CORRETA é:




Questão 3

Sabemos que as plantas crescem bem quando lançam suas raízes no horizonte A, onde os resíduos orgânicos se acumulam, e, em muitos solos, as argilas se movem para o horizonte B. O primeiro horizonte tem então uma estrutura facilmente penetrável, pelas raízes, pelo ar e pela água e que está pleno de nutrientes, enquanto o segundo horizonte tem maior capacidade de armazenar água. Essa combinação criada pela natureza de um horizonte A, mais poroso e fértil, sobre um outro horizonte B, mais adensado - mas que pode reter água – é um sistema muito apropriado para o cultivo de plantas.
Sobre boas práticas de preparo do solo para sua conservação, é correto afirmar que




Questão 4

Para que uma doença ocorra, são necessárias condições ambientais favoráveis, um agente causal atuante, o patógeno e um hospedeiro susceptível, a planta. Sendo assim, coloque V nas afirmativas verdadeiras e F nas falsas.

( ) O uso de cultivares resistentes é uma maneira viável para o plantio em locais de ocorrência de uma doença ou praga.
( ) Para patógenos de solo, a redução da irrigação e a rotação de culturas com espécies não hospedeiras favorecem a ocorrência de doenças.
( ) Plantio em locais onde a doença ainda não ocorreu, com medidas de exclusão, é uma boa alternativa de controle.
( ) As viroses de plantas são controladas eficientemente mediante o uso de antibióticos.
( ) Há vários métodos de manejo de doenças de plantas; entre eles, os mais utilizados são os métodos biológicos, químicos, genéticos, culturais e físicos.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.




Questão 5

No tratamento da água para o consumo humano, o processo de cloração é utilizado na fase final de todo o processo, com o objetivo de




Questão 6

O trato cultural relativo a planta que consiste na eliminação do caule e dos ramos laterais da planta, a uma altura determinada, empregado em culturas com desequilíbrio na parte aérea, quando há poucas ramificações na gema intermediária da planta e esta é desejada fazendo com que a planta emita novas ramificações é chamado de:




Questão 7

O milho durante muito tempo foi considerado uma planta resistente ao parasitismo provocado por nematóides causadores de galhas. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma forma de controle de nematóides.




Questão 8

Para um bom desenvolvimento de uma plantação de bananas, o produtor precisa adotar práticas culturais adequadas. Essas técnicas de manejo da cultura envolvem diversos campos de conhecimento, desde o preparo do solo e produção de mudas até a manutenção do plantio no campo. Sobre esse tema, é verdadeiro afirmar que




Questão 9

O Brasil é o maior produtor mundial de feijão, sendo os estados do Paraná, Minas Gerais, Bahia e São Paulo os principais produtores do país. Um dos principais fatores responsáveis pela sua baixa produtividade é a ocorrência de doenças. A doença que provoca queda na produtividade prejudica também a qualidade do produto causando alterações, deformação, enrugamento e manchas nos grãos, causada pelo fungo Colletotrichum lindemuthianum é a:




Questão 10

Sobre a propagação das plantas, analise as afirmativas abaixo:

I. O grão de pólen é o responsável pela fecundação do óvulo da flor, que se desenvolve e forma a semente.
II. Pode haver formação do fruto, sem que tenha havido a fecundação do óvulo da flor.
III. Em plantas alógamas, faz-se necessária a presença de agentes polinizadores para poder haver a fecundação.

Assinale a alternativa CORRETA.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado