Simulado Técnico Agrícola – Questões Teóricas

Ele auxilia os produtores rurais oferecendo ajuda técnica para desenvolverem sua produção. Além de prepara o solo, plantio, combate a pragas e colheita. E faz análise para verificar possíveis pontos que devem ser melhorados na produção e aplica soluções pontuais.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

Para um bom desenvolvimento de uma plantação de bananas, o produtor precisa adotar práticas culturais adequadas. Essas técnicas de manejo da cultura envolvem diversos campos de conhecimento, desde o preparo do solo e produção de mudas até a manutenção do plantio no campo. Sobre esse tema, é verdadeiro afirmar que

Questão 2

O desempenho da mesorregião nordeste paraense em fruticultura é importante, justificando a posição de pólo de referência para a fruticultura no Pará. Com relação a essa produção agrícola, é correto afirmar que

Questão 3

Em relação à cultura do milho, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

Questão 4

A irrigação é praticamente indispensável em fruticultura. Para a instalação de um sistema de irrigação, é necessário levar em consideração diversos fatores, tais como o tipo de solo, a cultura a ser explorada e o regime de chuvas.
Sobre isso, leia as afirmativas abaixo:

I. Capacidade de campo é o ponto máximo de água que o solo pode reter.
II. Ponto de murcha permanente é o ponto, em que a planta não consegue mais retirar água do solo.
III. Solos arenosos são menos permeáveis, porque seus poros são menores que os dos solos argilosos.
IV. Solos argilosos retêm mais água que os solos arenosos, porque seus poros são mais numerosos e maiores.
V. Solos arenosos são mais permeáveis, porque têm mais poros que os solos argilosos.

Estão CORRETAS

Questão 5

De acordo com o nível socioeconômico e hábitos da população, os resíduos sólidos urbanos de um município variam sua composição. Dados indicam que uma pessoa produza de 1,5 a 2,0 kg de resíduos por dia. Esses resíduos podem ser restos de comida ou materiais como papel e papelão, vidros e metais, plásticos, roupas, entre outros. A técnica de compostagem propicia um destino útil para os resíduos orgânicos, evitando sua acumulação em aterros e lixões. Sobre esse tema, leia as afirmativas abaixo:

I. A aeração e o tamanho da pilha de resíduos para a compostagem não interfere no resultado final, pois os microorganismos decompositores são anaeróbicos.
II. Promover condições para conseguir a temperatura ótima para os microrganismos é fundamental no processo de compostagem. Cada grupo é especializado e desenvolve-se numa faixa de temperatura.
III. Quanto maior a variedade de resíduos orgânicos existentes em uma compostagem, maior será a variedade de microorganismos atuantes no solo.
IV. O húmus é um processo microbiológico realizado por bactérias, fungos, anelídeos e outros organismos.

Assinale a alternativa CORRETA.

Questão 6

A cafeicultura é uma das atividades mais representativas do agronegócio nacional, com grande relevância do ponto de vista social e econômico, nas regiões onde está instalada. Em as pragas que atacam essa cultura, é CORRETO afirmar que:

Questão 7

Entendem-se por educação ambiental os processos, por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade (Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999). Sobre os objetivos fundamentais da educação ambiental, analise as afirmativas abaixo:

I. A garantia de democratização das informações ambientais.
II. O estímulo e o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social.
III. O desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações, envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos.
IV. O fomento e o fortalecimento da integração com a ciência e a tecnologia.
V. O fortalecimento da cidadania, autodeterminação dos povos e solidariedade como fundamentos para o futuro da humanidade.

Assinale a alternativa CORRETA.

Questão 8

Para maior viabilidade econômica, social e ambiental deve-se optar pelo Manejo Integrado de Pragas (MIP) e Manejo Integrado de Doenças (MID). Considerando a grande diversidade de pragas e doenças, certifique-se de que a escolha da forma de controle não provocará o surgimento de outro problema.
Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a um controle cultural na cultura do cafeeiro.

Questão 9

Sobre a propagação das plantas, analise as afirmativas abaixo:

I. O grão de pólen é o responsável pela fecundação do óvulo da flor, que se desenvolve e forma a semente.
II. Pode haver formação do fruto, sem que tenha havido a fecundação do óvulo da flor.
III. Em plantas alógamas, faz-se necessária a presença de agentes polinizadores para poder haver a fecundação.

Assinale a alternativa CORRETA.

Questão 10

A raça ou o tipo de cruzamento são apenas alguns dos itens componentes do sistema de produção. Existem várias opções de raças e tipos de cruzamentos para produção de leite. Assinala a alternativa CORRETA que representa raças europeia pura, especialmente selecionada para a produção de leite.

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *