Página Inicial » Ensino Médio » Simulado Técnico Agrícola – Questões Teóricas

Simulado Técnico Agrícola – Questões Teóricas

Ele auxilia os produtores rurais oferecendo ajuda técnica para desenvolverem sua produção. Além de prepara o solo, plantio, combate a pragas e colheita. E faz análise para verificar possíveis pontos que devem ser melhorados na produção e aplica soluções pontuais.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

Considera-se impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam

I. A saúde, a segurança e o bem-estar da população.
II. Um conjunto de seres vivos, flora e fauna, que habitam um determinado ambiente.
III. As atividades sociais e econômicas.
IV. A qualidade dos recursos ambientais.

Assinale a alternativa CORRETA.




Questão 2

Com relação ao controle de doenças das plantas, é CORRETO afirmar:




Questão 3

Para que uma doença ocorra, são necessárias condições ambientais favoráveis, um agente causal atuante, o patógeno e um hospedeiro susceptível, a planta. Sendo assim, coloque V nas afirmativas verdadeiras e F nas falsas.

( ) O uso de cultivares resistentes é uma maneira viável para o plantio em locais de ocorrência de uma doença ou praga.
( ) Para patógenos de solo, a redução da irrigação e a rotação de culturas com espécies não hospedeiras favorecem a ocorrência de doenças.
( ) Plantio em locais onde a doença ainda não ocorreu, com medidas de exclusão, é uma boa alternativa de controle.
( ) As viroses de plantas são controladas eficientemente mediante o uso de antibióticos.
( ) Há vários métodos de manejo de doenças de plantas; entre eles, os mais utilizados são os métodos biológicos, químicos, genéticos, culturais e físicos.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.




Questão 4

NÃO é de competência do CONAMA, Conselho Nacional do Meio Ambiente:




Questão 5

Zoonose crônica, causada por bactéria, presente em todo o território nacional, que afeta a maioria dos mamíferos domésticos, reduzindo a produção leiteira por afetar, principalmente, o sistema reprodutivo e podendo ser transmitida ao homem por meio de contaminação de produtos lácteos e seus derivados. Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 6

Analise os itens sobre sistemas de produção animal.

I. A ordem correta em um sistema de produção de frangos de corte é aquecimento do aviário – preparo do comedouro e bebedouro – recebimento dos pintos.
II. A ordem correta em um sistema de produção de frangos de corte é recebimento dos pintos - aquecimento do aviário – preparo do comedouro e bebedouro.
III. Em caso de peste suína clássica, comprovadamente positiva, deve-se eliminar todo o plantel que habite no mesmo local.
IV. Em caso de peste suína clássica, comprovadamente positiva, deve-se aplicar vacinas em todo plantel que não apresentar sintomas da doença, após eliminação dos animais infectados.

Estão corretos os itens




Questão 7

Em relação à cultura do feijão, todas as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:




Questão 8

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo.

As substâncias ou misturas de substâncias destinadas a destruir ou impedir o desenvolvimento de vegetais indesejados, denominadas ervas daninhas são os ______________ e os _____________ são compostos químicos ou biológicos, letais aos insetos e ácaros.




Questão 9

O Brasil é o maior produtor mundial de feijão, sendo os estados do Paraná, Minas Gerais, Bahia e São Paulo os principais produtores do país. Um dos principais fatores responsáveis pela sua baixa produtividade é a ocorrência de doenças. A doença que provoca queda na produtividade prejudica também a qualidade do produto causando alterações, deformação, enrugamento e manchas nos grãos, causada pelo fungo Colletotrichum lindemuthianum é a:




Questão 10

As boas práticas agrícolas (BPA) se baseiam em técnicas, princípios, normas e recomendações, que permitem a quem produz fazer as coisas bem feitas e dando garantia da qualidade dos seus produtos. Sobre as boas práticas agrícolas, analise as afirmativas abaixo:

I. Controle das pragas priorizando o Manejo Integrado de Pragas (MIP), com o uso de agrotóxicos registrados para cultura, com menor toxicidade ou outras práticas apropriadas a cada cultura.
II. Adoção do método mais adequado de colheita com observação de todos os detalhes recomendados para cada tipo de cultura, visando preservar a qualidade e a minimização das perdas qualitativas e quantitativas.
III. Utilização de sementes e mudas produzidas, de acordo com a legislação pertinente.
IV. Armazenamento adequado de produtos agrotóxicos e destinação de embalagens vazias, conforme determinações da legislação vigente.
V. Apenas poderão ser utilizados produtos da linha Não Agrícola (NA), registrados no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis - IBAMA e/ou na Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA e cadastrados na ADAGRO.

Está CORRETO o que se afirma em




Tempo de simulado:

Comentar Simulado