Simulado Técnico Agrícola – Questões Teóricas

Ele auxilia os produtores rurais oferecendo ajuda técnica para desenvolverem sua produção. Além de prepara o solo, plantio, combate a pragas e colheita. E faz análise para verificar possíveis pontos que devem ser melhorados na produção e aplica soluções pontuais. Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

Em um plantio de melancia, o resultado da análise química de um solo recomendou a aplicação de 120 kg de nitrogênio(N)/ha e que o fertilizante escolhido foi a ureia (45% de N). A partir desses dados, calcule a quantidade aproximada (em kg) de fertilizante a ser colocada em uma área de 5 ha.

Questão 2

O desempenho da mesorregião nordeste paraense em fruticultura é importante, justificando a posição de pólo de referência para a fruticultura no Pará. Com relação a essa produção agrícola, é correto afirmar que

Questão 3

O consórcio pode ser utilizado em qualquer tipo de cultura, desde que uma não prejudique o desenvolvimento da outra. Analise as afirmativas abaixo em relação à consorciação de culturas.

I. Para maior aproveitamento do consórcio, as culturas devem ser implantadas no início do período das chuvas, entre final de setembro e início de outubro, a fim de proporcionar maior aproveitamento das águas, com maior crescimento das culturas.
II. Essa prática não possui custo alto de implantação, uma vez que é adotada para gerar lucros.
III. É possível consorciar, por exemplo, uma plantação de coco com uma de laranja, pois as duas culturas são perenes e uma iria atrapalhar o desenvolvimento da outra.
IV. O cultivo de duas espécies numa mesma área, entre uma gramínea e uma leguminosa, conhecido como consórcio, é uma forma de diminuir o aporte de nitrogênio no solo.

Está CORRETA a alternativa:

Questão 4

O controle biológico de insetos-praga é uma prática sustentável que pode diminuir o uso de inseticidas e vem ganhando representatividade para o controle de diversas pragas. Sobre essa prática, é correto afirmar que

Questão 5

O Brasil possui um grande potencial para a produção de frutas que são consumidas no mercado interno e também exportadas. Grande parte dessa produção, é perdida antes mesmo de chegar à mesa do consumidor, devido a técnicas de manejo e à colheita inadequadas. Com relação à colheita e pós-colheita dessas frutas, leia as afirmativas abaixo:

I. Os frutos climatéricos não podem ser colhidos em estágios iniciais de maturação.
II. Durante a maturação das frutas, acontecem mudanças de cor, sabor, aroma e textura.
III. Todos os frutos podem ser colhidos, antes de estarem completamente maduros.
IV. O momento adequado de colher o fruto está baseado em métodos físicos, químicos, fisiológicos ou combinações entre eles.

Assinale a alternativa CORRETA.

Questão 6

Na piscicultura, são critérios biológicos utilizados para definir quais espécies de peixe serão produzidas, EXCETO:

Questão 7

São objetivos da análise química do solo, EXCETO:

Questão 8

Algumas práticas e estratégias são necessárias para que as culturas expressem seu potencial genético de produtividade e para que o solo se mantenha fértil. A utilização de adubos orgânicos é uma delas. Assinalar a alternativa que apresenta o principal processo envolvido para que elementos que constituem tecidos vegetais, animais ou excretas sejam mineralizados, o que pode ocorrer no campo ou, de modo mais sofisticado, em laboratórios e fábricas de adubo orgânico:

Questão 9

Com relação às pragas dos grãos armazenados, pode-se afirmar:

Questão 10

Sobre as práticas conservacionistas do solo, analisar os itens abaixo:

I. As práticas conservacionistas de caráter cultural são aquelas que recorrem a estruturas artificiais para promover a disposição adequada de porções de terra com as finalidades de reduzir a velocidade de escoamento da enxurrada e aumentar a infiltração no solo.

II. Cultivo em contorno e captação in situ são práticas de caráter mecânico.

III. Práticas vegetativas podem ser medidas e associadas aos princípios de sustentabilidade com o objetivo de reduzir impactos negativos dos cultivos, como erosão, salinização, desertificação, lixiviação de nutrientes, perda de água, entre outros.

IV. Os cordões de vegetação em contorno constituem uma técnica que objetiva controlar a erosão em áreas com declividade por meio do uso de espécies de plantas cultivadas em faixas e em nível.

V. As espécies capim-elefante, cana-de-açúcar e palma forrageira são utilizadas na prática de cultivo em contorno.

Estão CORRETOS:

Tempo de simulado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *