Página Inicial » Ensino Médio » Simulado Técnico Agrícola – Questões Teóricas

Simulado Técnico Agrícola – Questões Teóricas

Ele auxilia os produtores rurais oferecendo ajuda técnica para desenvolverem sua produção. Além de prepara o solo, plantio, combate a pragas e colheita. E faz análise para verificar possíveis pontos que devem ser melhorados na produção e aplica soluções pontuais.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

Sobre os agrotóxicos que podem ser classificados por classe, grau e cor do rótulo, leia as afirmativas abaixo:

I. Classe I, Extremamente tóxico, rótulo vermelho.
II. Classe II, Altamente tóxico, rótulo amarelo.
III. Classe III, Medianamente tóxico, rótulo azul.
IV. Classe IV, Pouco tóxico, rótulo verde.
V. Classe V, atóxico, rótulo branco.

Assinale a alternativa CORRETA.




Questão 2

Considera-se impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam

I. A saúde, a segurança e o bem-estar da população.
II. Um conjunto de seres vivos, flora e fauna, que habitam um determinado ambiente.
III. As atividades sociais e econômicas.
IV. A qualidade dos recursos ambientais.

Assinale a alternativa CORRETA.




Questão 3

Em relação a adubação verde, assinale V nas afirmativas corretas e F nas afirmativas falsas:

( ) Possibilita o controle da erosão pela proteção que a cobertura vegetal oferece ao solo;
( ) Adiciona matéria orgânica ao solo.
( ) Promove o retorno às camadas superiores dos elementos nutritivos que as raízes absorvem e são levados para aparte aérea.
( ) Melhora a estrutura do solo.
( ) Quando se usam leguminosas, estas fixam o nitrogênio do ar atmosférico, resultando de sua decomposição uma adubação nitrogenada.

A sequência correta das afirmativas acima é:




Questão 4

Em relação a instalação da horta, assinale (V)para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) Os terrenos planos ou levemente inclinados devem ser os preferidos para a instalação de hortas.
( ) Os solos ideais para o cultivo das hortaliças sã aqueles que se apresentam com altos teores de matéria orgânica, com elevados teores dos elementos químicos.
( ) Deve-se dar preferência aos solos ditos de textura franca, ou seja, nem arenosos e nem argilosos em excesso. A classificação do solo também é obtida por meio da análise realizada em laboratório.
( ) A localização do terreno deve ser adequada, de modo que a horta receba luz solar diretamente ao longo de todo o dia, não sendo recomendado que se tenha sombra sobre as plantas.
( ) Para as hortaliças, o solo ideal deve ter 20% de areia, 40 a 50% de argila e 20 a 30% de ar e matéria orgânica, portanto solos demasiadamente úmidos são indicados.

A sequência CORRETA é:




Questão 5

O trato cultural relativo a planta que consiste na eliminação do caule e dos ramos laterais da planta, a uma altura determinada, empregado em culturas com desequilíbrio na parte aérea, quando há poucas ramificações na gema intermediária da planta e esta é desejada fazendo com que a planta emita novas ramificações é chamado de:




Questão 6

Com relação aos métodos de controle de pragas, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:




Questão 7

No Brasil, apesar da ocorrência de muitas espécies de insetos em bananais, poucas causam danos significativos à produção. A principal praga que ataca a cultura da bananeira, conhecida também por moleque-da-bananeira é a:




Questão 8

Sobre bacias hidrográficas de classe especial e o lançamento de efluentes, é CORRETO afirmar que este




Questão 9

O Brasil é o maior produtor mundial de feijão, sendo os estados do Paraná, Minas Gerais, Bahia e São Paulo os principais produtores do país. Um dos principais fatores responsáveis pela sua baixa produtividade é a ocorrência de doenças. A doença que provoca queda na produtividade prejudica também a qualidade do produto causando alterações, deformação, enrugamento e manchas nos grãos, causada pelo fungo Colletotrichum lindemuthianum é a:




Questão 10

O milho durante muito tempo foi considerado uma planta resistente ao parasitismo provocado por nematóides causadores de galhas. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma forma de controle de nematóides.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado