Simulado Técnico Agrícola – Questões Teóricas

Ele auxilia os produtores rurais oferecendo ajuda técnica para desenvolverem sua produção. Além de prepara o solo, plantio, combate a pragas e colheita. E faz análise para verificar possíveis pontos que devem ser melhorados na produção e aplica soluções pontuais. Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

Conhecer as espécies de plantas espontâneas presentes na área, assim como sua fisiologia e os diferentes herbicidas que podem controla-lá, são de extrema importância para um bom manejo, sem que causa injúrias para a espécie comercial.
Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a um herbicida inibidor do Fotossistema I.

Questão 2

Algumas práticas e estratégias são necessárias para que as culturas expressem seu potencial genético de produtividade e para que o solo se mantenha fértil. A utilização de adubos orgânicos é uma delas. Assinalar a alternativa que apresenta o principal processo envolvido para que elementos que constituem tecidos vegetais, animais ou excretas sejam mineralizados, o que pode ocorrer no campo ou, de modo mais sofisticado, em laboratórios e fábricas de adubo orgânico:

Questão 3

Para a determinação da evapotranspiração potencial de referência (ETo) são utilizados métodos diretos e indiretos.

Entre os métodos diretos está o método do lisímetro, que consiste em tanques enterrados no solo, dentro dos quais se mede a evapotranspiração. É o método mais preciso para determinação direta da ETo, desde que instalados corretamente. Sobre a instalação do lisímetro, analisar os itens abaixo:

I. Deve ser suficientemente largo e profundo, com uma área mínima de 4m3 .

II. As condições físicas do solo dentro do lisímetro precisam se aproximar, tanto quanto possível, das condições do solo externo.

III. O lisímetro deve ser instalado em uma área plana, homogênea em cultura e solo, de dois hectares, no máximo.

IV. A vegetação plantada dentro do lisímetro deve ser de mesma espécie, altura e densidade da vegetação externa.

V. Não há necessidade de controlar o lençol freático.

Estão CORRETOS:

Questão 4

O milho durante muito tempo foi considerado uma planta resistente ao parasitismo provocado por nematóides causadores de galhas. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma forma de controle de nematóides.

Questão 5

As regulagens dos arados são feitas para que eles trabalhem o mais corretamente possível, isto é, proporcionando uma aração adequada com o mínimo esforço de tração, não havendo tendência de se deslocarem tanto longitudinalmente quanto transversalmente. Várias regulagens podem ser executadas nos arados, resumidas em dois aspectos principais: o controle da profundidade de trabalho e o controle da estabilidade lateral. Assinalar a alternativa que apresenta um ajuste de controle de profundidade de um arado de discos montado:

Questão 6

Sobre a propagação das plantas, analise as afirmativas abaixo:

I. O grão de pólen é o responsável pela fecundação do óvulo da flor, que se desenvolve e forma a semente.
II. Pode haver formação do fruto, sem que tenha havido a fecundação do óvulo da flor.
III. Em plantas alógamas, faz-se necessária a presença de agentes polinizadores para poder haver a fecundação.

Assinale a alternativa CORRETA.

Questão 7

Em relação à cultura do feijão, todas as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:

Questão 8

Com relação ao uso de estufas plásticas para plantios de hortaliças recomenda-se:

Questão 9

A sigatoka-negra que destrói as folhas, comprometendo a capacidade fotossintética, afetando o crescimento e a produtividade das plantas de bananeira.
A cerca dessa doença, assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao seu agente causal.

Questão 10

Zoonose crônica, causada por bactéria, presente em todo o território nacional, que afeta a maioria dos mamíferos domésticos, reduzindo a produção leiteira por afetar, principalmente, o sistema reprodutivo e podendo ser transmitida ao homem por meio de contaminação de produtos lácteos e seus derivados. Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA.

Tempo de simulado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *