>

Simulado Auxiliar de Cozinha – Questões Taóoricas

É o profissional responsável pelo pré-preparo, higienização, organização e pequenas produções de alimentos dos vários setores de cozinha. Um Auxiliar de Cozinha lava, descasca, corta, rala os alimentos sob a orientação do cozinheiro e nutricionista. Preparamos este simulado abaixo com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos.

Questão 1

O porcionamento de refeições é a etapa em que o alimento é retirado da panela e transferido para cubas, travessas ou pratos. Nessa etapa de manipulação dos alimentos deve-se observar:

1- higiene pessoal do manipulador.
2- higiene dos utensílios.
3- aparência do alimento.
4- técnicas de cozimento.

O correto está apenas em:

Questão 2

Na atualidade, muito se fala sobre Globalização. Sobre o assunto, analise as afirmativas que se seguem:

I. No momento em que as economias nacionais se enfraquecem, o mercado global assume maior importância.
II. A Internet e o sistema financeiro internacional representam dois importantes símbolos da globalização.
III. As economias nacionais estão se desnacionalizando em ritmo acelerado.
IV. Um dos aspectos mais importantes da globalização é a expansão do pequeno comércio.

Assinale a alternativa que mostra as afirmativas certas:

Questão 3

O Estado da Bahia possui famosas e belas praias, além de, no Brasil, possuir o(a) maior:

Questão 4

“Depois de 43 dias de viagem, a frota de nove naus e três caravelas, comandada pelo português Pedro Álvares Cabral, enfim avistava terra. Era uma terça-feira, 22 de abril de 1500, três dias após a celebração da Páscoa, quando os tripulantes viram o cume de um monte “muito alto e redondo”, logo denominado Monte Pascoal. Os portugueses foram bem recebidos pelos nativos e dois dias depois, os padres da tripulação já rezavam missa em solo brasileiro. Os índios que tão bem receberam os portugueses eram:

Questão 5

Entre as técnicas de pré-preparo e preparo de hortaliças, qual é a que mais preserva o valor nutricional?

Questão 6

A higienização das mãos deve seguir os seguintes passos:

Questão 7

A lavagem das mãos é uma prática necessária ao manipulador de alimentos e deve ocorrer:

Questão 8

O controle de tempo e temperatura é uma ação necessária dentro de uma Unidade de Alimentação e Nutrição e tem como objetivo:

Questão 9

O maior rio genuinamente baiano é o rio:

Questão 10

Uma das condições para elaboração do plano alimentar é:

Tempo de simulado: