Simulado Auxiliar de Farmácia – Questões Objetivas

É o profissional responsável por auxiliar no atendimento e na organização dos medicamentos por setor, repõe medicamentos e materiais, interpreta prescrições médicas, esclarecendo dúvidas em geral e auxiliando o farmacêutico de plantão. Questões selecionas de provas objetivas que caíram em Concursos Públicos.

Questão 1

Qual forma farmacêutica é a mais indicada para a administração de medicamento em pacientes que apresentam náuseas e vômito?

Questão 2

A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 67, de 8 de outubro de 2007, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, dispõe sobre boas práticas de manipulação, em farmácias, de preparações magistrais e oficinais para uso humano em farmácias. Em relação às normas previstas na RDC 67/2007, analise as afirmativas abaixo.

I- As farmácias que mantêm filiais devem possuir laboratórios de manipulação funcionando em todas elas, não sendo permitidas filiais ou postos exclusivamente para coleta de receitas.
II- Devem existir salas de manipulação, com dimensões que facilitem ao máximo a limpeza, a manutenção e outras operações a serem executadas, podendo-se combinar a manipulação de sólidos, líquidos e semissólidos em única sala em função do porte da farmácia.
III- A manipulação de produtos estéreis deve atender a um alto nível de higiene e procedimentos, não sendo permitida a manipulação desses produtos em farmácias.
IV- Para a manipulação de hormônios, antibióticos, citostáticos e substâncias sujeitas a controle especial, as farmácias devem possuir salas de manipulação dedicadas, dotadas cada uma com antecâmara.

Dentre as afirmativas, estão corretas

Questão 3

“Os medicamentos particularmente sensíveis à ação da temperatura são chamados “.............................” e requerem, em geral, temperatura fresca ou refrigerada.”

Marque a alternativa que completa corretamente o enunciado acima:

Questão 4

O armazenamento de medicamentos deve garantir a adequada conservação e integridade dos fármacos durante todo o prazo de validade. Deve ainda possibilitar uma estocagem ordenada, segura e racional das diversas categorias de medicamentos e produtos. No que diz respeito ao armazenamento de medicamentos,

Questão 5

A dispensação é o ato farmacêutico de distribuir um ou mais medicamentos a um paciente, geralmente, como resposta à apresentação de uma prescrição elaborada por um profissional autorizado.
De acordo com a Portaria 344/98 qual(is) o(s) profissional/profissionais autorizado(s) a prescrever medicamentos à base de substâncias anti-retrovirais (lista "C4")?

Questão 6

Analise as afirmativas a seguir, relativas aos benefícios das formas farmacêuticas, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Facilita a administração.
( ) Facilita a ingestão da substância ativa.
( ) Garante a presença do fármaco no local de ação.

Assinale a sequência CORRETA.

Questão 7

A notificação de receita é um documento padronizado destinado à notificação da prescrição de medicamentos como: entorpecentes, psicotrópicos e retinóides de uso sistêmico e imunossupressores.
Assinale a alternativa que correlaciona corretamente esses medicamentos com a cor da notificação de receita e o profissional autorizado a prescrevê-lo:

Questão 8

Marque a alternativa incorreta:

Questão 9

Uma emulsão é formada por componentes apolares (fase oleosa), componentes polares (fase aquosa) e emulsificantes. A perda de estabilidade de uma emulsão pode ser visualizada, por exemplo, quando ocorre total separação das fases aquosa e oleosa no sistema, em que a fase menos densa fica na superfície e a mais densa fica no fundo. A seleção do emulsificante e de sua concentração adequada contribui para

Questão 10

A dispensação e o uso de medicamentos vencidos podem ter consequências graves para a saúde dos pacientes. Sobre o controle de validade dos medicamentos, analise as afirmativas abaixo.

I- Medicamentos com prazo de validade para o mês 09/2018 devem ser retirados do estoque até o dia 31/08/2018, último dia de sua validade.
II- Uma estratégia para controle de validade de medicamentos é a dispensação prioritária de lotes que apresentam prazos de validade próximos de expirar e podem ser separados em local específico para facilitar a visualização.
III- Expirado o prazo de validade, todos os medicamentos devem ter seu vencimento registrado no Sistema Nacional de Gerenciamento de Medicamentos Controlados (SNGPC).
IV- Após a expiração do prazo de validade, os medicamentos vencidos devem ser separados, acondicionados em caixas lacradas e identificados até que sejam corretamente destinados para o descarte.

Dentre as afirmativas, estão corretas

Tempo de simulado:

9 comentários

  1. otimas questoes
  2. aprendendo muito com o simulado
  3. dificil as perguntas
  4. [QT-57 nas farmácias podem administrar medicação endovenosa?
  5. Sabrina Silva de Oliveira Santos
    Muito boa as questões dos simulados. Parabéns para a equipe que preparam as questões.
  6. Suzana Teixeira moreira
    #QT-1846 Port. SVS/MS nº 344/98 atualizada, Notificação de Receita B, azul, validade nacional.
  7. Rosália Silva Oliveira Batista
    Muito bom esse simulado pq a gente aprende mais com o conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *