Simulado Auxiliar de Farmácia – Questões Objetivas

É o profissional responsável por auxiliar no atendimento e na organização dos medicamentos por setor, repõe medicamentos e materiais, interpreta prescrições médicas, esclarecendo dúvidas em geral e auxiliando o farmacêutico de plantão.
Questões selecionas de provas objetivas que caíram em Concursos Públicos.

Questão 1

Para a implantação de um sistema da qualidade, é recomendável formar um grupo gerencial, com a participação da diretoria e representantes das várias áreas, a fim de acompanhar o cronograma de implantação, identificar e solucionar eventuais dificuldades. Nesse sentido, existem as diretrizes da alta administração, que visam à melhoria dos vários processos que têm impacto com a satisfação dos clientes, qualidade dos produtos e serviços, devendo estar documentados. Essas diretrize s são designadas:




Questão 2

O armazenamento de medicamentos deve garantir a adequada conservação e integridade dos fármacos durante todo o prazo de validade. Deve ainda possibilitar uma estocagem ordenada, segura e racional das diversas categorias de medicamentos e produtos. No que diz respeito ao armazenamento de medicamentos,




Questão 3

Conceitos básicos de farmacologia e toxicologia (fármaco, medicamento, remédio, denominação comum brasileira e internacional e reação adversa a medicamentos) são importantes para a atuação do auxiliar de farmácias comunitárias. Nesse contexto, considere os conceitos abaixo.

I- A denominação comum brasileira é a denominação do fármaco ou princípio farmacologicamente ativo aprovada pela Organização Mundial de Saúde.
II- Remédio é qualquer cuidado para curar ou aliviar doenças ou sintomas que precisa ter seu princípio ativo identificado e sua eficácia, segurança e qualidade comprovadas.
III- Todo medicamento é considerado um remédio, mas nem todo remédio pode ser considerado um medicamento.
IV- Medicamento é o produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou diagnóstico.

Dentre os conceitos, estão corretos




Questão 4

O anexo I da Resolução da Diretoria Colegiada nº 67, de 8 de outubro de 2007, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, estabelece os requisitos mínimos de boas práticas de manipulação em farmácias a serem observados na manipulação, conservação e dispensação de preparações magistrais, oficinais bem como para aquisição de matérias-primas e materiais de embalagem. De acordo com esse anexo, para uma manipulação segura, com promoção da saúde e prevenção de acidentes, agravos e doenças ocupacionais nos trabalhadores,




Questão 5

Considere que um auxiliar de enfermagem de uma ambulância de suporte básico informou por telefone ao serviço de farmácia que a ampola de butilescopolamina tem o prazo de validade para a data de 04/2016.
Nesse contexto, assinale a alternativa em que consta a data limite que esse medicamento pode ser utilizado, segundo a Farmacopeia, 5ª edição.




Questão 6

Analise a afirmativa a seguir.

“____________________ é o produto farmacêutico, tecnicamente, obtido, ou elaborado, que contém um ou mais fármacos e outras substâncias, com finalidade profilática; curativa; paliativa; ou para fins de diagnóstico.”

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna da afirmativa anterior.




Questão 7

Analise as afirmativas a seguir, relativas aos benefícios das formas farmacêuticas, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Facilita a administração.
( ) Facilita a ingestão da substância ativa.
( ) Garante a presença do fármaco no local de ação.

Assinale a sequência CORRETA.




Questão 8

Qual das alternativas a seguir corresponde a uma ação permitida às farmácias e drogarias?




Questão 9

Refere-se à administração da droga por injeção, liberando-a diretamente no líquido tecidual ou no sangue, sem atravessar a mucosa intestinal:




Questão 10

A manipulação magistral de cápsulas apresenta diversas vantagens, dentre elas , a obtenção de uma forma farmacêutica na dosagem adequada às necessidades do paciente e do tratamento. A manipulação dessa forma farmacêutica deve acontecer de forma a diminuir a exposição do manipulador aos componentes da formulação em suspensão no ar. Assim, de acordo com Resolução da Diretoria Colegiada nº 67, de 8 de outubro de 2007, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a pesagem dessas matérias-primas sólidas deve ser realizada




Tempo de simulado:

Comentar Simulado