Simulado Auxiliar de Farmácia – Questões Objetivas

É o profissional responsável por auxiliar no atendimento e na organização dos medicamentos por setor, repõe medicamentos e materiais, interpreta prescrições médicas, esclarecendo dúvidas em geral e auxiliando o farmacêutico de plantão.
Questões selecionas de provas objetivas que caíram em Concursos Públicos.

Questão 1

As formas farmacêuticas semissólidas possuem várias apresentações e podem ser administradas por diversas vias. Uma via de administração para esse tipo de forma farmacêutica é

Questão 2

Recentemente a ANVISA suspendeu a comercialização da ranitidina, medicamento utilizado no tratamento de refluxo gastroesofágico, úlcera péptica e lesão da mucosa relacionada ao stress.
Como a ranitidina exerce seu efeito gastroprotetor?

Questão 3

A promoção do uso racional de medicamentos, um dos eixos estratégicos da Política Nacional de Assistência Farmacêutica, pode ocorrer por intermédio de ações que disciplinem:

Questão 4

O procedime0nto que deve assegurar que o medicamento de boa qualidade seja entregue ao paciente certo, na dose prescrita, na quantidade adequada, é denominado de:

Questão 5

As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal, e com os seguintes princípios:

Questão 6

Nas ambulâncias do tipo B, está previsto o estoque de qual medicamento?

Questão 7

De acordo com a Política Nacional de Medicamentos, a promoção do uso racional de medicamentos envolverá quais medidas?

Questão 8

Em relação à Assistência farmacêutica, pode-se afirmar que:

Questão 9

As funções administrativas são as próprias funções do administrador. Elas englobam os chamados elementos da administração. O elemento da administração que cuida de verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas é:

Questão 10

Em relação à prescrição, ao uso e à administração de medicamentos, o protocolo de segurança, coordenado pelo Ministério da Saúde e pela Anvisa, em 2013, recomenda estruturas-modelo para a prescrição de medicamentos, que as tornam completas e mais claras para o entendimento dos pacientes, aumentando a segurança na utilização dos medicamentos. Um exemplo de prescrição que contém todos os itens recomendados pelo protocolo é:

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *