Página Inicial » Ensino Médio » Simulado Auxiliar de Farmácia – Questões Objetivas

Simulado Auxiliar de Farmácia – Questões Objetivas

É o profissional responsável por auxiliar no atendimento e na organização dos medicamentos por setor, repõe medicamentos e materiais, interpreta prescrições médicas, esclarecendo dúvidas em geral e auxiliando o farmacêutico de plantão.
Questões selecionas de provas objetivas que caíram em Concursos Públicos.

Questão 1

A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) Nº 44, de 17 de agosto de 2009, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, dispõe sobre boas práticas farmacêuticas para o controle sanitário do funcionamento, da dispensação e da comercialização de produtos e da prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias. Considerando essa resolução, analise as afirmativas a seguir.

I- O disposto na RDC Nº 44 se aplica às farmácias, drogarias e estabelecimentos de atendimento privativo de unidade hospitalar em todo o território nacional e, no que couber, às farmácias públicas, aos postos de medicamentos e às unidades volantes.
II- As receitas devem ser avaliadas observando-se itens como legibilidade, identificação do paciente e do medicamento, concentração, posologia, forma farmacêutica, quantidade, assinatura, carimbo e número de inscrição do prescritor do conselho profissional, não podendo ser dispensados medicamentos cujas receitas estiverem ilegíveis.
III- São considerados serviços farmacêuticos passíveis de serem executadas em farmácias ou drogarias a atenção farmacêutica, a aferição de parâmetros fisiológicos e bioquímicos, a administração de medicamentos e a perfuração de lóbulo auricular para colocação de brincos.
IV- A perfuração do lóbulo auricular deverá ser feita com aparelho específico para esse fim, utilizando o brinco como material perfurante ou, alternativamente, agulhas de aplicação de injeção ou agulhas de suturas, desde que estéreis.

Dentre as afirmativas, estão corretas




Questão 2

São atribuições do Auxiliar de Farmácia, exceto:




Questão 3

A Resolução da Diretoria Colegiada nº 20, de 5 de maio de 2011, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, dispõe sobre o controle de medicamentos à base de substâncias classificadas como antimicrobianos. De acordo com essa resolução, a dispensação desse s medicamentos deve ser realizada quando




Questão 4

O armazenamento de medicamentos deve garantir a adequada conservação e integridade dos fármacos durante todo o prazo de validade. Deve ainda possibilitar uma estocagem ordenada, segura e racional das diversas categorias de medicamentos e produtos. No que diz respeito ao armazenamento de medicamentos,




Questão 5

A redação oficial é o meio utilizado para o estabelecimento de relações de serviço na Administração Pública e corresponde ao modo uniforme de redigir atos normativos e comunicações oficiais. As comunicações oficiais devem observar algumas características, dentre as quais uma que é básica, que busca possibilitar imediata compreensão pelo leitor, de tal forma que o autor expresse a totalidade de sua ideia a partir da mensagem central do documento fazendo com que o texto apresente coerência e evidência. A afirmação refere-se à seguinte característica.




Questão 6

Analise a afirmativa a seguir.

“____________________ é o produto farmacêutico, tecnicamente, obtido, ou elaborado, que contém um ou mais fármacos e outras substâncias, com finalidade profilática; curativa; paliativa; ou para fins de diagnóstico.”

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna da afirmativa anterior.




Questão 7

Na sala da Central de Abastecimento Farmacêutico de um Serviço de Atenção à Urgência, para garantir sua conservação adequada, os medicamentos devem ser mantidos à temperatura ambiente.
Essa temperatura deve permanecer entre:




Questão 8

Um desenho organizacional retrata a configuração estrutural de uma organização e o seu funcionamento . A estrutura organizacional representa os órgãos componentes da organização e o funcionamento envolve as funções e atividades necessárias para atingir os objetivos da organização. A característica do desenho organizacional que se refere à existência de regras e regulamentos é denominada:




Questão 9

A teoria administrativa das Relações Humanas enfatiza as pessoas, os grupos e a organização informal, destacando a importância da interação pessoal, das ações e das atitudes. Com relação à essa teoria das Relações Humanas, analise as seguintes afirmativas.

I. Os elementos emocionais não planejados e irracionais do comportamento humano não merecem atenção.
II. A especialização não é a maneira mais eficiente de divisão do trabalho, pois os empregados gostam de trocar de posição para variar e evitar a monotonia, mesmo que contrariando a política da empresa.
III. No local de trabalho as pessoas participam de grupos sociais dentro da organização e mantêm-se em constante interação social.

Está correto o que se afirma em:




Questão 10

Conceitos básicos de farmacologia e toxicologia (fármaco, medicamento, remédio, denominação comum brasileira e internacional e reação adversa a medicamentos) são importantes para a atuação do auxiliar de farmácias comunitárias. Nesse contexto, considere os conceitos abaixo.

I- A denominação comum brasileira é a denominação do fármaco ou princípio farmacologicamente ativo aprovada pela Organização Mundial de Saúde.
II- Remédio é qualquer cuidado para curar ou aliviar doenças ou sintomas que precisa ter seu princípio ativo identificado e sua eficácia, segurança e qualidade comprovadas.
III- Todo medicamento é considerado um remédio, mas nem todo remédio pode ser considerado um medicamento.
IV- Medicamento é o produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou diagnóstico.

Dentre os conceitos, estão corretos




Tempo de simulado:

Comentar Simulado