Simulado Auxiliar de Farmácia – Questões Objetivas

É o profissional responsável por auxiliar no atendimento e na organização dos medicamentos por setor, repõe medicamentos e materiais, interpreta prescrições médicas, esclarecendo dúvidas em geral e auxiliando o farmacêutico de plantão.
Questões selecionas de provas objetivas que caíram em Concursos Públicos.

Questão 1

Serviço público é todo aquele prestado pela administração ou por seus delegados, sob normas e controles estatais, para satisfazer necessidades essenciais ou secundárias da coletividade ou simples conveniências do Estado. Os serviços públicos em cuja prestação o Estado atua no exercício de sua soberania, de forma indelegável, são denominados:




Questão 2

A Resolução da Diretoria Colegiada nº 20, de 5 de maio de 2011, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, dispõe sobre o controle de medicamentos à base de substâncias classificadas como antimicrobianos. De acordo com essa resolução, a dispensação desse s medicamentos deve ser realizada quando




Questão 3

Conceitos básicos de farmacologia e toxicologia (fármaco, medicamento, remédio, denominação comum brasileira e internacional e reação adversa a medicamentos) são importantes para a atuação do auxiliar de farmácias comunitárias. Nesse contexto, considere os conceitos abaixo.

I- A denominação comum brasileira é a denominação do fármaco ou princípio farmacologicamente ativo aprovada pela Organização Mundial de Saúde.
II- Remédio é qualquer cuidado para curar ou aliviar doenças ou sintomas que precisa ter seu princípio ativo identificado e sua eficácia, segurança e qualidade comprovadas.
III- Todo medicamento é considerado um remédio, mas nem todo remédio pode ser considerado um medicamento.
IV- Medicamento é o produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou diagnóstico.

Dentre os conceitos, estão corretos




Questão 4

Em relação à prescrição, ao uso e à administração de medicamentos, o protocolo de segurança, coordenado pelo Ministério da Saúde e pela Anvisa, em 2013, recomenda estruturas-modelo para a prescrição de medicamentos, que as tornam completas e mais claras para o entendimento dos pacientes, aumentando a segurança na utilização dos medicamentos. Um exemplo de prescrição que contém todos os itens recomendados pelo protocolo é:




Questão 5

Segundo a ANVISA, na embalagem de um medicamento devem constar as seguintes informações, EXCETO:




Questão 6

De acordo com a Lei nº 9.787/99, “...............................aquele que contém o mesmo ou os mesmos princípios ativos, apresenta a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica, preventiva ou diagnóstica, do medicamento de referência registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária, podendo diferir somente em características relativas ao tamanho e forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículos, devendo sempre ser identificado por nome comercial ou marca.”
Marque a alternativa que completa corretamente o enunciado acima:




Questão 7

Nas ambulâncias do tipo B, está previsto o estoque de qual medicamento?




Questão 8

A teoria administrativa das Relações Humanas enfatiza as pessoas, os grupos e a organização informal, destacando a importância da interação pessoal, das ações e das atitudes. Com relação à essa teoria das Relações Humanas, analise as seguintes afirmativas.

I. Os elementos emocionais não planejados e irracionais do comportamento humano não merecem atenção.
II. A especialização não é a maneira mais eficiente de divisão do trabalho, pois os empregados gostam de trocar de posição para variar e evitar a monotonia, mesmo que contrariando a política da empresa.
III. No local de trabalho as pessoas participam de grupos sociais dentro da organização e mantêm-se em constante interação social.

Está correto o que se afirma em:




Questão 9

Marque a alternativa incorreta:




Questão 10

Dentre as atividades que envolvem a assistência farmacêutica, está o recebimento de medicamentos, material médico-hospitalar e correlatos. A recepção consiste em verificar esses produtos quanto às condições estabelecidas no edital do processo licitatório. Assim, no processo de recepção para um almoxarifado de farmácia,




Tempo de simulado:

Comentar Simulado