Simulado Auxiliar de Farmácia – Questões Objetivas

É o profissional responsável por auxiliar no atendimento e na organização dos medicamentos por setor, repõe medicamentos e materiais, interpreta prescrições médicas, esclarecendo dúvidas em geral e auxiliando o farmacêutico de plantão. Questões selecionas de provas objetivas que caíram em Concursos Públicos.

Questão 1

A Portaria nº 344, de 12 de maio de 1998, do Ministério da Saúde, aprova o regulamento técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial, que são aqueles que apresentam chance de causar dependência física e química. Nesse contexto, os medicamentos das listas A e B, tais como o metilfenidato e o diazepam, devem apresentar uma tarja

Questão 2

O Diabetes Mellitus tipo II representa um dos principais problemas de saúde pública no Brasil. Dessa forma, os antidiabéticos orais são medicamentos importantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais da Atenção Básica. Nessa relação, um exemplo de antidiabético oral é

Questão 3

O cloridrato de ranitidina está disponível em uma farmácia nas seguintes apresentações: comprimidos de 150 mg, xarope de 15 mg/mL e ampola de 25 mg/mL de 2 mL, sendo esta última passível de administração via intravenosa e intramuscular. Considerando uma situação em que um paciente necessita do efeito desse medicamento com urgência, a via de administração que proporciona início de ação mais rápido da ranitidina é

Questão 4

O procedime0nto que deve assegurar que o medicamento de boa qualidade seja entregue ao paciente certo, na dose prescrita, na quantidade adequada, é denominado de:

Questão 5

A dispensação é o ato farmacêutico de distribuir um ou mais medicamentos a um paciente, geralmente, como resposta à apresentação de uma prescrição elaborada por um profissional autorizado.
De acordo com a Portaria 344/98 qual(is) o(s) profissional/profissionais autorizado(s) a prescrever medicamentos à base de substâncias anti-retrovirais (lista "C4")?

Questão 6

A promoção do uso racional de medicamentos, um dos eixos estratégicos da Política Nacional de Assistência Farmacêutica, pode ocorrer por intermédio de ações que disciplinem:

Questão 7

A manipulação magistral de cápsulas apresenta diversas vantagens, dentre elas , a obtenção de uma forma farmacêutica na dosagem adequada às necessidades do paciente e do tratamento. A manipulação dessa forma farmacêutica deve acontecer de forma a diminuir a exposição do manipulador aos componentes da formulação em suspensão no ar. Assim, de acordo com Resolução da Diretoria Colegiada nº 67, de 8 de outubro de 2007, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a pesagem dessas matérias-primas sólidas deve ser realizada

Questão 8

Em relação à prescrição, ao uso e à administração de medicamentos, o protocolo de segurança, coordenado pelo Ministério da Saúde e pela Anvisa, em 2013, recomenda estruturas-modelo para a prescrição de medicamentos, que as tornam completas e mais claras para o entendimento dos pacientes, aumentando a segurança na utilização dos medicamentos. Um exemplo de prescrição que contém todos os itens recomendados pelo protocolo é:

Questão 9

Refere-se à administração da droga por injeção, liberando-a diretamente no líquido tecidual ou no sangue, sem atravessar a mucosa intestinal:

Questão 10

“Forma farmacêutica sólida em que o princípio ativo e os excipientes estão contidos em um invólucro solúvel duro ou mole, de formatos e tamanhos variados, usualmente, contendo uma dose única do princípio ativo”. Tal descrição faz referência à:

Tempo de simulado: