Simulado Auxiliar de Farmácia – Questões Objetivas

É o profissional responsável por auxiliar no atendimento e na organização dos medicamentos por setor, repõe medicamentos e materiais, interpreta prescrições médicas, esclarecendo dúvidas em geral e auxiliando o farmacêutico de plantão.
Questões selecionas de provas objetivas que caíram em Concursos Públicos.

Questão 1

De acordo com a Política Nacional de Medicamentos, a promoção do uso racional de medicamentos envolverá quais medidas?




Questão 2

Em relação à Assistência farmacêutica, pode-se afirmar que:




Questão 3

Soluções são "preparações líquidas que contêm uma ou mais substâncias químicas dissolvidas em um solvente adequado ou em uma mistura de solventes mutuamente miscíveis" As soluções aquosas que contém açúcar e não são recomendadas para pacientes diabéticos são denominadas de:




Questão 4

Considerando os conceitos básicos de farmacologia e toxicologia, analise o caso abaixo.

Pedro tem 22 anos e foi ao médico por estar sentindo fortes dores de cabeça. Após examiná-lo, o médico receitou o analgésico paracetamol 500 mg + cafeína 65 mg, para que o paciente tomasse 1 comprimido quando apresentasse dor de cabeça, até, no máximo, 8 comprimidos ao dia (4 g de paracetamol). Pedro decidiu tomar 2 a 3 comprimidos quando sentia fortes dores, pois achava que resultava em um melhor efeito analgésico, chegando a tomar até 10 comprimidos ao dia. Nesse período, ele fez os exames de sangue laboratoriais que o médico solicitou e retornou ao consultório para apresentá-lo. O médico percebeu que os exames de função hepática estavam alterados, revelando um aumento acima do normal da concentração sérica das enzimas hepáticas. Decidiu, então, suspender o medicamento.

Nesse caso, o aumento, acima do normal, da concentração de enzimas hepáticas no sangue representa




Questão 5

O procedime0nto que deve assegurar que o medicamento de boa qualidade seja entregue ao paciente certo, na dose prescrita, na quantidade adequada, é denominado de:




Questão 6

O armazenamento de medicamentos deve garantir a adequada conservação e integridade dos fármacos durante todo o prazo de validade. Deve ainda possibilitar uma estocagem ordenada, segura e racional das diversas categorias de medicamentos e produtos. No que diz respeito ao armazenamento de medicamentos,




Questão 7

A dispensação de medicamentos pela farmácia deve assegurar que os medicamentos estejam disponíveis para administração ao paciente, no tempo adequado, na dose correta, e com das suas características físicas, químicas e microbiológicas mantidas. Diante disso, o Ministério da Saúde e a Anvisa coordenaram a construção do protocolo de segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos. Esse protocolo fornece orientações para a dispensação segura de medicamentos, dentre elas:




Questão 8

A dispensação é o ato farmacêutico de distribuir um ou mais medicamentos a um paciente, geralmente, como resposta à apresentação de uma prescrição elaborada por um profissional autorizado.
De acordo com a Portaria 344/98 qual(is) o(s) profissional/profissionais autorizado(s) a prescrever medicamentos à base de substâncias anti-retrovirais (lista "C4")?




Questão 9

“Forma farmacêutica sólida em que o princípio ativo e os excipientes estão contidos em um invólucro solúvel duro ou mole, de formatos e tamanhos variados, usualmente, contendo uma dose única do princípio ativo”. Tal descrição faz referência à:




Questão 10

A manipulação magistral de cápsulas apresenta diversas vantagens, dentre elas , a obtenção de uma forma farmacêutica na dosagem adequada às necessidades do paciente e do tratamento. A manipulação dessa forma farmacêutica deve acontecer de forma a diminuir a exposição do manipulador aos componentes da formulação em suspensão no ar. Assim, de acordo com Resolução da Diretoria Colegiada nº 67, de 8 de outubro de 2007, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a pesagem dessas matérias-primas sólidas deve ser realizada




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta