Página Inicial » Ensino Médio » Simulado Auxiliar de Farmácia – Questões Objetivas

Simulado Auxiliar de Farmácia – Questões Objetivas

É o profissional responsável por auxiliar no atendimento e na organização dos medicamentos por setor, repõe medicamentos e materiais, interpreta prescrições médicas, esclarecendo dúvidas em geral e auxiliando o farmacêutico de plantão.
Questões selecionas de provas objetivas que caíram em Concursos Públicos.

Questão 1

O armazenamento de medicamentos deve garantir a adequada conservação e integridade dos fármacos durante todo o prazo de validade. Deve ainda possibilitar uma estocagem ordenada, segura e racional das diversas categorias de medicamentos e produtos. No que diz respeito ao armazenamento de medicamentos,




Questão 2

Diversos medicamentos apresentam-se sob a forma de pó para reconstituição. Ao utilizar esse tipo de medicamento, o paciente deve ser instruído a adicionar o pó, normalmente, a uma quantidade adequada de água, e agitar a mistura, dando origem à preparação líquida homogênea e estável para uso em curto período de tempo. Quando deixado em repouso, haverá o acúmulo de fármaco insolúvel no fundo do frasco, que deverá ser agitado novamente antes da próxima dose. A forma farmacêutica final obtida após o processo descrito é




Questão 3

Considere que um auxiliar de enfermagem de uma ambulância de suporte básico informou por telefone ao serviço de farmácia que a ampola de butilescopolamina tem o prazo de validade para a data de 04/2016.
Nesse contexto, assinale a alternativa em que consta a data limite que esse medicamento pode ser utilizado, segundo a Farmacopeia, 5ª edição.




Questão 4

Dentre as atividades que envolvem a assistência farmacêutica, está o recebimento de medicamentos, material médico-hospitalar e correlatos. A recepção consiste em verificar esses produtos quanto às condições estabelecidas no edital do processo licitatório. Assim, no processo de recepção para um almoxarifado de farmácia,




Questão 5

Analise a seguinte receita médica prescrita a um paciente.

Uso Oral
Dexametasona Elixir.......... 1 mg/dia
Duração............... 7 dias

Considerando que uma farmácia da unidade de saúde básica dispõe de flaconetes fracionados de 5 mL, contendo 0,5 mg de dexamentasona por unidade, deverão ser dispensados ao paciente




Questão 6

A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 67, de 8 de outubro de 2007, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, dispõe sobre boas práticas de manipulação, em farmácias, de preparações magistrais e oficinais para uso humano em farmácias. Em relação às normas previstas na RDC 67/2007, analise as afirmativas abaixo.

I- As farmácias que mantêm filiais devem possuir laboratórios de manipulação funcionando em todas elas, não sendo permitidas filiais ou postos exclusivamente para coleta de receitas.
II- Devem existir salas de manipulação, com dimensões que facilitem ao máximo a limpeza, a manutenção e outras operações a serem executadas, podendo-se combinar a manipulação de sólidos, líquidos e semissólidos em única sala em função do porte da farmácia.
III- A manipulação de produtos estéreis deve atender a um alto nível de higiene e procedimentos, não sendo permitida a manipulação desses produtos em farmácias.
IV- Para a manipulação de hormônios, antibióticos, citostáticos e substâncias sujeitas a controle especial, as farmácias devem possuir salas de manipulação dedicadas, dotadas cada uma com antecâmara.

Dentre as afirmativas, estão corretas




Questão 7

Os medicamentos de alta vigilância ou medicamentos potencialmente perigosos são aqueles que apresentam risco aumentado de causar danos significativos aos pacientes em decorrência de falhas no processo de utilização. Sobre esse grupo de medicamentos, considere as afirmativas abaixo.

I- Os medicamentos de alta vigilância devem ser identificados de forma diferenciada no local de armazenamento.
II- A dispensação dos medicamentos de alta vigilância deve ser realizada com dupla checagem.
III- Para os medicamentos de alta vigilância, é obrigatória a prescrição eletrônica, pois problemas com legibilidade podem levar a erros graves.
IV- Os medicamentos de alta vigilância devem ser armazenados em armário com chave e seu acesso é restrito aos farmacêuticos.

De acordo com o protocolo de segurança no que concerne à prescrição ao uso e à administração de medicamentos, estão corretas as afirmativas




Questão 8

O anexo I da Resolução da Diretoria Colegiada nº 67, de 8 de outubro de 2007, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, estabelece os requisitos mínimos de boas práticas de manipulação em farmácias a serem observados na manipulação, conservação e dispensação de preparações magistrais, oficinais bem como para aquisição de matérias-primas e materiais de embalagem. De acordo com esse anexo, para uma manipulação segura, com promoção da saúde e prevenção de acidentes, agravos e doenças ocupacionais nos trabalhadores,




Questão 9

A dispensação e o uso de medicamentos vencidos podem ter consequências graves para a saúde dos pacientes. Sobre o controle de validade dos medicamentos, analise as afirmativas abaixo.

I- Medicamentos com prazo de validade para o mês 09/2018 devem ser retirados do estoque até o dia 31/08/2018, último dia de sua validade.
II- Uma estratégia para controle de validade de medicamentos é a dispensação prioritária de lotes que apresentam prazos de validade próximos de expirar e podem ser separados em local específico para facilitar a visualização.
III- Expirado o prazo de validade, todos os medicamentos devem ter seu vencimento registrado no Sistema Nacional de Gerenciamento de Medicamentos Controlados (SNGPC).
IV- Após a expiração do prazo de validade, os medicamentos vencidos devem ser separados, acondicionados em caixas lacradas e identificados até que sejam corretamente destinados para o descarte.

Dentre as afirmativas, estão corretas




Questão 10

A dispensação de medicamentos pela farmácia deve assegurar que os medicamentos estejam disponíveis para administração ao paciente, no tempo adequado, na dose correta, e com das suas características físicas, químicas e microbiológicas mantidas. Diante disso, o Ministério da Saúde e a Anvisa coordenaram a construção do protocolo de segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos. Esse protocolo fornece orientações para a dispensação segura de medicamentos, dentre elas:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado