Simulado Auxiliar de Farmácia – Questões Objetivas

É o profissional responsável por auxiliar no atendimento e na organização dos medicamentos por setor, repõe medicamentos e materiais, interpreta prescrições médicas, esclarecendo dúvidas em geral e auxiliando o farmacêutico de plantão.
Questões selecionas de provas objetivas que caíram em Concursos Públicos.

Questão 1

Como requisitos mínimos, para que um serviço público seja considerado adequado ao pleno atendimento dos cidadãos, a lei estabeleceu a exigência de que ele satisfaça algumas condições. A condição que assegura o atendimento sem discriminação a todos os que se situem na área abrangida pelo serviço, desde que atendam a requisitos gerais e isonômicos, é denominada:

Questão 2

Considere que um auxiliar de enfermagem de uma ambulância de suporte básico informou por telefone ao serviço de farmácia que a ampola de butilescopolamina tem o prazo de validade para a data de 04/2016.
Nesse contexto, assinale a alternativa em que consta a data limite que esse medicamento pode ser utilizado, segundo a Farmacopeia, 5ª edição.

Questão 3

Produtos farmacêuticos contendo óleo de fígado de bacalhau foram bastante utilizados na década de 1990 e 2000. Dentre as formas farmacêuticas, aquela capaz de veicular ativos oleosos dispersos em uma fase aquosa, estabilizada por tensoativos, é denominada

Questão 4

Recentemente a ANVISA suspendeu a comercialização da ranitidina, medicamento utilizado no tratamento de refluxo gastroesofágico, úlcera péptica e lesão da mucosa relacionada ao stress.
Como a ranitidina exerce seu efeito gastroprotetor?

Questão 5

A Relação Nacional de Medicamentos Essenciais do Componente da Atenção Básica é voltada para os principais agravos e programas de saúde da Atenção Básica. Nessa relação, fazem parte da classe dos antimicrobianos os seguintes medicamentos:

Questão 6

O anexo I da Resolução da Diretoria Colegiada nº 67, de 8 de outubro de 2007, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, estabelece os requisitos mínimos de boas práticas de manipulação em farmácias a serem observados na manipulação, conservação e dispensação de preparações magistrais, oficinais bem como para aquisição de matérias-primas e materiais de embalagem. De acordo com esse anexo, para uma manipulação segura, com promoção da saúde e prevenção de acidentes, agravos e doenças ocupacionais nos trabalhadores,

Questão 7

Um contrato administrativo consiste em ajuste que a Administração Pública, agindo nessa qualidade, firma com um particular para a consecução de objetivos de interesse público, nas condições estabelecidas pela própria administração. Um contrato administrativo deve mencionar o nome das partes e os de seus representantes, a finalidade, o ato que autorizou a sua celebração, o número do processo de licitação e a publicação na imprensa oficial. Trata-se da seguinte característica dos contratos administrativos:

Questão 8

A dispensação de medicamentos pela farmácia deve assegurar que os medicamentos estejam disponíveis para administração ao paciente, no tempo adequado, na dose correta, e com das suas características físicas, químicas e microbiológicas mantidas. Diante disso, o Ministério da Saúde e a Anvisa coordenaram a construção do protocolo de segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos. Esse protocolo fornece orientações para a dispensação segura de medicamentos, dentre elas:

Questão 9

A Resolução da Diretoria Colegiada nº 20, de 5 de maio de 2011, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, dispõe sobre o controle de medicamentos à base de substâncias classificadas como antimicrobianos. De acordo com essa resolução, a dispensação desse s medicamentos deve ser realizada quando

Questão 10

O processo de criação do medicamento genérico no Brasil teve início na década de 1970 e, em 1999, com a Lei nº 9.787, de 10 de fevereiro de 1999, foram criadas as condições para a implantação da política de medicamentos genéricos, em consonância com normas da Organização Mundial de Saúde e de outros países. Nesse contexto, considere as afirmativas abaixo.

I Medicamento de referência é aquele produto inovador cuja eficácia, segurança e qualidade foram comprovadas cientificamente junto ao órgão federal competente, por ocasião do registro no órgão responsável pela vigilância sanitária.
II Medicamento similar é aquele que contém o(s) mesmo(s) princípio(s) ativo(s), a mesma concentração, a forma farmacêutica, a via de administração, a posologia e a indicação terapêutica, preventiva ou diagnóstica, do medicamento de referência, sendo, portanto, intercambiável com o medicamento genérico e com o de referência.
III Medicamento genérico é aquele similar a um produto de referência ou inovador, apresentando equivalência farmacêutica sob a mesma forma farmacêutica, idêntica composição qualitativa e quantitativa de princípio(s) ativo(s), e comparável biodisponibilidade, sendo, portanto, intercambiável com medicamentos de referência.
IV Biodisponibilidade é um dos parâmetros analisados em medicamento candidato a genérico, utilizado na caracterização da intercambialidade e consiste na demonstração de equivalência farmacêutica entre produtos apresentados sob a mesma forma farmacêutica, contendo idêntica composição qualitativa e quantitativa de princípio(s) ativo(s).

Dentre as afirmativas, estão corretas

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *