Página Inicial » Ensino Médio » Simulado Auxiliar de Farmácia – Questões Objetivas

Simulado Auxiliar de Farmácia – Questões Objetivas

É o profissional responsável por auxiliar no atendimento e na organização dos medicamentos por setor, repõe medicamentos e materiais, interpreta prescrições médicas, esclarecendo dúvidas em geral e auxiliando o farmacêutico de plantão.
Questões selecionas de provas objetivas que caíram em Concursos Públicos.

Questão 1

Um contrato administrativo consiste em ajuste que a Administração Pública, agindo nessa qualidade, firma com um particular para a consecução de objetivos de interesse público, nas condições estabelecidas pela própria administração. Um contrato administrativo deve mencionar o nome das partes e os de seus representantes, a finalidade, o ato que autorizou a sua celebração, o número do processo de licitação e a publicação na imprensa oficial. Trata-se da seguinte característica dos contratos administrativos:




Questão 2

As funções administrativas são as próprias funções do administrador. Elas englobam os chamados elementos da administração. O elemento da administração que cuida de verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas é:




Questão 3

A Relação Nacional de Medicamentos Essenciais do Componente da Atenção Básica é voltada para os principais agravos e programas de saúde da Atenção Básica. Nessa relação, fazem parte da classe dos antimicrobianos os seguintes medicamentos:




Questão 4

Serviço público é todo aquele prestado pela administração ou por seus delegados, sob normas e controles estatais, para satisfazer necessidades essenciais ou secundárias da coletividade ou simples conveniências do Estado. Os serviços públicos em cuja prestação o Estado atua no exercício de sua soberania, de forma indelegável, são denominados:




Questão 5

Nas ambulâncias do tipo B, está previsto o estoque de qual medicamento?




Questão 6

O armazenamento de medicamentos deve garantir a adequada conservação e integridade dos fármacos durante todo o prazo de validade. Deve ainda possibilitar uma estocagem ordenada, segura e racional das diversas categorias de medicamentos e produtos. No que diz respeito ao armazenamento de medicamentos,




Questão 7

Em relação à prescrição, ao uso e à administração de medicamentos, o protocolo de segurança, coordenado pelo Ministério da Saúde e pela Anvisa, em 2013, recomenda estruturas-modelo para a prescrição de medicamentos, que as tornam completas e mais claras para o entendimento dos pacientes, aumentando a segurança na utilização dos medicamentos. Um exemplo de prescrição que contém todos os itens recomendados pelo protocolo é:




Questão 8

Considerando os conceitos básicos de farmacologia e toxicologia, analise o caso abaixo.

Pedro tem 22 anos e foi ao médico por estar sentindo fortes dores de cabeça. Após examiná-lo, o médico receitou o analgésico paracetamol 500 mg + cafeína 65 mg, para que o paciente tomasse 1 comprimido quando apresentasse dor de cabeça, até, no máximo, 8 comprimidos ao dia (4 g de paracetamol). Pedro decidiu tomar 2 a 3 comprimidos quando sentia fortes dores, pois achava que resultava em um melhor efeito analgésico, chegando a tomar até 10 comprimidos ao dia. Nesse período, ele fez os exames de sangue laboratoriais que o médico solicitou e retornou ao consultório para apresentá-lo. O médico percebeu que os exames de função hepática estavam alterados, revelando um aumento acima do normal da concentração sérica das enzimas hepáticas. Decidiu, então, suspender o medicamento.

Nesse caso, o aumento, acima do normal, da concentração de enzimas hepáticas no sangue representa




Questão 9

Marque a alternativa incorreta:




Questão 10

A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) Nº 44, de 17 de agosto de 2009, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, dispõe sobre boas práticas farmacêuticas para o controle sanitário do funcionamento, da dispensação e da comercialização de produtos e da prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias. Considerando essa resolução, analise as afirmativas a seguir.

I- O disposto na RDC Nº 44 se aplica às farmácias, drogarias e estabelecimentos de atendimento privativo de unidade hospitalar em todo o território nacional e, no que couber, às farmácias públicas, aos postos de medicamentos e às unidades volantes.
II- As receitas devem ser avaliadas observando-se itens como legibilidade, identificação do paciente e do medicamento, concentração, posologia, forma farmacêutica, quantidade, assinatura, carimbo e número de inscrição do prescritor do conselho profissional, não podendo ser dispensados medicamentos cujas receitas estiverem ilegíveis.
III- São considerados serviços farmacêuticos passíveis de serem executadas em farmácias ou drogarias a atenção farmacêutica, a aferição de parâmetros fisiológicos e bioquímicos, a administração de medicamentos e a perfuração de lóbulo auricular para colocação de brincos.
IV- A perfuração do lóbulo auricular deverá ser feita com aparelho específico para esse fim, utilizando o brinco como material perfurante ou, alternativamente, agulhas de aplicação de injeção ou agulhas de suturas, desde que estéreis.

Dentre as afirmativas, estão corretas




Tempo de simulado:

Comentar Simulado