Página Inicial » Ensino Médio » Simulado Auxiliar de Farmácia – Questões Objetivas

Simulado Auxiliar de Farmácia – Questões Objetivas

É o profissional responsável por auxiliar no atendimento e na organização dos medicamentos por setor, repõe medicamentos e materiais, interpreta prescrições médicas, esclarecendo dúvidas em geral e auxiliando o farmacêutico de plantão.
Questões selecionas de provas objetivas que caíram em Concursos Públicos.

Questão 1

Segundo a ANVISA, na embalagem de um medicamento devem constar as seguintes informações, EXCETO:




Questão 2

Os medicamentos podem ser administrados por diversas vias: enteral, parenteral e percutânea. A partir da administração, eles entram na corrente sanguínea e são distribuídos para os diversos tecidos do corpo para exerceram sua ação farmacológica, sendo, em seguida, metabolizados pelo fígado e excretados pelos rins. Há uma via de administração em que a absorção do medicamento ocorre de forma lenta, irregular e imprevisível, que desvia o medicamento de parte de seu metabolismo no fígado e que pode provocar irritação da mucosa do local de administração. Essa via, utilizada muitas vezes quando o paciente está impossibilitado de utilizar a via oral, é a




Questão 3

Assinale a alternativa que indica uma preparação estéril destinada à administração parenteral.




Questão 4

De acordo com a Lei nº 9.787/99, “...............................aquele que contém o mesmo ou os mesmos princípios ativos, apresenta a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica, preventiva ou diagnóstica, do medicamento de referência registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária, podendo diferir somente em características relativas ao tamanho e forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículos, devendo sempre ser identificado por nome comercial ou marca.”
Marque a alternativa que completa corretamente o enunciado acima:




Questão 5

Serviço público é todo aquele prestado pela administração ou por seus delegados, sob normas e controles estatais, para satisfazer necessidades essenciais ou secundárias da coletividade ou simples conveniências do Estado. Os serviços públicos em cuja prestação o Estado atua no exercício de sua soberania, de forma indelegável, são denominados:




Questão 6

Um desenho organizacional retrata a configuração estrutural de uma organização e o seu funcionamento . A estrutura organizacional representa os órgãos componentes da organização e o funcionamento envolve as funções e atividades necessárias para atingir os objetivos da organização. A característica do desenho organizacional que se refere à existência de regras e regulamentos é denominada:




Questão 7

A dispensação de medicamentos pela farmácia deve assegurar que os medicamentos estejam disponíveis para administração ao paciente, no tempo adequado, na dose correta, e com das suas características físicas, químicas e microbiológicas mantidas. Diante disso, o Ministério da Saúde e a Anvisa coordenaram a construção do protocolo de segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos. Esse protocolo fornece orientações para a dispensação segura de medicamentos, dentre elas:




Questão 8

Refere-se à administração da droga por injeção, liberando-a diretamente no líquido tecidual ou no sangue, sem atravessar a mucosa intestinal:




Questão 9

Em relação à prescrição, ao uso e à administração de medicamentos, o protocolo de segurança, coordenado pelo Ministério da Saúde e pela Anvisa, em 2013, recomenda estruturas-modelo para a prescrição de medicamentos, que as tornam completas e mais claras para o entendimento dos pacientes, aumentando a segurança na utilização dos medicamentos. Um exemplo de prescrição que contém todos os itens recomendados pelo protocolo é:




Questão 10

O Diabetes Mellitus tipo II representa um dos principais problemas de saúde pública no Brasil. Dessa forma, os antidiabéticos orais são medicamentos importantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais da Atenção Básica. Nessa relação, um exemplo de antidiabético oral é




Tempo de simulado:

Comentar Simulado