Simulado Auxiliar de Farmácia – Questões Objetivas

É o profissional responsável por auxiliar no atendimento e na organização dos medicamentos por setor, repõe medicamentos e materiais, interpreta prescrições médicas, esclarecendo dúvidas em geral e auxiliando o farmacêutico de plantão.
Questões selecionas de provas objetivas que caíram em Concursos Públicos.

Questão 1

Soluções são "preparações líquidas que contêm uma ou mais substâncias químicas dissolvidas em um solvente adequado ou em uma mistura de solventes mutuamente miscíveis" As soluções aquosas que contém açúcar e não são recomendadas para pacientes diabéticos são denominadas de:

Questão 2

Assinale a alternativa que indica uma preparação estéril destinada à administração parenteral.

Questão 3

A dispensação e o uso de medicamentos vencidos podem ter consequências graves para a saúde dos pacientes. Sobre o controle de validade dos medicamentos, analise as afirmativas abaixo.

I- Medicamentos com prazo de validade para o mês 09/2018 devem ser retirados do estoque até o dia 31/08/2018, último dia de sua validade.
II- Uma estratégia para controle de validade de medicamentos é a dispensação prioritária de lotes que apresentam prazos de validade próximos de expirar e podem ser separados em local específico para facilitar a visualização.
III- Expirado o prazo de validade, todos os medicamentos devem ter seu vencimento registrado no Sistema Nacional de Gerenciamento de Medicamentos Controlados (SNGPC).
IV- Após a expiração do prazo de validade, os medicamentos vencidos devem ser separados, acondicionados em caixas lacradas e identificados até que sejam corretamente destinados para o descarte.

Dentre as afirmativas, estão corretas

Questão 4

Os medicamentos podem ser administrados por diversas vias: enteral, parenteral e percutânea. A partir da administração, eles entram na corrente sanguínea e são distribuídos para os diversos tecidos do corpo para exerceram sua ação farmacológica, sendo, em seguida, metabolizados pelo fígado e excretados pelos rins. Há uma via de administração em que a absorção do medicamento ocorre de forma lenta, irregular e imprevisível, que desvia o medicamento de parte de seu metabolismo no fígado e que pode provocar irritação da mucosa do local de administração. Essa via, utilizada muitas vezes quando o paciente está impossibilitado de utilizar a via oral, é a

Questão 5

São atribuições do Auxiliar de Farmácia, exceto:

Questão 6

Sobre doenças sexualmente, é incorreto afirmar que:

Questão 7

Segundo a ANVISA, na embalagem de um medicamento devem constar as seguintes informações, EXCETO:

Questão 8

Os sistemas de dispensação de medicamentos têm como objetivos principais reduzir os erros de medicação, racionalizar a distribuição, aumentar o controle sobre os medicamentos, aumentar a segurança para os pacientes e reduzir custos. Sendo assim, dentre os sistemas de dispensação de medicamentos, o que melhor cumpre esses objetivos em um setor de internação, onde os medicamentos são encaminhados aos pacientes certos, na dose certa e no horário certo, é

Questão 9

Os medicamentos de alta vigilância ou medicamentos potencialmente perigosos são aqueles que apresentam risco aumentado de causar danos significativos aos pacientes em decorrência de falhas no processo de utilização. Sobre esse grupo de medicamentos, considere as afirmativas abaixo.

I- Os medicamentos de alta vigilância devem ser identificados de forma diferenciada no local de armazenamento.
II- A dispensação dos medicamentos de alta vigilância deve ser realizada com dupla checagem.
III- Para os medicamentos de alta vigilância, é obrigatória a prescrição eletrônica, pois problemas com legibilidade podem levar a erros graves.
IV- Os medicamentos de alta vigilância devem ser armazenados em armário com chave e seu acesso é restrito aos farmacêuticos.

De acordo com o protocolo de segurança no que concerne à prescrição ao uso e à administração de medicamentos, estão corretas as afirmativas

Questão 10

As formas farmacêuticas semissólidas possuem várias apresentações e podem ser administradas por diversas vias. Uma via de administração para esse tipo de forma farmacêutica é

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *