Simulado Auxiliar de Farmácia – Questões Objetivas

É o profissional responsável por auxiliar no atendimento e na organização dos medicamentos por setor, repõe medicamentos e materiais, interpreta prescrições médicas, esclarecendo dúvidas em geral e auxiliando o farmacêutico de plantão.
Questões selecionas de provas objetivas que caíram em Concursos Públicos.

Questão 1

Dentre as atividades que envolvem a assistência farmacêutica, está o recebimento de medicamentos, material médico-hospitalar e correlatos. A recepção consiste em verificar esses produtos quanto às condições estabelecidas no edital do processo licitatório. Assim, no processo de recepção para um almoxarifado de farmácia,




Questão 2

Os sistemas de dispensação de medicamentos têm como objetivos principais reduzir os erros de medicação, racionalizar a distribuição, aumentar o controle sobre os medicamentos, aumentar a segurança para os pacientes e reduzir custos. Sendo assim, dentre os sistemas de dispensação de medicamentos, o que melhor cumpre esses objetivos em um setor de internação, onde os medicamentos são encaminhados aos pacientes certos, na dose certa e no horário certo, é




Questão 3

A dispensação e o uso de medicamentos vencidos podem ter consequências graves para a saúde dos pacientes. Sobre o controle de validade dos medicamentos, analise as afirmativas abaixo.

I- Medicamentos com prazo de validade para o mês 09/2018 devem ser retirados do estoque até o dia 31/08/2018, último dia de sua validade.
II- Uma estratégia para controle de validade de medicamentos é a dispensação prioritária de lotes que apresentam prazos de validade próximos de expirar e podem ser separados em local específico para facilitar a visualização.
III- Expirado o prazo de validade, todos os medicamentos devem ter seu vencimento registrado no Sistema Nacional de Gerenciamento de Medicamentos Controlados (SNGPC).
IV- Após a expiração do prazo de validade, os medicamentos vencidos devem ser separados, acondicionados em caixas lacradas e identificados até que sejam corretamente destinados para o descarte.

Dentre as afirmativas, estão corretas




Questão 4

Segundo a RDC Nº 36 de 3 de agosto de 2011 da ANVISA, a morfina está incluída na Lista:




Questão 5

O anexo I da Resolução da Diretoria Colegiada nº 67, de 8 de outubro de 2007, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, estabelece os requisitos mínimos de boas práticas de manipulação em farmácias a serem observados na manipulação, conservação e dispensação de preparações magistrais, oficinais bem como para aquisição de matérias-primas e materiais de embalagem. De acordo com esse anexo, para uma manipulação segura, com promoção da saúde e prevenção de acidentes, agravos e doenças ocupacionais nos trabalhadores,




Questão 6

A dispensação de medicamentos pela farmácia deve assegurar que os medicamentos estejam disponíveis para administração ao paciente, no tempo adequado, na dose correta, e com das suas características físicas, químicas e microbiológicas mantidas. Diante disso, o Ministério da Saúde e a Anvisa coordenaram a construção do protocolo de segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos. Esse protocolo fornece orientações para a dispensação segura de medicamentos, dentre elas:




Questão 7

Conceitos básicos de farmacologia e toxicologia (fármaco, medicamento, remédio, denominação comum brasileira e internacional e reação adversa a medicamentos) são importantes para a atuação do auxiliar de farmácias comunitárias. Nesse contexto, considere os conceitos abaixo.

I- A denominação comum brasileira é a denominação do fármaco ou princípio farmacologicamente ativo aprovada pela Organização Mundial de Saúde.
II- Remédio é qualquer cuidado para curar ou aliviar doenças ou sintomas que precisa ter seu princípio ativo identificado e sua eficácia, segurança e qualidade comprovadas.
III- Todo medicamento é considerado um remédio, mas nem todo remédio pode ser considerado um medicamento.
IV- Medicamento é o produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou diagnóstico.

Dentre os conceitos, estão corretos




Questão 8

Assinale a alternativa que indica uma preparação estéril destinada à administração parenteral.




Questão 9

Considerando os conceitos básicos de farmacologia e toxicologia, analise o caso abaixo.

Pedro tem 22 anos e foi ao médico por estar sentindo fortes dores de cabeça. Após examiná-lo, o médico receitou o analgésico paracetamol 500 mg + cafeína 65 mg, para que o paciente tomasse 1 comprimido quando apresentasse dor de cabeça, até, no máximo, 8 comprimidos ao dia (4 g de paracetamol). Pedro decidiu tomar 2 a 3 comprimidos quando sentia fortes dores, pois achava que resultava em um melhor efeito analgésico, chegando a tomar até 10 comprimidos ao dia. Nesse período, ele fez os exames de sangue laboratoriais que o médico solicitou e retornou ao consultório para apresentá-lo. O médico percebeu que os exames de função hepática estavam alterados, revelando um aumento acima do normal da concentração sérica das enzimas hepáticas. Decidiu, então, suspender o medicamento.

Nesse caso, o aumento, acima do normal, da concentração de enzimas hepáticas no sangue representa




Questão 10

O armazenamento de medicamentos deve garantir a adequada conservação e integridade dos fármacos durante todo o prazo de validade. Deve ainda possibilitar uma estocagem ordenada, segura e racional das diversas categorias de medicamentos e produtos. No que diz respeito ao armazenamento de medicamentos,




Tempo de simulado:

Comentar Simulado