Simulado Auxiliar de Farmácia – Questões Objetivas

É o profissional responsável por auxiliar no atendimento e na organização dos medicamentos por setor, repõe medicamentos e materiais, interpreta prescrições médicas, esclarecendo dúvidas em geral e auxiliando o farmacêutico de plantão.
Questões selecionas de provas objetivas que caíram em Concursos Públicos.

Questão 1

As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal, e com os seguintes princípios:

Questão 2

Recentemente a ANVISA suspendeu a comercialização da ranitidina, medicamento utilizado no tratamento de refluxo gastroesofágico, úlcera péptica e lesão da mucosa relacionada ao stress.
Como a ranitidina exerce seu efeito gastroprotetor?

Questão 3

Serviço público é todo aquele prestado pela administração ou por seus delegados, sob normas e controles estatais, para satisfazer necessidades essenciais ou secundárias da coletividade ou simples conveniências do Estado. Os serviços públicos em cuja prestação o Estado atua no exercício de sua soberania, de forma indelegável, são denominados:

Questão 4

A adoção da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais é uma das diretrizes da Política Nacional de Medicamentos (PNM). Segundo essa política:

Questão 5

Diversos medicamentos apresentam-se sob a forma de pó para reconstituição. Ao utilizar esse tipo de medicamento, o paciente deve ser instruído a adicionar o pó, normalmente, a uma quantidade adequada de água, e agitar a mistura, dando origem à preparação líquida homogênea e estável para uso em curto período de tempo. Quando deixado em repouso, haverá o acúmulo de fármaco insolúvel no fundo do frasco, que deverá ser agitado novamente antes da próxima dose. A forma farmacêutica final obtida após o processo descrito é

Questão 6

A Portaria nº 344, de 12 de maio de 1998, do Ministério da Saúde, aprova o regulamento técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial, que são aqueles que apresentam chance de causar dependência física e química. Nesse contexto, os medicamentos das listas A e B, tais como o metilfenidato e o diazepam, devem apresentar uma tarja

Questão 7

Nas ambulâncias do tipo B, está previsto o estoque de qual medicamento?

Questão 8

Com o intuito de minimizar perdas e desperdícios recomenda-se que os medicamentos sejam entregues pela transportadora com uma margem aceitável do prazo de validade. Recomenda-se que os medicamentos sejam entregues com:

Questão 9

Analise as afirmativas a seguir, relativas aos benefícios das formas farmacêuticas, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Facilita a administração.
( ) Facilita a ingestão da substância ativa.
( ) Garante a presença do fármaco no local de ação.

Assinale a sequência CORRETA.

Questão 10

Segundo a ANVISA, na embalagem de um medicamento devem constar as seguintes informações, EXCETO:

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *