Simulado Recepcionista – Conhecimentos Específicos

Está sob as responsabilidades de uma Recepcionista atuar na recepção, atender e filtrar ligações, anotar recados e receber visitas, se responsabilizar pela compra de materiais de escritório e higiene, fazer o direcionamento de ligações, etc.
Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

Considere as afirmativas a seguir.

I. No caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano.
II. A pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela família, não será objeto de penhora para pagamento de débitos decorrentes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu desenvolvimento.
III. A lei estabelecerá o procedimento para desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, mediante justa e prévia indenização em títulos da dívida pública.

De acordo com a disciplina constitucional do direito individual à propriedade, é correto o que se afirma em:




Questão 2

Segundo a Constituição de 1988, são direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social, exceto:




Questão 3

O mandado de segurança coletivo poderá ser impetrado por partido político, desde que tenha representação no Congresso Nacional.




Questão 4

Qualidade no atendimento ao público é algo sempre esperado, mas nem sempre encontrado. Ela requer treinamento, prática, conhecimento do público-alvo, comportamento adequado, cortesia e muitas outras particularidades que podem fazer toda a diferença no trato com as pessoas. Sobre características fundamentais que o atendente deve ter, julgue as afirmativas em verdadeiras (V) ou falsas (F).

(...) A celeridade é uma característica importante, sobretudo quando há a necessidade de prestar informações a muitas pessoas.
(...) Na resolução de conflitos, é sempre esperado que o atendente seja condescendente, seja por interesse, complacência, respeito ou reverência.
(...) Rigor no cumprimento das tarefas, no sentido de pontualidade, é uma conduta correta.
(...) A clareza, a concisão e a impessoalidade são alguns dos requisitos para a boa comunicabilidade com o público.

Pode-se afirmar que:




Questão 5

Assinale a alternativa que contraria os direitos de nacionalidade estabelecidos na Constituição Federal brasileira.




Questão 6

As relações interpessoais desenvolvem-se em decorrência do processo de interação. Em situação de trabalho, compartilhadas por duas ou mais pessoas, há atividades predeterminadas a serem executadas, bem como interações e sentimentos recomendados, tais como: comunicação, cooperação, respeito, amizade. Analise as afirmativas seguintes.

I. Os valores representam as convicções básicas de que um modo especifico de conduta ou de condição de existência. Contêm um elemento de julgamento, baseado naquilo que o individuo acredita ser correto, bom ou desejável. Os valores costumam ser relativamente estáveis e duradouros.
II. As atitudes são afirmações avaliadoras – favoráveis ou desfavoráveis – em relação a objetos, pessoas ou eventos. Refletem como um individuo se sente em relação a alguma coisa.
III. Na maioria das situações, as atitudes são o mesmo que os valores, pelo fato de ambos estarem interrelacionados e envolverem três componentes: cognitivo, afetivo e comportamental.

Está correto o que se afirma em:




Questão 7

Os partidos políticos dispõem de autonomia para definir sua estrutura interna, organização e funcionamento e para adotar os critérios de escolha e o regime de suas coligações eleitorais. O pluripartidarismo e os direitos fundamentais da pessoa humana são preceitos orientadores dos partidos políticos, assim como:

I. a proibição de recebimento de recursos financeiros de entidade ou governo estrangeiros.
II. o rito de criação de novos partidos previsto nos códigos civil e penal.
III. a prestação de contas à Justiça Eleitoral.

Integram corretamente o rol de preceitos constitucionais dos partidos políticos o que consta em:




Questão 8

Compete ao Senado Federal aprovar, por voto secreto, após arguição pública, a escolha, dentre outros, do presidente e dos diretores do Banco Central.




Questão 9

Considere-se que tenha sido expedido diploma de eleito pela Justiça Eleitoral para Pedro como deputado federal, mas ele ainda não tenha sido empossado como tal. Nesse caso, Pedro, que responde à ação criminal na Justiça estadual, somente poderá ser submetido a julgamento perante o STF após sua posse.




Questão 10

Suponha-se que Maria seja deputada federal, sendo também sobrinha de João, que é governador do mesmo estado de Maria. Nesse caso, Maria poderá candidatar-se à reeleição juntamente com seu tio.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado