Página Inicial » Ensino Médio » Simulado Bombeiro – Questões Teóricas

Simulado Bombeiro – Questões Teóricas

O Bombeiro é o profissional responsável pelo combate a incêndios, pela preservação do patrimônio ameaçado de destruição, pelo resgate de vítimas de incêndios, afogamentos, acidentes ou catástrofes. Um Bombeiro também é responsável pela conscientização da população sobre medidas de segurança contra incêndios.
Responda as questões específicas do cargo, que caíram em provas objetivas aplicadas em Concursos Públicos.

Questão 1

(CBMMG-CFO 2016 / FUNDEP) A posse do presidente Juscelino Kubitschek foi cercada por uma tentativa de golpe e anulação da eleição. Ainda no primeiro mês de seu mandato, o então presidente enfrentou uma revolta de militares insatisfeitos com sua eleição, que, liderados pelo major Haroldo Veloso e pelo Capitão José Chaves Limeirão, organizaram um levante contra seu governo.

Esse levante foi batizado como:




Questão 2

(CBMPE-CFO 2017 / CONUPE) Quando uma diferença de potencial é aplicada entre dois pontos de um condutor qualquer, um campo elétrico é
estabelecido em seu interior, fazendo com que as cargas elétricas livres no condutor entrem em movimento.

Esse fluxo de carga por unidade e tempo é denominado de




Questão 3

(CBMPE-CFO 2017 / CONUPE) Um helicóptero colidiu com um prédio, causando incêndio e o desabamento deste. Os bombeiros foram acionados para o resgate de vítimas no qual muitas conseguiram ser resgatadas ainda com vida. Algumas não tiveram a mesma sorte. A identificação de pessoas nessa situação nem sempre é fácil.
Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 4

(CBMPE-CFO 2017 / CONUPE) “O pedido de ajuda chegou ao quartel de bombeiros às 3h37. No carro, a adolescente MJS de 16 anos entrou em trabalho de parto, e os bombeiros  constataram que não daria tempo de levá-la ao hospital. O parto ocorreu ali
mesmo, atravessando a cidade do Recife. Segundo relato dos pais, ela é usuária de álcool”.

Sobre esse caso, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 5

(CBMPE-CFO 2017 / CONUPE) Leia o texto a seguir:

A possibilidade mais nociva da automedicação é o uso de doses muito pequenas, de modo que, no lugar de eliminar a infecção, os micróbios são educados para resistirem à penicilina. Assim, um conjunto de organismos resistentes é cultivado, podendo ser passado para outros indivíduos e talvez daí para a frente, até chegarem a alguém que pegue uma septicemia ou uma pneumonia, e a penicilina não pode salvá-lo...Eu espero que esse mal possa ser evitado.

Sir Alexander Fleming, 1928.
Fonte: Zimmer, C. O livro de ouro da evolução. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003.

Sobre a resistência aos antibióticos, é CORRETO afirmar que




Questão 6

(CBMPE-CFO 2017 / CONUPE) Assinale a alternativa cuja grandeza física é uma grandeza vetorial.




Questão 7

(CBMPE-CFO 2017 / CONUPE) O grupo para análise de inquéritos administrativos de uma corporação é formado por 3 tenentes e 5 sargentos. Quantas comissões de inquérito, constituídas por 5 pessoas, podem ser formadas, contendo, no mínimo, 1 tenente?




Questão 8

19- (CBMMG-CFO 2016 / FUNDEP) Apenas no final do século XVIII, com a Revolução Industrial, a capacidade produtiva humana tornou-se suficiente para transformar extensa e profundamente a superfície terrestre.

Nesse contexto, é INCORRETO afirmar que a era industrial:




Questão 9

(CBMPE-CFO 2017 / CONUPE) Devido à violência crescente e, consequentemente, ao aumento do número de casos de balas perdidas, um fabricante de vidros, preocupado com a segurança, projetou e fabricou um tipo de vidro que, no caso de um projétil atravessá- lo, diminui em 99% a energia de movimento do projétil. Supondo que uma “bala” de fuzil, de massa 20 g atinja o vidro com velocidade de 400 m/s, é CORRETO afirmar que a velocidade, em m/s, ao atravessá-lo, é




Questão 10

18- (CBMMG-CFO 2016 / FUNDEP) Chama-se matriz diagonal à toda matriz quadrada em que todos os elementos não pertencentes à diagonal principal são nulos. Sabendo-se disso, considere o conjunto de todas as matrizes diagonais com duas linhas,compostas somente de números naturais e tendo o seu determinante igual a 36.

Sendo assim, o número de elementos desse conjunto de matrizes será:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado