Página Inicial » Ensino Médio » Simulado Bombeiro – Questões Teóricas

Simulado Bombeiro – Questões Teóricas

O Bombeiro é o profissional responsável pelo combate a incêndios, pela preservação do patrimônio ameaçado de destruição, pelo resgate de vítimas de incêndios, afogamentos, acidentes ou catástrofes. Um Bombeiro também é responsável pela conscientização da população sobre medidas de segurança contra incêndios.
Responda as questões específicas do cargo, que caíram em provas objetivas aplicadas em Concursos Públicos.

Questão 1

(CBMPE-CFO 2017 / CONUPE) O que quase todo mergulhador sabe é que a doença descompressiva é causada por bolhas de nitrogênio, que se expandem no sangue ou nos tecidos do corpo, causando lesões em graus variáveis. (...) De maneira simples, vamos entender como as bolhas surgem. Segundo a Lei de Henry, “A solubilidade de um gás num meio líquido é diretamente proporcional à sua pressão parcial”. Traduzindo, quanto mais pressurizado estiver o gás, mais solúvel
ele fica.

Considerando a densidade da água como ρ = 1 g/cm3, o módulo da aceleração da gravidade como g = 10,0 m/s e a pressão atmosférica no nível da água 1 atm, analise as afirmativas abaixo e assinale a CORRETA.




Questão 2

(CBMPE-CFO 2017 / CONUPE) Quando uma diferença de potencial é aplicada entre dois pontos de um condutor qualquer, um campo elétrico é
estabelecido em seu interior, fazendo com que as cargas elétricas livres no condutor entrem em movimento.

Esse fluxo de carga por unidade e tempo é denominado de




Questão 3

16- (CBMMG-CFO 2016 / FUNDEP) Em certa substância, a toxicidade se reduz à metade à cada hora, quando exposta ao ar. Assim, o tempo que essa substância leva para reduzir sua toxicidade, depois da exposição ao ar, a um centésimo da inicial é:




Questão 4

(CBMMG-CFO 2016 / FUNDEP) A geógrafa Bertha Becker, no Atlas Nacional do Brasil Milton Santos, publicado pelo IBGE, assinala que no país se destacaram, do ponto de vista geográfico, dois processos fundamentais no encerramento da primeira década deste milênio: a melhoria de condições de parte considerável da população brasileira e a valorização
da potencialidade do território nacional.

Considerando este último processo, nele NÃO se inclui:




Questão 5

(CBMPE-CFO 2017 / CONUPE) Leia a tirinha que narra um diálogo sobre as amebas entre dois seres vivos.

A seguir, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 6

(CBMPE-CFO 2017 / CONUPE) A Mecânica é um campo da Física, que descreve o movimento dos corpos, sendo dividida em três áreas: Cinemática, Dinâmica e Estática. Na Cinemática, estuda-se o movimento dos corpos, sem se considerarem suas causas. Na Dinâmica, estuda-se o movimento e suas causas com base nos conceitos de força e suas leis. Na estática, estuda-se o equilíbrio e a invariância dinâmica de sistemas físicos. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo e assinale a CORRETA.




Questão 7

(CBMPE-CFO 2017 / CONUPE) O grupo para análise de inquéritos administrativos de uma corporação é formado por 3 tenentes e 5 sargentos. Quantas comissões de inquérito, constituídas por 5 pessoas, podem ser formadas, contendo, no mínimo, 1 tenente?




Questão 8

(CBMPE-CFO 2017 / CONUPE) Devido à violência crescente e, consequentemente, ao aumento do número de casos de balas perdidas, um fabricante de vidros, preocupado com a segurança, projetou e fabricou um tipo de vidro que, no caso de um projétil atravessá- lo, diminui em 99% a energia de movimento do projétil. Supondo que uma “bala” de fuzil, de massa 20 g atinja o vidro com velocidade de 400 m/s, é CORRETO afirmar que a velocidade, em m/s, ao atravessá-lo, é




Questão 9

(CBMPE-CFO 2017 / CONUPE) O gasto total de uma casa de recepção com um jantar corresponde à soma de um gasto fixo com um gasto variável que depende do número de convidados. Se num jantar com 40 convidados, os gastos totalizam R$ 4.720,00 e, com 90 convidados, os gastos totalizam R$ 8.120,00, qual é o valor do gasto fixo?




Questão 10

(CBMPE-CFO 2017 / CONUPE) Um helicóptero colidiu com um prédio, causando incêndio e o desabamento deste. Os bombeiros foram acionados para o resgate de vítimas no qual muitas conseguiram ser resgatadas ainda com vida. Algumas não tiveram a mesma sorte. A identificação de pessoas nessa situação nem sempre é fácil.
Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado