Simulado Operador de ETA/ETE – Conhecimentos Específicos

O profissional é responsável por monitorar o recebimento de resíduos industriais e urbanos, além de controlar o processo de tratamento de água.
Confira e responda ao simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

O parâmetro de qualidade de água que representa o grau de interferência com a passagem da luz através da água, devido à sólidos em suspensão e que pode reduzir a penetração da luz, prejudicando a fotossíntese, assim como pode estar associada a compostos tóxicos e organismos patogênicos.
Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a descrição acima.

Questão 2

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
Os ovos de ____________ são removidos nas estações de tratamento de esgotos por mecanismos de sedimentação, portanto tendem a se acumular junto ao lodo biológico. Dessa maneira, na operação do sistema de tratamento, nas atividades de descarte, secagem e disposição final do lodo de excesso, deve-se evitar o contato direto do operador com o material, ou seja, utilizar sempre os EPI, para a proteção da saúde dos trabalhadores.

Questão 3

O controle operacional é extremamente importante e compreende todas as ações necessárias para um bom desempenho do tratamento de água. A seguir estão elencadas as principais atividades relativas à operação de estações de tratamento de água, EXCETO:

Questão 4

A portaria nº 2914, de 12 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde e as boas práticas na área de saneamento determinam a obrigatoriedade de se manter em qualquer ponto na rede de distribuição a concentração de determinados compostos. A seguir, são descritos alguns desses compostos.

I. A concentração mínima de cloro residual livre deve ser de 0,2 mg/l.
II. Recomenda-se que o teor máximo seja de 0,8 mg/l de cloro residual livre em qualquer ponto do sistema de abastecimento.
III. Os principais produtos utilizados no tratamento são: hipoclorito de cálcio, cal clorada, hipoclorito de sódio e cloro gasoso.

Das afirmativas apresentadas, estão corretas:

Questão 5

O tratamento da água de abastecimento passa por algumas etapas. Dentre elas tem-se a definição:
“Após a formação dos flocos, a água é conduzida para este processo, no qual se promove a sedimentação dos flocos formados, retirando, assim, parte das impurezas contidas na água. Esse fenômeno ocorre porque os flocos que são mais pesados do que a água, pela ação gravitacional, ficam depositados no tanque.”
A definição acima está relacionada à etapa denominada:

Questão 6

Dependendo das características da água a ser tratada, são adotados diversos tipos de tratamento que possuem etapas diferenciadas. Assim:

“Utiliza-se um agente físico ou químico, cuja finalidade é a destruição de microrganismos patogênicos que possam transmitir doenças através das mesmas. Normalmente são utilizados em abastecimento público os seguintes agentes em ordem de frequência: cloro, ozona, luz ultravioleta, etc.”

O texto acima está relacionado à etapa:

Questão 7

A vazão em massa é:

Questão 8

A vazão de esgoto sanitário que chega à ETE é composta pela soma de três parcelas. Assinale a alternativa que não indica uma dessas parcelas:

Questão 9

Algumas substâncias químicas, que são utilizadas durante o tratamento, devem ser medidas após o tratamento, para verificar se ficou a quantidade mínima ou máxima permitida ou necessária.
Dentre estas substâncias pode-se listar:

Questão 10

A ética e a moral são amplamente discutidas no nosso dia a dia, seja no trabalho, seja em casa com a família ou com os amigos. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Quando alguém se refere a outro e diz: “Você não tem moral para dizer isso”, na realidade ele quis dizer que falta a essa pessoa um conjunto de valores, que podem ser sociais ou humanos.
( ) A moral é um conjunto de valores pelos quais as pessoas guiam seus comportamentos e, por isso, não está sujeita a mudanças da localidade (país) ou período de tempo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Questão 11

Analise as afirmativas a seguir.

I. Água para consumo humano: água potável destinada à ingestão, preparação e produção de alimentos e à higiene pessoal, independentemente da sua origem.
II. Água potável: água que atenda ao padrão de potabilidade estabelecido na Portaria nº 2914/2011 do Ministério da Saúde e que não ofereça riscos à saúde.
III. Água tratada: água submetida a processos físicos, químicos, biológicos ou combinação destes, visando atender ao padrão da OMS.
IV. Sistema de abastecimento de água para consumo humano: instalação composta por um conjunto de obras civis, materiais e equipamentos, desde a zona de captação até o ponto que inicia a distribuição às cidades. Os ramais de entrega do produto ficam fora da norma, sendo de responsabilidade do cidadão.
V. Controle da qualidade da água para consumo humano: conjunto de atividades exercidas regularmente pelo responsável pelo sistema de abastecimento de água, destinado a verificar se a água fornecida à população é potável, de forma a assegurar a manutenção desta condição.

Segundo a Portaria nº 2914/2011, do Ministério da Saúde, está correto o que se afirma em:

Questão 12

A turbidez da água é devida à presença de materiais sólidos que se encontram em suspensão e que reduzem sua transparência. Pode ser provocada também pela presença de alguns tipos de algas, de plâncton, de matéria orgânica e muitas outras substâncias como os metais zinco, ferro, manganês e areia, os quais resultam do processo natural de erosão ou de despejos industriais e até domésticos. Assinale a alternativa que apresenta um método utilizado para a medição da turbidez da água.

Questão 13

Os principais objetivos do tratamento dos esgotos consistem na remoção de:

I. Sólidos em suspensão.
II. Matéria orgânica.
III. Organismos patogênicos.
IV. Nutrientes.

Estão corretas as afirmativas:

Questão 14

Considere os parâmetros abaixo.

I. Escherichia coli ou coliformes termotolerantes.
II. Turbidez.
III. Gosto.
IV. Odor.
V. Dureza.

Das opções apresentadas, devem ser controladas na produção de água:

Questão 15

A matéria orgânica presente em corpos d’água é uma característica de primordial importância, sendo a causadora do principal problema de poluição das águas.
Todas as alternativas abaixo são parâmetros de qualidade da água que indicam poluição de origem orgânica, EXCETO:

Questão 16

A água pura é tratada como um meio isolante, porém sua capacidade de solvência das substâncias, principalmente de sais, faz com que as águas naturais tenham, em geral, alto poder de condutividade elétrica.
Sobre esse tema, considere as afirmativas abaixo:

I. A condutividade depende do tipo de mineral dissolvido bem como da sua concentração.
II. A diminuição da temperatura também eleva a condutividade.
III. Quando colocados em contato, os ácidos e as bases (estas em maior quantidade), reagem entre si, neutralizando um ao outro, isto é, tornam o meio com baixa condutância elétrica.

Está correto o que se afirma em:

Questão 17

As doenças de veiculação hídrica são os problemas de saúde pública mais comuns dos países em desenvolvimento. Assinale a alternativa que apresenta doença transmitida diretamente pela ingestão de água contaminada.

Questão 18

O tratamento secundário é uma etapa na qual objetivo principal é a remoção da carga poluidora dos esgotos, DBO (demanda biológica de oxigênio) solúvel (dissolvida), através de sistemas que aceleram o processo de degradação que ocorre naturalmente nos corpos receptores.
Dentro deste contexto, tem-se a definição:
“Constituem-se na forma mais simples para tratamento de esgotos, apresentando diversas variantes com diferentes níveis de simplicidade operacional e requisitos de área. São unidades que retêm os esgotos por um período de tempo suficiente para que a matéria orgânica seja estabilizada por processos biológicos naturais, principalmente pela ação de algas e bactérias”.
Esta definição está relacionada com:

Questão 19

A realização de análises físicas, químicas e bacteriológicas, durante as várias etapas do tratamento dos esgotos, possibilita o acompanhamento da eficiência do mesmo e determina a necessidade, ou não, de implementação de medidas preventivas e/ou corretivas.
Entre as análises usualmente realizadas, assinale a alternativa correta.

Questão 20

As análises físico-químicas realizadas na água levantam as respectivas características para vigilância e monitoramento da qualidade da água.
Assinale a alternativa que contempla as análises que podem ser realizados por titulometria.

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *