Página Inicial » Ensino Médio » Simulado Operador de ETA/ETE – Conhecimentos Específicos

Simulado Operador de ETA/ETE – Conhecimentos Específicos

O profissional é responsável por monitorar o recebimento de resíduos industriais e urbanos, além de controlar o processo de tratamento de água.
Confira e responda ao simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Algumas substâncias químicas, que são utilizadas durante o tratamento, devem ser medidas após o tratamento, para verificar se ficou a quantidade mínima ou máxima permitida ou necessária.
Dentre estas substâncias pode-se listar:




Questão 2

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. O ácido __________ libera na água o fluoreto, forma iônica do elemento químico flúor, um dos responsáveis pelo declínio da cárie dentária no Brasil.




Questão 3

Os principais objetivos do tratamento dos esgotos consistem na remoção de:

I. Sólidos em suspensão.
II. Matéria orgânica.
III. Organismos patogênicos.
IV. Nutrientes.

Estão corretas as afirmativas:




Questão 4

A turbidez da água é devida à presença de materiais sólidos que se encontram em suspensão e que reduzem sua transparência. Pode ser provocada também pela presença de alguns tipos de algas, de plâncton, de matéria orgânica e muitas outras substâncias como os metais zinco, ferro, manganês e areia, os quais resultam do processo natural de erosão ou de despejos industriais e até domésticos. Assinale a alternativa que apresenta um método utilizado para a medição da turbidez da água.




Questão 5

Analise as afirmativas abaixo em relação aos processos de lavação dos filtros.

1. Os filtros são lavados quando a qualidade da água não mais atende ao padrão de potabilidade ou quando o nível de água no filtro atinge o limite máximo estabelecido.
2. A frequência da lavagem dos filtros rápidos é bem menor em comparação à dos filtros lentos.
3. A frequência da lavagem dos filtros lentos é bem menor em comparação à dos filtros rápidos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.




Questão 6

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
Os ovos de ____________ são removidos nas estações de tratamento de esgotos por mecanismos de sedimentação, portanto tendem a se acumular junto ao lodo biológico. Dessa maneira, na operação do sistema de tratamento, nas atividades de descarte, secagem e disposição final do lodo de excesso, deve-se evitar o contato direto do operador com o material, ou seja, utilizar sempre os EPI, para a proteção da saúde dos trabalhadores.




Questão 7

A ética e a moral são amplamente discutidas no nosso dia a dia, seja no trabalho, seja em casa com a família ou com os amigos. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Quando alguém se refere a outro e diz: “Você não tem moral para dizer isso”, na realidade ele quis dizer que falta a essa pessoa um conjunto de valores, que podem ser sociais ou humanos.
( ) A moral é um conjunto de valores pelos quais as pessoas guiam seus comportamentos e, por isso, não está sujeita a mudanças da localidade (país) ou período de tempo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.




Questão 8

Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F), tendo como instrumento de conhecimento a remoção de ferro e manganês em águas com destino ao abastecimento das pessoas e indústrias.

( ) Os íons de ferro e manganês em águas destinadas ao abastecimento causam depósitos, incrustações e possibilitam o aparecimento de bactérias ferruginosas nocivas nas redes de abastecimento.
( ) O tratamento de águas contendo ferro envolve duas etapas principais interdependentes: a oxirredução e a dissolução em percloratos via precipitação por aeração/ agitação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.




Questão 9

Os processos de tratamento de esgoto são formados por uma série de operações unitárias, que são empregadas para a remoção de substâncias indesejáveis ou para a transformação dessas substâncias em outras de forma aceitável.
Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.




Questão 10

São usados na identificação de microrganismos e em testes diferenciais microbianos, como, por exemplo, na análise da água. São colocados invertidos no meio líquido contido num recipiente de cultura - durante a esterilização, fica cheio do líquido e após a inoculação e fermentação o líquido é deslocado, total ou parcialmente, pelo gás formado em uma fermentação. O texto está associado à vidraria utilizada na análise da água, que se encontra descrito na alternativa:




Questão 11

A realização de análises físicas, químicas e bacteriológicas, durante as várias etapas do tratamento dos esgotos, possibilita o acompanhamento da eficiência do mesmo e determina a necessidade, ou não, de implementação de medidas preventivas e/ou corretivas.
Entre as análises usualmente realizadas, assinale a alternativa correta.




Questão 12

Preencha a lacuna do texto a seguir com a alternativa correta. A adição de sulfato de alumínio ocorre na ___________ do processo.




Questão 13

Avalie os materiais a seguir: frasco Erlenmeyer de 250 ou 500 ml; bureta de 50 ml; pipeta volumétrica de 1; 5 e 10 ml; balança de precisão. Com os reagentes: tiossulfato de sódio 0,1N; iodeto de potássio; ácido acético; indicador de amido.
Com a devida técnica, esses materiais são utilizados para:




Questão 14

Durante o tratamento, a água entra em contato com produtos químicos que conferem característica de acidez à água e isso precisa ser corrigido.
O hidróxido de cálcio é um produto químico utilizado no tratamento de água para correção de:




Questão 15

A matéria orgânica presente em corpos d’água é uma característica de primordial importância, sendo a causadora do principal problema de poluição das águas.
Todas as alternativas abaixo são parâmetros de qualidade da água que indicam poluição de origem orgânica, EXCETO:




Questão 16

Um dos objetivos do Decreto Federal 5.440 de 04 de maio de 2005 é estabelecer definições e procedimentos sobre o controle de qualidade da água de sistemas de abastecimento.

I- A respeito das definições, o Decreto estabeleceu que sistemas isolados são sistemas que abastecem isoladamente bairros, setores ou localidades.
II- já os sistemas integrados abastecem diversos municípios simultaneamente ou uma unidade produtora abastece um único município, bairro, setor ou localidade.
III- A área de abrangência do fornecimento de água pelo sistema de abastecimento é denominada unidade de informação.
IV- sendo que a derivação da água da rede de distribuição que se liga às edificações ou pontos de consumo por meio de instalações assentadas na via pública até a edificação é ligação predial.

As afirmativas CORRETAS são:




Questão 17

O controle de qualidade da água é realizado durante e após a etapa de tratamento. Deste modo, realizam-se diversas análises na água, com o objetivo de avaliar a eficácia do tratamento e verificar se os parâmetros de potabilidade estão na faixa estabelecida pela legislação. Sobre esses parâmetros assinale a alternativa CORRETA.

I. O Cloro residual é a concentração mínima exigida de cloro que é 0,2 mg/L. Este agente bactericida é adicionado durante o tratamento com o objetivo de eliminar bactérias e outros microrganismos.
II. O pH é uma medida que estabelece a condição ácida ou alcalina de uma água. Este parâmetro não possui risco sanitário associado a sua medida, sendo sua faixa recomendada de 6,0 a 9,5.
III. A cor indica a presença de substâncias dissolvidas e finamente divididas, considerado um parâmetro estético de aceitação ou rejeição do produto e por isso não necessita de um valor máximo permissível.
IV. O flúor é um elemento químico adicionado à água de abastecimento, durante o tratamento, devido à sua comprovada eficácia na proteção dos dentes contra a cárie.




Questão 18

A correção de PH é feita quando se coloca cal hidratada ou carbonato de sódio, corrigindo uma possível alcalinidade da água (pH). Esse procedimento também previne uma possível corrosão futura da rede de encanamento que irá distribuir a água tratada. Esse procedimento é representado na:




Questão 19

Ao longo do tratamento de água são realizadas diversas etapas de separação de impurezas. A descrição a seguir é referente a qual etapa do tratamento:

“A maioria das partículas ficou retida no decantador, porém uma parte persiste em suspensão; e é para remover essa parte que se procede esta etapa. Hidraulicamente, faz-se a água traspassar uma camada filtrante, constituída por um leito arenoso, com granulometria pré-dimensionada, sustentada por uma camada de cascalho, de modo que as impurezas, as partículas, a maioria das bactérias, entre outros, fiquem retidos e a água passante seja límpida.”




Questão 20

Assinale a alternativa que indica corretamente o processo usado em técnicas de determinação volumétrica e que consta, basicamente, da adição de uma solução padrão, gota a gota, a uma amostra sob agitação constante. Esta técnica é realizada com o auxílio de uma bureta e o ponto final da reação é dado através da visualização da mudança de coloração de um indicador adequado, ou pelo aparecimento de uma turvação ou através de um medidor de pH.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado