Página Inicial » Ensino Médio » Simulado Operador de ETA/ETE – Conhecimentos Específicos

Simulado Operador de ETA/ETE – Conhecimentos Específicos

O profissional é responsável por monitorar o recebimento de resíduos industriais e urbanos, além de controlar o processo de tratamento de água.
Confira e responda ao simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

O título “Governo muda as regras de controle de qualidade da água” foi publicado pela Associação Brasileira do Ministério Público do Meio Ambiente, logo após o lançamento da Portaria nº 2.914 de 12 de dezembro de 2011 do Ministério da Saúde. Sobre esta Portaria, assinale a alternativa INCORRETA:




Questão 2

A desinfecção da água tem sido praticada por milênios e surgiu como uma tentativa de se controlar a propagação de doenças. Dentre os desinfetantes disponíveis no mercado atualmente, este produto tem sido o mais largamente empregado devido a facilidade de aplicação, eficiência na degradação de organismos patogênicos e baixo custo. O produto químico descrito anteriormente é;




Questão 3

A turbidez da água é devida à presença de materiais sólidos que se encontram em suspensão e que reduzem sua transparência. Pode ser provocada também pela presença de alguns tipos de algas, de plâncton, de matéria orgânica e muitas outras substâncias como os metais zinco, ferro, manganês e areia, os quais resultam do processo natural de erosão ou de despejos industriais e até domésticos. Assinale a alternativa que apresenta um método utilizado para a medição da turbidez da água.




Questão 4

O parâmetro de qualidade de água que representa o grau de interferência com a passagem da luz através da água, devido à sólidos em suspensão e que pode reduzir a penetração da luz, prejudicando a fotossíntese, assim como pode estar associada a compostos tóxicos e organismos patogênicos.
Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a descrição acima.




Questão 5

O valor de 4,85 atm em mmHg corresponde a:




Questão 6

Os principais objetivos do tratamento dos esgotos consistem na remoção de:

I. Sólidos em suspensão.
II. Matéria orgânica.
III. Organismos patogênicos.
IV. Nutrientes.

Estão corretas as afirmativas:




Questão 7

A vazão em peso é:




Questão 8

As análises físico-químicas realizadas na água levantam as respectivas características para vigilância e monitoramento da qualidade da água.
Assinale a alternativa que contempla as análises que podem ser realizados por titulometria.




Questão 9

No processo de tratamento de água a coagulação tem por finalidade transformar impurezas finais e dissolvidas, que se encontram em suspensão, em estado coloidal, para que possam ser removidas pela decantação e filtração. Para que este processo ocorra é necessário adicionar à água substâncias químicas que irão reagir com a impureza formando um produto insolúvel. Dentre estas substâncias, denominadas coagulantes, assinale a alternativa que NÃO corresponde a um coagulante.




Questão 10

Analise as afirmativas abaixo em relação aos processos de lavação dos filtros.

1. Os filtros são lavados quando a qualidade da água não mais atende ao padrão de potabilidade ou quando o nível de água no filtro atinge o limite máximo estabelecido.
2. A frequência da lavagem dos filtros rápidos é bem menor em comparação à dos filtros lentos.
3. A frequência da lavagem dos filtros lentos é bem menor em comparação à dos filtros rápidos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.




Questão 11

Os perióxidos são óxidos que reagem com a água ou com ácidos diluídos, produzindo água oxigenada. No caso Na2O2 + 2H2O resulta em:




Questão 12

Considere os parâmetros abaixo.

I. Escherichia coli ou coliformes termotolerantes.
II. Turbidez.
III. Gosto.
IV. Odor.
V. Dureza.

Das opções apresentadas, devem ser controladas na produção de água:




Questão 13

O tratamento secundário é uma etapa na qual objetivo principal é a remoção da carga poluidora dos esgotos, DBO (demanda biológica de oxigênio) solúvel (dissolvida), através de sistemas que aceleram o processo de degradação que ocorre naturalmente nos corpos receptores.
Dentro deste contexto, tem-se a definição:
“Constituem-se na forma mais simples para tratamento de esgotos, apresentando diversas variantes com diferentes níveis de simplicidade operacional e requisitos de área. São unidades que retêm os esgotos por um período de tempo suficiente para que a matéria orgânica seja estabilizada por processos biológicos naturais, principalmente pela ação de algas e bactérias”.
Esta definição está relacionada com:




Questão 14

Dependendo das características da água a ser tratada, são adotados diversos tipos de tratamento que possuem etapas diferenciadas. Assim:

“Utiliza-se um agente físico ou químico, cuja finalidade é a destruição de microrganismos patogênicos que possam transmitir doenças através das mesmas. Normalmente são utilizados em abastecimento público os seguintes agentes em ordem de frequência: cloro, ozona, luz ultravioleta, etc.”

O texto acima está relacionado à etapa:




Questão 15

Um exemplo de reação inorgânica ocorre quando o ferro reage com alguma solução ácida, como uma solução aquosa de ácido clorídrico [ 2 Fe(s) + 6 HCl(aq)] resultando em:




Questão 16

Algumas substâncias químicas, que são utilizadas durante o tratamento, devem ser medidas após o tratamento, para verificar se ficou a quantidade mínima ou máxima permitida ou necessária.
Dentre estas substâncias pode-se listar:




Questão 17

A água é agitada lentamente, para favorecer a união das partículas de sujeira, formando os focos. Esse procedimento ocorre na:




Questão 18

A vazão em massa é:




Questão 19

Os processos de tratamento de esgoto são formados por uma série de operações unitárias, que são empregadas para a remoção de substâncias indesejáveis ou para a transformação dessas substâncias em outras de forma aceitável.
Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.




Questão 20

A cal hidratada, ou hidróxido de cálcio, é um produto químico utilizado no tratamento de água para correção do pH (potencial de hidrogênio). Durante o tratamento, a água entra em contato com produtos químicos que conferem característica de acidez à água e isso precisa ser corrigido. A fórmula da cal hidratada é:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado