Simulado Operador de ETA/ETE – Conhecimentos Específicos

O profissional é responsável por monitorar o recebimento de resíduos industriais e urbanos, além de controlar o processo de tratamento de água.
Confira e responda ao simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

A vazão de esgoto sanitário que chega à ETE é composta pela soma de três parcelas. Assinale a alternativa que não indica uma dessas parcelas:




Questão 2

Avalie os materiais a seguir: frasco Erlenmeyer de 250 ou 500 ml; bureta de 50 ml; pipeta volumétrica de 1; 5 e 10 ml; balança de precisão. Com os reagentes: tiossulfato de sódio 0,1N; iodeto de potássio; ácido acético; indicador de amido.
Com a devida técnica, esses materiais são utilizados para:




Questão 3

O tratamento secundário é uma etapa na qual objetivo principal é a remoção da carga poluidora dos esgotos, DBO (demanda biológica de oxigênio) solúvel (dissolvida), através de sistemas que aceleram o processo de degradação que ocorre naturalmente nos corpos receptores.
Dentro deste contexto, tem-se a definição:
“Constituem-se na forma mais simples para tratamento de esgotos, apresentando diversas variantes com diferentes níveis de simplicidade operacional e requisitos de área. São unidades que retêm os esgotos por um período de tempo suficiente para que a matéria orgânica seja estabilizada por processos biológicos naturais, principalmente pela ação de algas e bactérias”.
Esta definição está relacionada com:




Questão 4

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. O ácido __________ libera na água o fluoreto, forma iônica do elemento químico flúor, um dos responsáveis pelo declínio da cárie dentária no Brasil.




Questão 5

Um exemplo de reação inorgânica ocorre quando o ferro reage com alguma solução ácida, como uma solução aquosa de ácido clorídrico [ 2 Fe(s) + 6 HCl(aq)] resultando em:




Questão 6

A cal hidratada, ou hidróxido de cálcio, é um produto químico utilizado no tratamento de água para correção do pH (potencial de hidrogênio). Durante o tratamento, a água entra em contato com produtos químicos que conferem característica de acidez à água e isso precisa ser corrigido. A fórmula da cal hidratada é:




Questão 7

A portaria nº 2914, de 12 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde e as boas práticas na área de saneamento determinam a obrigatoriedade de se manter em qualquer ponto na rede de distribuição a concentração de determinados compostos. A seguir, são descritos alguns desses compostos.

I. A concentração mínima de cloro residual livre deve ser de 0,2 mg/l.
II. Recomenda-se que o teor máximo seja de 0,8 mg/l de cloro residual livre em qualquer ponto do sistema de abastecimento.
III. Os principais produtos utilizados no tratamento são: hipoclorito de cálcio, cal clorada, hipoclorito de sódio e cloro gasoso.

Das afirmativas apresentadas, estão corretas:




Questão 8

Assinale a alternativa que indica corretamente o processo usado em técnicas de determinação volumétrica e que consta, basicamente, da adição de uma solução padrão, gota a gota, a uma amostra sob agitação constante. Esta técnica é realizada com o auxílio de uma bureta e o ponto final da reação é dado através da visualização da mudança de coloração de um indicador adequado, ou pelo aparecimento de uma turvação ou através de um medidor de pH.




Questão 9

Os processos de tratamento de esgoto são formados por uma série de operações unitárias, que são empregadas para a remoção de substâncias indesejáveis ou para a transformação dessas substâncias em outras de forma aceitável.
Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.




Questão 10

Preencha a lacuna do texto a seguir com a alternativa correta. A adição de sulfato de alumínio ocorre na ___________ do processo.




Questão 11

Quanto ao armazenamento, os produtos químicos usados numa ETA/ETE devem obedecer à risca às boas práticas. Os fluoretos devem ser armazenados em:




Questão 12

As águas são classificadas em diversas classes, segundo seus usos preponderantes. As águas doces de classe 1, destinadas ao abastecimento doméstico após tratamento simplificado, entre outros, requerem as seguintes condições de qualidade de água, EXCETO:




Questão 13

A ética e a moral são amplamente discutidas no nosso dia a dia, seja no trabalho, seja em casa com a família ou com os amigos. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Quando alguém se refere a outro e diz: “Você não tem moral para dizer isso”, na realidade ele quis dizer que falta a essa pessoa um conjunto de valores, que podem ser sociais ou humanos.
( ) A moral é um conjunto de valores pelos quais as pessoas guiam seus comportamentos e, por isso, não está sujeita a mudanças da localidade (país) ou período de tempo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.




Questão 14

O ensaio feito em bancada, que reproduz as condições do processo de coagulação/floculação da estação de tratamento de água, em busca da condição operacional que resulte na melhor eficiência possível, considerando-se as características da água a ser tratada, com a aplicação de reagentes e o controle dos parâmetros envolvidos no processo é:




Questão 15

Analise as afirmativas abaixo em relação aos processos de lavação dos filtros.

1. Os filtros são lavados quando a qualidade da água não mais atende ao padrão de potabilidade ou quando o nível de água no filtro atinge o limite máximo estabelecido.
2. A frequência da lavagem dos filtros rápidos é bem menor em comparação à dos filtros lentos.
3. A frequência da lavagem dos filtros lentos é bem menor em comparação à dos filtros rápidos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.




Questão 16

Ao longo do tratamento de água são realizadas diversas etapas de separação de impurezas. A descrição a seguir é referente a qual etapa do tratamento:

“A maioria das partículas ficou retida no decantador, porém uma parte persiste em suspensão; e é para remover essa parte que se procede esta etapa. Hidraulicamente, faz-se a água traspassar uma camada filtrante, constituída por um leito arenoso, com granulometria pré-dimensionada, sustentada por uma camada de cascalho, de modo que as impurezas, as partículas, a maioria das bactérias, entre outros, fiquem retidos e a água passante seja límpida.”




Questão 17

O tratamento da água de abastecimento passa por algumas etapas. Dentre elas tem-se a definição:
“Após a formação dos flocos, a água é conduzida para este processo, no qual se promove a sedimentação dos flocos formados, retirando, assim, parte das impurezas contidas na água. Esse fenômeno ocorre porque os flocos que são mais pesados do que a água, pela ação gravitacional, ficam depositados no tanque.”
A definição acima está relacionada à etapa denominada:




Questão 18

O tratamento de água visa melhorar sua qualidade de modo a causar benefícios à saúde humana. O tratamento dado a determinado corpo d’água varia de acordo com as características da água bruta. Devido ao risco sanitário e ao custo econômico, podem-se dividir o tratamento de água em algumas tipologias. Todas as alternativas abaixo são tipologias empregadas no Brasil apara abastecimento público, EXCETO:




Questão 19

As doenças de veiculação hídrica são os problemas de saúde pública mais comuns dos países em desenvolvimento. Assinale a alternativa que apresenta doença transmitida diretamente pela ingestão de água contaminada.




Questão 20

Os principais objetivos do tratamento dos esgotos consistem na remoção de:

I. Sólidos em suspensão.
II. Matéria orgânica.
III. Organismos patogênicos.
IV. Nutrientes.

Estão corretas as afirmativas:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado