Página Inicial » Ensino Médio » Simulado Operador de ETA/ETE – Conhecimentos Específicos

Simulado Operador de ETA/ETE – Conhecimentos Específicos

O profissional é responsável por monitorar o recebimento de resíduos industriais e urbanos, além de controlar o processo de tratamento de água.
Confira e responda ao simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F), tendo como instrumento de conhecimento a remoção de ferro e manganês em águas com destino ao abastecimento das pessoas e indústrias.

( ) Os íons de ferro e manganês em águas destinadas ao abastecimento causam depósitos, incrustações e possibilitam o aparecimento de bactérias ferruginosas nocivas nas redes de abastecimento.
( ) O tratamento de águas contendo ferro envolve duas etapas principais interdependentes: a oxirredução e a dissolução em percloratos via precipitação por aeração/ agitação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.




Questão 2

Os perióxidos são óxidos que reagem com a água ou com ácidos diluídos, produzindo água oxigenada. No caso Na2O2 + 2H2O resulta em:




Questão 3

A turbidez da água é devida à presença de materiais sólidos que se encontram em suspensão e que reduzem sua transparência. Pode ser provocada também pela presença de alguns tipos de algas, de plâncton, de matéria orgânica e muitas outras substâncias como os metais zinco, ferro, manganês e areia, os quais resultam do processo natural de erosão ou de despejos industriais e até domésticos. Assinale a alternativa que apresenta um método utilizado para a medição da turbidez da água.




Questão 4

No Brasil, adotam-se metodologias analíticas par determinação dos parâmetros da potabilidade da água, com referência na portaria nº 2914, de 12 de dezembro de 2011. O atendimento prevê o que ocorre em vários países e também em relação às pesquisas e estudos no Brasil. Assinale a alternativa que não indica um desses órgãos.




Questão 5

Quimicamente, alcalinidade é a propriedade inversa da acidez, ou seja, é a capacidade de neutralização de ácidos. Em geral, a presença de alcalinidade leva a pH para valores superiores a 7,0, porém pH inferiores (acima de 4) não significam que não haja substâncias alcalinas dissolvidas no meio aquoso. Assinale a alternativa que não indica um constituinte da alcalinidade.




Questão 6

A correção de PH é feita quando se coloca cal hidratada ou carbonato de sódio, corrigindo uma possível alcalinidade da água (pH). Esse procedimento também previne uma possível corrosão futura da rede de encanamento que irá distribuir a água tratada. Esse procedimento é representado na:




Questão 7

A água destinada para consumo humano deve obedecer a requisitos físicos, químicos, biológicos e organolépticos. Dentre estes assinale a alternativa CORRETA que corresponde apenas ao parâmetro de natureza física:




Questão 8

A água pura é tratada como um meio isolante, porém sua capacidade de solvência das substâncias, principalmente de sais, faz com que as águas naturais tenham, em geral, alto poder de condutividade elétrica.
Sobre esse tema, considere as afirmativas abaixo:

I. A condutividade depende do tipo de mineral dissolvido bem como da sua concentração.
II. A diminuição da temperatura também eleva a condutividade.
III. Quando colocados em contato, os ácidos e as bases (estas em maior quantidade), reagem entre si, neutralizando um ao outro, isto é, tornam o meio com baixa condutância elétrica.

Está correto o que se afirma em:




Questão 9

O tratamento secundário é uma etapa na qual objetivo principal é a remoção da carga poluidora dos esgotos, DBO (demanda biológica de oxigênio) solúvel (dissolvida), através de sistemas que aceleram o processo de degradação que ocorre naturalmente nos corpos receptores.
Dentro deste contexto, tem-se a definição:
“Constituem-se na forma mais simples para tratamento de esgotos, apresentando diversas variantes com diferentes níveis de simplicidade operacional e requisitos de área. São unidades que retêm os esgotos por um período de tempo suficiente para que a matéria orgânica seja estabilizada por processos biológicos naturais, principalmente pela ação de algas e bactérias”.
Esta definição está relacionada com:




Questão 10

A portaria nº 2914, de 12 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde e as boas práticas na área de saneamento determinam a obrigatoriedade de se manter em qualquer ponto na rede de distribuição a concentração de determinados compostos. A seguir, são descritos alguns desses compostos.

I. A concentração mínima de cloro residual livre deve ser de 0,2 mg/l.
II. Recomenda-se que o teor máximo seja de 0,8 mg/l de cloro residual livre em qualquer ponto do sistema de abastecimento.
III. Os principais produtos utilizados no tratamento são: hipoclorito de cálcio, cal clorada, hipoclorito de sódio e cloro gasoso.

Das afirmativas apresentadas, estão corretas:




Questão 11

Analise as afirmativas abaixo em relação aos conceitos.

1. Água Tratada: água adequada ao consumo humano, e que, portanto, pode ser ingerida com segurança pela população. Para isto, deve apresentar características físicas, químicas, biológicas e organolépticas em conformidade com a legislação específica.
2. Água Potável: água que, após a captação, sofre transformações através dos processos de tratamento, vindo a se adequar aos usos a que está prevista.
3. Água Bruta: água in natura retirada de rio, lago, lençol subterrâneo ou outro manancial, possuindo, cada uma, determinada qualidade.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.




Questão 12

Avalie os materiais a seguir: frasco Erlenmeyer de 250 ou 500 ml; bureta de 50 ml; pipeta volumétrica de 1; 5 e 10 ml; balança de precisão. Com os reagentes: tiossulfato de sódio 0,1N; iodeto de potássio; ácido acético; indicador de amido.
Com a devida técnica, esses materiais são utilizados para:




Questão 13

Durante o tratamento, a água entra em contato com produtos químicos que conferem característica de acidez à água e isso precisa ser corrigido.
O hidróxido de cálcio é um produto químico utilizado no tratamento de água para correção de:




Questão 14

Considere os itens abaixo.

I. Decomposição de rochas em contato com a água.
II. Absorção de gases da atmosfera.
III. Oxidação de matéria orgânica.
IV. Fotossíntese.
V. Introdução de despejos domésticos e industriais.

De um modo geral, as alterações naturais do pH da água têm origem no que se afirma em:




Questão 15

No processo de tratamento de água a coagulação tem por finalidade transformar impurezas finais e dissolvidas, que se encontram em suspensão, em estado coloidal, para que possam ser removidas pela decantação e filtração. Para que este processo ocorra é necessário adicionar à água substâncias químicas que irão reagir com a impureza formando um produto insolúvel. Dentre estas substâncias, denominadas coagulantes, assinale a alternativa que NÃO corresponde a um coagulante.




Questão 16

O título “Governo muda as regras de controle de qualidade da água” foi publicado pela Associação Brasileira do Ministério Público do Meio Ambiente, logo após o lançamento da Portaria nº 2.914 de 12 de dezembro de 2011 do Ministério da Saúde. Sobre esta Portaria, assinale a alternativa INCORRETA:




Questão 17

Ao longo do tratamento de água são realizadas diversas etapas de separação de impurezas. A descrição a seguir é referente a qual etapa do tratamento:

“A maioria das partículas ficou retida no decantador, porém uma parte persiste em suspensão; e é para remover essa parte que se procede esta etapa. Hidraulicamente, faz-se a água traspassar uma camada filtrante, constituída por um leito arenoso, com granulometria pré-dimensionada, sustentada por uma camada de cascalho, de modo que as impurezas, as partículas, a maioria das bactérias, entre outros, fiquem retidos e a água passante seja límpida.”




Questão 18

O artigo 26 da Portaria nº 2.914 de 12 de dezembro de 2011 diz que compete ao responsável pela operação do sistema de abastecimento de água para consumo humano, notificar à autoridade de saúde pública e informar à respectiva entidade reguladora e à população, identificando períodos e locais, sempre que houver:




Questão 19

As análises físico-químicas realizadas na água levantam as respectivas características para vigilância e monitoramento da qualidade da água.
Assinale a alternativa que contempla as análises que podem ser realizados por titulometria.




Questão 20

O tratamento de água visa melhorar sua qualidade de modo a causar benefícios à saúde humana. O tratamento dado a determinado corpo d’água varia de acordo com as características da água bruta. Devido ao risco sanitário e ao custo econômico, podem-se dividir o tratamento de água em algumas tipologias. Todas as alternativas abaixo são tipologias empregadas no Brasil apara abastecimento público, EXCETO:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado