Simulado Operador de ETA/ETE – Conhecimentos Específicos

O profissional é responsável por monitorar o recebimento de resíduos industriais e urbanos, além de controlar o processo de tratamento de água.
Confira e responda ao simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Preencha a lacuna do texto a seguir com a alternativa correta. A adição de sulfato de alumínio ocorre na ___________ do processo.

Questão 2

Assinale a alternativa que indica corretamente o processo usado em técnicas de determinação volumétrica e que consta, basicamente, da adição de uma solução padrão, gota a gota, a uma amostra sob agitação constante. Esta técnica é realizada com o auxílio de uma bureta e o ponto final da reação é dado através da visualização da mudança de coloração de um indicador adequado, ou pelo aparecimento de uma turvação ou através de um medidor de pH.

Questão 3

A vazão em massa é:

Questão 4

Os principais objetivos do tratamento dos esgotos consistem na remoção de:

I. Sólidos em suspensão.
II. Matéria orgânica.
III. Organismos patogênicos.
IV. Nutrientes.

Estão corretas as afirmativas:

Questão 5

O controle de qualidade da água é realizado durante e após a etapa de tratamento. Deste modo, realizam-se diversas análises na água, com o objetivo de avaliar a eficácia do tratamento e verificar se os parâmetros de potabilidade estão na faixa estabelecida pela legislação. Sobre esses parâmetros assinale a alternativa CORRETA.

I. O Cloro residual é a concentração mínima exigida de cloro que é 0,2 mg/L. Este agente bactericida é adicionado durante o tratamento com o objetivo de eliminar bactérias e outros microrganismos.
II. O pH é uma medida que estabelece a condição ácida ou alcalina de uma água. Este parâmetro não possui risco sanitário associado a sua medida, sendo sua faixa recomendada de 6,0 a 9,5.
III. A cor indica a presença de substâncias dissolvidas e finamente divididas, considerado um parâmetro estético de aceitação ou rejeição do produto e por isso não necessita de um valor máximo permissível.
IV. O flúor é um elemento químico adicionado à água de abastecimento, durante o tratamento, devido à sua comprovada eficácia na proteção dos dentes contra a cárie.

Questão 6

As doenças de veiculação hídrica são os problemas de saúde pública mais comuns dos países em desenvolvimento. Assinale a alternativa que apresenta doença transmitida diretamente pela ingestão de água contaminada.

Questão 7

A água destinada para consumo humano deve obedecer a requisitos físicos, químicos, biológicos e organolépticos. Dentre estes assinale a alternativa CORRETA que corresponde apenas ao parâmetro de natureza física:

Questão 8

As análises realizadas na água bruta visam a determinação das características físicas, químicas e biológicas da mesma, monitorando sua qualidade.
Nesse contexto, assinale a alternativa correta.

Questão 9

Durante o tratamento, a água entra em contato com produtos químicos que conferem característica de acidez à água e isso precisa ser corrigido.
O hidróxido de cálcio é um produto químico utilizado no tratamento de água para correção de:

Questão 10

Analise as afirmativas abaixo em relação aos processos de lavação dos filtros.

1. Os filtros são lavados quando a qualidade da água não mais atende ao padrão de potabilidade ou quando o nível de água no filtro atinge o limite máximo estabelecido.
2. A frequência da lavagem dos filtros rápidos é bem menor em comparação à dos filtros lentos.
3. A frequência da lavagem dos filtros lentos é bem menor em comparação à dos filtros rápidos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Questão 11

A vazão de esgoto sanitário que chega à ETE é composta pela soma de três parcelas. Assinale a alternativa que não indica uma dessas parcelas:

Questão 12

A vazão é a terceira grandeza mais medida nos processos industriais, no qual apresenta variadas aplicações, como por exemplo a medição de vazão de água em estações de tratamento e residências. A vazão volumétrica é definida como sendo a quantidade em volume que escoa através de certa secção em um intervalo de tempo considerado. Sabendo disso, qual seria a vazão volumétrica se em 60 segundos passa-se 3000 L de água, dado em L/s?

Questão 13

Os perióxidos são óxidos que reagem com a água ou com ácidos diluídos, produzindo água oxigenada. No caso Na2O2 + 2H2O resulta em:

Questão 14

A portaria nº 2914, de 12 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde e as boas práticas na área de saneamento determinam a obrigatoriedade de se manter em qualquer ponto na rede de distribuição a concentração de determinados compostos. A seguir, são descritos alguns desses compostos.

I. A concentração mínima de cloro residual livre deve ser de 0,2 mg/l.
II. Recomenda-se que o teor máximo seja de 0,8 mg/l de cloro residual livre em qualquer ponto do sistema de abastecimento.
III. Os principais produtos utilizados no tratamento são: hipoclorito de cálcio, cal clorada, hipoclorito de sódio e cloro gasoso.

Das afirmativas apresentadas, estão corretas:

Questão 15

A realização de análises físicas, químicas e bacteriológicas, durante as várias etapas do tratamento dos esgotos, possibilita o acompanhamento da eficiência do mesmo e determina a necessidade, ou não, de implementação de medidas preventivas e/ou corretivas.
Entre as análises usualmente realizadas, assinale a alternativa correta.

Questão 16

O valor de 4,85 atm em mmHg corresponde a:

Questão 17

O ensaio feito em bancada, que reproduz as condições do processo de coagulação/floculação da estação de tratamento de água, em busca da condição operacional que resulte na melhor eficiência possível, considerando-se as características da água a ser tratada, com a aplicação de reagentes e o controle dos parâmetros envolvidos no processo é:

Questão 18

As reações químicas podem ser classificadas segundo vários critérios. Considere os apresentados a seguir.

I. Reações de síntese ou de adição.
II. Reações de análise ou de decomposição.
III. Reações de deslocamento ou de substituição.
IV. Reações de subtração ou de ionização.
V. Reações de dupla-troca ou dupla-substituição.

Assinale alternativa que apresenta as reações importantes para a área de saneamento.

Questão 19

A turbidez da água é devida à presença de materiais sólidos que se encontram em suspensão e que reduzem sua transparência. Pode ser provocada também pela presença de alguns tipos de algas, de plâncton, de matéria orgânica e muitas outras substâncias como os metais zinco, ferro, manganês e areia, os quais resultam do processo natural de erosão ou de despejos industriais e até domésticos. Assinale a alternativa que apresenta um método utilizado para a medição da turbidez da água.

Questão 20

Assinale a alternativa correta. Para obtermos cal viva a partir do calcário CaCO3 temos o procedimento:

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *