Simulado Operador de ETA/ETE – Conhecimentos Específicos

O profissional é responsável por monitorar o recebimento de resíduos industriais e urbanos, além de controlar o processo de tratamento de água.
Confira e responda ao simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Um exemplo de reação inorgânica ocorre quando o ferro reage com alguma solução ácida, como uma solução aquosa de ácido clorídrico [ 2 Fe(s) + 6 HCl(aq)] resultando em:

Questão 2

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. O ácido __________ libera na água o fluoreto, forma iônica do elemento químico flúor, um dos responsáveis pelo declínio da cárie dentária no Brasil.

Questão 3

Avalie os materiais a seguir: frasco Erlenmeyer de 250 ou 500 ml; bureta de 50 ml; pipeta volumétrica de 1; 5 e 10 ml; balança de precisão. Com os reagentes: tiossulfato de sódio 0,1N; iodeto de potássio; ácido acético; indicador de amido.
Com a devida técnica, esses materiais são utilizados para:

Questão 4

O ensaio feito em bancada, que reproduz as condições do processo de coagulação/floculação da estação de tratamento de água, em busca da condição operacional que resulte na melhor eficiência possível, considerando-se as características da água a ser tratada, com a aplicação de reagentes e o controle dos parâmetros envolvidos no processo é:

Questão 5

Os principais objetivos do tratamento dos esgotos consistem na remoção de:

I. Sólidos em suspensão.
II. Matéria orgânica.
III. Organismos patogênicos.
IV. Nutrientes.

Estão corretas as afirmativas:

Questão 6

Um dos objetivos do Decreto Federal 5.440 de 04 de maio de 2005 é estabelecer definições e procedimentos sobre o controle de qualidade da água de sistemas de abastecimento.

I- A respeito das definições, o Decreto estabeleceu que sistemas isolados são sistemas que abastecem isoladamente bairros, setores ou localidades.
II- já os sistemas integrados abastecem diversos municípios simultaneamente ou uma unidade produtora abastece um único município, bairro, setor ou localidade.
III- A área de abrangência do fornecimento de água pelo sistema de abastecimento é denominada unidade de informação.
IV- sendo que a derivação da água da rede de distribuição que se liga às edificações ou pontos de consumo por meio de instalações assentadas na via pública até a edificação é ligação predial.

As afirmativas CORRETAS são:

Questão 7

A matéria orgânica presente em corpos d’água é uma característica de primordial importância, sendo a causadora do principal problema de poluição das águas.
Todas as alternativas abaixo são parâmetros de qualidade da água que indicam poluição de origem orgânica, EXCETO:

Questão 8

A vazão de esgoto sanitário que chega à ETE é composta pela soma de três parcelas. Assinale a alternativa que não indica uma dessas parcelas:

Questão 9

Analise as afirmativas a seguir.

I. Água para consumo humano: água potável destinada à ingestão, preparação e produção de alimentos e à higiene pessoal, independentemente da sua origem.
II. Água potável: água que atenda ao padrão de potabilidade estabelecido na Portaria nº 2914/2011 do Ministério da Saúde e que não ofereça riscos à saúde.
III. Água tratada: água submetida a processos físicos, químicos, biológicos ou combinação destes, visando atender ao padrão da OMS.
IV. Sistema de abastecimento de água para consumo humano: instalação composta por um conjunto de obras civis, materiais e equipamentos, desde a zona de captação até o ponto que inicia a distribuição às cidades. Os ramais de entrega do produto ficam fora da norma, sendo de responsabilidade do cidadão.
V. Controle da qualidade da água para consumo humano: conjunto de atividades exercidas regularmente pelo responsável pelo sistema de abastecimento de água, destinado a verificar se a água fornecida à população é potável, de forma a assegurar a manutenção desta condição.

Segundo a Portaria nº 2914/2011, do Ministério da Saúde, está correto o que se afirma em:

Questão 10

A água pura é tratada como um meio isolante, porém sua capacidade de solvência das substâncias, principalmente de sais, faz com que as águas naturais tenham, em geral, alto poder de condutividade elétrica.
Sobre esse tema, considere as afirmativas abaixo:

I. A condutividade depende do tipo de mineral dissolvido bem como da sua concentração.
II. A diminuição da temperatura também eleva a condutividade.
III. Quando colocados em contato, os ácidos e as bases (estas em maior quantidade), reagem entre si, neutralizando um ao outro, isto é, tornam o meio com baixa condutância elétrica.

Está correto o que se afirma em:

Questão 11

Algumas substâncias químicas, que são utilizadas durante o tratamento, devem ser medidas após o tratamento, para verificar se ficou a quantidade mínima ou máxima permitida ou necessária.
Dentre estas substâncias pode-se listar:

Questão 12

A vazão é a terceira grandeza mais medida nos processos industriais, no qual apresenta variadas aplicações, como por exemplo a medição de vazão de água em estações de tratamento e residências. A vazão volumétrica é definida como sendo a quantidade em volume que escoa através de certa secção em um intervalo de tempo considerado. Sabendo disso, qual seria a vazão volumétrica se em 60 segundos passa-se 3000 L de água, dado em L/s?

Questão 13

No Brasil, adotam-se metodologias analíticas par determinação dos parâmetros da potabilidade da água, com referência na portaria nº 2914, de 12 de dezembro de 2011. O atendimento prevê o que ocorre em vários países e também em relação às pesquisas e estudos no Brasil. Assinale a alternativa que não indica um desses órgãos.

Questão 14

O controle de qualidade da água é realizado durante e após a etapa de tratamento. Deste modo, realizam-se diversas análises na água, com o objetivo de avaliar a eficácia do tratamento e verificar se os parâmetros de potabilidade estão na faixa estabelecida pela legislação. Sobre esses parâmetros assinale a alternativa CORRETA.

I. O Cloro residual é a concentração mínima exigida de cloro que é 0,2 mg/L. Este agente bactericida é adicionado durante o tratamento com o objetivo de eliminar bactérias e outros microrganismos.
II. O pH é uma medida que estabelece a condição ácida ou alcalina de uma água. Este parâmetro não possui risco sanitário associado a sua medida, sendo sua faixa recomendada de 6,0 a 9,5.
III. A cor indica a presença de substâncias dissolvidas e finamente divididas, considerado um parâmetro estético de aceitação ou rejeição do produto e por isso não necessita de um valor máximo permissível.
IV. O flúor é um elemento químico adicionado à água de abastecimento, durante o tratamento, devido à sua comprovada eficácia na proteção dos dentes contra a cárie.

Questão 15

A desinfecção da água tem sido praticada por milênios e surgiu como uma tentativa de se controlar a propagação de doenças. Dentre os desinfetantes disponíveis no mercado atualmente, este produto tem sido o mais largamente empregado devido a facilidade de aplicação, eficiência na degradação de organismos patogênicos e baixo custo. O produto químico descrito anteriormente é;

Questão 16

As análises físico-químicas realizadas na água levantam as respectivas características para vigilância e monitoramento da qualidade da água.
Assinale a alternativa que contempla as análises que podem ser realizados por titulometria.

Questão 17

Dentre os equipamentos utilizados para realização das análises de água, assinale a alternativa correta.

Questão 18

A correção de PH é feita quando se coloca cal hidratada ou carbonato de sódio, corrigindo uma possível alcalinidade da água (pH). Esse procedimento também previne uma possível corrosão futura da rede de encanamento que irá distribuir a água tratada. Esse procedimento é representado na:

Questão 19

As análises realizadas na água bruta visam a determinação das características físicas, químicas e biológicas da mesma, monitorando sua qualidade.
Nesse contexto, assinale a alternativa correta.

Questão 20

Assinale a alternativa correta. Para obtermos cal viva a partir do calcário CaCO3 temos o procedimento:

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *