Página Inicial » Ensino Médio » Simulado Operador de ETA/ETE – Conhecimentos Específicos

Simulado Operador de ETA/ETE – Conhecimentos Específicos

O profissional é responsável por monitorar o recebimento de resíduos industriais e urbanos, além de controlar o processo de tratamento de água.
Confira e responda ao simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

No Brasil, adotam-se metodologias analíticas par determinação dos parâmetros da potabilidade da água, com referência na portaria nº 2914, de 12 de dezembro de 2011. O atendimento prevê o que ocorre em vários países e também em relação às pesquisas e estudos no Brasil. Assinale a alternativa que não indica um desses órgãos.




Questão 2

Os principais objetivos do tratamento dos esgotos consistem na remoção de:

I. Sólidos em suspensão.
II. Matéria orgânica.
III. Organismos patogênicos.
IV. Nutrientes.

Estão corretas as afirmativas:




Questão 3

Nos sistemas de tratamento de esgoto, pode-se dizer que o tratamento físico-químico remove sólidos em suspensão e o tratamento biológico remove o material orgânico com características biodegradáveis através da sua metabolização por bactérias, que ocorre por meio de dois processos distintos, aeróbio e anaeróbio.
Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.




Questão 4

Analise as afirmativas abaixo em relação aos processos de lavação dos filtros.

1. Os filtros são lavados quando a qualidade da água não mais atende ao padrão de potabilidade ou quando o nível de água no filtro atinge o limite máximo estabelecido.
2. A frequência da lavagem dos filtros rápidos é bem menor em comparação à dos filtros lentos.
3. A frequência da lavagem dos filtros lentos é bem menor em comparação à dos filtros rápidos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.




Questão 5

A vazão em peso é:




Questão 6

A água pura é tratada como um meio isolante, porém sua capacidade de solvência das substâncias, principalmente de sais, faz com que as águas naturais tenham, em geral, alto poder de condutividade elétrica.
Sobre esse tema, considere as afirmativas abaixo:

I. A condutividade depende do tipo de mineral dissolvido bem como da sua concentração.
II. A diminuição da temperatura também eleva a condutividade.
III. Quando colocados em contato, os ácidos e as bases (estas em maior quantidade), reagem entre si, neutralizando um ao outro, isto é, tornam o meio com baixa condutância elétrica.

Está correto o que se afirma em:




Questão 7

No processo de tratamento de água a coagulação tem por finalidade transformar impurezas finais e dissolvidas, que se encontram em suspensão, em estado coloidal, para que possam ser removidas pela decantação e filtração. Para que este processo ocorra é necessário adicionar à água substâncias químicas que irão reagir com a impureza formando um produto insolúvel. Dentre estas substâncias, denominadas coagulantes, assinale a alternativa que NÃO corresponde a um coagulante.




Questão 8

As doenças de veiculação hídrica são os problemas de saúde pública mais comuns dos países em desenvolvimento. Assinale a alternativa que apresenta doença transmitida diretamente pela ingestão de água contaminada.




Questão 9

Analise as afirmativas a seguir.

I. Água para consumo humano: água potável destinada à ingestão, preparação e produção de alimentos e à higiene pessoal, independentemente da sua origem.
II. Água potável: água que atenda ao padrão de potabilidade estabelecido na Portaria nº 2914/2011 do Ministério da Saúde e que não ofereça riscos à saúde.
III. Água tratada: água submetida a processos físicos, químicos, biológicos ou combinação destes, visando atender ao padrão da OMS.
IV. Sistema de abastecimento de água para consumo humano: instalação composta por um conjunto de obras civis, materiais e equipamentos, desde a zona de captação até o ponto que inicia a distribuição às cidades. Os ramais de entrega do produto ficam fora da norma, sendo de responsabilidade do cidadão.
V. Controle da qualidade da água para consumo humano: conjunto de atividades exercidas regularmente pelo responsável pelo sistema de abastecimento de água, destinado a verificar se a água fornecida à população é potável, de forma a assegurar a manutenção desta condição.

Segundo a Portaria nº 2914/2011, do Ministério da Saúde, está correto o que se afirma em:




Questão 10

A água é agitada lentamente, para favorecer a união das partículas de sujeira, formando os focos. Esse procedimento ocorre na:




Questão 11

Luvas de proteção podem ser confeccionadas em diversos materiais e cada material pode ter uma ou mais funções. Por exemplo, para manuseio de ácidos, alcalinos, sais e cetonas, recomenda-se a:




Questão 12

Assinale a alternativa correta. Para obtermos cal viva a partir do calcário CaCO3 temos o procedimento:




Questão 13

O tratamento secundário é uma etapa na qual objetivo principal é a remoção da carga poluidora dos esgotos, DBO (demanda biológica de oxigênio) solúvel (dissolvida), através de sistemas que aceleram o processo de degradação que ocorre naturalmente nos corpos receptores.
Dentro deste contexto, tem-se a definição:
“Constituem-se na forma mais simples para tratamento de esgotos, apresentando diversas variantes com diferentes níveis de simplicidade operacional e requisitos de área. São unidades que retêm os esgotos por um período de tempo suficiente para que a matéria orgânica seja estabilizada por processos biológicos naturais, principalmente pela ação de algas e bactérias”.
Esta definição está relacionada com:




Questão 14

O parâmetro de qualidade de água que representa o grau de interferência com a passagem da luz através da água, devido à sólidos em suspensão e que pode reduzir a penetração da luz, prejudicando a fotossíntese, assim como pode estar associada a compostos tóxicos e organismos patogênicos.
Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a descrição acima.




Questão 15

A vazão é a terceira grandeza mais medida nos processos industriais, no qual apresenta variadas aplicações, como por exemplo a medição de vazão de água em estações de tratamento e residências. A vazão volumétrica é definida como sendo a quantidade em volume que escoa através de certa secção em um intervalo de tempo considerado. Sabendo disso, qual seria a vazão volumétrica se em 60 segundos passa-se 3000 L de água, dado em L/s?




Questão 16

Quimicamente, alcalinidade é a propriedade inversa da acidez, ou seja, é a capacidade de neutralização de ácidos. Em geral, a presença de alcalinidade leva a pH para valores superiores a 7,0, porém pH inferiores (acima de 4) não significam que não haja substâncias alcalinas dissolvidas no meio aquoso. Assinale a alternativa que não indica um constituinte da alcalinidade.




Questão 17

A realização de análises físicas, químicas e bacteriológicas, durante as várias etapas do tratamento dos esgotos, possibilita o acompanhamento da eficiência do mesmo e determina a necessidade, ou não, de implementação de medidas preventivas e/ou corretivas.
Entre as análises usualmente realizadas, assinale a alternativa correta.




Questão 18

A correção de PH é feita quando se coloca cal hidratada ou carbonato de sódio, corrigindo uma possível alcalinidade da água (pH). Esse procedimento também previne uma possível corrosão futura da rede de encanamento que irá distribuir a água tratada. Esse procedimento é representado na:




Questão 19

O controle de qualidade da água é realizado durante e após a etapa de tratamento. Deste modo, realizam-se diversas análises na água, com o objetivo de avaliar a eficácia do tratamento e verificar se os parâmetros de potabilidade estão na faixa estabelecida pela legislação. Sobre esses parâmetros assinale a alternativa CORRETA.

I. O Cloro residual é a concentração mínima exigida de cloro que é 0,2 mg/L. Este agente bactericida é adicionado durante o tratamento com o objetivo de eliminar bactérias e outros microrganismos.
II. O pH é uma medida que estabelece a condição ácida ou alcalina de uma água. Este parâmetro não possui risco sanitário associado a sua medida, sendo sua faixa recomendada de 6,0 a 9,5.
III. A cor indica a presença de substâncias dissolvidas e finamente divididas, considerado um parâmetro estético de aceitação ou rejeição do produto e por isso não necessita de um valor máximo permissível.
IV. O flúor é um elemento químico adicionado à água de abastecimento, durante o tratamento, devido à sua comprovada eficácia na proteção dos dentes contra a cárie.




Questão 20

Dentre os equipamentos utilizados para realização das análises de água, assinale a alternativa correta.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado