Simulado Operador de ETA/ETE – Conhecimentos Específicos

O profissional é responsável por monitorar o recebimento de resíduos industriais e urbanos, além de controlar o processo de tratamento de água.
Confira e responda ao simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

O ensaio feito em bancada, que reproduz as condições do processo de coagulação/floculação da estação de tratamento de água, em busca da condição operacional que resulte na melhor eficiência possível, considerando-se as características da água a ser tratada, com a aplicação de reagentes e o controle dos parâmetros envolvidos no processo é:




Questão 2

Preencha a lacuna do texto a seguir com a alternativa correta. A adição de sulfato de alumínio ocorre na ___________ do processo.




Questão 3

Luvas de proteção podem ser confeccionadas em diversos materiais e cada material pode ter uma ou mais funções. Por exemplo, para manuseio de ácidos, alcalinos, sais e cetonas, recomenda-se a:




Questão 4

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
Os ovos de ____________ são removidos nas estações de tratamento de esgotos por mecanismos de sedimentação, portanto tendem a se acumular junto ao lodo biológico. Dessa maneira, na operação do sistema de tratamento, nas atividades de descarte, secagem e disposição final do lodo de excesso, deve-se evitar o contato direto do operador com o material, ou seja, utilizar sempre os EPI, para a proteção da saúde dos trabalhadores.




Questão 5

A vazão em massa é:




Questão 6

No processo de tratamento de água a coagulação tem por finalidade transformar impurezas finais e dissolvidas, que se encontram em suspensão, em estado coloidal, para que possam ser removidas pela decantação e filtração. Para que este processo ocorra é necessário adicionar à água substâncias químicas que irão reagir com a impureza formando um produto insolúvel. Dentre estas substâncias, denominadas coagulantes, assinale a alternativa que NÃO corresponde a um coagulante.




Questão 7

A cal hidratada, ou hidróxido de cálcio, é um produto químico utilizado no tratamento de água para correção do pH (potencial de hidrogênio). Durante o tratamento, a água entra em contato com produtos químicos que conferem característica de acidez à água e isso precisa ser corrigido. A fórmula da cal hidratada é:




Questão 8

A correção de PH é feita quando se coloca cal hidratada ou carbonato de sódio, corrigindo uma possível alcalinidade da água (pH). Esse procedimento também previne uma possível corrosão futura da rede de encanamento que irá distribuir a água tratada. Esse procedimento é representado na:




Questão 9

Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F), tendo como base o manuseio de produtos químicos por profissionais ligados ao saneamento.

( ) O uso do cloro gasoso, nas estações de tratamento de água, pode ocasionar alterações nas vias respiratórias.
( ) O cloro líquido pode causar lesão ocular em caso de respingo, além de alterações cutâneas como graves irritações e bolhas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.




Questão 10

O controle operacional é extremamente importante e compreende todas as ações necessárias para um bom desempenho do tratamento de água. A seguir estão elencadas as principais atividades relativas à operação de estações de tratamento de água, EXCETO:




Questão 11

Avalie os materiais a seguir: frasco Erlenmeyer de 250 ou 500 ml; bureta de 50 ml; pipeta volumétrica de 1; 5 e 10 ml; balança de precisão. Com os reagentes: tiossulfato de sódio 0,1N; iodeto de potássio; ácido acético; indicador de amido.
Com a devida técnica, esses materiais são utilizados para:




Questão 12

As análises realizadas na água bruta visam a determinação das características físicas, químicas e biológicas da mesma, monitorando sua qualidade.
Nesse contexto, assinale a alternativa correta.




Questão 13

A vazão é a terceira grandeza mais medida nos processos industriais, no qual apresenta variadas aplicações, como por exemplo a medição de vazão de água em estações de tratamento e residências. A vazão volumétrica é definida como sendo a quantidade em volume que escoa através de certa secção em um intervalo de tempo considerado. Sabendo disso, qual seria a vazão volumétrica se em 60 segundos passa-se 3000 L de água, dado em L/s?




Questão 14

No Brasil, adotam-se metodologias analíticas par determinação dos parâmetros da potabilidade da água, com referência na portaria nº 2914, de 12 de dezembro de 2011. O atendimento prevê o que ocorre em vários países e também em relação às pesquisas e estudos no Brasil. Assinale a alternativa que não indica um desses órgãos.




Questão 15

O tratamento da água de abastecimento passa por algumas etapas. Dentre elas tem-se a definição:
“Após a formação dos flocos, a água é conduzida para este processo, no qual se promove a sedimentação dos flocos formados, retirando, assim, parte das impurezas contidas na água. Esse fenômeno ocorre porque os flocos que são mais pesados do que a água, pela ação gravitacional, ficam depositados no tanque.”
A definição acima está relacionada à etapa denominada:




Questão 16

Dependendo das características da água a ser tratada, são adotados diversos tipos de tratamento que possuem etapas diferenciadas. Assim:

“Utiliza-se um agente físico ou químico, cuja finalidade é a destruição de microrganismos patogênicos que possam transmitir doenças através das mesmas. Normalmente são utilizados em abastecimento público os seguintes agentes em ordem de frequência: cloro, ozona, luz ultravioleta, etc.”

O texto acima está relacionado à etapa:




Questão 17

A realização de análises físicas, químicas e bacteriológicas, durante as várias etapas do tratamento dos esgotos, possibilita o acompanhamento da eficiência do mesmo e determina a necessidade, ou não, de implementação de medidas preventivas e/ou corretivas.
Entre as análises usualmente realizadas, assinale a alternativa correta.




Questão 18

Um dos objetivos do Decreto Federal 5.440 de 04 de maio de 2005 é estabelecer definições e procedimentos sobre o controle de qualidade da água de sistemas de abastecimento.

I- A respeito das definições, o Decreto estabeleceu que sistemas isolados são sistemas que abastecem isoladamente bairros, setores ou localidades.
II- já os sistemas integrados abastecem diversos municípios simultaneamente ou uma unidade produtora abastece um único município, bairro, setor ou localidade.
III- A área de abrangência do fornecimento de água pelo sistema de abastecimento é denominada unidade de informação.
IV- sendo que a derivação da água da rede de distribuição que se liga às edificações ou pontos de consumo por meio de instalações assentadas na via pública até a edificação é ligação predial.

As afirmativas CORRETAS são:




Questão 19

Os perióxidos são óxidos que reagem com a água ou com ácidos diluídos, produzindo água oxigenada. No caso Na2O2 + 2H2O resulta em:




Questão 20

O tratamento secundário é uma etapa na qual objetivo principal é a remoção da carga poluidora dos esgotos, DBO (demanda biológica de oxigênio) solúvel (dissolvida), através de sistemas que aceleram o processo de degradação que ocorre naturalmente nos corpos receptores.
Dentro deste contexto, tem-se a definição:
“Constituem-se na forma mais simples para tratamento de esgotos, apresentando diversas variantes com diferentes níveis de simplicidade operacional e requisitos de área. São unidades que retêm os esgotos por um período de tempo suficiente para que a matéria orgânica seja estabilizada por processos biológicos naturais, principalmente pela ação de algas e bactérias”.
Esta definição está relacionada com:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado