Simulado Operador de ETA/ETE – Conhecimentos Específicos

O profissional é responsável por monitorar o recebimento de resíduos industriais e urbanos, além de controlar o processo de tratamento de água.
Confira e responda ao simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

A cal hidratada, ou hidróxido de cálcio, é um produto químico utilizado no tratamento de água para correção do pH (potencial de hidrogênio). Durante o tratamento, a água entra em contato com produtos químicos que conferem característica de acidez à água e isso precisa ser corrigido. A fórmula da cal hidratada é:

Questão 2

O valor de 4,85 atm em mmHg corresponde a:

Questão 3

Quanto ao armazenamento, os produtos químicos usados numa ETA/ETE devem obedecer à risca às boas práticas. Os fluoretos devem ser armazenados em:

Questão 4

Analise as afirmativas abaixo em relação aos processos de lavação dos filtros.

1. Os filtros são lavados quando a qualidade da água não mais atende ao padrão de potabilidade ou quando o nível de água no filtro atinge o limite máximo estabelecido.
2. A frequência da lavagem dos filtros rápidos é bem menor em comparação à dos filtros lentos.
3. A frequência da lavagem dos filtros lentos é bem menor em comparação à dos filtros rápidos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Questão 5

O título “Governo muda as regras de controle de qualidade da água” foi publicado pela Associação Brasileira do Ministério Público do Meio Ambiente, logo após o lançamento da Portaria nº 2.914 de 12 de dezembro de 2011 do Ministério da Saúde. Sobre esta Portaria, assinale a alternativa INCORRETA:

Questão 6

São usados na identificação de microrganismos e em testes diferenciais microbianos, como, por exemplo, na análise da água. São colocados invertidos no meio líquido contido num recipiente de cultura - durante a esterilização, fica cheio do líquido e após a inoculação e fermentação o líquido é deslocado, total ou parcialmente, pelo gás formado em uma fermentação. O texto está associado à vidraria utilizada na análise da água, que se encontra descrito na alternativa:

Questão 7

As análises físico-químicas realizadas na água levantam as respectivas características para vigilância e monitoramento da qualidade da água.
Assinale a alternativa que contempla as análises que podem ser realizados por titulometria.

Questão 8

O tratamento de água visa melhorar sua qualidade de modo a causar benefícios à saúde humana. O tratamento dado a determinado corpo d’água varia de acordo com as características da água bruta. Devido ao risco sanitário e ao custo econômico, podem-se dividir o tratamento de água em algumas tipologias. Todas as alternativas abaixo são tipologias empregadas no Brasil apara abastecimento público, EXCETO:

Questão 9

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. O ácido __________ libera na água o fluoreto, forma iônica do elemento químico flúor, um dos responsáveis pelo declínio da cárie dentária no Brasil.

Questão 10

As análises realizadas na água bruta visam a determinação das características físicas, químicas e biológicas da mesma, monitorando sua qualidade.
Nesse contexto, assinale a alternativa correta.

Questão 11

A vazão é a terceira grandeza mais medida nos processos industriais, no qual apresenta variadas aplicações, como por exemplo a medição de vazão de água em estações de tratamento e residências. A vazão volumétrica é definida como sendo a quantidade em volume que escoa através de certa secção em um intervalo de tempo considerado. Sabendo disso, qual seria a vazão volumétrica se em 60 segundos passa-se 3000 L de água, dado em L/s?

Questão 12

A ética e a moral são amplamente discutidas no nosso dia a dia, seja no trabalho, seja em casa com a família ou com os amigos. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Quando alguém se refere a outro e diz: “Você não tem moral para dizer isso”, na realidade ele quis dizer que falta a essa pessoa um conjunto de valores, que podem ser sociais ou humanos.
( ) A moral é um conjunto de valores pelos quais as pessoas guiam seus comportamentos e, por isso, não está sujeita a mudanças da localidade (país) ou período de tempo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Questão 13

O parâmetro de qualidade de água que representa o grau de interferência com a passagem da luz através da água, devido à sólidos em suspensão e que pode reduzir a penetração da luz, prejudicando a fotossíntese, assim como pode estar associada a compostos tóxicos e organismos patogênicos.
Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a descrição acima.

Questão 14

A correção de PH é feita quando se coloca cal hidratada ou carbonato de sódio, corrigindo uma possível alcalinidade da água (pH). Esse procedimento também previne uma possível corrosão futura da rede de encanamento que irá distribuir a água tratada. Esse procedimento é representado na:

Questão 15

A turbidez da água é devida à presença de materiais sólidos que se encontram em suspensão e que reduzem sua transparência. Pode ser provocada também pela presença de alguns tipos de algas, de plâncton, de matéria orgânica e muitas outras substâncias como os metais zinco, ferro, manganês e areia, os quais resultam do processo natural de erosão ou de despejos industriais e até domésticos. Assinale a alternativa que apresenta um método utilizado para a medição da turbidez da água.

Questão 16

Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F), tendo como instrumento de conhecimento a remoção de ferro e manganês em águas com destino ao abastecimento das pessoas e indústrias.

( ) Os íons de ferro e manganês em águas destinadas ao abastecimento causam depósitos, incrustações e possibilitam o aparecimento de bactérias ferruginosas nocivas nas redes de abastecimento.
( ) O tratamento de águas contendo ferro envolve duas etapas principais interdependentes: a oxirredução e a dissolução em percloratos via precipitação por aeração/ agitação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Questão 17

A desinfecção da água tem sido praticada por milênios e surgiu como uma tentativa de se controlar a propagação de doenças. Dentre os desinfetantes disponíveis no mercado atualmente, este produto tem sido o mais largamente empregado devido a facilidade de aplicação, eficiência na degradação de organismos patogênicos e baixo custo. O produto químico descrito anteriormente é;

Questão 18

Quimicamente, alcalinidade é a propriedade inversa da acidez, ou seja, é a capacidade de neutralização de ácidos. Em geral, a presença de alcalinidade leva a pH para valores superiores a 7,0, porém pH inferiores (acima de 4) não significam que não haja substâncias alcalinas dissolvidas no meio aquoso. Assinale a alternativa que não indica um constituinte da alcalinidade.

Questão 19

Algumas substâncias químicas, que são utilizadas durante o tratamento, devem ser medidas após o tratamento, para verificar se ficou a quantidade mínima ou máxima permitida ou necessária.
Dentre estas substâncias pode-se listar:

Questão 20

O ensaio feito em bancada, que reproduz as condições do processo de coagulação/floculação da estação de tratamento de água, em busca da condição operacional que resulte na melhor eficiência possível, considerando-se as características da água a ser tratada, com a aplicação de reagentes e o controle dos parâmetros envolvidos no processo é:

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *