Simulado Operador de ETA/ETE – Conhecimentos Específicos

O profissional é responsável por monitorar o recebimento de resíduos industriais e urbanos, além de controlar o processo de tratamento de água. Confira e responda ao simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Dependendo das características da água a ser tratada, são adotados diversos tipos de tratamento que possuem etapas diferenciadas. Assim:

“Utiliza-se um agente físico ou químico, cuja finalidade é a destruição de microrganismos patogênicos que possam transmitir doenças através das mesmas. Normalmente são utilizados em abastecimento público os seguintes agentes em ordem de frequência: cloro, ozona, luz ultravioleta, etc.”

O texto acima está relacionado à etapa:

Questão 2

As análises físico-químicas realizadas na água levantam as respectivas características para vigilância e monitoramento da qualidade da água.
Assinale a alternativa que contempla as análises que podem ser realizados por titulometria.

Questão 3

A vazão em massa é:

Questão 4

A correção de PH é feita quando se coloca cal hidratada ou carbonato de sódio, corrigindo uma possível alcalinidade da água (pH). Esse procedimento também previne uma possível corrosão futura da rede de encanamento que irá distribuir a água tratada. Esse procedimento é representado na:

Questão 5

Ao longo do tratamento de água são realizadas diversas etapas de separação de impurezas. A descrição a seguir é referente a qual etapa do tratamento:

“A maioria das partículas ficou retida no decantador, porém uma parte persiste em suspensão; e é para remover essa parte que se procede esta etapa. Hidraulicamente, faz-se a água traspassar uma camada filtrante, constituída por um leito arenoso, com granulometria pré-dimensionada, sustentada por uma camada de cascalho, de modo que as impurezas, as partículas, a maioria das bactérias, entre outros, fiquem retidos e a água passante seja límpida.”

Questão 6

Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F), tendo como base o manuseio de produtos químicos por profissionais ligados ao saneamento.

( ) O uso do cloro gasoso, nas estações de tratamento de água, pode ocasionar alterações nas vias respiratórias.
( ) O cloro líquido pode causar lesão ocular em caso de respingo, além de alterações cutâneas como graves irritações e bolhas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Questão 7

O controle de qualidade da água é realizado durante e após a etapa de tratamento. Deste modo, realizam-se diversas análises na água, com o objetivo de avaliar a eficácia do tratamento e verificar se os parâmetros de potabilidade estão na faixa estabelecida pela legislação. Sobre esses parâmetros assinale a alternativa CORRETA.

I. O Cloro residual é a concentração mínima exigida de cloro que é 0,2 mg/L. Este agente bactericida é adicionado durante o tratamento com o objetivo de eliminar bactérias e outros microrganismos.
II. O pH é uma medida que estabelece a condição ácida ou alcalina de uma água. Este parâmetro não possui risco sanitário associado a sua medida, sendo sua faixa recomendada de 6,0 a 9,5.
III. A cor indica a presença de substâncias dissolvidas e finamente divididas, considerado um parâmetro estético de aceitação ou rejeição do produto e por isso não necessita de um valor máximo permissível.
IV. O flúor é um elemento químico adicionado à água de abastecimento, durante o tratamento, devido à sua comprovada eficácia na proteção dos dentes contra a cárie.

Questão 8

Quanto ao armazenamento, os produtos químicos usados numa ETA/ETE devem obedecer à risca às boas práticas. Os fluoretos devem ser armazenados em:

Questão 9

Algumas substâncias químicas, que são utilizadas durante o tratamento, devem ser medidas após o tratamento, para verificar se ficou a quantidade mínima ou máxima permitida ou necessária.
Dentre estas substâncias pode-se listar:

Questão 10

O tratamento secundário é uma etapa na qual objetivo principal é a remoção da carga poluidora dos esgotos, DBO (demanda biológica de oxigênio) solúvel (dissolvida), através de sistemas que aceleram o processo de degradação que ocorre naturalmente nos corpos receptores.
Dentro deste contexto, tem-se a definição:
“Constituem-se na forma mais simples para tratamento de esgotos, apresentando diversas variantes com diferentes níveis de simplicidade operacional e requisitos de área. São unidades que retêm os esgotos por um período de tempo suficiente para que a matéria orgânica seja estabilizada por processos biológicos naturais, principalmente pela ação de algas e bactérias”.
Esta definição está relacionada com:

Tempo de simulado: