Simulado Técnico Administrativo – Questões Teóricas

El é integrante da estrutura administrativa federal brasileira, possui atribuições voltadas para o exercício de atividades administrativas e logísticas relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo das autarquias especiais denominadas Agências Reguladoras. Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

O processo de comunicação consiste em receber, processar e transmitir informações. No processo de comunicação eficaz, como é denominada a informação daquele que recebe a mensagem do indivíduo que a emitiu?

Questão 2

Complete a lacuna a seguir:

____________________ é a transferência de propriedade, remunerada ou gratuita, sob a forma de venda, permuta, doação, dação em pagamento, investidura, legitimação de posse ou concessão de domínio.

Questão 3

Correspondência é o ato que se caracteriza pela troca de informação, que por sua vez, se caracteriza pela emissão e recepção de mensagens, em sentido especial, correspondência indica todas as formas de comunicação escrita que ligam indivíduos distantes com a finalidade de manterem uma troca de ideias. Antes de redigir uma correspondência é preciso, EXCETO:

Questão 4

Sobre noções de informática, o que podemos classificar como elementos de "Hardware"

Questão 5

Os formulários congregam informações úteis para as organizações. Sobre a elaboração e preenchimento de formulários nas organizações, é INCORRETO:

Questão 6

É possível dividir os métodos de arquivamento em duas classes e esses métodos pertencem a dois grandes sistemas. Acerca desse assunto, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 7

São características do ato administrativo, EXCETO:

Questão 8

Ofício é o documento destinado à comunicação oficial entre órgãos da administração pública e de autoridades para particulares. No que se refere à elaboração do ofício e demais documentos que seguem o padrão ofício, analise as sentenças:

I - O cabeçalho é utilizado apenas na primeira página do documento, centralizado na área determinada pela formatação.

II - Os dados do órgão, tais como endereço, telefone, endereço de correspondência eletrônica, sítio eletrônico oficial da instituição, podem ser informados no rodapé do documento, centralizados.

III - Os documentos oficiais devem ser identificados da seguinte maneira:

a) Nome do documento: tipo de expediente por extenso, com todas as letras maiúsculas;

b) Indicação de numeração: abreviatura da palavra “número”, padronizada como Nº;

c) Informações do documento: número, ano (com quatro dígitos) e siglas usuais do setor que expede o documento, da menor para a maior hierarquia, separados por barra (/).

IV - Na grafia de datas em um documento, o conteúdo deve constar da seguinte forma:

a) Composição: local e data do documento;

b) Informação de local: nome da cidade onde foi expedido o documento, seguido de vírgula. Não se deve utilizar a sigla da unidade da federação depois do nome da cidade;

c) Dia do mês: em numeração ordinal se for o primeiro dia do mês e em numeração cardinal para os demais dias do mês. Não se deve utilizar zero à esquerda do número que indica o dia do mês;

d) Nome do mês: deve ser escrito com inicial minúscula;

e) Pontuação: coloca-se ponto-final depois da data.

V - O endereçamento é a parte do documento que informa quem receberá o expediente.

VI - O pronome de tratamento no endereçamento das comunicações dirigidas às autoridades tratadas por Vossa Excelência terá a seguinte forma: “A Sua Excelência o Senhor” ou “A Sua Excelência a Senhora”.

VII - O assunto deve dar uma ideia geral do que trata o documento, de forma sucinta.

Após a análise das sentenças, pode-se afirmar:

Questão 9

A liderança e a motivação hoje dentro das organizações são forças motrizes amplamente utilizadas na gestão de pessoas, objetivando melhorar o desempenho dos colaboradores.
Sobre isso, assinale: “V” para as sentenças Verdadeiras e “F” para as Falsas.

( ) Avaliações a respeito do clima organizacional, que permitem a manifestação dos empregados acerca do ambiente de trabalho favorecem a comunicação intraorganizacional e o suprimento de informações aos gestores.
( ) Quando as organizações visam promover maior efeito da cultura organizacional sobre o comportamento dos funcionários, é essencial que se garanta que os funcionários compreendem os valores praticados em detrimento dos valores adotados.
( ) Os pressupostos básicos da cultura organizacional são de difícil mudança, pois são implícitos, arraigados e orientadores do comportamento organizacional.
( ) A cultura organizacional está presente, de maneira explícita, por exemplo, na missão, nos objetivos e na visão declarados para a empresa, e, de maneira implícita, nos comportamentos e nos valores compartilhados por seus membros.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Questão 10

Para abrir uma nova guia nos navegadores Microsoft Edge, Mozilla Firefox e Google Chrome, pode-se utilizar o atalho:

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