Simulado Técnico Administrativo – Questões Teóricas

El é integrante da estrutura administrativa federal brasileira, possui atribuições voltadas para o exercício de atividades administrativas e logísticas relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo das autarquias especiais denominadas Agências Reguladoras.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

A respeito da administração pública todo ato de execução é denominado como:

Questão 2

Assinale a alternativa que contém um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, segundo a Constituição Federal de 1988.

Questão 3

Entre as alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO é um poder vinculado à figura do Administrador Público:

Questão 4

A liderança e a motivação hoje dentro das organizações são forças motrizes amplamente utilizadas na gestão de pessoas, objetivando melhorar o desempenho dos colaboradores.
Sobre isso, assinale: “V” para as sentenças Verdadeiras e “F” para as Falsas.

( ) Avaliações a respeito do clima organizacional, que permitem a manifestação dos empregados acerca do ambiente de trabalho favorecem a comunicação intraorganizacional e o suprimento de informações aos gestores.
( ) Quando as organizações visam promover maior efeito da cultura organizacional sobre o comportamento dos funcionários, é essencial que se garanta que os funcionários compreendem os valores praticados em detrimento dos valores adotados.
( ) Os pressupostos básicos da cultura organizacional são de difícil mudança, pois são implícitos, arraigados e orientadores do comportamento organizacional.
( ) A cultura organizacional está presente, de maneira explícita, por exemplo, na missão, nos objetivos e na visão declarados para a empresa, e, de maneira implícita, nos comportamentos e nos valores compartilhados por seus membros.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Questão 5

A comunicação é uma das principais ferramentas de gestão, e sua eficácia vai garantir as relações interpessoais entre as empresas. Outro aspecto importante é a comunicação entre pessoas, que exerce papel fundamental no desenvolvimento das atividades do dia a dia. Trata-se de uma componente fundamental da condição do ser humano.
Acerca do processo de comunicação sobre os princípios que o norteiam, analise as afirmativas abaixo:

I. Entender o mercado e se fazer entender por ele.
II. A aquisição de habilidades na comunicação e no relacionamento interpessoal é imprescindível para a qualidade do atendimento ao cliente e para a integração de grupos de trabalho.
III. Aumentar permanentemente nossa base de dados a respeito do que está acontecendo no mundo, em nossa área de atuação e em outras áreas.
IV. É a capacidade de processar e utilizar as informações de forma original e inovadora.
V. Atender às necessidades do mercado e moldar sua conduta com o objetivo de aumentar sua competência.

Estão CORRETAS, apenas,

Questão 6

Sobre a Administração Pública Indireta, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 7

“As atividades da Administração, seus poderes, atos, a gestão de seus bens se operacionalizam pelo trabalho dos servidores públicos, ou seja, pelas pessoas que mantêm vínculo de trabalho com a Administração, o chamado pessoal da Administração. Cabe aos servidores, primordialmente, fazer a Administração funcionar.”

(MEDAUAR, Odete. Direito Administrativo Moderno. 17. ed. São Paulo: RT, 2013, p. 299.).

Sobre o tema servidores públicos, segundo a Constituição Federal de 1988, leia as assertivas abaixo e, depois, assinale a alternativa CORRETA.

I. Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.
II. Os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário publicarão anualmente os valores do subsídio e da remuneração dos cargos e empregos públicos.
III. É expressamente vedada a perda de qualquer cargo ou função pública mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho.

É CORRETO apenas o que se afirma em

Questão 8

No dia 17.10.2016, houve determinação, por decisão administrativa, de reingresso de determinado funcionário no serviço público, com ressarcimento dos vencimentos e vantagens do cargo. Segundo os dispositivos da Lei Estadual nº 6.174/1970, que estabelece o regime jurídico dos funcionários civis do Poder Executivo do Estado do Paraná, tal situação decorre da seguinte forma de provimento de cargos públicos:

Questão 9

A Lei nº 8.429/1992 dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional. Sobre o tema, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 10

Quais são os princípios Constitucionais da Administração Publica?

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *