Simulado Técnico Administrativo – Questões Teóricas

El é integrante da estrutura administrativa federal brasileira, possui atribuições voltadas para o exercício de atividades administrativas e logísticas relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo das autarquias especiais denominadas Agências Reguladoras.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

Sobre administração Publica, quais são os elementos do ESTADO ?




Questão 2

A comunicação é uma das principais ferramentas de gestão, e sua eficácia vai garantir as relações interpessoais entre as empresas. Outro aspecto importante é a comunicação entre pessoas, que exerce papel fundamental no desenvolvimento das atividades do dia a dia. Trata-se de uma componente fundamental da condição do ser humano.
Acerca do processo de comunicação sobre os princípios que o norteiam, analise as afirmativas abaixo:

I. Entender o mercado e se fazer entender por ele.
II. A aquisição de habilidades na comunicação e no relacionamento interpessoal é imprescindível para a qualidade do atendimento ao cliente e para a integração de grupos de trabalho.
III. Aumentar permanentemente nossa base de dados a respeito do que está acontecendo no mundo, em nossa área de atuação e em outras áreas.
IV. É a capacidade de processar e utilizar as informações de forma original e inovadora.
V. Atender às necessidades do mercado e moldar sua conduta com o objetivo de aumentar sua competência.

Estão CORRETAS, apenas,




Questão 3

Para Tavares (2002), a cultura é o veículo de relação por excelência com o meio externo, constituída de aparatos técnicos (artefatos e objetos em geral), sistema de interação (regras de conduta, estruturas de poder) e sistemas simbólicos (linguagem, visões de mundo, cosmologia, teorias científicas, religiões).

Sobre esse assunto, analise as afirmativas abaixo:

I. As redes informais de comunicação são importantes fontes de informação e independem das relações formais de poder existentes na organização.
II. A investigação acerca da qualidade do clima organizacional se constitui em ferramenta de gestão de pessoas capaz de aferir o grau de satisfação e motivação das pessoas no trabalho.
III. A cultura organizacional influencia o comportamento das pessoas no trabalho.
IV. A cultura organizacional favorece a resistência a mudanças no interior das organizações, visto que uniformiza as ações dos indivíduos e a elas confere sentido.
V. O clima organizacional é um fenômeno psicossocial, dinâmico e mutável.

Estão CORRETAS




Questão 4

É possível dividir os métodos de arquivamento em duas classes e esses métodos pertencem a dois grandes sistemas. Acerca desse assunto, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 5

Leia o trecho abaixo:

“ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei”

A que principio o texto se refere:




Questão 6

Segundo a Constituição Federal de 1988, compete privativamente à Câmara dos Deputados




Questão 7

Sobre o ato de licitar assinale a alternativa INCORRETA.




Questão 8

A administração é um processo dinâmico de tomar decisões e realizar ações, a qual compreende processos principais interligados.
Assinale a alternativa que indica os princípios da Administração.




Questão 9

Assinale a alternativa que apresenta a definição de Oficio:




Questão 10

Ambiente é tudo o que envolve, externamente, uma organização. Uma organização depende de outras organizações para seguir seu caminho e atingir seus objetivos. Nesse sentido, Chiavenato (2002) ressalta que o importante não é somente a análise organizacional mas também a análise interorganizacional, que está voltada para as relações externas entre uma organização e outras organizações no ambiente.
Sobre isso, assinale a alternativa que indica os dois conceitos importantes para uma análise interorganizacional.




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta