Simulado Técnico de Segurança do Trabalho – Questões Objetivas

Sua função é informar o empregador, através de parecer Técnico, sobre os riscos exigentes nos ambientes de trabalho, bem como orientá-los sobre as medidas de eliminação e neutralização. Além de analisar os métodos e os processos de trabalho e identificar os fatores de risco de acidentes do trabalho, entre outras.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho deverão ser dimensionados, tomando-se por base a média aritmética do número de trabalhadores do ano civil anterior e obedecidos os Quadros I e II anexos, quando a empresa operar

Questão 2

A norma que estabelece as medidas prevencionistas de segurança e higiene do trabalho a serem adotadas na instalação, operação e manutenção de máquinas e equipamentos é a:

Questão 3

A NR18 trata das condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção. Segundo a norma, em caso de um acidente fatal (item 18.31), uma das medidas que deve ser tomada imediatamente é comunicar o acidente:

Questão 4

O anexo 7 da NR15 descreve os tipos de radiações não ionizantes que, sem proteção adequada, são consideradas insalubres. NÃO é considerada insalubre a radiação:

Questão 5

Durante seu turno de trabalho, um técnico de segurança presenciou um acidente. Após as devidas providências de socorro do trabalhador, esse técnico providenciou a abertura do Comunicado de Acidente do Trabalho e depois imprimiu as vias e providenciou suas entregas. Entre as alternativas a seguir, NÃO está obrigatoriamente na lista de recebedores de uma via

Questão 6

O método proposto para avaliar o risco de se desenvolver lesão musculoesquelética a partir da avaliação da postura, que tem como um dos seus objetivos oferecer um sistema de pontuação para a atividade muscular causada por posturas estáticas, por exemplo, é conhecido como:

Questão 7

Conforme tabela de raios de delimitação de zonas de risco, controlada e livre, o raio de delimitação entre zona de risco e controlada e os raios de delimitação entre zona controlada e livre para uma tensão nominal de 13,8 kV de uma instalação elétrica são, respectivamente (em metros):

Questão 8

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) é uma agência multilateral ligada à Organização das Nações Unidas (ONU) e especializada nas questões do trabalho, tendo como principal atribuição:

Questão 9

Uma das etapas que fazem parte da elaboração do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) é a avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores a esses riscos. O Mapa de Risco tem como objetivo indicar todos os pontos de risco encontrados depois da inspeção de cada setor de uma empresa. Consideram-se agentes biológicos (Grupo 3 – Marrom):

Questão 10

Se houver denúncias sobre o processo eleitoral da CIPA, estas deverão ser protocolizadas na unidade descentralizada do MTE em até

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *