Simulado Técnico de Segurança do Trabalho – Questões Objetivas

Sua função é informar o empregador, através de parecer Técnico, sobre os riscos exigentes nos ambientes de trabalho, bem como orientá-los sobre as medidas de eliminação e neutralização. Além de analisar os métodos e os processos de trabalho e identificar os fatores de risco de acidentes do trabalho, entre outras.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

Dois trabalhadores de empresas diferentes solicitaram análise de adicional de insalubridade devido às funções exercidas por cada um. O primeiro trabalha na fabricação e transporte de cal e cimento e o segundo no emprego de defensivos organofosforados. Conforme anexo 13 da NR15, o tipo de trabalho de cada funcionário tem como grau de insalubridade, respectivamente:

Questão 2

Sobre as competências e atribuições dos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, de acordo com a NR 4, assinale a afirmativa INCORRETA.

Questão 3

Sobre os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), considere as seguintes afirmativas:

1. A empresa é obrigada a fornecê-los gratuitamente aos empregados.
2. Cabe à CIPA fiscalizar a qualidade dos EPI.
3. SESMT e CIPA podem recomendar ao empregador o EPI adequado.
4. Podem ser de fabricação nacional ou importados, desde que não haja no mercado nacional produtos similares.

Assinale a alternativa correta.

Questão 4

Embargo e interdição são medidas de urgência, adotadas a partir da constatação de situação de trabalho que caracterize risco grave e iminente ao trabalhador, segundo a Norma Regulamentadora nº 03 (NR 03). Dessa forma,

Questão 5

Queda de rendimento e fadiga visual são consequências comuns das condições de iluminação não satisfatórias no ambiente de trabalho. Segundo o modelo proposto pelo comitê da ICOH (Comitê Científico de Saúde Ocupacional para Trabalhadores da Saúde), o desconforto visual pode ser agravado por agentes:

Questão 6

Para a Norma Regulamentadora N.º 32 (NR 32), as medidas de proteção devem ser adotadas a partir do resultado obtido na fase de avaliação, prevista no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).
Porém, em caso de exposição acidental ou incidental, as medidas de proteção devem ser adotadas imediatamente

Questão 7

Criado em novembro de 1930, o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio foi organizado em fevereiro do ano seguinte. A atual estrutura regimental do MTE foi dada pelo Decreto nº5.063. O anexo I do Art. 1º do referido Decreto explica que o MTE, órgão da administração federal direta, tem como competência, entre outras,

Questão 8

Habilitação, qualificação, capacitação e autorização dos trabalhadores são requisitos impostos pela Norma Regulamentadora nº 10 (NR 10) – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade. Nos termos dessa norma, é considerado profissional legalmente habilitado

Questão 9

NÃO é atribuição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA):

Questão 10

Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho deverão ser dimensionados, tomando-se por base a média aritmética do número de trabalhadores do ano civil anterior e obedecidos os Quadros I e II anexos, quando a empresa operar

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *