Página Inicial » Ensino Médio » Simulado Técnico de Segurança do Trabalho – Questões Objetivas

Simulado Técnico de Segurança do Trabalho – Questões Objetivas

Sua função é informar o empregador, através de parecer Técnico, sobre os riscos exigentes nos ambientes de trabalho, bem como orientá-los sobre as medidas de eliminação e neutralização. Além de analisar os métodos e os processos de trabalho e identificar os fatores de risco de acidentes do trabalho, entre outras.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

Se houver denúncias sobre o processo eleitoral da CIPA, estas deverão ser protocolizadas na unidade descentralizada do MTE em até




Questão 2

O anexo 7 da NR15 descreve os tipos de radiações não ionizantes que, sem proteção adequada, são consideradas insalubres. NÃO é considerada insalubre a radiação:




Questão 3

A norma que estabelece as medidas prevencionistas de segurança e higiene do trabalho a serem adotadas na instalação, operação e manutenção de máquinas e equipamentos é a:




Questão 4

Uma empresa, possui, em suas instalações, 4 caldeiras cujas pressões de operação são, respectivamente, 20 (kgf/cm²), 21 (kgf/cm²), 22 (kgf/cm²) e a mais antiga marca como pressão de operação 2223 kPa (quilo pascal). Essa empresa mantém um trabalhador durante todo o período em que as caldeiras estão em operação, o qual, está apto a operar todas as caldeiras, pois recebeu o treinamento e cumpriu o estágio prático, estabelecido pela NR-13, anexo A1. Portanto é correto afirmar que esse operador cumpriu




Questão 5

Criado em novembro de 1930, o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio foi organizado em fevereiro do ano seguinte. A atual estrutura regimental do MTE foi dada pelo Decreto nº5.063. O anexo I do Art. 1º do referido Decreto explica que o MTE, órgão da administração federal direta, tem como competência, entre outras,




Questão 6

Para ter permissão de realizar um serviço acima de 2m de altura, um trabalhador apresentou um certificado para o técnico de segurança que continha, entre outras informações, a carga horário do curso, 12 horas, e a aprovação do trabalhador na parte teórica. Ainda, continha, no verso do certificado, as informações sobre o conteúdo aplicado. Esse texto sobre o conteúdo descrevia que o trabalhador havia visto os temas relativos a normas regulamentadoras aplicáveis ao trabalho em altura, análise de Risco e condições impeditivas; riscos potenciais inerentes ao trabalho em altura e medidas de prevenção e controle; sistemas, equipamentos e procedimentos de proteção coletiva; equipamentos de Proteção Individual para trabalho em altura: seleção, inspeção, conservação e limitação de uso; acidentes típicos em trabalhos em altura; e condutas em situações de emergência, incluindo noções de técnicas de resgate e de primeiros socorros. Então, esse trabalhador foi impedido de realizar a tarefa, pois




Questão 7

Dois trabalhadores de empresas diferentes solicitaram análise de adicional de insalubridade devido às funções exercidas por cada um. O primeiro trabalha na fabricação e transporte de cal e cimento e o segundo no emprego de defensivos organofosforados. Conforme anexo 13 da NR15, o tipo de trabalho de cada funcionário tem como grau de insalubridade, respectivamente:




Questão 8

A sinalização de segurança deve ser utilizada em diversos locais das atividades laborais. A NR26 fixa cores que têm por objetivo prevenir acidentes de trabalho. A cor branca é empregada em:




Questão 9

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) deve incluir a realização de exames obrigatórios. Entre eles está o periódico. Para trabalhadores na faixa etária entre 18 e 45 anos, que não estão expostos a riscos ou agravamento de doença ocupacional, por exemplo, o exame deve ser realizado a cada:




Questão 10

Num incêndio envolvendo equipamentos elétricos, os tipos de extintor que podem ser utilizados para o combate ao fogo são:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado