Simulado Técnico de Segurança do Trabalho – Questões Objetivas

Sua função é informar o empregador, através de parecer Técnico, sobre os riscos exigentes nos ambientes de trabalho, bem como orientá-los sobre as medidas de eliminação e neutralização. Além de analisar os métodos e os processos de trabalho e identificar os fatores de risco de acidentes do trabalho, entre outras.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

Conforme a NR10, as intervenções em instalações elétricas energizadas devem ser realizadas por trabalhadores qualificados que comprovem conclusão de curso específico na área. Segundo a norma, o valor de tensão contínua e o de tensão alternada que exigem a qualificação do profissional são, respectivamente:




Questão 2

De acordo com a NR16, anexo 2, confere-se adicional de periculosidade aos trabalhadores que têm atividades e operações com:




Questão 3

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem como objetivo estabelecer a obrigatoriedade de empresas públicas e privadas organizarem e manterem em funcionamento uma comissão constituída exclusivamente por empregados, com o objetivo de prevenir infortúnios laborais e melhorar as condições de trabalho, eliminando as possíveis causas de acidentes do trabalho e de doenças ocupacionais. De acordo com o Quadro I da NR-5 (dimensionamento da CIPA), uma empresa de água e energia (grupo C17) com somente um estabelecimento e 50 empregados deverá ter:




Questão 4

O método que faz a representação gráfica das interações entre diversas falhas que podem causar um acidente é conhecido por:




Questão 5

Conforme tabela de raios de delimitação de zonas de risco, controlada e livre, o raio de delimitação entre zona de risco e controlada e os raios de delimitação entre zona controlada e livre para uma tensão nominal de 13,8 kV de uma instalação elétrica são, respectivamente (em metros):




Questão 6

Uma empresa que possui CNAE 27.10-4, Fabricação de geradores, transformadores e motores elétricos (grau de risco 3), tem seu quadro funcional composto por 300 funcionários no turno A, 200 no turno B e 180 no turno C. Essa empresa construiu um refeitório, exigido pela NR-24, com 120m² e circulação principal com largura de 79 cm. A distância entre os bancos e banco/parede, inicialmente, estava com 60 cm. O teto foi construído em laje de concreto com cobertura de telha feitas em barro. Considerando o exposto, é correto afirmar que




Questão 7

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) deve incluir a realização de exames obrigatórios. Entre eles está o periódico. Para trabalhadores na faixa etária entre 18 e 45 anos, que não estão expostos a riscos ou agravamento de doença ocupacional, por exemplo, o exame deve ser realizado a cada:




Questão 8

A NR18 trata das condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção. Segundo a norma, em caso de um acidente fatal (item 18.31), uma das medidas que deve ser tomada imediatamente é comunicar o acidente:




Questão 9

Criado em novembro de 1930, o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio foi organizado em fevereiro do ano seguinte. A atual estrutura regimental do MTE foi dada pelo Decreto nº5.063. O anexo I do Art. 1º do referido Decreto explica que o MTE, órgão da administração federal direta, tem como competência, entre outras,




Questão 10

Considere as seguintes medidas:

1. Utilizar somente oxigênio para ventilação de local confinado.
2. Sinalizar com informação clara e permanente durante a realização de trabalhos no interior de espaços confinados.
3. A cada grupo de 20 trabalhadores, 2 devem ser treinados para resgate.

Com base no item 20.1 da NR18, nas atividades em locais confinados que exponham os trabalhadores a riscos de asfixia, explosão ou intoxicação, por exemplo:




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta