Simulado Técnico de Segurança do Trabalho – Questões Objetivas

Sua função é informar o empregador, através de parecer Técnico, sobre os riscos exigentes nos ambientes de trabalho, bem como orientá-los sobre as medidas de eliminação e neutralização. Além de analisar os métodos e os processos de trabalho e identificar os fatores de risco de acidentes do trabalho, entre outras.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

Conforme o Anexo I da Norma Regulamentadora n.º 9 (NR 09), os procedimentos de avaliação quantitativa são aqueles estabelecidos nas Normas de Higiene Ocupacional (NHOs) publicadas pela Fundacentro.
Portanto, para atender o Anexo I, as NHOs que deverão ser utilizadas nas avaliações de VCI e de VMB são, respectivamente,

Questão 2

Uma das etapas que fazem parte da elaboração do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) é a avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores a esses riscos. O Mapa de Risco tem como objetivo indicar todos os pontos de risco encontrados depois da inspeção de cada setor de uma empresa. Consideram-se agentes biológicos (Grupo 3 – Marrom):

Questão 3

O Anexo nº 2 da Norma Regulamentadora Nº 15 (NR 15) trata sobre os limites de tolerância para ruído de impacto. Esse anexo estipula diferentes limites de tolerância (LTs) para o ruído de impacto dependendo dos circuitos de resposta e de compensação utilizados duran te a medição.
Os LTs atribuídos ao ruído de impacto pelo Anexo n.º 2 da NR 15 são

Questão 4

De acordo com a Norma Regulamentadora n.º 32 (NR 32), que trata da Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde, nos locais onde são utilizados gases ou vapores anestésicos, as concentrações ambientais desses gases e vapores serão mantidas sob controle, conforme previsto na legislação vigente.
Para atender essa exigência da NR 32, esses locais devem possuir

Questão 5

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) é uma agência multilateral ligada à Organização das Nações Unidas (ONU) e especializada nas questões do trabalho, tendo como principal atribuição:

Questão 6

A Norma Regulamentadora nº 13 (NR 13) trata de Caldeiras e Vasos sob Pressão, que são equipamentos que contêm fluidos sob pressão interna ou externa. Os vasos sob pressão são classificados em grupos de potencial de risco, em função do produto P.V., onde “P” é a pressão máxima de operação em Mpa, em módulo, e “V”, o seu volume em m³. Considere um vaso com pressão máxima de operação de 5Mpa (em módulo) e volume de 15m³. De acordo com Norma Regulamentadora nº 13 (NR 13) – Caldeiras e Vasos sob Pressão, esse vaso pertence ao

Questão 7

A norma que estabelece as medidas prevencionistas de segurança e higiene do trabalho a serem adotadas na instalação, operação e manutenção de máquinas e equipamentos é a:

Questão 8

Queda de rendimento e fadiga visual são consequências comuns das condições de iluminação não satisfatórias no ambiente de trabalho. Segundo o modelo proposto pelo comitê da ICOH (Comitê Científico de Saúde Ocupacional para Trabalhadores da Saúde), o desconforto visual pode ser agravado por agentes:

Questão 9

O limite de exposição diária permissível a um ruído contínuo ou intermitente com valor de 100 decibéis (dB), conforme Anexo 1 da NR15, é de:

Questão 10

A Portaria Interministerial nº 482, de 16 de abril de 1999, dentre outras especificações, considera que o gás óxido de etileno é altamente tóxico, facilmente inflamável e explosivo, além de ser carcinogênico, mutagênico, teratogênico e neurotóxico. Em seu capítulo VI – Condições Mínimas de Saúde e Segurança Ocupacional, a portaria estabelece que “... as empresas devem contemplar questões específicas relacionadas ao óxido de etileno ...”, ao implantar o

Tempo de simulado:

3 comentários

  1. gostei muito
  2. #QT-2813 ESTOU ADORANDO ESSE SAITE
  3. Gostei muito desses simulados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *