Simulado Técnico de Segurança do Trabalho – Questões Objetivas

Sua função é informar o empregador, através de parecer Técnico, sobre os riscos exigentes nos ambientes de trabalho, bem como orientá-los sobre as medidas de eliminação e neutralização. Além de analisar os métodos e os processos de trabalho e identificar os fatores de risco de acidentes do trabalho, entre outras.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

Num incêndio envolvendo equipamentos elétricos, os tipos de extintor que podem ser utilizados para o combate ao fogo são:




Questão 2

Uma empresa têxtil possui seu quadro de funcionários formado por 78 pessoas. Segundo dados levantados pela área de segurança da empresa para o mês de setembro, o total do tempo computado pelos acidentes, com incapacidade temporária total, foi de 240 horas. Sabe-se, também, que não houve morte e nem incapacidade permanente, total ou parcial. Outro dado levantado foi o número de horas-homem de exposição ao risco, que estava com 45380. Assim, ao verificar a taxa de gravidade da empresa, o técnico chegou a um resultado igual a




Questão 3

Conforme a NR10, as intervenções em instalações elétricas energizadas devem ser realizadas por trabalhadores qualificados que comprovem conclusão de curso específico na área. Segundo a norma, o valor de tensão contínua e o de tensão alternada que exigem a qualificação do profissional são, respectivamente:




Questão 4

Sobre os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), considere as seguintes afirmativas:

1. A empresa é obrigada a fornecê-los gratuitamente aos empregados.
2. Cabe à CIPA fiscalizar a qualidade dos EPI.
3. SESMT e CIPA podem recomendar ao empregador o EPI adequado.
4. Podem ser de fabricação nacional ou importados, desde que não haja no mercado nacional produtos similares.

Assinale a alternativa correta.




Questão 5

Uma empresa que possui CNAE 27.10-4, Fabricação de geradores, transformadores e motores elétricos (grau de risco 3), tem seu quadro funcional composto por 300 funcionários no turno A, 200 no turno B e 180 no turno C. Essa empresa construiu um refeitório, exigido pela NR-24, com 120m² e circulação principal com largura de 79 cm. A distância entre os bancos e banco/parede, inicialmente, estava com 60 cm. O teto foi construído em laje de concreto com cobertura de telha feitas em barro. Considerando o exposto, é correto afirmar que




Questão 6

Por ter vencido uma licitação municipal para a construção de 100km de rodovia com pavimentação asfáltica, um empregador montou 50 canteiros de obra e 30 frentes de trabalho, onde empregou exatamente 249 funcionários celetistas. Sobre a situação apresentada, é correto afirmar que




Questão 7

Uma empresa cuja atividade principal é definida pelo CNAE 14.11-8 – como confecção de roupas íntimas (grau de risco 2, de acordo com a NR-04), ao ver sua produção aumentar, fez uma divisão de sua empresa em dois estabelecimentos, denominados “X”, o qual continuou com a produção de roupas íntimas, e “Z”, que passou a fabricar tecidos de malha (CNAE13.30-8; grau de risco 3, de acordo com a NR-04) ou seja, atividade diferente da atividade principal da empresa. Todos os estabelecimentos estão localizados no Estado da Paraíba. No total, a empresa emprega 428 pessoas, que são contratadas em regime celetista. No estabelecimento “X” trabalham 219 pessoas e o restante está alocado no estabelecimento “Z”. Portanto, com base nessas informações, assinale a alternativa correta.




Questão 8

Para ter permissão de realizar um serviço acima de 2m de altura, um trabalhador apresentou um certificado para o técnico de segurança que continha, entre outras informações, a carga horário do curso, 12 horas, e a aprovação do trabalhador na parte teórica. Ainda, continha, no verso do certificado, as informações sobre o conteúdo aplicado. Esse texto sobre o conteúdo descrevia que o trabalhador havia visto os temas relativos a normas regulamentadoras aplicáveis ao trabalho em altura, análise de Risco e condições impeditivas; riscos potenciais inerentes ao trabalho em altura e medidas de prevenção e controle; sistemas, equipamentos e procedimentos de proteção coletiva; equipamentos de Proteção Individual para trabalho em altura: seleção, inspeção, conservação e limitação de uso; acidentes típicos em trabalhos em altura; e condutas em situações de emergência, incluindo noções de técnicas de resgate e de primeiros socorros. Então, esse trabalhador foi impedido de realizar a tarefa, pois




Questão 9

O anexo 7 da NR15 descreve os tipos de radiações não ionizantes que, sem proteção adequada, são consideradas insalubres. NÃO é considerada insalubre a radiação:




Questão 10

Uma das etapas que fazem parte da elaboração do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) é a avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores a esses riscos. O Mapa de Risco tem como objetivo indicar todos os pontos de risco encontrados depois da inspeção de cada setor de uma empresa. Consideram-se agentes biológicos (Grupo 3 – Marrom):




Tempo de simulado:

Comentar Simulado