Página Inicial » Ensino Médio » Simulado Técnico de Segurança do Trabalho – Questões Objetivas

Simulado Técnico de Segurança do Trabalho – Questões Objetivas

Sua função é informar o empregador, através de parecer Técnico, sobre os riscos exigentes nos ambientes de trabalho, bem como orientá-los sobre as medidas de eliminação e neutralização. Além de analisar os métodos e os processos de trabalho e identificar os fatores de risco de acidentes do trabalho, entre outras.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

Se houver denúncias sobre o processo eleitoral da CIPA, estas deverão ser protocolizadas na unidade descentralizada do MTE em até




Questão 2

Uma empresa, possui, em suas instalações, 4 caldeiras cujas pressões de operação são, respectivamente, 20 (kgf/cm²), 21 (kgf/cm²), 22 (kgf/cm²) e a mais antiga marca como pressão de operação 2223 kPa (quilo pascal). Essa empresa mantém um trabalhador durante todo o período em que as caldeiras estão em operação, o qual, está apto a operar todas as caldeiras, pois recebeu o treinamento e cumpriu o estágio prático, estabelecido pela NR-13, anexo A1. Portanto é correto afirmar que esse operador cumpriu




Questão 3

Conforme tabela de raios de delimitação de zonas de risco, controlada e livre, o raio de delimitação entre zona de risco e controlada e os raios de delimitação entre zona controlada e livre para uma tensão nominal de 13,8 kV de uma instalação elétrica são, respectivamente (em metros):




Questão 4

O método que faz a representação gráfica das interações entre diversas falhas que podem causar um acidente é conhecido por:




Questão 5

Num incêndio envolvendo equipamentos elétricos, os tipos de extintor que podem ser utilizados para o combate ao fogo são:




Questão 6

O limite de exposição diária permissível a um ruído contínuo ou intermitente com valor de 100 decibéis (dB), conforme Anexo 1 da NR15, é de:




Questão 7

Dois trabalhadores de empresas diferentes solicitaram análise de adicional de insalubridade devido às funções exercidas por cada um. O primeiro trabalha na fabricação e transporte de cal e cimento e o segundo no emprego de defensivos organofosforados. Conforme anexo 13 da NR15, o tipo de trabalho de cada funcionário tem como grau de insalubridade, respectivamente:




Questão 8

Uma empresa têxtil possui seu quadro de funcionários formado por 78 pessoas. Segundo dados levantados pela área de segurança da empresa para o mês de setembro, o total do tempo computado pelos acidentes, com incapacidade temporária total, foi de 240 horas. Sabe-se, também, que não houve morte e nem incapacidade permanente, total ou parcial. Outro dado levantado foi o número de horas-homem de exposição ao risco, que estava com 45380. Assim, ao verificar a taxa de gravidade da empresa, o técnico chegou a um resultado igual a




Questão 9

O anexo 7 da NR15 descreve os tipos de radiações não ionizantes que, sem proteção adequada, são consideradas insalubres. NÃO é considerada insalubre a radiação:




Questão 10

Considere as seguintes medidas:

1. Utilizar somente oxigênio para ventilação de local confinado.
2. Sinalizar com informação clara e permanente durante a realização de trabalhos no interior de espaços confinados.
3. A cada grupo de 20 trabalhadores, 2 devem ser treinados para resgate.

Com base no item 20.1 da NR18, nas atividades em locais confinados que exponham os trabalhadores a riscos de asfixia, explosão ou intoxicação, por exemplo:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado