Simulado Técnico de Segurança do Trabalho – Questões Objetivas

Sua função é informar o empregador, através de parecer Técnico, sobre os riscos exigentes nos ambientes de trabalho, bem como orientá-los sobre as medidas de eliminação e neutralização. Além de analisar os métodos e os processos de trabalho e identificar os fatores de risco de acidentes do trabalho, entre outras.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

Criado em novembro de 1930, o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio foi organizado em fevereiro do ano seguinte. A atual estrutura regimental do MTE foi dada pelo Decreto nº5.063. O anexo I do Art. 1º do referido Decreto explica que o MTE, órgão da administração federal direta, tem como competência, entre outras,

Questão 2

De acordo com a NR16, anexo 2, confere-se adicional de periculosidade aos trabalhadores que têm atividades e operações com:

Questão 3

Conforme o Anexo I da Norma Regulamentadora n.º 9 (NR 09), os procedimentos de avaliação quantitativa são aqueles estabelecidos nas Normas de Higiene Ocupacional (NHOs) publicadas pela Fundacentro.
Portanto, para atender o Anexo I, as NHOs que deverão ser utilizadas nas avaliações de VCI e de VMB são, respectivamente,

Questão 4

Sobre os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), considere as seguintes afirmativas:

1. A empresa é obrigada a fornecê-los gratuitamente aos empregados.
2. Cabe à CIPA fiscalizar a qualidade dos EPI.
3. SESMT e CIPA podem recomendar ao empregador o EPI adequado.
4. Podem ser de fabricação nacional ou importados, desde que não haja no mercado nacional produtos similares.

Assinale a alternativa correta.

Questão 5

No âmbito da Norma Regulamentadora nº 02 (NR 02) – Inspeção Prévia, “Todo estabelecimento novo, antes de iniciar suas atividades, deverá solicitar aprovação de suas instalações ao órgão regional do MTb”. O objetivo é adquirir o Certificado de Aprovação das Instalações – CAI, emitido pelo referido órgão após a realização de inspeção prévia. Considere a seguinte situação: Construção de Unidade de Saúde, destinada ao atendimento pediátrico. Na ocasião, a gestão de saúde e segurança do trabalho da empresa solicitou inspeção prévia ao órgão regional do MTb e encaminhou apenas uma declaração sobre as instalações do estabelecimento novo.
De acordo com a Norma Regulamentadora nº 02 (NR 02), em seu item 2.5,

Questão 6

Do ponto de vista teórico, o Modelo de Análise e Prevenção de Acidentes do Trabalho – MAPA, pode ser descrito como guia prático de condução de análise com o apoio em conceitos da ergonomia da atividade, da engenharia de segurança, da psicologia cognitiva, e da análise de acidentes em sociologia e antropologia, entre outras disciplinas.
Nesta condução, faz-se necessária a descrição do acidente em 3 etapas distintas: a descrição sucinta do acidente, a análise de mudanças e a

Questão 7

A sinalização de segurança deve ser utilizada em diversos locais das atividades laborais. A NR26 fixa cores que têm por objetivo prevenir acidentes de trabalho. A cor branca é empregada em:

Questão 8

As medidas de proteção relacionadas aos trabalhos a quentes são estabelecidas pela NR-34.
Segundo esta norma, assinale a opção que indica um procedimento proibido.

Questão 9

Sobre as competências e atribuições dos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, de acordo com a NR 4, assinale a afirmativa INCORRETA.

Questão 10

Conforme tabela de raios de delimitação de zonas de risco, controlada e livre, o raio de delimitação entre zona de risco e controlada e os raios de delimitação entre zona controlada e livre para uma tensão nominal de 13,8 kV de uma instalação elétrica são, respectivamente (em metros):

Tempo de simulado:

3 comentários

  1. gostei muito
  2. #QT-2813 ESTOU ADORANDO ESSE SAITE
  3. Gostei muito desses simulados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *