Simulado Técnico em Enfermagem – Conhecimentos Específicos

Cabe ao auxiliar ministrar medicamentos, aplicar e conservar vacinas e fazer curativos; colher material para exames laboratoriais; executar atividades de desinfecção e esterilização; realizar controle hídrico; realizar testes para subsídio de diagnóstico e etc.
Faça o simulado e teste seus conhecimentos!

Questão 1

Muitas medidas educativas vêm sendo tomadas no âmbito das secretarias estaduais e municipais de saúde, no sentido de prevenir e intervir no âmbito de doenças cardiovasculares, entre outras. Para que resultados positivos possam ser alcançados no controle e na prevenção de inúmeras doenças, torna-se necessário que as equipes de saúde da família realizem ações educativas, além de buscar parcerias com as diversas sociedades científicas relacionadas a estas patologias. Quanto às ações em nível de prevenção primária, considera-se correto

Questão 2

Assinale abaixo a alternativa correta que apresenta a equivalência entre “gotas” e “mililitros”.

Questão 3

A educação é algo tão abrangente quanto às relações humanas. "Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos, todos nós envolvemos pedaços da vida com ela: para aprender, para ensinar, para aprender-e-ensinar - para saber, para fazer, para ser ou para conviver, todos os dias misturamos a vida com a educação“ (BRANDÃO, 1985). Pacientes diabéticos necessitam de orientações sobre como lidar com a doença e algumas dessas orientações estão expostas abaixo. Em qual alternativa a orientação NÃO está correta:

Questão 4

Com relação a anestesia, assinale a alternativa correta.

Questão 5

Conhecer as principais normas de biossegurança e equipamentos de proteção individual – EPI – a serem utilizados pelos profissionais de saúde na assistência e no manuseio de material biológico de pacientes é extremamente importante. É correto afirmar que como exemplo de EPI utilizado em centro cirúrgico temos:

Questão 6

A incontinência urinária é a incapacidade de controlar a eliminação da urina. Nos adultos, um volume de 400 ml faz com que a bexiga se contraia e expulse a urina. Nos idosos, a capacidade da bexiga diminui, assim como o tônus muscular, tornando maior a dificuldade de reter a micção. Ao prestar orientações para o autocuidado, a enfermagem deve considerar a condição física e emocional do idoso. Os exercícios do assoalho pélvico são orientados no sentido de fortalecer os músculos desta região.
Esta técnica consiste em contrair os músculos por um período de

Questão 7

A cultura de material de feridas é um exame que auxilia na confirmação da existência de infecção.
Estas culturas podem ser aeróbicas, quando se quer detectar microorganismos habituais em uma ferida superficial, ou anaeróbicas, para identificação de microorganismos que aparecem em uma área de pouca perfusão tecidual, como feridas no pós-operatório e úlceras. Neste contexto a equipe de enfermagem deve tomar as seguintes precauções na realização da coleta de material:

Questão 8

O ditado popular “melhor prevenir do que remediar” se aplica perfeitamente à vacinação. Muitas doenças comuns no Brasil, e no mundo, deixaram de ser um problema de saúde pública por causa da vacinação massiva da população, porém ultimamente há algumas doenças voltando a ser notícia. Esse é o caso do sarampo, e por isso a necessidade de campanhas para mobilizar a população em geral. Dentre as opções abaixo, escolha a correta.

Questão 9

O Código de ética dos profissionais de enfermagem considera a necessidade e o direito da assistência de enfermagem à população, os interesses dos profissionais e também a sua organização e pressupõe ainda que estes profissionais estejam aliados aos usuários em busca de assistência livre de riscos e danos. Neste mesmo código de ética, os princípios fundamentais definem que este profissional deve

Questão 10

A enfermagem atua em muitas áreas, como por exemplo a enfermagem em centro cirúrgico, saúde do trabalhador, urgência e emergência, saúde da família, pediatria e terapia intensiva, todas regulamentadas pelo Conselho Federal de Enfermagem, o COFEN.
Com base na Lei nº 7.498/86 e no Decreto 94.406/87, do Exercício Profissional de Enfermagem, é correto afirmar que:

Tempo de simulado:

2 comentários

  1. muito bom , maravilhoso p estudar
  2. muito bom os testes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *