Simulado Técnico em Enfermagem – Conhecimentos Específicos

Cabe ao auxiliar ministrar medicamentos, aplicar e conservar vacinas e fazer curativos; colher material para exames laboratoriais; executar atividades de desinfecção e esterilização; realizar controle hídrico; realizar testes para subsídio de diagnóstico e etc.
Faça o simulado e teste seus conhecimentos!

Questão 1

Assinale abaixo a alternativa correta que apresenta a equivalência entre “gotas” e “mililitros”.




Questão 2

A assistência de enfermagem a crianças sadias inclui investigação, avaliação e intervenções que propiciem e contribuam para o crescimento e desenvolvimento saudável da criança, este acompanhamento se faz presente desde o prénatal, ao término na infância. Acerca do tema, assinale a alternativa incorreta.




Questão 3

A Estratégia Saúde da Família – ESF – procura reorganizar os serviços e reorientar as práticas profissionais na lógica da promoção da saúde, prevenção de doenças e reabilitação, enfim, da promoção da qualidade de vida da população, constituindo-se em uma proposta com dimensões técnica, política e administrativa inovadoras. Sobre a ESF, segundo a Política Nacional de Atenção Básica de 2017 – portaria GM/MS nº 2.436 – é correto afirmar que:




Questão 4

Segundo Igra e Irwin (1996), o termo risk-taking (correr riscos) tem sido usado para ligar, conceitualmente, um conjunto de comportamentos prejudiciais à saúde, como por exemplo, “comportamentos sexuais de risco”. Qual das alternativas abaixo é exemplo dessa prática em atividade de educação em saúde?




Questão 5

A incontinência urinária é a incapacidade de controlar a eliminação da urina. Nos adultos, um volume de 400 ml faz com que a bexiga se contraia e expulse a urina. Nos idosos, a capacidade da bexiga diminui, assim como o tônus muscular, tornando maior a dificuldade de reter a micção. Ao prestar orientações para o autocuidado, a enfermagem deve considerar a condição física e emocional do idoso. Os exercícios do assoalho pélvico são orientados no sentido de fortalecer os músculos desta região.
Esta técnica consiste em contrair os músculos por um período de




Questão 6

A cultura de material de feridas é um exame que auxilia na confirmação da existência de infecção.
Estas culturas podem ser aeróbicas, quando se quer detectar microorganismos habituais em uma ferida superficial, ou anaeróbicas, para identificação de microorganismos que aparecem em uma área de pouca perfusão tecidual, como feridas no pós-operatório e úlceras. Neste contexto a equipe de enfermagem deve tomar as seguintes precauções na realização da coleta de material:




Questão 7

De acordo com a Lei 8080/90, compete à direção municipal do Sistema Único de Saúde (SUS), EXCETO:




Questão 8

A laqueadura é uma cirurgia que liga as trompas para impedir a fecundação do espermatozoide, evitando assim a gravidez. Este método contraceptivo é da mesma categoria que o seguinte método:




Questão 9

A atenção imediata aos pacientes em risco, em função de transtornos psiquiátricos ou distúrbio comportamental, exige da equipe de enfermagem intervenções que garantam a manutenção da privacidade dos pacientes e atendimento rápido, o que ainda é um desafio para enfermagem psiquiátrica, no que diz respeito ao desempenho do profissional como integrante da equipe de enfermagem no atendimento de emergências psiquiátricas. Neste contexto, o medo excessivo de espaços abertos ou objetos pode indicar um quadro de urgência psiquiátrica na assistência ao paciente com




Questão 10

Assinale a alternativa que apresenta corretamente os sinais e sintomas característicos de Sepse.




Tempo de simulado:

um comentário

  1. Sandra
    muito bom , maravilhoso p estudar

Deixe uma resposta